segunda-feira, 10 de março de 2014

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani

 

Grandes nomes da gastronomia proferem cursos no Brasil a La Carte

Parceria com o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia promove a interação dos chefs com o público

O chef Laurent Grolleau fez história em restaurantes de ParisNo final deste mês, o Expo Renault Barigui será palco do Brasil a La Carte, evento inspirado no empório italiano Eataly, que integra praça de alimentação e espaço de compras gourmet. O festival vai acontecer entre os dias 28 e 30 e, além de servir de vitrine para as últimas novidades da gastronomia, será uma oportunidade única para os "chefs de final de semana" aprimorarem técnicas com profissionais de renome nacional e internacional. Durante todo o evento serão oferecidos mais de 30 cursos e aulas show que abordarão desde práticas básicas na cozinha até receitas da alta gastronomia.
Os workshops serão promovidos em parceria com o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia em dois espaços especiais, equipados com a estrutura das melhores cozinhas profissionais do país. A procura por cursos já é grande e vários estão com as vagas esgotadas. Alguns dos mais procurados são o "Festival de Risotos", que terá no comando o chef Dyogo do Prado, "Gastronomia Francesa", com o chef Ricardo Filizola, e "Brigadeiro Gourmet", com a chocolatier Polyana Rodrigues.
Já o chef francês Laurent Grolleau, que fez história em restaurantes de Paris, vai ministrar uma aula show de pâtisserie. Também com experiência internacional, o chef Giuliano Hahn falará sobre carnes exóticas. Outro destaque entre os palestrantes é também expositor do evento.

O chef Fabio Mattos, especialista em gastronomia molecular, ministrará a aula "Cozinha Mexicana". Mattos é Chef Fabio Mattos comanda a aula “Cozinha Mexicana"proprietário do restaurante Poco Tapas, que levará sabores inéditos ao Brasil a La Carte, como o "Tartar de Filé Mignon" e a divertida sobremesa "Bafo de Dragão".
Para Leonardo Dal Farra, um dos organizadores do Brasil a La Carte, o grande número de inscrições registrado até agora comprova que, quando o assunto é cozinhar, o público busca cada vez mais conhecimento. "É a primeira vez que um evento gastronômico dessas proporções é direcionado especialmente ao consumidor final, ou seja, quem gosta de ir para cozinha para se ‘divertir’. Nosso objetivo com a realização dos cursos rápidos é desmistificar a alta gastronomia, fazendo com que os profissionais passem suas vivências para o público de maneira prática, criativa e descontraída", destaca.
A grade de aulas está disponível no site do Brasil a La Carte:
www.brasilalacarte.com.br/cursos-aulas-show/grade/. O número de vagas é limitado e as inscrições poderão ser feitas pelo mesmo endereço eletrônico, enquanto estiverem disponíveis.
SOBRE O BRASIL A LA CARTE
O Brasil a La Carte, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Renault Barigui, em Curitiba, será um festival gastronômico voltado a toda família. Entre as atrações programadas estão o 1º Concurso Brewchef, o Deck Sunset Celebration, o Deck Charutaria, Espaço Boulangerie, além da exposição de novos produtos voltados à cozinha, lançamentos de rótulos de vinhos e cervejas especiais, presença de grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, workshops, cursos, aulas show, cafeterias, Espaço Kids e degustação de pratos de mais de 30 restaurantes, com praça de alimentação para mil pessoas sentadas. O evento conta com apoio da Citroën Boulevard, Citroën Granville, Todeschini Água Verde, Abrasel e Instituto Municipal de Turismo. Mais informações em
www.brasilalacarte.com.br.

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Por amor ao teatro .Agenda News

Por amor ao teatro no festival dia 29 e 30 de março /2014



Criada como uma declaração de amor ao próprio teatro, “A Arte da Comédia” gira em torno da representação, do jogo de cena e das produções culturais. Trata-se da terceira peça do ator, diretor e autor italiano Eduardo De Filippo (1900-1984), escrita em 1964. Adaptado por Sergio Módena +


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Por amor ao teatro




Criada como uma declaração de amor ao próprio teatro, “A Arte da Comédia” gira em torno da representação, do jogo de cena e das produções culturais. Trata-se da terceira peça do ator, diretor e autor italiano Eduardo De Filippo (1900-1984), escrita em 1964. Adaptado por Sergio Módena, diretor e encenador carioca, o texto ganhou montagem envolvente e irreparável segundo a crítica teatral, que não poupou elogios para o espetáculo. A produção também fez sucesso junto ao público do Rio de Janeiro, onde estreou no início de 2013 e também em São Paulo, onde esteve em cartaz de janeiro a fevereiro deste ano. Agora, a montagem chega à Mostra 2014 do Festival de Curitiba, com apresentações no Teatro Positivo, nos dias 29 e 30 de março.


Parte dos elogios à produção se deve, principalmente, à encenação precisa de Módena, com uma ação envolvente e eletrizante, e à atuação do seu conjunto de atores, com destaque para os dois protagonistas, Ricardo Blat e Thelmo Fernandes, indicados à etapa carioca do Prêmio Shell. Esses elementos conferiram à montagem a vivacidade e o humor exigidos pelo célebre texto de Filippo.


“A Arte da Comédia” se concentra no embate entre Orestes Campese (papel de Ricardo Blat) – um velho diretor de uma miserável companhia teatral que perde sua sede depois de um incêndio e exige providências – e De Caro (Thelmo Fernandes), o prefeito da cidade para quem o teatro não é importante e recusa-se a ajudar. Expulso do gabinete do prefeito, Orestes recebe por engano a lista de personalidades a serem recebidas pelo administrador municipal naquele dia. O artista aproveita o incidente para plantar a dúvida na cabeça do prefeito: sugere a possibilidade de haver disfarçados entre os visitantes alguns atores da sua companhia. A partir de então, De Caro vê-se às voltas com a difícil tarefa de diferenciar verdade e farsa, encenação e realidade.


“A Arte da Comédia” se vale do jogo entre verdade e ficção para exaltar a arte da representação e retoma a discussão da finalidade das produções artísticas. Além das duas indicações ao Prêmio Shell-RJ, a montagem recebeu quatro indicações (espetáculo, direção e a dupla de protagonistas) na primeira edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro, do Centro Cultural Cesgranrio (RJ). Pelo seu papel como prefeito, Thelmo Fernandes recebeu o prêmio FITA 2013, concedido pelo Festival Internacional de Teatro de Angra.



A ARTE DA COMÉDIA MOSTRA 2014





Teatro Positivo

Dia 29 de março, às 21h; dia 30 de março, às 19h
www.festivaldecuritiba.com.br



Ficha técnica:

Arte da Comédia (Rio de Janeiro/RJ)
Texto: Eduardo De Filippo
Tradução: Marcio Aurélio
Direção: Sergio Módena


Elenco: Ricardo Blat, Thelmo Fernandes, Erika Riba, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Celso André, Alexandre Pinheiro, Sávio Moll (stand in Ricardo Blat), Teresa Tostes, Poena Viana, Bruno Gonçalves, Sergio Somene e Renato Bavier (ator stand in)

Cenário: Aurora dos Campos
Figurino: Antônio Medeiros
Luz: Tomás Ribas
Composição trilha sonora original: Gabriel Mesquita
Produção trilha sonora original: Fernando Lauria
Programação Visual: Mary Paz
Visagismo: Guilherme Camilo
Fotos projeto gráfico: Paula Kossatz
Assistente de Cenário: Ana Machado
Assistentes de figurino: Vitor Saraiva e Alessandra Padilha
Assistente de luz: Victor Emanuel
Operador de Luz: Ricardo Grings
Operador de som: Thiago Silva
Diretor de Palco: Leandro Machado
Assistente de produção: Henryque Rocca
Gestão do projeto: Trupe Fabulosa e Renato Bavier
Idealização do projeto: Erika Riba, Gustavo Wabner e Sergio Módena
Realização: Trupe Fabulosa Produções Artísticas e Três Ideias e Soluções Culturais
Duração: 100 min

Cidadão Gastronômico Informa

Restaurant Week


9º Curitiba Restaurant Week

Nesta segunda-feira, dia 10 de março, será realizado o evento de apresentação da 9ª edição do Curitiba Restaurant Week, evento que se consagrou como uma das grandes celebrações da gastronomia brasileira. A próxima edição da mostra gastronômica, que terá como tema “Sabores do Brasil”, contará com a participação de 63 empreendimentos gastronômicos e será realizada entre os dias 31 de março e 13 de abril de 2014-www.restaurantweek.com.br


sexta-feira, 7 de março de 2014

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani

 

Chef Rodrigo do Prado (esq) Chef Almir da Fonseca (dir) -  média resolução

ESPAÇO GOURMET FAZ ÚLTIMA CHAMADA PARA MASTER CHEF

O Espaço Gourmet inicia na próxima segunda-feira, 10 de março, a primeira turma do curso Master Chef após a estratégica parceria firmada com o CIA (The Culinary Institute of America). Composto por 540 horas/aula no Brasil, o curso visa à capacitação do aluno em todas as técnicas culinárias clássicas para que o aluno inicie sua carreira como chef de cozinha. Além de proporcionar aulas com renomados chefs do mercado nacional, o Master Chef evidencia como principal diferencial a possibilidade de agregar ao desenvolvimento técnico 30 horas/aula nos Estados Unidos – pacote extra - e somar ao currículo a bidiplomação em uma das melhores escolas de gastronomia do mundo. 

Segundo o chef Rodrigo do Prado, sócio-diretor do Espaço Gourmet, os cinco melhores alunos de cada turma serão presenteados com todos os custos subsidiados na carga horária transcorrida no Napa Valley, Califórnia. “A oportunidade de realizar um curso no exterior, com custo zero, é um reconhecimento extra que, certamente, será notado pelo mercado”, completa.

Inicialmente, a matriz do Espaço Gourmet, em Curitiba, iniciará duas turmas (manhã e noite), com aulas de segunda a sexta-feira. Os alunos do Master Chef receberão dois jogos de uniforme da grife Bragard e um livro Chef Profissional do CIA.

Serviço:

Espaço Gourmet - Master Chef

Início das aulas: 10 de março de 2014.

Horário das aulas: turma da manhã das 9h às 12h e turma da noite das 19h às 22h.

Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 129 – Mercês.

Telefone: (41) 3019-0437

Para mais informações acesse o site: www.espacogourmet.com.vc

Legenda Foto (divulgação): Chef Rodrigo do Prado, diretor do Espaço Gourmet e o Master Chef Almir da Fonseca, do CIA.

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Agenda News / FESTIVAL

O drama de Ricardo III é contado em um monólogo com um unico ator em cena/



Atores do Grupo Tesão Piá encenam peças no Festival de Curitiba

quinta-feira, 6 de março de 2014

Baile de carnaval na capital.

Animação no Carnaval do Curitibano







Muita animação, fantasias e descontração marcaram o tradicional baile de Carnaval do Clube Curitibano, que ocorreu na terça-feira de Carnaval (dia 4 de março).

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Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani

 

Parceria inédita entre mestres cervejeiros é atração no Brasil a La Carte

Americano Brian Strumke e André Junqueira se unem em criação especial

216762_385264_gypsyshot_web_Uma das maiores paixões nacionais, a cerveja terá espaço cativo no Brasil a La Carte, o maior festival de gastronomia do Sul do Brasil, que acontecerá em Curitiba entre os dias 28 e 30 de março. Haverá mais de 20 rótulos de cervejas gourmet fabricadas por sete microcervejarias paranaenses premiadas e a presença de seus cervejeiros, além de mais de 20 rótulos de cervejas especiais importadas. O evento terá ainda, como atração, a presença do renomado cervejeiro americano Brian Strumke. Natural de Baltimore, Maryland, ele se destacou no cenário musical como DJ e produtor, antes de se dedicar ao estudo dos lúpulos e dos maltes e criar a Stillwater Artisanal Ales. Durante o Brasil a La Carte, Strumke dará uma palestra sobre "A vida de cervejeiro itinerante" e será juiz internacional do BrewChef 1ª Edição.
Além disso, Strumke conhecerá a cultura cervejeira local e dará início a um projeto inédito, ao lado do premiado cervejeiro paranaense André Junqueira. A parceria entre os dois "cervejeiros ciganos" (que não possuem fabrica própria e produzem suas cervejas em espaços de terceiros) resultará num produto maturado em barris de amburana e que terá cupuaçu na composição. "A visita do Brian nos traz ótimas expectativas porque certamente criaremos algo muito especial. Nesta parceria pretendemos criar uma cerveja com a cara do Brasil", adianta Junqueira. "Nosso objetivo é fazer com que as pessoas apreciem a cerveja com mais atenção aos aromas e sabores", completa.216762_385265_brianolar_web_
Proprietário da Morada Cia. Etílica e ex-presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (ACervA), Junqueira é um dos grandes incentivadores do mercado cervejeiro brasileiro. "Queremos estimular o público a repensar o consumo da cerveja, a partir de um ponto de vista gourmet. As pessoas estão acostumadas com a concepção de larga escala, onde beber bem equivale a beber muito e muito gelado. A cerveja, assim como o vinho, merece ser apreciada, degustada. E, de preferência, com um belo prato de comida", finaliza.

SOBRE O BRASIL A LA CARTE
O Brasil a La Carte, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Renault Barigui, em Curitiba, será um festival gastronômico voltado a toda família. Entre as atrações programadas estão o 1º Concurso Nacional de Confrarias, o BrewChef 1ª Edição, o Deck Sunset Celebration, o Deck Charutaria, Espaço Boulangerie, além da exposição de novos produtos voltados à cozinha, lançamentos de rótulos de vinhos e cervejas especiais, presença de grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, workshops, cursos, aulas show, adegas, empórios, microcervejarias, cafeterias, Espaço Kids e degustação de pratos de mais de 30 restaurantes, com praça de alimentação para mil pessoas sentadas.

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Nova marca

O sabor de Curitiba está de cara nova...

Poucas empresas chegam aos 30 anos com tanta excelência nos serviços prestados durante todo este tempo. A Confeitaria Requinte faz parte deste seletivo rol, que há tantos anos agrada os seus clientes.

Fidelizar o seu público, significa trabalhar com matérias-primas selecionadas, oferecendo produtos frescos e com a qualidade para satisfazer os clientes mais exigentes. A Requinte alia antigas receitas, somadas as novidades do mercado. É uma tradição que se renova.

Tradição que passa de geração em geraçãoO resultado é a confiança dos clientes no que estão comprando, pois a responsabilidade e a transparência são essenciais numa relação tão duradoura.

Cuidar de cada detalhe, desde a produção inicial é outro fator de credibilidade. Nas unidades do Cabral e do Champagnat, uma pitada de carinho e capricho, na construção e na finalização de cada produto, faz com que a Requinte possua uma marca de extremo respeito perante a sociedade curitibana. E para surpreender ainda mais, a sua logomarca está de cara nova, foi renovada, mas manteve os conceitos presentes na história da Requinte.

Segundo a empresária Fátima Regina Cazella, é uma nova comunicação visual, mas sem perder a sua tradição. Ela ressalta que para essa criação foram realizadas muitas pesquisas, e a premissa de inovar conduziu a produção. Com um desenho clássico, os elementos de padaria, como os três trigos, que representam os princípios e valores da Requinte, compõem a nova marca. Ela está estampada nas fachadas das duas lojas, nas sacolas e nos produtos.

Outra novidade, alinhada à proposta de transformação é o site, que também segue os passos do novo visual, ele foi totalmente reformulado. É a Requinte inovando, sem perder a tradição, que passa de geração em geração.

Requinte Cabral – Rua Recife, 34 – 41 3014.3134

Requinte Champagnat – Rua Francisco Rocha, 1809 – 41 3335.3134

www.padariarequinte.com.br

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