terça-feira, 7 de abril de 2020

Artigos



Fabio Boni, especialista na área cível da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados
A recente onda de surto epidêmico causado pelo COVID-19, com início da crise na China, onde se espalhou do continente Asiático para o oriente médio, posteriormente para a Itália, Europa, América do Norte e, por fim, atingindo a América do Sul.
A facilidade com que o vírus se espalha nas grandes metrópoles, além da alta taxa de mortalidade que a doença causa aos maiores de 60 anos de idade, tem preocupado a classe política, a ponto de colocar cidades, estados e até países em estado de quarentena, proibindo a circulação de pessoas, bem como o funcionamento do comércio e indústria locais.
A incerteza sobre a magnitude da crise provocada pelo COVID-19 não exime os Governos: na verdade, obriga-os a lançar mão de um conjunto de ações voltadas a impedir ou, ao menos, tentar minimizar a recessão na economia pela paralisação das atividades econômicas pelo período de quarentena.
Em 23 de março de 2020, o Banco Central anunciou injeção de 1,2 trilhão de reais na economia, aumentando a liquidez do Sistema Financeiro Nacional, com o objetivo de garantir que as instituições financeiras tenham recursos para atender as demandas de mercado.
Na prática, com a ausência de caixa as empresas não têm alternativas senão se socorrerem aos bancos. Estes, que por sua vez, receberam subsídios do governo para reanimar a economia e garantir recursos às empresas, veiculam em mídias das mais variadas a redução de juros, além de prorrogação de prazo para pagamento de empréstimos, sem a cobrança de multa e  juros, em uma ação solidária para tentar salvar a economia global.
MP 936 institui manutenção de emprego e renda.


Sandra Lopes, sócia da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados. Especialista em direito empresarial.
Em função do Estado de Calamidade Pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 06/2020, o Governo Federal publicou em 1º de abril de 2020 a Medida Provisória nº 936, que visa, em especial, preservar o emprego e a renda, garantir a continuidade das atividades laborais e empresariais e reduzir o impacto social decorrente das consequências do estado de calamidade e de emergência de saúde pública.
Dentre as medidas adotadas pelo Governo estão o pagamento de Benefício Emergencial de preservação do emprego e da renda, a redução proporcional da jornada de trabalho e, proporcionalmente, de salários, e a suspensão temporária do contrato de trabalho, alternativamente.
Tais medidas serão coordenadas e executadas pelo Ministério da Economia, o qual também será o responsável por monitorar e avaliar o Programa, editando normas complementares necessárias à execução das medidas impostas.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

 O consumidor DC – Depois do Coronavírus: 7 pontos para reflexão

(*) Por Marcos Gouvêa de Souza 
 

De novo ambicioso e possivelmente prematuro, cabem algumas reflexões, ainda que básicas em vários aspectos, sobre o consumidor DC: Depois do Coronavírus, em especial na nossa realidade.
Temos em transformação um processo intenso, profundo, amplo, global e local, que envolve as mudanças que nos foram impostas, ou nos impusemos, decorrentes da combinação dos efeitos da pandemia causada pelo COVID-19, potencializada pelos dramáticos reflexos econômico-financeiros, que alteram de forma estrutural o comportamento dos consumidores.
É sabido que ao longo do tempo existe um processo natural de amadurecimento e desenvolvimento dos consumidores por conta das transformações da economia, tecnologia e da sociedade como um todo. Mas eventos extemporâneos, como guerras, pandemias, crises econômicas ou disrupção tecnológica intensa, alteram o ciclo evolutivo natural, precipitam ou alteram comportamentos no momento de sua ocorrência e geram mudanças estruturais que se incorporam de forma permanente.
Garage selecionam startups interessadas em apoiar cadeia agrícola durante a pandemia de Covid-19
Ajudar aos produtores rurais a enfrentar os problemas que surgiram em decorrência do novo coronavírus, auxiliando a produção e distribuição de alimentos, o abastecimento da população e o fortalecimento da economia são os principais focos do projeto
A iniciativa “Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio” tem como objetivo promover a difusão e a adoção de ferramentas de startups que serão selecionadas por apresentarem soluções confiáveis e de alto impacto que possam contribuir para os produtores e toda a cadeia produtiva no enfrentamento aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. O desafio foi lançado dia 31 de março e visa disponibilizar gratuitamente soluções de startups para produtores rurais por um período de dois meses. As startups podem se inscrever pelas próximas duas semanas. O projeto é uma parceria da Bayer, Sicredi, Orbia e o AgTech Garage.

Jornalismo Certo.

https://tvcultura.com.br/upload/fpa/comunicados/20200331132022_atila-iamarino-no-roda-viva.png

ASSESSORIA DE IMPRENSA

RODA VIVA COM ATILA IAMARINO BATE RECORDE DE AUDIÊNCIA

PROGRAMA COM O BIÓLOGO TEVE O MAIOR ÍNDICE REGISTRADO DESDE JULHO DE 2018

Roda Viva com o biólogo Atila Iamarino, que foi ao ar na TV Cultura,  (30/3), ao vivo, alcançou a maior audiência do programa desde julho de 2018. Doutor em microbiologia pela USP, com pós-doutorado em Yale, em sua entrevista, Atila mostrou que entende como poucos de doenças como o coronavírus.
No ranking de audiência das TVs abertas, a TV Cultura manteve a quarta colocação.
No Twitter, o programa ficou em primeiro lugar nos trending topics mundial e no Brasil com #RodaViva.
No Youtube, até o momento, a entrevista com o biólogo já tem quas1 milhão de visualizações.

Não viaje agora.


África do Sul lança vídeo emocionante sobre como nos reencontraremos quando tudo passar.


 
 
 
 
 
Enquanto a câmera transita por diversas partes do país e mostra a improvável beleza das cidades vazias, uma voz ao fundo relembra que existe medo, que existe pânico, mas que passaremos por isso e logo estaremos, de novo, juntos. O vídeo lançado essa semana pelo Turismo da África do Sul, representado na América Latina pela TI Comunicações, é parte da campanha “Não viaje agora, para que você possa viajar depois”, e apresenta uma visão realista e emocionante do momento.
A mensagem é que, se ficarmos em casa e nos cuidarmos agora, logo nos encontraremos novamente, voltaremos aos nossos lugares favoritos e descobriremos novos, ao lado das pessoas que amamos. Uma mensagem positiva, de acalento para as almas em tempos difíceis.
A África do Sul está oficialmente em lockdown, termo amplamente utilizado por diversos países e que significa que as pessoas devem ficar obrigatoriamente dentro das suas casas, com saídas autorizadas apenas para atividades essenciais como ir ao mercado, à farmácia ou aos hospitais. É diferente da situação do Brasil, onde a circulação de pessoas ainda é permitida.

News da Hora.



 
O canal lança on demand os documentários Paternidades, Nós Tantas Outras, O Tamanho que o Planeta é, Medo de Sobrar, Medo de Sonhar e O que é Normal?
 
Paternidade, meio ambiente, sonhos e diferenças são alguns temas abordados nos cinco documentários que podem ser assistidos em sesctv.org.br
 
A partir do dia 3 de abril, o SescTV  disponibiliza em sesctv.org.br os web docs Paternidades (2019, 27’32”); O que é Normal? (2019, 30’22”); O Tamanho que o Planeta é (2019, 23’22”); Medo de Sobrar, Medo de Sonhar (2019,21’44”), todos feitos em parceria entre o Sesc São Paulo e a Infame produtora; e o documentário Nós Tantas Outras (2019, 21’32”), dirigido por Verônica Gabriel. Nesse período de reflexões, as produções abordam temas que revelam a complexidade das relações do homem com a sociedade e o meio ambiente.  Veja em sesctv.org.br

#NewsdaHora

Universal TV fecha o mês de março com recordes de audiência

Para fechar o mês com chave de ouro, no último dia 30, o Universal TV exibiu o crossover entre Chicago Fire e Chicago P.D., séries que fazem parte da franquia de maior sucesso na grade do canal, e conseguiu a maior audiência da história de Chicago P.D.. Além disso, durante os episódios inéditos de Chicago Med e Chicago Fire, o canal ficou em 1ª lugar no raking geral de TV Por Assinatura. 
Pequena empresa de chás une franqueados para buscar soluções e manter mercado
Juntos, grupo cria ações, troca experiências e promove interação para manter negócios
Juliana Treis decidiu criar o grupo de gestão de crise com franqueados para que todos pudessem contribuir com ideias criativas. (Foto: arquivo pessoal)
Com o cenário econômico negativo durante a pandemia do Coronavírus, uma empresa de Curitiba decidiu sair da inércia e buscar soluções criativas para movimentar o capital de giro dos negócios. A sócia-fundadora da franquia Chá & Arte, Juliana Treis, teve a ideia de formar um grupo de gestão de crise com seus franqueados para que juntos pudessem debater algumas estratégias para atravessar o período com o menor dano possível. Ela acredita que, neste momento, a união faz toda diferença.