quarta-feira, 28 de agosto de 2019

São Paulo

p r i s m, ópera vencedora do Pulitzer 2019,
estreia em setembro no Theatro Municipal de São Paulo
Baseada em experiências pessoais das autoras Ellen Reid e Roxie Perkins, ópera ganhou o Pulitzer
na categoria composição musical e o prêmio de melhor ópera inédita de 2018 pelo Music CriticsAssociationof North America; p r i s m é espécie de parábola que trata de abuso sexual e emocional contra a mulher; A mezzo soprano Rebecca JoLoeb e a soprano Anna Schubert são respectivamente mãe e filha nesta trama carregada de tensão psicológica;
Em paralelo às apresentações, Theatro promove ciclo de conversassobre os desafiosda mulher no mundo da música e ópera

                                                                                                    Anna Schubert e Rebecca Jo Loeb | Foto: Maria Bonanova
No dia 4 de setembro, quarta-feira, às 20h, a temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo estreia a ópera p r i s m, premiada produção de 2018, realizada em parceria entre a compositora Ellen Reid e a libretista Roxie Perkins. Ambas se inspiraram em experiências pessoais para a elaboração da obra. Com direção cênica de James Darrah e produção da Beth Morrison Projects, que representam a vanguarda na direção de trabalhos dessa envergadura, os espetáculos serão acompanhados pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob direção musical e regência de Roberto Minczuk, e participação do Coral Paulistano, dirigido pela maestrina Naomi Munakata. As récitas seguem nos dias 5, 7, 10, 11, 13 e 14, sempre às 20h, e no dia 8, domingo, às 18h (sessão com audiodescrição). Nos dias 6 e 7 de setembro, ocorre o ciclo de conversas “Diálogos Prismados: A voz e a arte das mulheres”, com participação de diversas dramaturgas, artistas e outras profissionais que debaterão os desafios da mulher no mundo da música e ópera. Com curadoria de Camila Fresca e Marici Salomão, o evento terá entrada franca e ocorrerá na Sala do Conservatório na Praça das Artes, anexa ao Theatro Municipal.

A menos de um ano de seu lançamento, p r i s m já amealhou dois prestigiados prêmios: em abril último, aobraganhou o Pulitzer de música 2019 pela composição de Ellen Reid, eno final de julho,  p r i s m foi premiada como a melhor ópera inédita de 2018 pelo MCANA – Music Critics Associationof North America. Primeiro trabalhode Ellen Reid no campo operístico,p r i s m estreou em novembro de 2018 no Off Grand Opera de Los Angeles, seguindo no início deste ano para o Festival PROTOTYPE, de Nova Iorque, com grande sucesso de crítica nos EUA.São Paulo é a terceira cidade do mundo a receber a ópera.
O enredotrata de um trauma – decorrente deviolência física e psicológica contra a mulher. Compositora e libretista contam a história do relacionamento entre uma mãe e uma filha no contexto deste atual epesado tema. Essa abordagem vai de encontro àprerrogativa do Theatro Municipal de promover a inclusão em todas as frentes e ampliar a percepção do público sobre as possibilidades estéticas e discursivas no campo operístico, através da exibição da recentíssima produção mundial.
“prism chega impulsionando nosso projeto artístico de diversidade e pertencimento”, explica Hugo Possolo, diretor artístico do Theatro. “Esta obra ressalta a abertura para óperas contemporâneas, cuja qualidade merece visibilidade e reconhecimento,e também aponta para a importância dessa linguagem abordar conteúdos de relevância social, como a questão do assédio, tratado com impactante poesia por Ellen Reid e Roxie Perkins”, conclui. p r i s m é a terceira ópera da Temporada Lírica 2019 do Municipal, após a apresentação de Rigoletto, de Verdi (julho), que trata de um tema bastante atual – abuso sexual, manipulação e poder, e da cômica O Barbeiro de Sevilha, de Rossini (fevereiro).
Em entrevista recente para a crítica musical KyleMacMillan, Ellen Reid fala sobre a empatia do público nas apresentações nos EUA: “É muito sombria [a ópera]. Não tínhamos ideia de como a plateia reagiria às récitas. Falando por mim e em nome de todos do time que se empenharam pelo resultado, nós realmente acreditamos na obra e estamos emocionados com a receptividade. É incrível.” 
Na descrição da diretora criativa Beth Morrison, a união das “complexas características femininas desenhadas por Perkins e o vívido e sensorial mundo musical de Reid, traçam um oportuno retrato dos percalços que uma pessoa precisa enfrentar para sobreviver.”
Resumo da ópera
O espetáculo traz a história da jovem Bibi (a soprano Anna Schubert), e de sua mãe idólatra, Lumee (a mezzo soprano Rebecca JoLoeb), que vivem juntas e isoladas do mundo, encerradas em uma espécie de santuário imaculado, o prisma que dá nome à obra. Ambas tentam proteger uma à outra de uma perigosa doença à espreita e que já infectou as pernas de Bibi – tolhendo-lhe a capacidade de andar. Todos os dias, a mãe tenta dar à filha o remédio para tratar a sua doença, mas cada vez que a menina está prestes a tomar a medicação, o Lado de Fora do prisma irrompe com fúria assustadora – deixando Bibi com medo de tomar o remédio.
Uma noite, desesperada por agradar à sua implacável mãe, Bibi tenta tomar todas as doses de uma vez, mas é impedida por uma luz azul tóxicaque entra por debaixo da porta,atravessando o santuário.Seduzida por um sinal caleidoscópico vindo do Lado de Fora, a menina começa a se rebelar contra as ordens de sua mãe –rompendoassim o relacionamento e a frágil existência no claustro. Ofuscada pelas cores e pelas lembranças de sua vida, que se confrontam com as mais recentes, Bibi precisa escolher entre abandonar a mãe para descobrir a verdade sobre sua condição, ou aceitar as históriasque ela lhe conta e assim suportar a única vida que conhece. p r i s m esmiuça a elasticidade da memória depoisda ocorrência de um trauma, e trata das distâncias a serem percorridas para “se sentir melhor” – não importando o preço.
Estrutura
Além das duas protagonistas, quatro bailarinos, coreografados pelo diretor-assistente Chris Emile, participam do espetáculo, simbolizando as projeções de Bibi. Além de mãe e filha, os dançarinos são as únicas pessoas capazes de alcançar o interior do santuário. Através deles, Bibi, que não anda, pode voar. Eles a pegam no colo, confortam e acalentam, ao mesmo tempo que provocam na menina memórias aflitivas.
A ópera tem a participação de 12 vozes do Coro Paulistano e 14 integrantes da OSM, sob direção musical e regência de Roberto Minczuk. Cada um dos três atos da peça tem distintas paletas de cores, entremeadas por linhas vocais que se   elevam de forma lírica em um instante, para em seguida partirem para o bramido. Segundo Roxie Perkins, “a música atua como uma janela na mente da protagonista. “Ela varia vertiginosamente do sound design para as paisagens orquestrais. Essas variações refletem a rápida evolução do entendimento de Bibi de seu mundo e de como ela se enquadra nele”, explica.
p r i s m
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Coral Paulistano
Direção Musical e Regência - Roberto Minczuk
Regente do Coro - Naomi Munakata
Composição - Ellen Reid
Libreto - Roxie Perkins
Direção - James Darrah
Cenografia - Adam Rigg
Desenho de luz - Pablo Santiago
Figurinos - Molly Irelan
Produzido por Beth Morrison Projects
Intérpretes
Anna Schubert, soprano (Bibi)
Rebecca JoLoeb, mezzo soprano (Lumee)
p r i s m foi encomendado por Beth Morrison Projects, David &KikiGindler, Linda & Stuart Nelson, e Elizabeth & Justus Schlichting, com apoio de Nancy e Barry Sanders, OPERA America’s Opera Grants for FemaleComposers, fundado por Virginia B. Toulmin Foundation e The Opera Fund: RepertoireDevelopment; The Francis GoeletCharitable Lead Trust; e o NationalEndowment for theArts – Art Works.
pr i s m foi desenvolvido por Beth Morrison Projects, LyricTheatre @Illinois/Krannert Center, Arizona StateUniversitySchoolof Music, Trinity Wall Street, e PROTOTYPE Festival

Serviço: p r i s m no Theatro Municipal de São Paulo

Setembro [récitas]
Quarta-feira, 4, às 20h
Quinta-feira, 5, às 20h
Sábado, 7, às 20h
Domingo, 8, às 18h – com audiodescrição
Terça-feira, 10, às 20h
Quarta-feira, 11, às 20h
Sexta-feira, 13, às 20h
Sábado, 14, às 20h
Local: Sala de Espetáculos, Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Ingressos: R$ 120,00 | R$ 80,00 | 20,00
Vendas: pelo site theatromunicipal.org.br ou na bilheteria do Theatro Municipal.
Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.
Formas de pagamento: Dinheiro e Cartões de Débito e Crédito
Duração aproximada: 2 horas em três atos, com 1 intervalo de 20 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 1523 lugares
Acessibilidade: Sim

Ciclo de conversas “Diálogos Prismados: A voz e a arte das mulheres”
Curadoria: Camila Fresca e Marici Salomão
Local: Sala do Conservatório, na Praça das Artes, anexa ao Theatro Municipal
Datas: dias 6 e 7 de setembro
Entrada franca – mediante inscrição prévia

#moda

A relação entre moda e arte em destaque .

#moda

A história da moda tem fortes influências das manifestações artísticas. Para desvendar esta relação, o Solar do Rosário apresenta o curso "Moda e Arte", ministrado pela professora Leticia Geraldi Ghesti.


#moda


 São encontros semanais nas quintas-feiras, das 19h30 às 21h, que apresentam a moda como fenômeno social e também como manifestação artística e cultural. As aulas acontecem até novembro, sempre com um tema específico a ser tratado.


Grandes nomes do mundo da moda são apresentados no curso. Paco Rabanne, Coco Chanel e Dior se unem a ícones que se destacaram culturalmente por meio da moda, de Maria Antonieta ao Duque de Windsor. Aulas como "Jean-Paul Gaultier e a cultura pop" apresentam de maneira clara a relação de arte e moda. 
http://www.solardorosario.com.br/




Empresa brasileira lança as famosas “Net Bags” com seis opções de cores diferentes e sustentáveis.
#moda


A Beebag foi desenvolvida pela Beegreen em 2017, com materiais 100% naturais, e acaba de ganhar novos modelos

Tendência mundial, a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço, até mesmo na moda. Ela já é antiga, mas em 2018 voltou a circular pelas ruas e passarelas do mundo. Estamos falando da “Net Bag”. O modelo é estilo crochê, com um ar descolado, que lembra as famosas “bolsinhas de feira”; aquelas que nossas avós costumavam levar para lá e para cá. O sucesso foi imediato, e essa tendência continua forte para 2019/2020.

Aqui no Brasil, a startup curitibana Beegreen Sustentabilidade Urbana aderiu a ideia em 2017, lançando o modelo em algodão cru, e agora a empresa lança novas versões coloridas. Os modelos exclusivos, conhecidos como “Beebags”, tem seis opções de cores e dois estilos de bolsa - com uma ou duas alças -, que podem ser usadas em atividades do nosso dia a dia, como ir à feira, à praia ou até mesmo como um artigo de moda. As bolsas são um modelo exclusivo da empresa, produzidas aqui no país, com algodão cru 100% natural.
http://www.beegreen.eco.br/


Curitiba.

Modelos da Forum Model participam do PBFW.
#pbfw

A agência Forum Modelgarantiu presença com 18 modelos no Pátio Batel Fashion Walk (PBFW), um dos eventos de moda mais tradicionais do Brasil que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Pátio Batel em Curitiba. Entre eles, destaque para Nicolle Impinnisi, Gabryel Wosniak, Pedro Spack, Luana Biaca e Juliana Picussa.

ARTIGO

 – Segurança da Informação e LGPD: as empresas brasileiras não estão prontas ainda
Por Ricardo Becker (*)
Agosto, 2019 - Trâmite após trâmite até a sanção presidencial de Michel Temer, em 14 de agosto de 2018, um ano se passou. E, a um ano de entrar em vigor, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) ainda deixa empresários cheios de dúvidas. Embora todas as instituições tenham desfrutado de uma margem de dois anos para entender o que é a LGPD e buscar conformidade, apenas 15% do empresariado declara estar pronto (será?) para garantir o tratamento correto de dados pessoais abordados pela nova lei (oriunda do PL nº 53 de 2018), segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada neste mês.


Guilherme Machado



A teoria da bola de basquete no Mercado Imobiliário 

Uma teoria tem levado incontáveis donos de imobiliária a reverem os processos dentro da sua empresa para aumentarem os resultados dentro do ramo. A Metáfora da Bola de Basquete, como é chamada, está mais atrelada ao mercado imobiliário do que alguns imaginam. Ela diz o seguinte:

Turismo Certo.

 

Fotos por Eliana Munhoz
Duas ótimas pousadas para curtir as trilhas de Monte Verde
Monte Verde, distrito de Camanducaia localizado no sul de Minas Gerais, a 170 quilômetros de São Paulo, além de oferecer uma ampla gama de passeios interessantes, tem a possibilidade de oferecer ao turista compras variadas como: chocolates, geleias deliciosas, cachaças, queijos e embutidos e dezenas de lojinhas que comercializam roupas descoladas e produtos de artesanato interessantes.
Para os amantes de esportes de aventura, existem várias possibilidades de passeios ecológicos, como fazendas que praticam falcoaria, espaços dedicados a patinação no gelo e as famosas trilhas que rasgam as enormes reservas de araucárias da região.
 27.08.2019
 
O 4º Roadshow do South African Tourism traz o melhor da África do Sul para a América Latina
 
 
Centenas de produtos serão apresentados por 30 expositores, metade deles participa do evento pela primeira vez
 
 
Em setembro, o já tradicional Roadshow organizado pelo South African Tourism (SAT), representado pela TI Comunicações na América Latina, chega a uma nova edição, apresentando aos mercados do Brasil, Argentina e Chile alguns dos produtos mais interessantes que a África do Sul tem a oferecer, incluindo diversas novidades.
Expositores e equipe do South African Tourism na edição de 2018 do Roadshow em São Paulo
Com o tema “25 anos de democracia – 25 razões para visitar a África do Sul”, o evento aproveita a data para relembrar este momento tão importante da história do país: o fim do Apartheid e o começo de uma transformação social sem precedentes. A homenagem aos 25 anos será feita por meio da apresentação de 25 razões pelas quais a África do Sul é um destino que deve ser visitado por todas e todos.

Show



Com seu último show em Curitiba, Padre Fábio de Melo chega à capital com ingressos esgotados
Sacerdote se apresentará no palco do Teatro Positivo, neste sábado (31).


Ele é conhecido por suas frases de impactos, seus sermões que rodam as redes sociais e seus conselhos que tocam os corações. Padre Fábio de Melo, o sacerdote que carrega grandes números em sua trajetória, trará seu novo show a Curitiba, a turnê “O Amor me Elegeu”, acontecerá neste sábado, 31 de agosto, às 21h, no palco do Teatro Positivo. Este é o último show de Fábio de Melo em Curitiba, já que o sacerdote anunciou que não fará mais shows. Os ingressos estão esgotados. A produção e realização é da RW7 Production & Entertainment e Massa Fun.
Forma de pagamento: Dinheiro | Cartão de Débito | Cartão de Crédito (à vista) ou em até 4X com acréscimo

Classificação: Livre
Realização: RW7 Production & Entertainment e Massa Fun
Informações: (41) 3315-0808


Call The Police, projeto de Andy Summers, Barone e Rodrigo chega a Curitiba
Andy Summers, Rodrigo Santos e João Barone chegam à capital em agosto com os hits do The Police. Os ingressos estão à venda a partir de R$70.

Juntos novamente em um mesmo palco, o guitarrista Andy Summers, do The Police, o baterista João Barone, dos Paralamas do Sucesso, e o baixista Rodrigo Santos, ex-Barão Vermelho, fazem um show dedicado à banda inglesa, batizado de Call The Police. A apresentação acontece no dia 30 de agosto, sexta-feira, no palco do Teatro Positivo. Os ingressos estão à venda a partir de R$70, via Disk Ingressos. A produção e realização são da RW7 Production & Entertainment.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Festa News

Isis Valverde brilha em festa da Balmain em São Paulo.




Na última  segunda (26) a atriz Isis Valverde foi estrela da inauguração da primeira loja da marca Balmain no Brasil. Vestindo a grife francesa, Isis arrancou elogios até do designer da marca, o conceituado Olivier Rousteing.
Créditos
Foto: Renam Christofoletti
Styling: Fernando Batista 
Beleza: Henrique Martins