1 milhão de garrafas a menos
Vinícolas brasileiras não conseguem superar venda de espumantes de 2019
O ano de 2020 já foi batizado como o ano do vinho brasileiro, mas os dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostram que a grande expectativa do setor em relação a venda de espumantes no mês de novembro não se confirmou. Faltaram 803.630 litros, ou seja, 1.071.506 garrafas, para chegar ao número de 2019. Em volume, os 5.104.072 litros do ano passado caíram para 4.300.442 litros este ano. Entretanto, os vinhos finos mostram um incremento de 58,11% de janeiro a novembro, passando de 14.366.055 litros para 22.713.777 litros.
“Realmente 2020 é o ano do vinho brasileiro. A percepção da qualidade do produto pelo próprio brasileiro que, movido pela alta do dólar, passou a optar pelos rótulos nacionais, é motivo de comemoração, pois mostra um novo período para o setor”, celebra o presidente da Uvibra, Deunir Argenta. “Tínhamos uma expectativa maior em relação aos espumantes, mas ainda temos dezembro para contabilizar. Mesmo assim, acreditamos que a pandemia mudou o comportamento do consumidor e o vinho passou a ser o grande companheiro, enquanto o espumante, líder das festas de final de ano, perdeu um pouco do seu brilho em razão do momento pandêmico vivido”, avalia Argenta. O cancelamento de eventos e a falta de garrafas também influenciou no desempenho final.