Simões de Assis Galeria de Arte apresenta Forma e Presença
Com Angelo Venosa, Elisabeth Jobim, Iole de Freitas, José Bechara e Manfredo de Souzanetto
)Uma provocadora tensão sobre os limites existentes entre a pintura, a escultura e a arquitetura. No dia 21 de março, às 20h, acontece a abertura da exposição coletiva Forma e Presença, na Simões de Assis Galeria de Arte. De acordo com o curador da mostra, Marcus Lontra, trata-se não apenas de tornar permeáveis as fronteiras físicas desses três elementos, mas também, e não menos importante, seus limites conceituais. “Os objetos e instalações concebidas pelos artistas se situam nas fronteiras do que chamamos de arte e vida”. Lontra é ex diretor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e atual curador do Museu de Arte Moderna da Bahia.
Cinco grandes artistas compõe Forma e Presença. Em seus objetos, Angelo Venosa associa materiais e imagens do mundo natural aos artigos e processos industriais. O artista concebe obras curvilíneas que remetem, em sua maioria, a estruturas ósseas. Já Elisabeth Jobim estuda exaustivamente as pedras irregulares que encontra no Rio de Janeiro e as converte em pintura sob a forma de belas composições geométricas.
A relação entre arquitetura e escultura aparece claramente na obra de Iole de Freitas, com trabalhos que se afirmam no dinamismo visual de formas curvilíneas habilmente desconstruídas pela artista no espaço. Em José Bechara, destaque para a exploração e diversidade de novos processos e materiais: lonas de caminhão, pele bovina, chapas ferruginosas ou ainda artigos do mobiliário doméstico são convertidos em aparatos artísticos. A exposição fica completa com os objetos de Manfredo de Souzanetto, que dialogam tanto com a tradição da pintura quanto da escultura e das artes utilitárias. Suas obras remetem às artes gráficas e ao design e arquitetura modernistas.
De acordo com o curador todos esses artistas têm a compreensão do real papel do espectador na arte contemporânea, o de figura ativa, interlocutor ou recodificador de significados, não apenas um receptor de mensagens. “Suas obras geralmente desempenham uma presença teatral, que solicita do público uma interação sensorial e temporal mais ampla”, comenta Lontra. Ele destaca, ainda, que esses artistas estabelecem uma sensível ponte entre os tempos. “Eles compreenderam o legado oriundo do passado como base e alavancaram para projetar esteticamente obras comprometidas com a inquietude e com a velocidade do mundo contemporâneo”.
Em tempo:
Mostra Forma e Presença
Curadoria: Marcus Lontra
Artistas: Angelo Venosa, Elisabeth Jobim, Iole de Freitas, José Bechara e Manfredo de Souzanetto.
Local: Simões de Assis Galeria de Arte – Alameda Dom Pedro II, 155, Batel – tel 41- 3232-2315
Data: 21 de março a 20 de abril de 2013
De segunda à sexta das 09:30 às 19:00h. Aos sábados das 10:00 às 18:00h
_______________________________________________________________________________
3ª edição do Curitiba Social Media.
Já começaram os preparativos para a 3ª edição do Curitiba Social Media (CSM), que acontece dia 18 de maio. Realizado pelo Centro Europeu e idealizado por Sandro Rodrigues, especialista em marketing digital e professor do Centro Europeu, o CSM é o maior evento de cultura digital do sul do país.
Maurício Cid, do blog “Não salvo”, o vlogueiro e VJ da MTV Brasil PC Siqueira, e o chargista Maurício Ricardo, já confirmaram presença. Nos próximos dias, a organização deve anunciar o nome de outras importantes personalidades do meio, que participarão das discussões sobre tecnologias e últimas tendências do mercado digital. As novidades este ano, também envolvem a programação.
As atividades acontecem no Estação Business School, localizado no 5º andar do Shopping Estação. O evento conta ainda com o apoio do Instituto Municipal de Turismo (IMT).
___________________________________
Empreendedores lançam o BeerMonks
Clube de Cervejas Especiais visa ampliar o conceito de beber cerveja
Com o mercado cervejeiro aquecido, e o paladar cada vez mais apurado da população, os clubes de assinaturas de cervejas especiais são uma nova alternativa para os consumidores que procuram comodidade, serviços diferenciados e exclusividade. Atualmente, este tipo recente de associação é responsável pela movimentação de milhares de garrafas de cervejas especiais que percorrem o Brasil sem passar pelos supermercados e lojas especializadas.
Apostando neste modelo inovador, os empreendedores André Amarante, Fernando Pellanda e Victor Silva criaram recentemente o BeerMonks. O clube de assinaturas de cervejas especiais visa proporcionar a seus associados momentos únicos e experiências marcantes ligadas ao consumo das melhores cervejas do mundo.
Para fazer parte deste clube os clientes devem acessar o site www.beermonks.com.br e escolher entre os planos de assinaturas para receber 2, 4 ou 6 garrafas de cervejas especiais todos os meses. Além das garrafas de cervejas especiais do Brasil e de todo o mundo, os clientes recebem também a revista BM Magazine, publicação mensal restrita aos sócios do clube com conteúdo diversificado sobre as particularidades de cada cerveja, harmonizações, variedades e informações.
O grande diferencial do BeerMonks é o fato de ter em seu quadro de colaboradores o beer sommelierbelga, Sebastién Timmermmans, que presta o serviço de seleção e escolha dos rótulos mensais, diretamente da Bélgica e exclusivamente para o clube. As cervejas são selecionadas por sua notoriedade, reputação, conceito e raridade. Todos os meses 2 novos rótulos são enviados aos sócios.
A conveniência e a chance de explorar inúmeros rótulos com a orientação de especialistas também é o que atrai adeptos. Segundo Victor Silva, “o objetivo é oferecer um serviço premium para que o consumidor receba no conforto de sua casa as melhores cervejas de todo o mundo”. A estratégia do clube é se associar a outros nichos de mercado como gastronomia, esporte, música e eventos, proporcionando aos associados diferenciais únicos no mercado. “Os assinantes desejam muito mais do que apenas receber cervejas especiais em sua casa, eles querem uma experiência marcante associada ao seu momento de lazer”, acrescenta Victor.
Apostando nesta tendência, o clube firmou parcerias com nomes conhecidos no mercado, como exemplo, o sommelier e chef de cozinha com formação na Bélgica, Allan Cunha, responsável pela coluna de gastronomia da revista, que traz receitas criadas exclusivamente para harmonização das cervejas.
Com forte crescimento nos últimos três anos, os clubes de assinaturas de cervejas especiais estão em expansão, assim como o e-commerce, já bem popular no Brasil. De acordo com a e-bit - empresa especializada em informações do comércio eletrônico - em 2013 o mercado brasileiro de vendas online deve apresentar um crescimento de 25%, chegando a um faturamento de R$ 28 bilhões.