Quarta-feira, 16, é o Dia Mundial do Pão. Para marcar a data, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) lançou, em todo o país, a campanha Tudo de Pão Para Você, que tem como grande estrela o nosso tradicional pão francês, carro chefe da indústria da panificação nacional.
“O pão francês é um dos itens mais tradicionais na mesa dos brasileiros, e é a cara do Brasil mesmo porque, apesar do nome, ele é coisa nossa. É o principal produto das nossas padarias, representando, sozinho, 45% da venda de pães no país”, lembra José Batista de Oliveira, Presidente da Associação.
De norte a sul do Brasil, centenas padarias aderiram à campanha e estão preparando ações para comemorar a data, com decoração especial, degustação e promoções para quem quiser levar para casa a estrela da festa. Com o mote “Cada um tem um jeito de comer pão francês. Qual é o seu?”, a campanha vem para resgatar e intensificar a relação dos brasileiros com o alimento, um dos mais versáteis do cardápio. Com requeijão, com carne, com achocolatado, com leite condensado, com banana e chocolate, com melancia e até recheado com pastel, as combinações são as mais diferentes, exóticas e pessoais possíveis.
Nas redes sociais, o consumidor é quem comanda. Com a hashtag #meupãofrancês, os internautas estão compartilhando como preferem o seu pãozinho, com respostas que vão desde as receitas mais tradicionais até combinações inusitadas que estão dando o que falar. Além disso, no hotsite da campanha meupaofrances.com.br você encontra todas as informações e segredos sobre o queridinho da panificação.
Padrão de qualidade
“A campanha é um convite para que os clientes visitem as padarias de todo o Brasil, valorizem esse produto que é tão nosso, levem para casa o pão francês fresquinho e saboroso. Por isso, entendemos que era importante nos comunicarmos também com as padarias, com aquelas pessoas que colocam a mão na massa para fazer o alimento, para que elas estivessem preparadas para essa grande comemoração. Hoje, estamos falando com todo o Brasil, mas nosso trabalho começou bem antes para garantir que neste Dia Mundial do Pão tudo estivesse perfeito”, revela Batista.
Nos últimos meses, a ABIP trabalhou intensamente na difusão da norma ABNT NBR 16170 que, desde 2013, estabelece os critérios de qualidade para produção do pão francês ideal. Junto às entidades de panificação filiadas, a Associação criou uma grande ação que envolveu padarias de todo o país. A ABIP forneceu informações e materiais educativos para os padeiros, com todas as orientações de produção do pão francês. “Esta ação foi fundamental para elevar a qualidade do produto vendido em todo o país e garantir que, ao chegar às padarias, o consumidor receba o pãozinho do jeito que ele espera: dourado e crocante por fora, macio e aveludado por dentro”, explica Batista. Os materiais distribuídos para as panificadoras de todo o país incluem vídeos instrutivos e apostilas com o passo a passo para a produção do pão francês ideal, e continuam à disposição das padarias por meio das entidades de representação em cada cidade.
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