Parlapatões transpõem para o palco o universo
rock n’roll de Angeli
Uma das estreias nacionais da Mostra deste ano do Festival de Curitiba, Parlapatões Revistam Angeli transpõe para o palco o cultuado universo do cartunista Angeli e sua alegoria de personagens peculiares, como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Meia Oito, Os Skrotinhos, dentre outros, que ganham vida em um formato até então inédito, o do teatro. Dirigido por Hugo Possolo, um dos fundadores dos Parlapatões, o espetáculo é uma comédia que recria situações e histórias extraídas das HQs e tirinhas do cartunista em esquetes que preservam o humor do artista em uma espécie de “revista rock n’roll teatral”.
Aliás, este é jogo que propõem os Parlapatões, o de transformar o palco em uma revista em quadrinhos na qual os personagens ganham vida em cenários projetados que reproduzem os cenários das tirinhas do cartunista, que também é representado em cena na figura de um “Angeli em crise”, uma espécie de fio condutor da narrativa da peça. “São dos pensamentos deste cartunista perturbado que surgem os seus personagens, personificados em blocos separados, preservando as particularidades e o humor que caracterizam cada um deles”, explica Possolo.
Um dos destaques da montagem, a trilha sonora é outro fio condutor da narrativa. Composta especialmente para o espetáculo, ela ganha a assinatura de Branco Mello, do Titãs, e Emerson Villani, do Funk Como Le Gusta, a convite do diretor Hugo Possolo. Ao todo, seis canções foram compostas para a peça, todas baseadas no universo de Angeli.
Pegada rock n’roll
Coproduzido pelo Festival de Curitiba e pelo Itaú Cultural, o espetáculo é uma homenagem de um dos mais importantes grupos cômicos do Brasil, os Parlapatões, a um dos artistas mais originais e polêmicos que o país viu se desenvolver a partir da década de 1980, segundo Possolo. A ideia da montagem, inclusive, partiu do diretor, fã confesso do cartunista. “Mas o que nos levou, mesmo, a entrar de cabeça no universo do Angeli e querer levá-lo para o palco foi a identificação que os Parlapatões têm com a pegada rock n’roll dele”, revela.
“O humor que produzimos tem muita ligação com o humor irônico e sem cerimônia que ele faz; um humor extremamente político, mas sem ser panfletário ou partidário. Nosso espírito de trabalho tem muito a ver com esta atitude que, também, define a linguagem deste espetáculo”, conta o diretor.
Para a elaboração do roteiro, Possolo desempenhou uma longa pesquisa, além de ter acesso ao arquivo pessoal de Angeli, que autorizou a montagem. Ainda assim, a principal referência para a concepção da peça são as histórias publicadas na icônica revista Chiclete com Banana, criada pelo cartunista em 1983, e um “ícone cultural da década de 1980”, de acordo com o diretor.
A montagem de Parlapatões Revistam Angeli está em plena produção em São Paulo e tem estreia nacional na Mostra deste ano do Festival de Curitiba, com apresentações nos dias 27 e 28 de março, no Teatro Marista. Depois, o espetáculo segue com apresentações em São Paulo, pelo Itaú Cultural.
PARLAPATÕES REVISTAM ANGELI
FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2013
Teatro Marista
Dias 27 e 28 de março
Faltam 26 dias para o Festival de Curitiba!
Fringe Internacional
O Fringe, mostra que integra o Festival de Teatro de Curitiba, atrai também companhias do exterior interessadas em aproveitar o clima de intercâmbio e a concentração de olheiros e jornalistas em busca de novos talentos. Em 2013, dez atrações virão de Portugal, França, Argentina, Espanha e Moçambique. ‘Monstro - Parte 1: Calamidade’ e ‘Monstro - Parte 2: Hecatombe’; ‘1325’; ‘Histórias de animais para outros que tais’; Temor e Tremor’; ‘Mais uma, mais uma, mais uma, mais uma, mais uma...’; ‘Fiandeira | olhos nos dedos | lã lã lã’; ‘ Tomate a Puro Tomate’; ‘Frente a Frente com Deus’ e ‘Cuidado!, un payaso malo puede arruinar tu vida’ são algumas das muitas opções da mostra.
O Fringe acontece de 27 de março a 7 de abril em 61 espaços diferentes, com mais de 350 espetáculos em cartaz.
‘Monstro - Parte 1: Calamidade’ e ‘Monstro - Parte 2: Hecatombe’ - http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/492/Fringe/Experimental/Monstro_Parte_1_Calamidade
‘Histórias de animais para outros que tais’ –
‘ Temos e Tremor’ - http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/460/Fringe/Drama/Temor_e_Tremor
‘Mais uma, mais uma, mais uma, mais uma, mais uma...’ http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/86/Fringe/Drama/Mais_uma_mais_uma_mais_uma_mais_uma_mais_uma
‘Frente a Frente com Deus’ - http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/89/Fringe/Comedia/Frente_a_Frente_Com_Deus
‘Fiandeira | olhos nos dedos | lã lã lã’ - http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/17/Fringe/Infantil/Fiandeira_olhos_nos_dedos_la_la_la
‘Tomate a Puro Tomate’ - http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/423/Fringe/Comedia/Tomate_a_Puro_Tomate
‘CUIDADO!, un payaso malo puede arruinar tu vida’ –
'A Música e a Cena' tem novo diretor
‘A Música e a Cena’, espetáculo musical com a cantora Cida Moreira que é uma das atrações da Mostra 2013, está sob nova direção. O ator e diretor Gilberto Gawronski vai assinar a direção cênica da montagem, que terá estreia nacional no Festival de Curitiba. Ele substitui Murilo Hauser.
Gawronski tem destacada carreira nas artes cênicas, no Brasil e no exterior, e inúmeras premiações, entre elas o Prêmio Mambembe de melhor ator em 1990, Prêmio Sharp de melhor direção em 1998, além de ter dirigido espetáculos vencedores dos prêmios Shell, Mambembe, APCA e Qualidade Brasil em diversas categorias. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, ele conta com várias participações no Festival de Curitiba.
Em ‘A Música e a Cena’, a cantora Cida Moreira põe sua voz a serviço de grandes números compostos para óperas e musicais, reunindo um repertório que inclui, entre outros nomes, Gerschwin, Kurt Weil e Chico Buarque.
Um problema de incompatibilidade de agendas impediu Murilo Hauser de prosseguir na direção cênica, como estava previsto inicialmente.
O espetáculo, que é coproduzido pelo próprio Festival de Curitiba, tem apresentações dias 2 e 3 de abril, às 21h, no Guairão.
O Festival também movimenta o turismo
O Festival de Curitiba recebe um painel especial no 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade, evento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná – ABIH-PR, realizado dentro ao 19º Salão Paranaense de Turismo. No painel, que tem início às 16h30, o diretor do festival, Leandro Knopfholz, conta a trajetória do evento que chega a sua 22ª edição em 2013 com uma estimativa de público de 200 mil pessoas, 15% delas vindas de fora de Curitiba.
A edição deste ano do Festival de Curitiba terá cerca de 445 espetáculos e eventos diversos realizados em 76 espaços da capital paranaense, reunindo mais de 3 mil artistas e envolvendo, na produção, cerca de 700 pessoas, direta e indiretamente. O 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade integra o 19º Salão Paranaense de Turismo, que acontece de hoje (sexta, 01/3) até amanhã (sábado, 02/3) no Expo ExpoUnimed (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido). Mais informações no site do evento: http://www.abihpr.com.br/encontroparanaensedehospitalidade/.