segunda-feira, 17 de junho de 2019

LITERATURA ATUAL

A ascensão do bolsonarismo no Brasil do Século XXI
A obra do jornalista Cesar Calejon e do fotógrafo Adriano Vizoni, lançada pela Lura Editorial, analisa os grandes fatores que possibilitaram a ascensão do ex-capitão do Exército Brasileiro à presidência do País
No dia 7 de outubro de 2018, o candidato do Partido Social Liberal (PSL) à Presidência da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, recebeu os votos de 49.276.990 brasileiros durante o primeiro turno das Eleições: 46,03% dos votos válidos. Por uma margem pequena, o ex-capitão do Exército Brasileiro não assumiu a chefia do Executivo na primeira instância do pleito e sem contraproposta a ser avaliada no segundo turno.
De acordo com o autor e jornalista Cesar Calejon, esse é um fato ainda mais significativo do que a própria eleição de Bolsonaro no segundo turno, com 57.797.464 votos. Na obra A ascensão do bolsonarismo no Brasil do século XXI, publicada pela Lura Editorial, Cesar explica que cinco grandes forças motivaram a votação maciça que o até então deputado federal teve na eleição presidencial de 2018: o antipetismo, o elitismo histórico, o dogma religioso, o “sentimento de antissistema” e a disseminação de notícias falsas ou discurso de ódio e medo a partir do uso de ferramentas como WhatsApp e Facebook.


Economista Pio Martins conversa com líderes empresariais e destaca a falta de produtividade do brasileiro como um grande impedimento para o desenvolvimento do país.

Os seis maiores problemas econômicos do Brasil, as causas e as soluções foram temas centrais do almoço-debate da última quinta-feira (13), em Curitiba, com o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins. Promovido pelo LIDE Paraná, o encontro reuniu líderes empresariais paranaenses no Hotel Bourbon. Pio Martins é autor dos livros Educação Financeira ao Alcance de Todos (2004), Seu Futuro (2011) e coautor do livro Pinceladas de Inovação (2018).
Para ele, o primeiro grande problema é o tamanho do produto brasileiro: "o que o Brasil produz é muito pouco", afirmou, comparando o PIB per capita do nosso país (US$ 9.918) com o dos Estados Unidos (US$ 59.533). Ainda comparando com os americanos, nosso segundo gargalo é, de acordo com Pio Martins, a baixa produtividade. Ele citou uma reportagem da revista The Economist, de abril de 2014, para justificar. A matéria compara o número de horas trabalhadas por pessoa e por ano: 277 bilhões nos EUA contra 150 bilhões no Brasil. E não para por aí: a produtividade do americano por hora de trabalho é de US$ 70 - enquanto a do brasileiro é quase cinco vezes menor, US$ 13,73.

domingo, 16 de junho de 2019

Hotel

Diversos feriados no Paraná para aproveitar o mês de junho no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort.



Com diárias a partir de R$220 e cortesia para duas crianças até 12 anos, o local oferece atividades para toda a família




O Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento para todas as idades e está a apenas alguns minutos de uma das 7 maravilhas da natureza, Parque Nacional do Iguaçu. O Paraná está recheado de feriados no mês de junho, por isso o resort oferece um pacote especial para estas datas: Dia de Santo Antônio (13/06), Aniversário das cidades de Palotina e Marechal Cândido Rondon (25/06) e Padroeira Nossa Senhora Santana nas cidades de Ponta Grossa e Laranjeiras do Sul (26/06).
A hospedagem inclui uma diária em acomodação Superior vista Jardim, café da manhã e jantar com água, suco, ou refrigerante servido no restaurante, cortesia de duas crianças até 12 anos, programação de lazer, complexo de esportes e lazer para todas as idades e visitas dos personagens da Turma da Mônica (confira a agenda abaixo). As diárias promocionais em acomodação dupla a partir de R$ 220 por pessoa.
Confira a programação completa do mês de junho:

Quinta temporada de Fear the Walking Dead estreia no AMC em 17 de junho
Série é estrelada por Lennie James, Rubén Blades, Alicia Debnam-Carey e Colman Domingo

 Junho de 2019 – A quinta temporada de Fear the Walking Dead estreia em 17 de junho, segunda-feira, às 23h30 no canal de TV paga AMC.

Nos episódios inéditos, a missão do grupo é clara: localizar os sobreviventes e ajudar a tornar o que resta do mundo um lugar um pouco melhor. Obstinado, Morgan Jones (Lennie James) lidera o grupo com uma filosofia enraizada na benevolência, na comunidade e na esperança. Cada personagem acredita que ajudar os outros permitirá compensar os erros do passado, mas não será fácil conquistar a confiança um do outro. A missão será posta ao teste máximo quando o grupo se encontrar em um território desconhecido, que os obrigará a enfrentar não apenas seus passados, mas também seus medos. É somente enfrentando esses medos que o grupo descobrirá uma maneira inteiramente nova de viver, que os deixará transformados para sempre.

MOSTRA DIVERSIDADE NO CINEMA PAULISTA - De 20 a 23/6 às 19h, no CineSesc. Grátis


Celebrando o mês da diversidade, o CineSesc traz a Mostra Diversidade no Cinema Paulista – Anos 80, resgatando longas-metragens clássicos daquela época, todos eles pioneiros em já discutir há 30 anos as questões de gênero, identidades, visibilidades e liberdades de expressão, e por isso mesmo, seguem surpreendentemente modernos e atuais.
Curadoria de Lufe Steffen.
DIVERSIDADE NO CINEMA PAULISTA / ANOS 80
Celebrando o mês do orgulho LGBTQ e os 50 anos da Revolta de Stonewall, marco do movimento, o CineSesc realiza na semana da Parada LGBTQ de São Paulo a mostra Diversidade no Cinema Paulista / Anos 80.
O foco vai para a “tetralogia” formada pelos filmes “O Olho Mágico do Amor” (1981), “Onda Nova” (1983), “Estrela Nua” (1985) e “O Corpo” (1991). Os três primeiros são dirigidos pela dupla Ícaro Martins & José Antônio Garcia. O último, apenas por José Antônio Garcia ( 1955-2005 ).


Músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam segundo concerto de Música de Câmara

Quatro grupos se apresentam no Guairinha na próxima quarta-feira, dia 19/06, às 20h30
A Série Música de Câmara, projeto dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, está de volta em junho. O concerto será na quarta-feira, dia 19/06, às 20h30, no Guairinha. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A Série Música de Câmara é uma iniciativa que busca o aprimoramento técnico dos músicos e a maior aproximação entre público e orquestra.

Ducumento.

Arquivos pessoais de alemães que viveram nos tempos de Hitler
 
Minissérie que revela o cotidiano da Alemanha de Hitler estreia no Curta!
Exibido durante a 42ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, o documentário inédito na TV brasileira “Minha vida na Alemanha de Hitler”, de Jérôme Prieur, estreia no canal Curta!. Adaptado ao formato de uma minissérie em dois episódios, cada um com 52 minutos, a obra da produtora francesa Arte aborda uma investigação das histórias de pessoas que viveram na Alemanha nazista no período de 1933 a 1938.  
O documentário teve como base cerca de 20 mil depoimentos encontrados nos arquivos da Universidade de Harvard, escritos por alemães exilados, incluindo judeus, protestantes, católicos e oponentes políticos. Além dos relatos dessas pessoas comuns sobre a vida cotidiana em um país que estava prestes a deflagrar (em 1939) a Segunda Guerra Mundial, a minissérie mostra e explica fatos relevantes na escalada de violência dos anos 1930 e na trajetória de Hitler até chegar ao poder. O primeiro episódio cita os acontecimentos cruciais que permitiram a ascensão do Führer, como o incêndio do Reichstag, a prisão de seus primeiros opositores, a progressiva perda de direitos civis e a construção dos primeiros campos de concentração. Estreia na Sexta da Sociedade, 21/06, às 23h.
http://www.canalcurta.tv.br/




Royal Enfield chega a Curitiba com nova concessionária
Loja faz parte do plano de expansão da marca no Brasil, que prevê 10 novas unidades até março de 2020.



Curitiba,  junho de 2019
 – A Royal Enfield, marca de motocicletas mais antiga do mundo em produção contínua, inaugura mais uma loja exclusiva no país, dessa vez em Curitiba (PR). A concessionária faz parte do plano de expansão da marca no Brasil, que visa abrir, até março de 2020, 10 lojas nas regiões Centro-Oeste e Sul, além da ampliação de sua atuação no Sudeste.