quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Destaque

 Expedição científica descobre quatro novas espécies de peixe em Fernando de Noronha.



Pesquisadores exploraram o arquipélago mais famoso do Brasil por 17 dias, utilizando drones submarinos e equipamentos de mergulho de última geração para fazer os registros

 

Uma expedição marítima realizada por cientistas brasileiros e norte-americanos no arquipélago de Fernando de Noronha (PE) resultou na descoberta de ao menos quatro novas espécies de peixes, exclusivas do litoral brasileiro. Liderada pela Associação Ambiental Voz da Natureza, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o trabalho ocorreu em duas etapas. Na primeira, a equipe ficou embarcada por 17 dias realizando a exploração em águas profundas. Na sequência, foram mais de 12 meses de dedicação à taxonomia das espécies, comparando características morfológicas com centenas de outros peixes para comprovar se tratar de animais inéditos para a ciência. Além das quatro descobertas, outras 15 espécies foram registradas pela primeira vez na região.

Foram descobertas uma nova espécie de peixe gobídeo (Psilotris sp.), de peixe-pedra (Scorpaena sp.), de peixe-lagarto (Synodus sp.) e de peixe-afrodite (Tosanoides sp.). O peixe-pedra é uma espécie tipicamente venenosa, que se camufla no ambiente recifal como mecanismo de sobrevivência. O peixe-lagarto, por sua vez, também se camufla e fica praticamente imóvel à espera de indivíduos menores para abocanhar. Os novos gobídeos pertencem a um gênero raro, são pequenos e se alimentam de microrganismos, zooplanctons e microinvertebrados. Já o novo peixe-afrodite é apenas o segundo do gênero descoberto no Oceano Atlântico. O primeiro também foi encontrado no Brasil, em 2018, no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. O estudo com os resultados da expedição foi publicado neste mês na revista científica Neotropical Ichthyology.

Espécie nova de peixe-pedra encontrada a 110 metros de profundidade.

ESPUMANTES .

 

1 milhão de garrafas a menos

 

ESPUMANTES

Vinícolas brasileiras não conseguem superar venda de espumantes de 2019

 

O ano de 2020 já foi batizado como o ano do vinho brasileiro, mas os dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostram que a grande expectativa do setor em relação a venda de espumantes no mês de novembro não se confirmou. Faltaram 803.630 litros, ou seja, 1.071.506 garrafas, para chegar ao número de 2019. Em volume, os 5.104.072 litros do ano passado caíram para 4.300.442 litros este ano. Entretanto, os vinhos finos mostram um incremento de 58,11% de janeiro a novembro, passando de 14.366.055 litros para 22.713.777 litros.

 

“Realmente 2020 é o ano do vinho brasileiro. A percepção da qualidade do produto pelo próprio brasileiro que, movido pela alta do dólar, passou a optar pelos rótulos nacionais, é motivo de comemoração, pois mostra um novo período para o setor”, celebra o presidente da Uvibra, Deunir Argenta. “Tínhamos uma expectativa maior em relação aos espumantes, mas ainda temos dezembro para contabilizar. Mesmo assim, acreditamos que a pandemia mudou o comportamento do consumidor e o vinho passou a ser o grande companheiro, enquanto o espumante, líder das festas de final de ano, perdeu um pouco do seu brilho em razão do momento pandêmico vivido”, avalia Argenta. O cancelamento de eventos e a falta de garrafas também influenciou no desempenho final.

Comédia

 Comédia natalina de Leandro Hassum é segunda mais assistida por brasileiros em 2020 na Netflix.




Para o ator e humorista Jesus Rodrigues humor ajuda a enfrentar momentos difíceis; Comediante fala sobre retorno que vem recebendo dos fãs desde o começo da pandemia


Mesmo vivendo um ano tão difícil, os brasileiros se mostraram verdadeiros apaixonados por filmes e séries de humor, em 2020. De acordo com o site Flix Patrol, especializado em rankings de audiência de streaming, a produção brasileira Tudo Bem no Natal que Vem, foi a segunda mais assistida pelos assinantes brasileiros da Netflix. O primeiro lugar ficou com o filme erótico romântico polonês 365 dias.

São Paulo Agenda

 Estrelada por Eduardo Martini, peça “Simplesmente Clô” retorna para novas apresentações

Dirigida pelo ator em parceria com Viviane Alfano, peça relembra grandes momentos da vida do multifacetado Clodovil Hernandes

Foto: Cláudia Martini

Após uma bem-sucedida temporada em 2020, respeitando os protocolos de distanciamento social e higienização, Eduardo Martini retorna com o espetáculo “Simplesmente Clô” no próximo sábado, 09 de janeiro, às 21h00. O monólogo, escrito pelo jornalista e dramaturgo Bruno Cavalcanti, recorda a vida e a obra do estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes (1937-2009).

Filme.

 O Castelo dos Sonhos’ estreia no Cinema Virtual.



Drama lituano indicado como melhor filme no Gijón International Film Festival chega com exclusividade ao Cinema Virtual em 7 de janeiro

 

 

 

‘O Castelo dos Sonhos’, drama indicado ao prêmio de melhor filme no Gijón International Film Festival, estreia no Cinema Virtual em 7 de janeiro. No filme, Monika é uma adolescente lituana recém chegada à Irlanda que sonha em seguir a carreira musical ao lado da mãe, uma pianista que deixa de lado a música para sobreviver. Para assistir ao trailer, clique aqui.

O longa chega com exclusividade à plataforma, que segue o padrão dos cinemas físicos e tem feito lançamentos semanais às quintas feiras. Com produções de diferentes gêneros e países, o Cinema Virtual leva filmes a todo Brasil, inclusive a muitas cidades que ainda não contam com salas de exibição. 

 Minissérie vencedora da International Press Academy, '63 UP', estreia em janeiro, no Film & Arts

Trama documental acompanha a vida de crianças dos sete aos 63 anos, explorando temas como família, política, religião e saúde mental


São Paulo,  janeiro de 2021 – No próximo 11/01, segunda-feira, às 22h, estreia no Film & Arts, a minissérie documental ‘63 UP’. Vencedora da International Press Academy 2019, e do Satellite Awards, a minissérie documental é repleta das surpresas da vida e da compreensão das emoções de cada entrevistado. Inspirada pela produção "Seven Up", de 1963, que prometia dar um vislumbre do futuro da Grã-Bretanha, a produção ousou seguir o mesmo princípio para ilustrar o contraste social entre a geração, e como isso impactou nas escolhas e oportunidades de cada um, além de sua visão de mundo.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Artigo

 




Artigo

Como foi o ano para a pequena indústria tecnológica? Um balanço do ponto de vista de quem trabalha o dia a dia

 

Por Hidalgo Dal Colletto e Ricardo Helmlinger*

 

 

São Paulo,  janeiro 2021.

 

2020 foi um ano que, realmente, ficará na memória mundial. Em mais de 30 anos de trabalho, vimos poucos movimentos mercadológicos tão surpreendentes como os ocorridos neste ano e, para nossa surpresa, o setor industrial parece demonstrar sua capacidade de fênix – o ser mitológico que morre, é consumido em chamas e renasce das cinzas.

Os números do ano comprovam essa comparação. Em abril, início da pandemia, a produção industrial tomou um tombo de -18,8% - índice recorde desde que os números começaram a ser computados pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em 2002. O setor passou por uma fase de desolação. Porém, em maio e junho, iniciou-se uma retomada, com índices produtivos positivos em 7% e 8,9% que, se não foram suficientes para cobrir a queda anterior, ao menos deram o acalanto que a fênix precisava para renascer. Por mais quatro meses seguintes, os números permaneceram positivos, mesmo o país mantendo-se em pandemia: junho apresentou 8% de crescimento; agosto, 3,2%; setembro, 2,6% e outubro, 1,1%. Quando novembro chegou, houve a queda de -1,2% - e, no acumulado do ano, o setor industrial tem queda de -1,1%.

 Artigo: entenda como a cultura comunica a realidade do seu negócio



Por Luiz Otávio Goi Jr.*


A cultura empresarial é uma vertente que representa a realidade de uma empresa em poucas palavras (ou nenhuma). Para a potencialização de desempenho e resultados, é necessário entender ao que a cultura de uma empresa está direcionada. Existem quatro fatores primordiais para tal diagnóstico - análise essa que proporcionará entender qual é a cultura enraizada em uma corporação.

Esses quatro fatores abrangem todas as áreas de uma companhia – algo que precisa ser igualmente considerado ao se discutir o panorama cultural empresarial. A partir daí, é possível verificar quais planos deve-se realizar para redirecionar o negócio para outro caminho, caso a cultura detectada não seja a esperada pela liderança da empresa.