quinta-feira, 17 de maio de 2012

Divas Vintage de diversas décadas.



Um passeio por diversas décadas
 
Essa é a proposta da Coleção de Inverno da Morana que traz peças inspiradas nos estilos Divas Vintage, Country Style e Gotvibar

A grife de acessórios Morana, localizada no Shopping Mueller, está com uma Coleção de Inverno repleta de novidades. Para mulheres únicas e cheias de estilo, as peças abusam de elegância em designs exclusivos que prometem surpreender os gostos mais apurados.
O tema Divas Vintage abrange o glamour e a feminilidade das décadas de 20 a 70, trazendo desde peças trabalhadas em resina, metais, correntaria, pedrarias e strass (anos 20), passando por formas geométricas em colares, braceletes, anéis e brincos (anos 60), até colares com plumas, anéis em animal print e peças que misturam couro com metal (anos 70).
Já o Country Style, inspirado no faroeste americano dos índios navajos, traz elementos como plumas, pedras (naturais e sintéticas), tramas de couro e camurça, franjas em couro e correntes com banhos envelhecidos. Por fim, o Gotvibar, que é uma contração dos estilos grunge, gótico/vitoriano, barroco e rock, traz como resultado um mix moderno que se revela romântico dark, barroco modernista e grunge. Seja qual for o seu estilo, o importante é escolher o acessório que mais combine com você.

IX PRÊMIO JOÃO TURIN



DIVULGADOS OS FINALISTAS DO IX PRÊMIO JOÃO TURIN
Obras de pintores paranaenses inspiraram novos talentos da moda no estado
A comissão avaliadora do IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda reuniu-se, na última quinta-feira, dia 10, no Solar do Rosário, em Curitiba, para definir os 12 finalistas do concurso. Tendo como tema Pincéis e Carretéis, com inspiração em obras de pintores paranaenses, nascidos ou residentes no estado, mais de 150 trabalhos participaram desta edição do PJT.

Participaram da comissão: os designers de moda Alexandre Linhares, Beatriz Blohm e Gabriela Abdulmassih; os jornalistas Roberto Couto, Adélia Lopes e Rafaela Tasca; a galerista Zilda Fraletti e a artista plástica Maureen Miranda.




Os 12 finalistas do IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda são:
1-Bianca Scardazzi Pozzi, curso Design de Moda, Universidade Estadual de Londrina;
2-Bruna Galliano, curso Design de Moda, Universidade Positivo;
3-Danielle C. Lorurro de Macedo, curso Técnico em Design de Moda, TECPUC;
4-Flaviane Aparecida da Silva Martins dos Santos, curso Design de Moda, Universidade Tuiuti do Paraná;
5-Francielle de Camargo Bolsok, curso Design de Moda, Universidade Estadual de Londrina;
6- Kassia Kristina Komiji, curso Design de Moda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Apucarana;
7- Luan Gustavo Rodrigues, curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, Senai/PR;
8- Matheus Bouard Galvão, curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, Senai/PR;
9- Ricardo Luiz Freire de Menezes Jr, curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, Senai/PR;
10- Rodolfo Schmidt Azevedo, curso Técnico em Design de Moda, TECPUC;
11-Taisa Delazzeri Custódio, curso Design de Moda, Centro Europeu;
12-Vinicius Silvestre Custódio, curso Design de Moda, Universidade Estadual de Maringá, Campus Cianorte.
COMISSÃO AVALIADORA
A comissão avaliadora do IX Prêmio João Turin foi integrada por designers de moda, jornalistas especializados em moda e profissionais ligados às artes plásticas. Os 12 finalistas do concurso foram definidos a partir de três itens de análise: criatividade, fidelidade ao tema e adequação de materiais. 
Participaram da comissão: os designers de moda Alexandre Linhares, Beatriz Blohm e Gabriela Abdulmassih; os jornalistas Roberto Couto, Adélia Lopes e Rafaela Tasca; a galerista Zilda Fraletti e a artista plástica Maureen Miranda.
Segundo os idealizadores e coordenadores do concurso, Paulo Martins e Nereide Michel, mais uma vez o Prêmio surpreendeu pela adesão e a qualidade das propostas apresentadas. Os participantes puderam expressar sua criatividade aliando moda e arte a partir da pesquisa no variado universo de inspirações dos pintores paranaenses. De Andersen a Miguel Bakun, de Rogério Dias a André Mendes e de Raul Cruz a Poty, foram dezenas de artistas que serviram de tema para os trabalhos.
Desde sua primeira edição, em 2003, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda tem como objetivo estimular a pesquisa em temas da cultura paranaense e promover o talento de novos profissionais para o mercado de moda. Os 12 finalistas apresentarão suas criações em um desfile temático – Pincéis e Carretéis –, integrando  o line up do Paraná Business Collection, no dia 30 de junho, quando será conhecido o grande vencedor da 9ª edição do concurso.
Dos cursos de moda envolvidos no IX PJT, 17 instituições participaram com trabalhos de seus alunos: Curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, Senai/PR; Design de Moda, Universidade Tuiuti do Paraná; Design de Moda, Centro Europeu; Design de Moda, Universidade Positivo; Design de Moda, PUC/PR; Curso Técnico em Design de Moda, TECPUC; Curso de Moda, Senac/PR; Design de Moda, Faculdades Integradas Camões; Design de Moda, UNIANDRADE; Design de Moda, CESUMAR; Design de Moda, Universidade Estadual de Londrina; Design de Moda, UNIPAR/Cascavel; Design de Moda, UNIPAR/Cianorte; Design de Moda, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Cianorte; Curso Técnico em Produção de Moda, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus  Irati; Design de Moda, União Dinâmica de Faculdades Cataratas e Design de Moda e Curso Especialização em Moda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus  Apucarana.
SERVIÇO
Paraná Business Collection

6º PBC
A 6ª Edição – Verão 2012/2013 será de 26 a 30 de junho e terá em sua programação desfiles de lançamento de coleções, a Mostra Ideia Moda e eventos paralelos como o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, oficina de criação, seminários e palestras. Nesta edição, não haverá o Showroom de Negócios. 

Local: Centro de Eventos FIEP (Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR).

Realização: FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná e SEBRAE/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná).

Sindicatos: Alfaiatarias - Paraná / Couro – Paraná / Sinditêxtil – Paraná / Sinditêxtil – Londrina / Sivale – Apucarana / Sindiwest – Cascavel /  Sinveste – Cianorte / Sindvest – Curitiba / Sivepar – Londrina / Sindvest – Maringá / Sinvespar – Sudoeste. 

Coordenação geral: OX Comunicação de Moda (Paulo Martins) e NaModa Comunicação de Estilo (Nereide Michel).

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Antenas News


O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo lança calda de frutas do bosque


O que já era delicioso ficou ainda melhor. O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo acaba de lançar uma combinação de frutas frescas e naturais que combina perfeitamente com o delicioso pedaço de bolo.  Servida como acompanhamento, a calda de frutas do bosque é composta por três sabores diferentes: morango, amora e framboesa. O cliente que passar na loja do Shopping Mueller poderá degustar na hora ou comprar o pote com 250g de calda para levar para casa.
No O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, o bolo é degustado em três versões: meio amargo, com 70% de cacau, tradicional, com 53%, e Zero Açúcar. As fatias podem ser acompanhadas por vinho do porto tinto envelhecido, de uma xícara de café Illy ou do blend de chá exclusivamente criado pela Loja do Chá Tee Gschwendner, servido quente ou gelado.

Serviço:
O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
Piso ML
(41) 3044-5417






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CONCRETE BLONDE CANCELA SHOW EM CURITBA
A produção da banda Concrete Blonde anunciou hoje o cancelamento do show em Curitiba e em Porto Alegre, afirmando que houve um acidente com um membro da banda que resultou em emergência médica e na impossibilidade de viagem ao Brasil. A banda se apresentaria sexta-feira, dia 18 de maio, durante o festival Lupaluna. A organização do Lupaluna informa que os demais shows estão mantidos.

Quem tiver interesse em trocar o ingresso de sexta-feira pelo ingresso de sábado deve ir até os quiosques do Disk Ingressos para fazer a mudança. Para a devolução do ingresso e ressarcimento do valor pago é preciso enviar, até sexta-feira (18), um e-mail para http://bmail.uol.com.br/compose?to=atendimento@lupaluna.com.br com nome completo, RG, CPF, forma de pagamento e o número do código de barras impresso no ingresso.
A partir do dia 21, próxima segunda-feira, a devolução do dinheiro será feita nos quiosques do Disk Ingressos (shoppings Estação, Mueller e Palladium), mediante apresentação do e-mail enviado e do ingresso. Para quem não comprou em Curitiba, após o envio do e-mail, é preciso entrar em contato pelo telefone (41) 3315-0808 para mais informações.

Lançamento

Logo mais as 19 horas  Lançamento dos calçados
Raphaelle Booz LOOK BOOK outono Inverno 2012 Shopping Palladium com a presença do ator global  Carlos
Casa Grande,coquetel em grande estilo.

Instalação para Universidade Positivo



 

 
Atelier UM+D cria instalação para Universidade Positivo mesclando arte e arquitetura

           
Um comentário sobre o desdobramento do espaço. Essa é a ideia que a instalação [Des]dobrar, criada pelo Atelier UM+D, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo pretende transmitir para quem passar pela universidade.
            A estrutura foi construída com dezenas de totens espelhados em aço inox, posicionados ao lado do Bloco de Arquitetura e que se movimentam conforme a passagem de pessoas, através de motores e sensores automatizados. O trabalho relaciona arquitetura e arte, transmitindo uma experiência sensorial única!
            A concepção e o projeto arquitetônico foram feitos pelo Atelier UM+D: Gustavo Utrabo, Pedro Duschenes, Juliano Monteiro, Ernesto Bueno, Lucas Issey e Hugo Loss (sociólogo). Já a estrutura foi desenvolvida pelo engenheiro Ricardo Dias e a produção cultural foi de Wellington Gutti. Também participaram do projeto os professores da Universidade Positivo Gisele Pinna, Adriano Dorigo, Alexandre Ruiz e Haraldo Freudenberg, e os alunos Bruna Fabre, Eduardo Witt, Gabriela Casagrande, Marcelo Loro e Marcela Furtado.
“Nossa intenção é mostrar que não existe uma alternativa única e sim a multiplicidade de escolhas e soluções”, afirma Gustavo Utrabo. O projeto cria uma experiência singular com o intuito de abrir a percepção do visitante à multiplicidade de realidades transitórias e conexões possíveis. A interatividade na obra visa ressaltar como a percepção é um processo ativo no qual o sujeito constrói e é construído pelo mundo a sua volta. O visitante não é um espectador neutro, ele deve poder influenciar diretamente sua própria experiência e a dos outros e ter consciência do espaço que o cerca. “É uma pausa para olhar ao redor, uma visão crítica do cotidiano”, explica Pedro Duschenes.
Os arquitetos responsáveis pela obra afirmam que a própria arquitetura é influenciada por vários outros campos de conhecimento, como a ciência, economia, política, filosofia e arte. “E passeando pela instalação, conforme a luz do dia e o movimento dos totens, as pessoas serão afetadas por essas conexões momentâneas”, diz Juliano Monteiro.
            A instalação [Des]dobrar pode ser vista a partir do dia 16 de maio, na Universidade Positivo. A entrada é gratuita. Para marcar a abertura da visitação, os arquitetos do Atelier UM+D farão uma palestra na Universidade, dia 16 de maio, às 10h.

Serviço:
(41) 3095 4222
R. Trajano Reis 40, cj 12
Curitiba - PR

Linkados na casa Cor 2012.



Brilho
 na Casa Cor
Verdadeiras obras de arte iluminarão 19 ambientes da Casa Cor Paraná 2012. As peças, escolhidas a dedo pela lighting designer Adriana Sypniewski para cada ambiente, são de marcas conceituadas como Mantra, Accord e Prime, e podem ser encontradas na Grey House Iluminação. Entre os espaços que trarão as novas tendências em iluminação, estão o Salão de Jantar assinado pelo arquiteto Ivan Wodzinsky, a Galeria, projetada pelos arquitetos Fernando Schwertner e Rafael Carvalho, e o Hall e Toilette Feminino, da dupla Sabina Bottarelli e Marina Canhadas. A Suíte do Casal ganhou projeto dos arquitetos Jeslayne Valente e André Menin e a Sala do Artista é criação das profissionais do escritório de arquitetura ArqTriade, Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn.

 Coluna Estalacta, da Mantra, para o ambiente dos arquitetos Fernando Schwertner e Rafael Carvalho
 Lustre da Pier, que estará no ambiente dos arquitetos Jeslayne Valente e André Menin




 Lustre Majestic, da Prime, completa o ambiente do arquiteto Ivan Wodzinsky






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Début na Casa Cor Paraná 2012

As arquitetas e light designers Carla Grüdtner e Cláudia Dall’Stella iniciaram o segundo trimestre de 2012 em grande estilo. Responsáveis pelo projeto do “Hall de Entrada” da Casa Cor Paraná 2012, elas apostam no estilo Retrofit para promover uma viagem à Europa clássica com um toque contemporâneo. As profissionais assinam ainda o projeto do paisagismo externo da loja Novit Light Design – que inaugura em junho deste ano como nova opção sofisticada de iluminação em Curitiba. Um luxo!
Serviço: O escritório Carla Grüdtner e Cláudia Dall’Stella Arquitetura e Light Design fica na Rua Padre Anchieta, 1691, sala 1510, no Bigorrilho. O site é www.arquiteturaexpress.com.br e o telefone é (41) 3076-0101.
Crédito das Fotos:                                                                                                                                  









04 - Diego Pisante
                                                                                              







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Zimmermoment!



Carlos Eduardo Zimmermann em obra e em pessoa foi a inspiração das arquitetas Sony Luczyszyn e Cristiane Maciel para o Estar do Artista, da Casa Cor 2012. Como acontece no próprio atelier do renomado paranaense, esse sutil espaço exibe uma provocação em cores por meio dos quadros surreais, enquanto o mobiliário da Ton Sur Ton cria uma atmosfera contemporânea e intimista.

terça-feira, 15 de maio de 2012


Artes
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Edénei Brizot terá obras expostas no BRDE

Esta será a segunda vez que a artista plástica tem suas obras expostas no Palacete dos Leões

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abre as portas do seu espaço cultural em Curitiba, o Palacete dos Leões, para a artista plástica Edénei Brizot, com a exposição “Apolíneas Aladas”. O coquetel de abertura será realizado no dia 17 de maio, às 19h. A mostra reúne aproximadamente 59 obras, em formas e tamanhos variados, realizadas a partir de podas e cortes de árvores encontradas nas ruas de Curitiba.
Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brizot começou a trabalhar com esculturas em madeira no Museu Espanhol de Arte Contemporânea em 1987. Para esta próxima exposição, a artista revelou que está em busca do equilíbrio, da dança, da forma da flor e as concebe com formas aladas. “Perceber o entorno, sem ser influenciada pelo fácil, me impulsionou a uma obra inovadora”, concluiu Brizot.
A essência de suas obras é a estética filosófica, com o intuito de despertar no público o sentido maior da natureza. Mesmo com quase nenhuma interferência de cor e muitas delas preservando a sua forma original, as esculturas representam a força natural da alma da madeira, como se cada uma estabelecesse um diálogo com as demais e, ao mesmo tempo, uma reflexão.
Palacete dos Leões

Considerado um dos espaços culturais mais nobres da capital paranaense por artistas e críticos, o Palacete dos Leões por si só é uma obra de arte. Construído em 1902, o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Inaugurado em junho de 2005 como Espaço Cultural BRDE, o casarão já recebeu artistas dos mais variados segmentos. Além do incentivo a exposições, também o espaço também é propício para apresentações musicais e lançamentos de livros.
Serviço
            O Palacete dos Leões fica na Avenida João Gualberto, 570, no Bairro Alto da Glória, em Curitiba. O local possui estacionamento próprio e gratuito e a exposição estará aberta para visitação das 12:30h às 18h.

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Samba

Na última quinta-feira-feira (10.05), o cantor Thiaguinho esteve em Curitiba para conferir, pela primeira vez, a sua casa WS Brazil, inaugurada no final de abril, em parceria com o Grupo Wood´s. Aproveitou a oportunidade para dar uma palinha no palco. “A WS ficou demais. Parabéns aos meninos do Grupo Wood´s. É disso que eu estou falando!”, brincou no palco. O cantor chegou de surpresa e levou todo mundo ao delírio. Em uma das fotos, Thiaguinho autografa um dos instrumentos expostos na casa.


Crédito de foto:  Fabiano Hugen Esnarriaga

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Homens de sorte
ParkShoppingBarigüi sorteou na manhã desta terça-feira (15) os dois carros Mercedes-Benz Classe C 180 Turbo Coupé da promoção de Dia das Mães
O cardiologista José Carlos E. Tarastchuk e o estudante de Economia Lucas Muller foram os ganhadores das duas Mercedes-Benz C 180 Coupé sorteadas nesta terça-feira (15) pela promoção de Dia das Mães do ParkShoppingBarigüi.
Após uma noite inteira de plantão médico, Tarastchuk foi acordado pelo telefonema da gerente de marketing do ParkShoppingBarigüi, Silvia Pires Omairy, com a notícia de que havia ganho uma Mercedes-Benz. "Sempre participei das promoções do shopping, mas não esperava ganhar. Foi uma grande surpresa”, afirmou. Ele concorreu com cinco cupons e vai comemorar com a mulher e os filhos o presente de Dia das Mães que a família ganhou. Depois, decide se ficará ou não com o carro.
Assim como Tarastchuk, Lucas Muller também não esperava ser sorteado. “Nunca vi alguém conhecido ganhar nesses sorteios e, por isso, não acreditava muito. Agora, a história mudou”, destaca o jovem estudante, que não vê a hora de desfilar com sua Mercedes branca. Ele depositou sete cupons na urna e comprou nas lojas Broksfield e Centauro.
Ao todo, mais de 54 mil cupons concorreram ao sorteio de Dia das Mães do ParkShoppingBarigüi, comprovando o sucesso da campanha.

Sobre o ParkShoppingBarigüi
Com investimentos de R$ 220 milhões, o ParkShoppingBarigüi foi inaugurado em 12 de novembro de 2003 para proporcionar uma experiência de consumo diferenciada em Curitiba. Atualmente, o empreendimento pertence a Multiplan Empreendimentos Imobiliários S/A, J. Malucelli Administradora de Bens Ltda, e Deneli Administração e Participações Ltda. Referência em lazer, entretenimento e consumo, o ParkShoppingBarigüi é a operação da Multiplan que registra um dos melhores desempenhos na maturação do projeto e consolidação no mercado. Primeiro empreendimento da Multiplan na região Sul do país, o shopping revelou-se um sucesso desde a comercialização. Em seu primeiro ano de funcionamento, consolidou-se como pólo de desenvolvimento da Zona Oeste de Curitiba. Considerado um dos empreendimentos mais modernos do país devido aos conceitos arquitetônicos empregados, o projeto integra o meio ambiente à edificação e valoriza as áreas verdes._
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Curitiba ganha mais uma área de proteção ambiental

Localizado no Pilarzinho, Bosque das Corujas tem 5,4 mil m2 de área coberta por floresta nativa. É a 5ª reserva natural da cidade

Na próxima quarta-feira (16), Curitiba vai ganhar a quinta área de proteção ambiental da cidade. Em evento público promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), o prefeito Luciano Ducci oficializará a criação da RPPNM (Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal) Bosque das Corujas.

Localizado no Pilarzinho, o Bosque foi adquirido pelo arquiteto Osvaldo Navaro em 1975 e mantém, até hoje, cerca de 5.400mcobertos de floresta nativa conservada. As medidas para transformar a área do Bosque das Corujas em uma RPPNM começaram em 2008, com apoio técnico da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), por meio do programa Conbio (Condomínio da Biodiversidade).

“Com a criação da RPPNM, toda a biodiversidade da área fica legalmente protegida. É a garantia de que a região do bosque será conservada em sua integridade”, explica Betina Bruel, técnica do programa Conbio na SPVS.

Para Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS, a medida é importante para estimular outros proprietários de áreas particulares. “Áreas como essas cumprem com um importante papel para cidade através dos serviços ambientais que prestam”, explica. Para ele, “Curitiba avança na proteção da biodiversidade quando reconhece e dá apoio ao proprietário que quer manter sua área conservada”.

Além do diretor-executivo da SPVS, o evento contará com a presença de vereadores e demais autoridades municipais ligadas ao meio ambiente e proprietários de áreas com Bosque nativo com intenção de criar RPPNM.

Biodiversidade
O Bosque das Corujas é um importante remanescente florestal de Floresta com Araucária em ambiente urbano, onde é possível encontrar um elevado número de espécies de aves silvestres como o pavó, araponga, tucano-de-bico-verde, os sanhaçus, o saí-azul e espécies típicas da Floresta com Araucária, como a corujinha-do-mato e os jacus. È possível visualizar inúmeras plantas como as orquídeas, bromélias e cactos-de-árvore. Ainda é possível encontrar espécies frutíferas que alimentam os animais da região, como as aroeiras (Schinus terebinthifolia), canjaranas (Cabralea canjerana), caingás (Myrcia hatschbachii), pimenteiras (Capsicodendron dinisii) e, principalmente, a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), que é uma espécie nacionalmente ameaçada de extinção.

SPVS
A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) é uma instituição brasileira, fundada em 1984, em Curitiba. É reconhecida como uma das organizações não-governamentais conservacionistas mais atuantes no Brasil. Uma das características mais acentuadas das atividades desenvolvidas pela SPVS diz respeito à inovação, como prática para incorporar valor às ações de conservação de natureza, estabelecer uma conceituação adequada sobre o tema e dar escala para uma agenda de iniciativas que hoje começam a ser incorporadas nos negócios e percebidas como essenciais às atividades econômicas e à qualidade de vida das pessoas.





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Rede de minissanduíches Vininha inicia expansão nacional por SC

A rede Vininha, especializada em minissanduíches, vai abrir seis franquias em Santa Catarina. As cidades escolhidas são Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul e Itajaí. As lojas serão inauguradas até o fim deste ano.

O Vininha aposta no sucesso dos produtos “mini”, lanches rápidos que envolvem a massa de pão em recheios variados. Depois de assados, os produtos da marca são embalados individualmente e acondicionados em caixas caracterizadas, o que garante que os sanduiches estejam quentes na hora do consumo.

A abertura de franquias em Santa Catarina dá início ao projeto de expansão do Vininha, que nasceu há 10 anos em Curitiba, cidade onde as pessoas chamam a salsicha de ‘vina’. Hoje, a marca tem oito lojas em operação, todas em Curitiba e na Região Metropolitana. Até o fim do ano, a meta é chegar a 35 lojas.

O plano de crescimento do Vininha foi desenvolvido pelo empresário Rodrigo Miranda, diretor-fundador da marca. O projeto ainda estabelece progressão no faturamento. O Vininha pretende mais que dobrar o faturamento de R$ 3,2 milhões obtido no ano passado. A previsão para 2012 é de R$ 7,8 milhões. “Nosso projeto de expansão foi desenhado para uma rede de lojas espalhadas, neste primeiro momento, em dois estados: Paraná e Santa Catarina. No segundo semestre, teremos comercialização de lojas também em São Paulo”, revela.

Franquias
O modelo para expansão adotado pelo Vininha tem duas opções. A primeira é a franquia completa: balcão de loja e também tele-entrega, em uma área que varia entre 50 e 90 metros quadrados, com um investimento de cerca de R$ 130 mil. Mas há também uma segunda opção, a micro-franquia, com área reduzida, de aproximadamente 25 metros quadrados, com atendimento apenas de balcão e investimento previsto de até R$ 50mil. O tamanho de loja vai depender do potencial da região e da cidade, além do nível de concorrência. “Podemos dizer que a micro-franquia cabe em cidades entre 70 e 120 mil habitantes e a loja completa em municípios acima de 150 mil habitantes”, compara Miranda.

O projeto de franquias do Vininha prevê o pagamento de royalties e fundo de propaganda. Rodrigo Miranda estipulou os percentuais para a rede. Os franqueados repassam ao franqueador 6% sobre o faturamento de cada loja. Já as micro-franquias têm um royaltie fixo de mil reais. O acompanhamento das operações das unidades é constante e online. “Sabemos exatamente o status de cada pedido em cada uma de nossas lojas, assim o cliente pode esperar de nossa rede produtos de qualidade com atendimento de excelência”, relata.

O planejamento deste ano do Vininha ainda contempla investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Grande parte destinada para uma fábrica própria, com capacidade de fornecimento para até 50 lojas. Hoje, cerca de 400 mil minissanduíches são produzidos por mês. A capacidade operacional será ampliada. Outra parte deste investimento será destinada à área de marketing, um setor que é tratado como prioridade no Vininha.

História
O porto-alegrense Rodrigo Miranda deixou uma carreira promissora de executivo de marketing, com passagens por empresas de porte como a Claro e a paranaense GVT, para investir em seu sonho de empreendedor. Quando criança, vendia figurinhas que ele mesmo fazia com papel contact. Na vizinhança, comercializava as frutas que sobravam no pomar do seu “abuelo”, seu grande mentor.

O projeto de deixar de ser funcionário para ser chefe consumiu meses de pesquisa de mercado com dados para as tomadas de decisões. Estudos mostraram um nicho de mercado em potencial, dentro da área de alimentação – as reuniões e comemorações em ambientes corporativos pedem lanches rápidos, práticos e saborosos. Com esse foco nasceu o Vininha – Minisanduíches; Miranda vestiu o avental e, com experiências em fornos industriais emprestados de amigos pizzaiolos, chegou a uma receita especial – um pãozinho de massa fina, caseira, que é assado envolvendo os recheios especiais que formam a linha de minissanduíches da empresa. Hoje, as receitas são desenvolvidas e elaboradas por engenheiros de alimento.

Em 2002, o Vininha saiu do forno, como serviço de entrega a domicílio de minissanduíches. A marca curitibana começou com quatro funcionários, trabalhando numa casa de 60 metros quadrados e um motoboy para fazer as entregas. Quatro anos depois, o Vininha deu um passo importante para o crescimento da marca – abriu sua primeira loja num bairro nobre de Curitiba, oferecendo mais sete produtos, entre minissanduíches e sobremesas. Cinco motoboys faziam o delivery. O faturamento mensal chegava a R$ 60 mil. Hoje, com quase 10 anos de vida, 102 funcionários trabalham para atender uma carteira de 50 mil clientes. A equipe é dividida nas áreas de marketing, financeiro e gestão, recursos humanos, operações e callcenter. Para 2012, a previsão é de que o Vininha conte com mais de 250 colaboradores.


Os Smurfs apresentam na capital.



Os Smurfs apresentam espetáculo no Teatro Positivo
As criaturas azuis estão chegando a Curitiba, para apresentação inédita, no grande auditório do Teatro Positivo, com o espetáculo "Os Smurfs: Uma Aventura no Brasil", nos dias 19 e 20 de maio, às 16  horas.  A história acontece na cidade do Rio de Janeiro, passando por pontos como Baía de Guanabara, Corcovado e Floresta da Tijuca, e envolve o público em uma divertida aventura em que os Smurfs estarão no Brasil para salvar a pequena Smurfete das mãos do malvado Gargamel, que a sequestrou para usá-la em um feitiço, que tem o objetivo capturar todos os Smurfs, mas para ser finalizado o vilão busca um ingrediente que só é encontrado no país.
Indicada para todas as idades, a peça foi inspirada em um dos desenhos animados mais famosos no Brasil nos anos 80, e que caiu nas graças das crianças da atualidade depois do grande sucesso no cinema em 2011. A aventura adaptada para o teatroque promete encantar as crianças com seus personagens azuis, conta com apoio multimídia, com vários efeitos especiais, inclusive com um filme feito no laboratório do Papai Smurf.
Serviço:
Local: Teatro Positivo – Grande Auditório
Quando: 19 e 20 de maio de 2012
Horários do espetáculo: 16h
Capacidade de público: 2.400 pessoas por sessão
Ingressos: Platéia superior meia-entrada - R$ 35 e Platéia superior inteira - R$ 65.
Platéia inferior inteira - R$ 85. Platéia inferior meia-entrada  - R$ 45,00.
A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos e com a doação de um quilo de alimento não-perecível. Desconto de 50% no valor do ingresso de inteira para clientes do Cartão Fidelidade Disk Ingressos. *** Ingressos sujeitos a alteração de preço sem aviso prévio.
Informações: 41 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br