quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Moss em festa, Sucesso sempre.

Os diretores da Moss Para Casa Hermes Schultz e Felipe Schultz

O diretor da Moss Para Casa Felipe Schultz entre as arquitetas Simone e Clarice Volpi
As arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn

Moss em festa
Foi prestigiado e concorrido o evento de comemoração do primeiro ano da loja Moss Para Casa, no Batel. Recepcionados pelos empresários Felipe e Hermes Schultz, diretores da marca, os mais de 300 convidados ficaram sabendo em primeira mão do início da expansão da Moss, que se prepara para abrir sua segunda loja, agora em São Paulo.

Documentário O Corte do Alfaiate, na É PARANÁ

É-Paraná exibe sexta-feira
documentário O Corte do Alfaiate
Apresentação será nesta sexta-feira (6), às 22h, em homenagem ao Dia do Alfaiate
A É-Paraná (Canal 9) apresentará nesta sexta-feira (6), às 22 horas, o documentário O Corte do Alfaiate, do diretor João Castelo Branco. A exibição é uma homenagem ao Dia do Alfaiate, comemorado nesta data. A transmissão pode ser vista ao vivo também pela internet.
O documentário é resultado de pesquisa publicada em 2009 sob o título 'Alfaiatarias em Curitiba'. Tanto a pesquisa como o filme foram feitos inteiramente em Curitiba, mas o diretor visitou este ofício em outras cidades. Ele conheceu alfaiates no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e em Cuzco, no Peru. O filme teve pré-estreia no início de 2011, mas o lançamento oficial foi na 6ª CineOP, em Ouro Preto, em junho deste mesmo ano.
Entre paletós e calças que são riscados, cortados e montados, o filme mostra a arte da alfaiataria e suas tensões: moda, tradição, inovações tecnológicas e práticas artesanais.
Pesquisa – de acordo com o diretor, a ideia de fazer um filme sobre os alfaiates surgiu da vontade de dar continuidade à pesquisa que gerou o livro 'Alfaiatarias em Curitiba'. E este, por sua vez, resultou da vontade coletiva, dele e das antropólogas Valéria Oliveira Santos e Dayana de Cordova, de fazer um trabalho na área de antropologia da técnica sobre moda masculina que tivesse um pé na antropologia visual. “O filme também significava para mim um mergulho definitivo no cinema, o que eu vinha ensaiando havia alguns anos”, diz Branco.
Em um levantamento inicial, a equipe de produção identificou 60 alfaiatarias na cidade. Mas com o tempo eles perceberam que há um número muito maior. “Muitas vezes eles trabalham em uma alfaiataria como 'oficiais', que não são considerados exatamente alfaiates na estrutura de trabalho da alfaiataria maior. Alfaiate é o mestre, que risca e corta o terno. Oficial é quem costura. Contudo, os oficiais por vezes têm uma pequena alfaiataria no bairro junto às suas casas. Lá eles são alfaiates para uma clientela menor. Sabemos que são algumas centenas hoje na cidade”, afirma Branco. Foram ouvidos vários profissionais, mas 10 foram para o documentário como personagens.
A maioria entrou na profissão muito cedo, geralmente na pré-adolescência, como aprendiz. É uma profissão que esteve sempre ligada a uma estrutura de corporação de ofício. Em geral eles têm origem social humilde e seus pais os colocavam como aprendizes numa alfaiataria com o sonho da ascensão social.
Atualmente, os filhos de alfaiates são engenheiros, advogados, médicos, mas dificilmente seguem a profissão dos pais. A pesquisa identificou que os alfaiates têm dificuldades em transmitir a profissão nos dias de hoje. Por um lado porque os filhos querem profissões melhor remuneradas e por outro porque as leis trabalhistas não permitem mais a estrutura de aprendiz nas antigas alfaiatarias.
Mercado – o dia a dia com os alfaiates mostrou à equipe que eles sofrem com falta de mão de obra, mas não de procura. Se a quantidade de ternos sob medida diminuiu com a entrada de 'roupas prontas' no mercado, houve também uma diminuição drástica no número de profissionais. O terno sob medida vale hoje muito mais porque se tornou um artigo de luxo, diferente do que acontecia há 30 anos quando eram sob medida.
O filme tem metade de seu tempo com cenas de costura e a outra metade com depoimentos sobre a técnica, a história privada, as motivações e os problemas vividos pelos alfaiates.
Das quase 40 horas de material bruto de filmagem e das muitas horas de entrevistas, além de um livro e de um artigo publicado, os depoimentos que entraram no filme estão ali por serem muito especiais para mim, para a equipe de pesquisa e, acreditamos, para os alfaiates também”, disse Branco.

Cidadão Gastronômico / Restaurantes / Por Bruno Bertani


 


Minha indicação para esta semana  é o Salumeria Ristorante, especializado na cozinha tradicional Toscana alinhada a alta gastronomia, comandada pelo chef Marcus Biazzetto.   O restaurante garante excelente atendimento alinhado aos  sabores incríveis da Toscana.   Além de todo requinte, o restaurante trabalha com exclusividade com uma iguaria, o Lardo di Colonnata.  









Lardo di Colonnata é destaque no cardápio do Salumeria  

O Salumeria Ristorante Gastronomia traz com exclusividade a Curitiba uma das mais requintadas iguarias da culinária italiana: o Lardo di Colonnata, considerado a mais nobre das pancetas, que pode ser servido in natura, pratos salgados ou sobremesas. Ele passa a integrar o cardápio por meio de quatro novos pratos: tornedor de mignon envolto de Lardo di Colonnata ao molho demi glace de tomilho e risoto parmegiana; bruschetta com lardo di colonnata em cama de espinafre e pinólis; e fettuccine com molho de bacon, servido com camarões em volta de Lardo di Colonnata e botarga em grãos.
Produzido em Colonnata, município italiano de Carrara, tal produto hoje é exclusivo também em todo o sul do Brasil. No resto do país, são poucos os restaurantes que trabalham este insumo com a devoção que ele merece. Quem já provou, sabe do que se trata. Há aqueles que, inclusive, afirmam que ele se derrete na boca.  O interessante é que o Lardo di Colonnata é produzido na mesma forma desde o período medieval. A gordura do porco é curada de 6 a 10 meses em cubos de mármore Carrara, em caves muito frias.
No processo de maturação, são adicionados sal marinho, pimenta preta, alho fresco, canela, alecrim, semente de coentro e salvia. Tais especiarias ficam na casca do Lardo, e sua contribuição é sutil. Típico da Toscana, o Lardo’ faz parte do catálogo internacional Ark of Taste, mantido pelo movimento Slow Food, que relaciona alimentos ancestrais que correm o risco de extinção.

Salumeria Ristorante Gastronomia

Rua Jaime Reis, 216 - São Francisco
Fone: (41) 3049-5501 / www.ristorantesalumeria.com.br

Funcionamento:
Almoço - Terça a sexta das 12h às 14h30. Sábado das 12h às 15h30

Jantar - Terça a sábado, das 18h às 24h





terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani

Arte de bem receber

Degustação de vinho da  Bullishx Importação e Exportação

O Restaurante Mezanino das Artes selecionou um menu prático e contemporâneo para acompanhar a degustação de vinhos, do evento que será realizado pelo Blog Leite Quentee News.  Com o objetivo de firmar suas parcerias, o evento que está em seu 4º ano de degustações, ocorrerá nesta terça-feira (03/09) para  convidados, no  pré-lançamento dos vinhos da empresa Bullishx.  O evento contará com o apoio das empresas J.CAMARGO CORRETORAS DE SEGUROS, DIAMOND BUSINESS CENTER, ONODERA, MODAS STILLO Z, CIDADADÃO GASTRONÔMICO, JACQUES JANINE, Dra. SUELLEN MACHADO, RESTAURANTE MEZANINO DAS ARTES.
Cardápio traz sabores da cozinha contemporânea de várias regiões do mundo, tudo cuidadosamente elaborado pelo chef Paulo Mello.
Evento para convidados .




















Acontece

]
Canal Concept no Vogue Fashion's Night Out

Para agitar a noite desta quinta-feira (05), a Canal Concept está preparando uma mega festa que promete animar o Vogue Fashion's Night Out (Shopping Mueller). Durante a badalação ( a partir das 18h), as moderninhas de Curitiba serão recepcionadas com diversas novidades exclusivas da marca.  Entre as atrações, gifts especiais e pick ups preparadas com os sons que agitam as baladas. No clima dos holofotes, destaque para as  araras,  repletas do mix entre rock e minimalismo que já anuncia um Verão dotado de estilo único, a cara da Canal Concept.
Canal Concept: Shopping Mueller | (41) 3224.6350





AREZZO NO VOGUE FASHION'S NIGHT OUT CURITIBA     


A marca AREZZO em Curitiba confirmou presença no Vogue Fashion's Night Out 2013 a ser realizado nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, das 18:00 às 21:00 horas no Shopping Mueller. A 1ª dama da cidade que é presidente da Fundação de Ação Social, Márcia Fruet, já confirmou presença na loja. Quem participar e doar no dia um sapato usado para o FAS ganhará desconto na compra de um novo.

A franqueada da marca e diretora de marketing da AREZZO em Curitiba, Karina Martello Cordeiro, convidou as empresárias e blogueiras Maria Eugênia Sachet e Renata Alves do 'Com Muito Estilo', que são também proprietárias da marca t-shirt Bendita Catarina, para participar do evento desenvolvendo uma camiseta exclusiva para o dia.

E não pára por aí, a AREZZO também preparou um sorteio exclusivo para as clientes que passarem pela loja durante o evento. Em comemoração com o lançamento da coleção Verão 2014 as consumidoras da marca concorrerão a uma hospedagem no resort de luxo Costão do Santinho com acompanhante.

 

SERVIÇO: AREZZO Shopping Mueller
Dia: 05/09/2013
Horário: das 18:00 às 21:00 horas
Rua 
 Matheus Leme - Loja 021 - Centro Cívico. Fone: 3232-2926.

arezzo.com.br I instagram.com/arezzocuritiba






Primeiro Ano
A sofisticada marca de mobiliário planejado Moss Para Casa, dos empresários Felipe Schultz e Hermes Schultz, brinda na terça-feira (03.set) o aniversário de sua primeira loja, no Batel. A celebração será marcada por um elegante coquetel na loja de quase mil m², onde a Moss enaltece sua posição de vanguarda 

frente ao segmento.












_________________________________________________________________________


Tendências em expansão


A grife de sapatos femininos Raphaella Booz inaugura sua terceira loja em Curitiba e apresenta a mais recente coleção da marca


A grife Raphaella Booz, que tem à frente a franqueada Solange Emerick, inaugura sua terceira loja na capital paranaense na primeira semana de setembro, no ParkShoppingBarigüi. Para dar tom à nova vitrine, a marca apresenta a coleção Verão 2013/14 com sapatos e acessórios que traduzem as últimas tendências mundiais no mais alto estilo prêt-à-porter. Ousadia, sensualidade e detalhes naturais são as protagonistas das linhas 60 Modernist; Califórnia Dreaming e Boudoir Contemporâneo, inspiradas em consagrados festivais de música, aspectos clássicos e no luxo francês.
A coleção 60 Modernist é digna de integrar as primeiras posições de qualquer Wish List. A forte presença do preto e branco, além da geometria das formas, são os grandes ícones deste tema que retoma o início dos anos 60 com um toque moderno e minimalista, exclusivo para a estação. Adornos em metais como fivelas e correntes enriquecem as peças sem deixar o visual pesado.
Os produtos que integram a California Dreaming têm como principal referência o univer­so dos festivais de música como Coachella Valley Music, rea­lizado na Califórnia e inspirado no icônico Woodstock, de 1969. Os materiais naturais, tramas, franjas, pequenas tachas e as famo­sas estampas Paisley aparecem nas peças que pontuam a linha. Aqui o design flerta com o clima dos anos 70, época em que o estilo hippie-chic e a vibe boêmia predominavam.
O luxo é consequência da coleção Boudoir Contemporâneo. Usado atualmente para representar uma das propostas de moda mais atual, o termo boudoir revive dos tempos áureos da corte francesa, no qual significava o quarto onde as rainhas e princesas trocavam suas roupas repletas de renda, camadas de saias, enfeites e joias, além da arte de amarrar o corset. O romantismo e sensualidade continuam em voga, agora por meio de formas inspiradas em trajes íntimos e lingeries ricamente adornadas. A cartela de cores traz tons como rosa, nude, cinza e preto, compondo umlook boudoir contemporâneo, com san­dálias cheias de amarrações e recortes envolventes.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cinema Mudo



CAIXA Cultural Curitiba na era 
do rádio e do cinema mudo

Com base na estética do melodrama da década de 1930, a peça ' Uma vez, nada mais ' aborda as aventuras e desventuras do amor

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 6 a 8 de setembro, o espetáculo teatral “Uma Vez, Nada Mais”, que conta, sem o uso de palavras, a história de duas mulheres, que vivem as aventuras e desventuras do trajeto amoroso e têm como consolo o amor vivido na radionovela. A direção é de Hebe Alves. No elenco estão Aícha Marques e Lulu Pugliese.

“Uma Vez, Nada Mais” reflete as mudanças no comportamento romântico através dos tempos, estabelecendo um paralelo entre o modo como as antigas radionovelas e as telenovelas atuais retratam o embate amoroso. Com lirismo, ironia e bom humor, acontece o encontro de duas mulheres: uma, costureira humilde e sonhadora, cujo amor não é correspondido; a outra, a cliente, uma noiva glamorosa, prestes a concretizar a felicidade.

A montagem convida o público a um passeio pela era de ouro, e é baseada na estética do cinema mudo, do melodrama e dos comerciais veiculados entre as décadas de 1930 e 1960, e busca a fusão do gestual e da dinâmica dos filmes de cinema mudo com os elementos do teatro. Há uma série de referências além do cinema, como o universo das novelas brasileiras, das dublagens, da chanchada e do melodrama.

A comédia romântica foi premiada, em 2009, como melhor espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro, e na categoria de melhor atriz, pela atuação de Aícha Marques. |Recebeu também indicações como melhor direção para Hebe Alves. Pelo 17º Festival Nordestino de Teatro, em Guaramiranga (CE), recebeu o Troféu Beija-Flor de melhor espetáculo pelo júri popular, em 2010.

Ficha técnica:
Roteiro e pesquisa: Aícha Marques, Maria Menezes e Hebe Alves
Direção: Hebe Alves
Elenco: Aícha Marques e Lulu Pugliese
Cenário e Figurino: Zuarte Júnior
Iluminação: Fábio Espirito Santo e Fernanda Mascarenhas
Maquiagem: Marie Thauront
Fotografia: Marcio Lima
Produção: Carambola Produções

Informações e entrevistas:
Mada Pereira - (41) 9981-2358

Serviço:
Teatro: Uma Vez, Nada Mais
Data: de 6 a 8 de setembro de 2013 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Ingressos: À venda a partir de 03 de setembro. R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Imagens


Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani



Restaurant Week com a cara do Paraná 

Entre os dias 07 e 20 de outubro, a capital paranaense vai receber o renovado  Curitiba Restaurant Week, organizado pelo empresário Philip Khouri. O evento, que se consagrou como uma das grandes celebrações da gastronomia no Brasil, contará com 60 participantes e pela primeira vez terá um tema especial: Gastronomia Paranaense. O Curitiba Restaurant Week será lançado oficialmente na próxima terça-feira, dia 03 de setembro, no espaço A Fábrika. A cerimônia de abertura, voltada para os chefs e proprietários de restaurantes, contará com palestras especiais de dois grandes entusiastas da culinária do Estado do Paraná, Manu Buffara e Marcelo Amaral, profissionais que irão sugerir ingredientes e técnicas para que os empreendimentos consigam atender com perfeição o tema do evento.




Brigadeiro de Mel para o Ano Novo Judaico

No dia 4 de setembro terá início a comemoração de Rosh HaShaná ou o Ano Novo Judaico. E a Miss Brigadeiro preparou uma receita especial para quem quiser presentear os amigos judeus nesta data: os brigadeiros sabor mel, na opção gourmet ou de colher, que podem ser encomendados a partir de 12 unidades.
“Como nessa festividade é comum as famílias trocarem presentes para desejar um bom ano, resolvemos unir o brigadeiro ao mel, já que um dos símbolos da festa é comer a maçã mergulhada no mel, para que todos tenham um ano bem doce”, afirma a nutricionista Camila Salomon, da Miss Brigadeiro. Por isso nada melhor para desejar um ano doce do que a dobradinha brigadeiro e mel.
Miss Brigadeiro
Encomendas pelo site: www.missbrigadeiro.com.br


Abrasel PR participou do Festival de Turismo do Litoral

Pelo segundo ano consecutivo,  a Abrasel PR participou do Festival de Turismo do Litoral, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto, em Matinhos.

Na sede da UFPR do Litoral, um dos locais onde o Festival aconteceu, foi montada a Arena Gastronômica Abrasel, com aulas shows de chefs do litoral, convidados e apresentados pelo Sesc Matinhos e do Centro Europeu de Curitiba. Os Chefs Washington Silveira e Iracema Bertocco apresentaram as receitas que fizeram parte do Festival Brasil Sabor 2013, que também estão no livro ‘O Segredo dos Chefs’. O livro estará a venda durante o Festival por R$ 29,90.

O Festival reuniu empresários do setor e tem como principal objetivo promover o turismo no Litoral do Estado. Durante os três dias de evento, além das aulas shows, serão realizadas também feiras, palestras, oficinas, exposições e apresentações culturais.

Este ano o Festival aconteceu nas instalações da UFPR Litoral e no Caiobá Praia Hotel. Confira a programação da Arena Abrasel, que estará com os parceiros Adega Brasil, La Violetera, Água Serra da Graciosa, Sesc Senac, Matinhos –Paraná e Centro Europeu.

Programação:

Dia 30/08 (sexta-feira)

Chef Kaio Trevisan*
Prato:  Cambira ( prato típico de Pontal do Paraná a base de peixe defumado).

Chef Mario Meireles
Prato:Marisco Lambe Lambe (prato à base de Marisco original de Paranaguá).

Chef Nereu de Oliveira
Prato : Ostra com gorgonzola e mel( prato à ostras nativas de Guaratuba e representante o Sìtio Sambaqui e associação Cultimar   .
Mâitre Fernando Flores para execução de 3 drinques harmonizando com os preparos para divulgação do curso de Garçom.
Alunos de Garçom e Barista participam da Arena Gastronômica realizando o atendimento dos empresários.

Dia 31/08 (sábado)

Chef Washington Silveira (Centro Europeu)
Prato:  Siri ParanáIndia

Chef Iracema Bertocco (Centro Europeu)
Prato: Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde Orgânica




Mercado Vintage Local: Galeria Lúdica


 Nos dias 7 e 8 de setembro acontece a terceira edição do Mercado Vintage na Galeria Lúdica. Agora com mais opções de marcas, essa edição traz ainda uma novidade: venda direta de consumidor para consumidor.
Serão duas opções de sebos (Releituras e o Joaquim Livraria e Sebo), cinco brechós selecionados (Theodora, Lavô tá Novo, Trinca Z, Libélula e Balaio de Gato), uma loja de acessórios de inspiração retrô (FuChik) e ainda um pequeno espaço para venda direta de consumidor a consumidor feita pelas jornalistas do Bureau Dani Brito.
O evento acontece no sábado das 16h à meia noite e no domingo das 16h às 19h. "Quem gosta de achados e exclusividade, provavelmente vai se achar no Mercado Vintage, nosso diferencial - além do horário e local - é a variedade de produtos e as roupas selecionadas, limpinhas como novas", garante a organizadora do evento Silvia Henz. 
Roupas vintage e retrô para eles e para elas, livros difíceis de achar, raridades em discos de vinil, acessórios moderninhos ou antiguinhos devem atrair, como nas primeiras edições, um público de 400 pessoas.
Além da venda dos produtos, a Galeria estará com a cozinha aberta para servir os tradicionais hambúrgueres da casa. E para aqueles que vierem com visual vintage (com roupas e acessórios das décadas de 20,  30, 40, 50 e 60) ganham 10% de desconto nos drinks.
Farão parte dessa edição:
Libélula – Brechó montado por estudantes de moda, traz peças vintage e retrô selecionadas, cuidadosamente lavadas, reformadas e, por vezes, customizadas. Oferece uma variedade interessante de acessórios como óculos, colares, anéis e botões. Produtos para o público masculino e feminino.
Trinca Z – Brechó de Alma Vintage. A seleção de vestidos, bolsas, colares, luvas, sapatos inspira glamour para as mulheres e homens clientes da marca. Verdadeiras preciosidades que parecem terem sido furtadas do baú das nossas avós.
Fu Chik - A Fu Chik é uma marca de acessórios que há seis anos segue as principais tendências do mercado. A marca atende a um público irreverente que gosta de ousar e que acredita que o acessório é fundamental para o look. Seus principais acessórios são as bandanas, faixas, turbante e tiaras que fazem sucesso com jovens entre  0 e 99 anos.
Balaio de Gato - Roupas de todos os jeitos, formas e estilos. Fruto de muita nostalgia, também tem peças contemporâneas, acessórios, decoração e coisas antigas do tempo da vovó.
Joaquim Livraria e Sebo - Livros e discos novos e usados. A Joaquim trabalha com títulos especiais, principalmente na área de artes, música, design e moda. Os discos de vinil também são atração à parte no quesito raridade.
Sebo Releituras - O Sebo Releituras inaugurou sua primeira loja no Bairro do Portão em 2005 (em frente ao Colégio Pedro Macedo). Três anos depois abriu uma loja no centro de Curitiba (atrás da Catedral). As vendas pela Internet foram iniciadas há mais de três anos. Tem aproximadamente 200 mil livros no acervo, mais revistas, gibis, CDs, DVDs, entre eles algumas raridades.
Theodora - O brechó Theodora oferece roupas pra lá de estilosas para fashionistas de todas as idades. Blazers de várias cores, lenços, camisas com cortes diferentes, bolsas estruturadas e várias outras "peças bapho" para agradar as moças mais exigentes.
Lavô tá Novo - Nem só de grandes marcas se faz um grande brechó. O Lavô tá Novo cresce na diversidade. Peças vintage de marcas famosas conversam com peças atuais. Para fechar muito estilo e uma dose de bom humor.
Sobre a Galeria Lúdica - Situada na região boêmia do São Francisco, a Galeria Lúdica é uma espécie de pré-balada com espaço multicultural que abriga hamburgueria, bar, loja e galeria de arte. O lugar promove festas, eventos e valoriza a street art feita por artistas locais. Também  já tem tradição com o Karaokê Lúdico que ocorre duas vezes por mês.
Drinks, soft drinks (alguns com café), cervejas nacionais e importadas, porções e receitas originais e exclusivas são os diferenciais do cardápio da Galeria. Destaque para os hambúrgueres gourmet grelhados de carne ou frango. Para os vegetarianos há a opção de hambúrguer de mandioca. O cliente escolhe uma das montagens dos sanduíches que levam nomes de artistas mundiais da cena Street Art, como Os Gêmeos ou Tara McPherson, que empresta seu nome a uma salada.
Serviço
Mercado Vintage
Local: Galeria Lúdica
Endereço: Rua Inácio Lustosa, 367 | São Francisco
Data e horário: Sábado 07/09 –  das 16h às 00h | Domingo 08/09  - das 16h às 20h
Entrada gratuita