Instagram e redes sociais aumentam a procura por cirurgia estética no nariz
Nos últimos anos, a rinoplastia cresceu principalmente entre adolescentes e jovens. As redes sociais são apontadas como influenciadoras nesse processo
São Paulo – 2019 - As pessoas estão tirando muito mais fotos pessoais hoje em dia com seus smartphones para postar em suas mídias sociais. No entanto, isso ainda está distante de evidenciar um processo mundial de amor-próprio, muito pelo contrário: a forma como as selfies são tiradas e os diferentes ângulos podem distorcer a imagem real; e isso faz com que muitos pacientes cheguem aos consultórios de cirurgiões para mudanças estéticas – mesmo quando eles não precisam. “Além disso, com as mídias digitais e as selfies, as pessoas estão o tempo todo se avaliando e procurando ‘defeitos’, em sua aparência, que possam melhorar. Elas querem se tornar mais bonitas para ficarem melhor nas fotos e postarem em suas mídias. O impacto mais direto disso é o aumento da procura por rinoplastia, pois o nariz é a estrutura que mais ‘sofre’ com os ângulos das fotos”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora. “Por exemplo, quanto mais próximo do corpo a câmera estiver, mais ela irá deformar a imagem. Além disto, as fotos não correspondem exatamente como os outros nos veem, pois elas retratam um momento específico, sem movimentos, diferente da vida real”, acrescenta o médico.