sábado, 12 de dezembro de 2009

Chopp da FEMSA Cerveja Brasil

A premiação do Clube dos Apreciadores de Chopp recebida pelo Bar Matriz & Filial, dia 2 de dezembro, no Espaço Gourmet Siquini, em São Paulo.


Na foto Matriz & Filial, Alessandro Reis, proprietário do Matriz & Filial, e Marcio Garcia, Gerente Regional Spaipa.


Cerca de 30 estabelecimentos foram premiados no evento Mestres Apreciadores 2009, sendo que 34 mil participaram do concurso em todos o Brasil. O processo de avaliação durou nove meses com a auditagem de 64 itens, entre eles a forma como o chopp é tirado, grau de cremosidade adequado, colarinho ideal, volume de vendas representativo, fidelização do público, instalações, estocagem, além de outros procedimentos essenciais que asseguram a qualidade do produto ao consumidor final. O concurso é promovido pela Femsa Cerveja do Brasil, empresa que produz as marcas Sol, Heineken, Xingu e Kaiser.

Sobre o Matriz & Filial
Inaugurado há pouco mais de um ano (setembro de 2008), o Matriz & Filial já se tornou um ponto de referência para quem gosta de música brasileira de qualidade. De "segunda a segunda", a casa oferece ao público os melhores intérpretes do Samba, Chorinho, Bossa Nova, Gafieira e MPB.



“O principal objetivo do programa é estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes que trabalham com Chopp e, ao mesmo tempo, valorizar o trabalho de excelência realizado pelos estabelecimentos”, afirma Eduardo Gomes, gerente Nacional de Chopp da FEMSA Cerveja Brasil.

O programa, que contou com premiações regionais e ao final, com a premiação nacional, consistiu em um treinamento inicial para a equipe de cada sócio participante, onde foram dadas orientações gerais e específicas sobre chopp e as melhores práticas de trabalho e segurança. Após o treinamento, foram realizadas duas avaliações durante o ano, em cada estabelecimento. Os clientes que alcançaram as maiores médias foram os grandes vencedores.

Abaixo, a lista dos premiados pelo “Clube” em 2009:

- 68 La Pizzeria – Belo Horizonte
- Bar Vesúvio - Ilhéus
- Bella Parmegiana – Campo Grande
- Boca Maldita – Volta Redonda
- Boteco Ferraz – São Paulo
- Boteco São Bento Itaim – São Paulo
- Carybé - Goiânia
- Celeiro Choperia - Araraquara
- Chalezinho - Salvador
- Choperia e Lanchonete XI de Agosto - Tatuí
- Churrasquinho do Chef – Porto Alegre
- Empório Guimarães - Londrina
- Habib’s Hauer - Curitiba
- Hocca Bar – São Paulo
- Iguaria – Santa Maria
- Lago do Holandês - Holambra
- Madrileño Bar - Joinville
- Matriz e Filial - Curitiba
- Michelli - Recife
- Pizza na Pedra - Cuiabá
- Pizzaria Bella Massa - Paracatu
- QG do Chopp - Manaus
- Restaurante Delira – Vila Velha
- Restaurante Demas e Divas – Rio de Janeiro
- Restaurante Dona Conceição – Governador Valadares
- SFBR - Brasília
- Sushi Beer – Belo Horizonte
- Tibatata – Campo Grande
- Zé Pereira – Maceió

Sobre a FEMSA Cerveja Brasil
A FEMSA Cerveza é a principal cervejaria do México e produz marcas de renome internacional como Tecate, Sol, Carta Blanca, Bohemia, Dos Equis, Superior e Índio. Em 2006, a FEMSA adquiriu o controle das Cervejarias Kaiser Brasil, agora denominada FEMSA Cerveja Brasil. A cervejaria brasileira possui 8 fábricas localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros.

Com um dos portfólios mais completos do mercado, a FEMSA Cerveja Brasil fabrica Kaiser, Gold, Bavaria Clássica, Bavaria sem Álcool, Bavaria Premium, Heineken, Santa Cerva, Xingu, SOL e Summer, além de importar a mexicana Dos Equis. A empresa conta com a distribuição do Sistema Coca-Cola e foi a primeira do segmento no Brasil a estampar o número do atendimento ao consumidor nos rótulos de seus produtos. Atualmente, a FEMSA Cerveja Brasil gera cerca de 2 mil empregos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Elza Soares na Capital no evento


Elza Soares da um show de musica no Villa Batel em Curitiba no show de encerramento do Festival Bar em Bar, evento organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel),evento Bar em Bar cantora Elza Soares, o Blog leite quentee neste domingo vai postar no Blog vidéo algumas imagens do Show de Elza Soares,em especial de final de ano do Blog.


_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________







NOTAS- CASAS NOTURNAS-

Bar de Curitiba vence concurso do Clube dos Apreciadores de Chopp

Matriz & Filial foi o único do Paraná a receber o prêmio
A Femsa Cerveja Brasil, empresa que produz as marcas Sol, Heineken, Xingu e Kaiser, e o Clube dos Apreciadores do Chopp promoveram no início deste mês o evento Mestres Apreciadores 2009. Dentre os 54 bares homenageados, o Matriz & Filial foi o único do Paraná a receber o prêmio, após concorrer com 70 empreendimentos que fazem parte da região atendida pela Distribuidora Spaipa (Paraná e parte de São Paulo).

O processo de avaliação durou nove meses com a auditagem de 64 itens, entre eles a forma como o chopp é tirado, grau de cremosidade adequado, colarinho ideal, volume de vendas representativo, fidelização do público, instalações, estocagem, além de outros procedimentos essenciais que asseguram a qualidade do produto ao consumidor final. A premiação aconteceu na última quarta-feira, dia 2, no Espaço Gourmet Siquini, na capital paulista. Ao todo, 34 mil estabelecimentos do Brasil participaram do concurso.
www.matrizefilial.com.br

_____________________________________________________________________________
_________________________________________________
_____________________________
Babilônia Gelo & Limão

Para comemorar os seis anos recém completados, o Babilônia Gastronomia & Cia oferece todos os domingos, até o final do verão, uma programação diferente, das 16 às 21 horas. Trata-se do Babilônia Gelo & Limão, um projeto que envolve a apresentação do DJ Raul Aguilera, lounge music e cardápio variado, que vai de petiscos à culinária japonesa.

Serviço:

Babilônia Gastronomia & Cia. Alameda Dom Pedro II, 541.

Abre todos os dias da semana, 24 horas por dia. Informações e reservas pelo telefone (41) 3566 6464. Tem estrutura para cadeirantes. Estacionamento Fast Park.

Lançamento blog Sofisticado, Des(a)ssossego.

lançamento blog Des(a)ssossego de Maria Chrisrina de Andrade Vieira
EntradaX

Maria Christina de Andrade Vieira acaba de lançar uma nova idéia. Está no ar, desde o último dia 8, o blog De(a)ssossego. O conteúdo chega para os internautas interessados em crônicas e outros tipos de textos. Esses tratam de Cidadania, Ética, Cultura, Política (eventual, não partidária), Comunicação, Negócios, Cotidiano e outros temas do dia-a-dia. Escritora, mãe, empresária e mestranda em Comunicações e Linguagens, Maria Christina virou blogueira. Para acompanhar os novos passos, basta acessar www.desassossego.com.br .


A elegância de Maria Christina de Andrade Vieira,em um breve texto de sua autoria própria.

O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, prestigiando o lançamento do blog Des(a)ssossego da amiga Maria Christina de Andrade Vieira.

Crédito: Renata Chede

Natal de Curitiba/PR

Andanças 2 -do Blog Leite Quentee News



A grande Novidade neste Natal encantado da cidade de Curitiba ,e sem duvida o Paço da liberdade /Sesc,localizado na Praça Generoso Marques no centro antigo da capital,com uma decoração muito bem feita no visual com um charme Europeu é apresentações musicais variadas .









Heliponto do luxuoso Hotel Crowne Plaza



A Todo Gás
Aproximadamente 250 pessoas pedalaram no heliponto do luxuoso Hotel Crowne Plaza, no último final de semana. O evento Bike Ponto, inédito no sul do País, promovido pela rede de academias Espaço do Corpo, reuniu muita gente bonita e disposição de sobra, em um cenário que teve como inspiração a cidade de Curitiba ao fundo. Na foto,
009 - os treinadores Valdives de Jesus "Magoo" , Edson Godinho " Nescau" , Eduardo Sosnowski , Johny Szuberski (coordenador geral do evento) e Bruno França

- Vista geral da aula da noite (20h30)
- A jornalista Melissa Mussi, o gerente geral do Crowne Plaza, Paulo Ventura, o proprietário da rede Espaço do Corpo, Nilson tadeu Alle e o treinado Frederico Miguel.

CRÉDITO: Marcelo Stammer

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Noticias Leite Quentee News



Velocidade, emoção e relacionamento

Apaixonados por velocidade, os sócios da curitibana Magic Web Design, Antonio Borba e Juliano Fagundes, preparam-se para uma volta rápida no circuito de Interlagos, no sábado, um dia antes da corrida que definiria os campeões da Stock Car 2009. A “volta rápida” faz parte da estratégia de relacionamento da Magic com clientes nacionais. O Piloto Átila Abreu faz parte da carteira de clientes atendida pela empresa com sede no Paraná.

__________________________________________________________________________________




MGM Operadora em evento de golfe


A MGM Operadora foi uma das apoiadoras da II Taça México no Paraná, promovida pelo Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), no campo de golfe do clube paranaense, o Graciosa Country Club. A organização da taça ficou por conta da Golfexperience. Durante o evento, a Operadora sorteou dois pacotes de viagem com acompanhantes para o Serhs Natal Grand Hotel, em Natal (RN) e para o Kiaroa Eco-Luxury Resort, na Península de Marau (BA). A MGM comercializa pacotes de golfe para turistas amantes do esporte, sempre aumentando a sua segmentação de viagens.


Na foto: Rafaela Pilagallo (da Golfexperience e responsável pelo departamento de golfe da MGM), Deborah Abilhôa (MGM Operadora), Sinclair Nascimento (MGM Operadora), Jacirley Santos (ganhador das diárias no Kiaroa sorteadas pela MGM), Tobias de Macedo Filho (Presidente do Graciosa Country Clube), Gláucio Bley Filho (Diretor de Golfe do Graciosa Country Clube).


___________________________________________________________________________________



A loja Heroína abriu as portas com o pé direito no inicio de dezembro de 2009,recebendo convidados e jornalistas com performances de malabares e DJ e contando com exposição inédita de fotos. Alexandre Linhares, estilista responsável pela Heroína, autor das fotos expostas, Flávio St Jayme e Thifany F., que comandará o espaço de boudoir dentro da loja.
Fotos: Brin / Fachada da loja Heroína.
___________________________________________________________________________________

BAGGIO É UMA DAS MARCAS MAIS
LEMBRADAS EM CONSTRUÇÃO DE IMÓVEIS


A Construtora Baggio é uma das marcas mais lembradas em construção de imóveis no Paraná. A empresa recebeu na primeira semana de dezembro, o certificado do Impar – Indice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional. Realizada pela RIC TV de Curitiba e Ibope Inteligência, a premiação tomou por base pesquisas com os consumidores sobre a preferência por marcas dos mais diversos segmentos. A entrega foi em um café da manhã realizado no Green Hall, em Curitiba. Também este ano, a Baggio conquistou o segundo lugar na pesquisa Top of Mind Paraná 2009, realizado pela Revista Amanhã e Instituto Bonilha.

Notas Leite Quentee News


_____
Art Office Design vence IF Product Design Award
Premiado pelo trabalho Nike Holliday 2008, a Art Office é o único do Paraná na categoria Design Público / Design de Interiores
Curitiba, 08/12/09 – O escritório Art Office Design – com sede em Curitiba e escritórios em São Paulo e Londres – foi um dos vencedores do IF Product Design Award, a principal prêmio da indústria mundial do design. Dos 14 projetos paranaenses classificados, o escritório foi o único na área de Design Público/Design de Interiores, com o trabalho Nike Holliday 2008. “O IF é um certificado de inovação e qualidade, dois dos principais pilares de desenvolvimento de projetos da equipe Art Office”, detalha Maurício Medeiros, um dos sócios-diretores da Art Office.

De acordo Flávia Simas, responsável pela conta da Nike na Art Office Design, para o Nike Holliday 2008 buscou-se a interatividade por meio da interferência do consumidor, que coloriu as ilustrações dispostas nas vitrines. “Isso porque o público-alvo era formado por jovens de 17 a 24 anos – pessoas conectadas, digitais e com grande potencial participativo e não reativo. A idéia da interatividade do público com a campanha e a marca fez com que ele pudesse ‘customizar’ a campanha, deixando sua própria marca e desenvolvendo um diálogo maior entre o espaço de loja e o consumidor. O sucesso de interação do público quando a campanha foi instalada gerou grande repercussão sendo preciso, em alguns casos, fazer uma nova impressão dos painéis para reposição”, explica. “O projeto foi pioneiro com suas vitrines interativas, sendo reconhecido pela Nike como uma das melhores práticas de vitrine da marca”, completa Maurício Medeiro ____________________________________________________________________________________



O Natal da Vila Torres no Palácio Garibaldi

A Curitiba de tantas opções de comemoração do Natal não esquece de suas comunidades mais carentes. O projeto "Semeando a Paz" vai enriquecer a programação natalina da cidade com apresentações no Palácio Garibaldi, que fica na Praça do Relógio das Flores, no centro histórico da Capital. O grupo que faz o espetáculo reúne crianças da comunidade da Vila Torres. O projeto recebe a colaboração de pessoas que idealizaram o Natal do Palácio Avenida (antigo Bamerindus; atual HSBC), em 1991, e agora emprestam de forma voluntária o seu conhecimento nesta encenação.
A expectativa dos organizadores é de que a apresentação receba dez mil pessoas por noite. Serão cinco shows, que começaram dia 8 e se estendem pelos dias 9, 10, 15 e 16 de dezembro, sempre às 21 horas. O espetáculo tem apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultura e do Instituto Municipal de Turismo. A apresentação faz parte do Calendário Oficial de eventos que marcam o Natal na Cidade.
A direção musical é do cantor e compositor Plinio Oliveira, que desde 2004 está à frente do espetáculo Natal da Paz. Formado por 80 crianças da Vila Torres, o grupo interpreta clássicos da música brasileira e universal, acompanhado por uma orquestra de câmara. O coro infantil, no palco e nas janelas do Palácio, vai interpretar clássicos de valor artístico inquestionável, mas também de apelo popular como "Natal Branco", "Jingle Bells Rock" e "E Que as Crianças Cantem Livres" (homenagem a Taiguara). "Amanhã" de Guilherme Arantes, "Depende de Nós" de Ivan Lins e Vítor Martins, "Ave Maria" de Vicente Paiva e Jaime Redondo, "Sorte" de Celso Fonseca e Claudio Rabelo, "Epitáfio" de Sérgio Britto, "Razão de Viver" de Nando e Feghali, "Boas Festas" de Assis Valente, "Minueto" de Bach, em clima de Bossa Nova, "Sino de Belém", "Então é Natal" e muitas outras canções que simbolizam a esperança e a paz.


Benefício que vai além do Natal

As crianças fazem parte de um projeto de promoção ética e social realizado há cinco anos na Vila Torres; trabalho iniciado e mantido por Plínio Oliveira, hoje em parceria com a ONG Semeando a Paz. Alguns alunos do projeto estão nele desde o início, com acompanhamento permanente do desenvolvimento da criança. No Grupo Vocal Sou da Paz os participantes têm a chance de prolongar sua atividade artística por vários anos e não somente durante um curto período. Uma das alunas está no grupo desde os 4 anos e já gravou cinco CDs. Finalmente, cada canção tem um videoclipe exclusivo e um desenho de luz sincronizado, permitindo que cada cena musical seja única em som, luz e cor. _____________________________________________________________
Gostinho brasileiro ao meio dia
Baião de Dois, Vaca Atolada, Penne Legítimo e Santo Antônio fazem parte do cardápio de almoço no Armazém Santo Antônio




Aipim, feijão de corda, lingüiça calabresa e outros ingredientes da comida regional brasileira podem ser experimentados na hora do almoço no Armazém Santo Antônio. Tradicionalmente funcionando apenas no jantar, desde novembro, o restaurante oferece as delícias da cozinha brasileira durante o meio dia.
A cada dia uma sugestão da casa: na terça-feira Baião de Dois, que leva feijão de corda, arroz, e acompanha um suculento bife acebolado. R$ 17,90.
Na quarta o prato Picanha Santo Antônio – que serve arroz, feijão, farofa de bacon e picanha, R$ 21,00.
Na quinta-feira, Vaca Atolada, com costela bovina e aipim cozido, R$18,90.
E na sexta-feira é o dia do Penne Legítimo, que utiliza carne picada na faca para o molho bolonhesa, R$ 17,00.
O Armazém Santo Antônio foi eleito a melhor cozinha regional brasileira do Paraná em 2009 pela Revista Veja. Para os almoços apresenta o conceito “comida da terra” feita com critério e agilidade.
Independentemente do dia, o cardápio servido tradicionalmente à noite também continua disponível no almoço.
A carta de vinhos, as sobremesas e os pratos de entrada também estarão à disposição da fiel clientela.
Além disso, salada, prato com carne de sol, polenta santa servida com ragu de cordeiro, filet à Parmegiana, Conglioni di Bruna com Camarão e Catupiry.

Serviço:
O Armazém Santo Antônio está localizado na Rua Solimões, 344 – São Francisco. No almoço atenderá de terça-feira a sexta, das 11h30 às 14h30. Sábados e domingos das 11h30 às 15h30. O restaurante está instalado em uma casa de 140 anos, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual do Paraná, oferece serviço à la carte com diversos tipos de massas, carnes, peixes e pratos típicos o Paraná. Reservas e informações: 41 3077 5505.

Armazém Santo Antônio
_____________________________________________________________________________________

Aluna Dom Bosco recebe homenagem do COB

A jovem Carolina Bergamaschi, aluna do Dom Bosco revelação da natação, recebeu nesta semana convite do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para ser homenageada como “Melhor Atleta das Olimpíadas Escolares 2009 - 15 a 17 anos”. O evento será dia 21 de dezembro, no ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico 2009. Para a ocasião, que contará com a presença dos maiores nomes da comunidade esportiva brasileira, o COB disponibilizará transporte aéreo e hospedagem no Rio de Janeiro para a atleta e um acompanhante. Para a mãe de Carolina, Cristina Pires, e o treinador e professor, Danilo S. da Cruz, o convite, simplesmente fantástico, é resultado dos esforços e comprometimento pessoal da nadadora.

_________________________________________________________________
Projeto social é promovido pela UNILEHU



CURITIBA, 09/12/2009 – A concessionária Toyota Sulpar é parceira do projeto “Mundo para todo mundo”, promovido pela Universidade Livre para Eficiência Humana (UNILEHU), que tem como objetivo despertar na sociedade a diversidade social e a valorização das diferenças e talentos das pessoas com deficiência.

Para marcar o início das ações do projeto “Mundo para todo mundo”, a UNILEHU irá promover, no dia 9 de dezembro, um show beneficente com banda Solution e o comediante Fábio Silvestre. Além de arrecadar fundos para as ações sociais e motivar a aproximação das pessoas com ou sem deficiência, o evento irá festejar os cincos anos da UNILEHU. Na entrada do evento, a Toyota Sulpar irá expor modelos de automóveis especiais para o uso de deficientes.

Toda a arrecadação será utilizada em programas sociais de três entidades envolvidas e a cada evento realizado, serão eleitas novas entidades assistenciais para receber parte desses recursos.

A Toyota Sulpar acredita que todos têm direito ao acesso de produtos da mais alta qualidade e tecnologia de ponta e é por isso que participa do Programa Toyota de Inclusão. A concessionária oferece diversos modelos da Linha Corolla para que, assim como na compra de um carro convencional, o deficiente possa escolher o motor e a categoria que mais lhe agrada. Entre os modelos estão o 1.8 WT-i 16v nas versões XEi e SE-G e 1.6 WT-i 16v para a versão Xli, todos com espaço e conforto diferenciados, além de recursos especiais para atender a necessidade dos deficientes.

“A Sulpar é a única concessionária Toyota considerada padrão A pela montadora, em Curitiba. Patrocinar projetos como o “Mundo para todo mundo” é demonstrar que além de certificações quanto ao padrão de excelência, a Sulpar é uma empresa comprometida também com a sociedade”, explica o diretor superintendente da Toyota Sulpar, Gastão Döring.

A ação é desenvolvida pela UNILEHU - organização não governamental, fundada em 2005, orientada e mantida por empresas que, assim como a Toyota Sulpar, se preocupam com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Serviço – Show de Lançamento “Mundo para Todo Mundo”
Data: 9/12/2009
Horário: 20h30
Local: Centro de Convenções de Curitiba (R. Barão do Rio Branco, 370)
Ingresso: R$ 40,00 + 1 kg de alimento não-perecível – pelo Disk ingressos (41) 3315-0808 ou na Unilehu (41) 3333- 6921.
___________________________________________________________________
Curitiba ficará de pernas para o ar


_______Rumo a Copenhague
André Ferretti, coordenador Conservação da Biodiversidade da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, e Gustavo Gatti, analista de projetos ambientais da instituição, embarcaram nesta quarta-feira rumo a Copenhague, na Dinamarca, para participar da 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15). Eles vão acompanhar de perto as discussões mundiais para estabelecer metas de redução de emissões dos gases do efeito estufa e também vão defender a necessidade de conservar áreas naturais para combater os efeitos nocivos das mudanças climáticas. ___________________________________________________________________________




CURITIBA, 09/12/2009 – Já podem ser percebidos os reflexos da visita inesperada da atriz Cláudia Raia, em junho deste ano, ao Teatro Positivo. A atriz que, na ocasião, veio sondar o espaço e ver a possibilidade de acrescentar Curitiba na turnê de seu mais novo musical, Pernas pro ar, confirmou sua passagem pela capital paranaense. Os dias 12, 13 e 14 de maio de 2010 foram as datas escolhidas para a apresentação da atriz no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório.



De acordo com o diretor-geral do Teatro Positivo, Marcelo Franco , ao fechar o contrato com o espaço, a atriz mostrou a intenção de realizar, no local, uma ação social voltada a adolescentes carentes que apresentem talento para a dança. “A ideia inicial dela seria realizar um workshop para estes jovens”, explica Marcelo Franco.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sociedade Hípica

Sociedade Hípica Paranaense realiza a última etapa do 9.° Ranking

O torneio acontece entre os dias 11 e 13 de dezembro e será válido para o ranking paranaense de hipismo





O Paraná vem se fortalecendo ano a ano no cenário do hipismo nacional, com investimentos crescentes na estrutura e na formação de conjuntos vencedores. O ano foi de muito sucesso para o esporte no estado e para encerrar a temporada de competições em grande estilo a Sociedade Hípica Paranaense (SHPr) organiza, entre os dias 11 e 13 de dezembro, a 9.ª e derradeira etapa de seu 9.º Ranking, patrocinado pela Helisul Táxi Aéreo.

“A competição se acirrou ainda mais desde a 8.ª etapa, em novembro, e o vencedor ainda é incerto. Todos estão ansiosos e certamente darão tudo de si, configurando uma bela competição”, enaltece o presidente da SHPr, Fernando Sperb. Além de prêmios em dinheiro e artigos esportivos, o campeão ainda soma pontos para a competição da Federação Paranaense de Hipismo.

O torneio será válido para o ranking paranaense e não apenas para o da Hípica. São esperados atletas renomados de diversas partes do estado. No ano passado o Paraná ficou em terceiro lugar no ranking nacional e a intenção do hipismo paranaense é melhorar ainda mais essa posição este ano.