Universidade lança salas adaptáveis para aulas interdisciplinares
Conceito aberto, integrado e personalizável proporciona maior dinâmica em sala de aula.
Com ateliês sem paredes e integração de turmas e disciplinas, a Universidade Positivo, de Curitiba (PR) inovou na forma de ensinar Arquitetura e Urbanismo. Inspirados em modelos já aplicados nos Estados Unidos e na Europa, em que os espaços de criação são diferentes de uma sala de aula convencional, os novos ateliês integrados do curso de graduação são amplos ambientes, divididos por biombos móveis, que permitem a adaptação a diversas atividades práticas e teóricas. Dessa forma, mais de uma disciplina pode ser aplicada de maneira simultânea, possibilitando um ensino itinerante, em que o professor escolhe o espaço da aula e o modifica conforme sua necessidade.
Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Positivo, Rodolfo Sastre, ao contrário do que se imagina, essa integração espacial acabou aumentando a concentração dos estudantes. “Percebemos que os alunos estão mais focados e que, com a mudança, eles entendem que o espaço é pensado para as especificidades da prática de ensino de Arquitetura”, conta. Segundo ele, esse entendimento afetou também a sensação de pertencimento, resultando no fortalecimento da identidade do aluno com a instituição.