Artes
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Edénei Brizot terá obras expostas no BRDE
Esta será a segunda vez que a artista plástica tem suas obras expostas no Palacete dos Leões
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abre as portas do seu espaço cultural em Curitiba, o Palacete dos Leões, para a artista plástica Edénei Brizot, com a exposição “Apolíneas Aladas”. O coquetel de abertura será realizado no dia 17 de maio, às 19h. A mostra reúne aproximadamente 59 obras, em formas e tamanhos variados, realizadas a partir de podas e cortes de árvores encontradas nas ruas de Curitiba.
Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brizot começou a trabalhar com esculturas em madeira no Museu Espanhol de Arte Contemporânea em 1987. Para esta próxima exposição, a artista revelou que está em busca do equilíbrio, da dança, da forma da flor e as concebe com formas aladas. “Perceber o entorno, sem ser influenciada pelo fácil, me impulsionou a uma obra inovadora”, concluiu Brizot.
A essência de suas obras é a estética filosófica, com o intuito de despertar no público o sentido maior da natureza. Mesmo com quase nenhuma interferência de cor e muitas delas preservando a sua forma original, as esculturas representam a força natural da alma da madeira, como se cada uma estabelecesse um diálogo com as demais e, ao mesmo tempo, uma reflexão.
Palacete dos Leões
Considerado um dos espaços culturais mais nobres da capital paranaense por artistas e críticos, o Palacete dos Leões por si só é uma obra de arte. Construído em 1902, o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Inaugurado em junho de 2005 como Espaço Cultural BRDE, o casarão já recebeu artistas dos mais variados segmentos. Além do incentivo a exposições, também o espaço também é propício para apresentações musicais e lançamentos de livros.
Serviço
O Palacete dos Leões fica na Avenida João Gualberto, 570, no Bairro Alto da Glória, em Curitiba. O local possui estacionamento próprio e gratuito e a exposição estará aberta para visitação das 12:30h às 18h.
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Samba
Na última quinta-feira-feira (10.05), o cantor Thiaguinho esteve em Curitiba para conferir, pela primeira vez, a sua casa WS Brazil, inaugurada no final de abril, em parceria com o Grupo Wood´s. Aproveitou a oportunidade para dar uma palinha no palco. “A WS ficou demais. Parabéns aos meninos do Grupo Wood´s. É disso que eu estou falando!”, brincou no palco. O cantor chegou de surpresa e levou todo mundo ao delírio. Em uma das fotos, Thiaguinho autografa um dos instrumentos expostos na casa.
Crédito de foto: Fabiano Hugen Esnarriaga
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Homens de sorte
ParkShoppingBarigüi sorteou na manhã desta terça-feira (15) os dois carros Mercedes-Benz Classe C 180 Turbo Coupé da promoção de Dia das Mães
O cardiologista José Carlos E. Tarastchuk e o estudante de Economia Lucas Muller foram os ganhadores das duas Mercedes-Benz C 180 Coupé sorteadas nesta terça-feira (15) pela promoção de Dia das Mães do ParkShoppingBarigüi.
Após uma noite inteira de plantão médico, Tarastchuk foi acordado pelo telefonema da gerente de marketing do ParkShoppingBarigüi, Silvia Pires Omairy, com a notícia de que havia ganho uma Mercedes-Benz. "Sempre participei das promoções do shopping, mas não esperava ganhar. Foi uma grande surpresa”, afirmou. Ele concorreu com cinco cupons e vai comemorar com a mulher e os filhos o presente de Dia das Mães que a família ganhou. Depois, decide se ficará ou não com o carro.
Assim como Tarastchuk, Lucas Muller também não esperava ser sorteado. “Nunca vi alguém conhecido ganhar nesses sorteios e, por isso, não acreditava muito. Agora, a história mudou”, destaca o jovem estudante, que não vê a hora de desfilar com sua Mercedes branca. Ele depositou sete cupons na urna e comprou nas lojas Broksfield e Centauro.
Ao todo, mais de 54 mil cupons concorreram ao sorteio de Dia das Mães do ParkShoppingBarigüi, comprovando o sucesso da campanha.
Sobre o ParkShoppingBarigüi
Com investimentos de R$ 220 milhões, o ParkShoppingBarigüi foi inaugurado em 12 de novembro de 2003 para proporcionar uma experiência de consumo diferenciada em Curitiba. Atualmente, o empreendimento pertence a Multiplan Empreendimentos Imobiliários S/A, J. Malucelli Administradora de Bens Ltda, e Deneli Administração e Participações Ltda. Referência em lazer, entretenimento e consumo, o ParkShoppingBarigüi é a operação da Multiplan que registra um dos melhores desempenhos na maturação do projeto e consolidação no mercado. Primeiro empreendimento da Multiplan na região Sul do país, o shopping revelou-se um sucesso desde a comercialização. Em seu primeiro ano de funcionamento, consolidou-se como pólo de desenvolvimento da Zona Oeste de Curitiba. Considerado um dos empreendimentos mais modernos do país devido aos conceitos arquitetônicos empregados, o projeto integra o meio ambiente à edificação e valoriza as áreas verdes._
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Curitiba ganha mais uma área de proteção ambiental
Localizado no Pilarzinho, Bosque das Corujas tem 5,4 mil m2 de área coberta por floresta nativa. É a 5ª reserva natural da cidade
Na próxima quarta-feira (16), Curitiba vai ganhar a quinta área de proteção ambiental da cidade. Em evento público promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), o prefeito Luciano Ducci oficializará a criação da RPPNM (Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal) Bosque das Corujas.
Localizado no Pilarzinho, o Bosque foi adquirido pelo arquiteto Osvaldo Navaro em 1975 e mantém, até hoje, cerca de 5.400m2 cobertos de floresta nativa conservada. As medidas para transformar a área do Bosque das Corujas em uma RPPNM começaram em 2008, com apoio técnico da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), por meio do programa Conbio (Condomínio da Biodiversidade).
“Com a criação da RPPNM, toda a biodiversidade da área fica legalmente protegida. É a garantia de que a região do bosque será conservada em sua integridade”, explica Betina Bruel, técnica do programa Conbio na SPVS.
Para Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS, a medida é importante para estimular outros proprietários de áreas particulares. “Áreas como essas cumprem com um importante papel para cidade através dos serviços ambientais que prestam”, explica. Para ele, “Curitiba avança na proteção da biodiversidade quando reconhece e dá apoio ao proprietário que quer manter sua área conservada”.
Além do diretor-executivo da SPVS, o evento contará com a presença de vereadores e demais autoridades municipais ligadas ao meio ambiente e proprietários de áreas com Bosque nativo com intenção de criar RPPNM.
Biodiversidade
O Bosque das Corujas é um importante remanescente florestal de Floresta com Araucária em ambiente urbano, onde é possível encontrar um elevado número de espécies de aves silvestres como o pavó, araponga, tucano-de-bico-verde, os sanhaçus, o saí-azul e espécies típicas da Floresta com Araucária, como a corujinha-do-mato e os jacus. È possível visualizar inúmeras plantas como as orquídeas, bromélias e cactos-de-árvore. Ainda é possível encontrar espécies frutíferas que alimentam os animais da região, como as aroeiras (Schinus terebinthifolia), canjaranas (Cabralea canjerana), caingás (Myrcia hatschbachii), pimenteiras (Capsicodendron dinisii) e, principalmente, a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), que é uma espécie nacionalmente ameaçada de extinção.
SPVS
A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) é uma instituição brasileira, fundada em 1984, em Curitiba. É reconhecida como uma das organizações não-governamentais conservacionistas mais atuantes no Brasil. Uma das características mais acentuadas das atividades desenvolvidas pela SPVS diz respeito à inovação, como prática para incorporar valor às ações de conservação de natureza, estabelecer uma conceituação adequada sobre o tema e dar escala para uma agenda de iniciativas que hoje começam a ser incorporadas nos negócios e percebidas como essenciais às atividades econômicas e à qualidade de vida das pessoas.
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Rede de minissanduíches Vininha inicia expansão nacional por SC
A rede Vininha, especializada em minissanduíches, vai abrir seis franquias em Santa Catarina. As cidades escolhidas são Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul e Itajaí. As lojas serão inauguradas até o fim deste ano.
O Vininha aposta no sucesso dos produtos “mini”, lanches rápidos que envolvem a massa de pão em recheios variados. Depois de assados, os produtos da marca são embalados individualmente e acondicionados em caixas caracterizadas, o que garante que os sanduiches estejam quentes na hora do consumo.
A abertura de franquias em Santa Catarina dá início ao projeto de expansão do Vininha, que nasceu há 10 anos em Curitiba, cidade onde as pessoas chamam a salsicha de ‘vina’. Hoje, a marca tem oito lojas em operação, todas em Curitiba e na Região Metropolitana. Até o fim do ano, a meta é chegar a 35 lojas.
O plano de crescimento do Vininha foi desenvolvido pelo empresário Rodrigo Miranda, diretor-fundador da marca. O projeto ainda estabelece progressão no faturamento. O Vininha pretende mais que dobrar o faturamento de R$ 3,2 milhões obtido no ano passado. A previsão para 2012 é de R$ 7,8 milhões. “Nosso projeto de expansão foi desenhado para uma rede de lojas espalhadas, neste primeiro momento, em dois estados: Paraná e Santa Catarina. No segundo semestre, teremos comercialização de lojas também em São Paulo”, revela.
Franquias
O modelo para expansão adotado pelo Vininha tem duas opções. A primeira é a franquia completa: balcão de loja e também tele-entrega, em uma área que varia entre 50 e 90 metros quadrados, com um investimento de cerca de R$ 130 mil. Mas há também uma segunda opção, a micro-franquia, com área reduzida, de aproximadamente 25 metros quadrados, com atendimento apenas de balcão e investimento previsto de até R$ 50mil. O tamanho de loja vai depender do potencial da região e da cidade, além do nível de concorrência. “Podemos dizer que a micro-franquia cabe em cidades entre 70 e 120 mil habitantes e a loja completa em municípios acima de 150 mil habitantes”, compara Miranda.
O projeto de franquias do Vininha prevê o pagamento de royalties e fundo de propaganda. Rodrigo Miranda estipulou os percentuais para a rede. Os franqueados repassam ao franqueador 6% sobre o faturamento de cada loja. Já as micro-franquias têm um royaltie fixo de mil reais. O acompanhamento das operações das unidades é constante e online. “Sabemos exatamente o status de cada pedido em cada uma de nossas lojas, assim o cliente pode esperar de nossa rede produtos de qualidade com atendimento de excelência”, relata.
O planejamento deste ano do Vininha ainda contempla investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Grande parte destinada para uma fábrica própria, com capacidade de fornecimento para até 50 lojas. Hoje, cerca de 400 mil minissanduíches são produzidos por mês. A capacidade operacional será ampliada. Outra parte deste investimento será destinada à área de marketing, um setor que é tratado como prioridade no Vininha.
História
O porto-alegrense Rodrigo Miranda deixou uma carreira promissora de executivo de marketing, com passagens por empresas de porte como a Claro e a paranaense GVT, para investir em seu sonho de empreendedor. Quando criança, vendia figurinhas que ele mesmo fazia com papel contact. Na vizinhança, comercializava as frutas que sobravam no pomar do seu “
abuelo”, seu grande mentor.
O projeto de deixar de ser funcionário para ser chefe consumiu meses de pesquisa de mercado com dados para as tomadas de decisões. Estudos mostraram um nicho de mercado em potencial, dentro da área de alimentação – as reuniões e comemorações em ambientes corporativos pedem lanches rápidos, práticos e saborosos. Com esse foco nasceu o Vininha – Minisanduíches; Miranda vestiu o avental e, com experiências em fornos industriais emprestados de amigos pizzaiolos, chegou a uma receita especial – um pãozinho de massa fina, caseira, que é assado envolvendo os recheios especiais que formam a linha de minissanduíches da empresa. Hoje, as receitas são desenvolvidas e elaboradas por engenheiros de alimento.
Em 2002, o Vininha saiu do forno, como serviço de entrega a domicílio de minissanduíches. A marca curitibana começou com quatro funcionários, trabalhando numa casa de 60 metros quadrados e um motoboy para fazer as entregas. Quatro anos depois, o Vininha deu um passo importante para o crescimento da marca – abriu sua primeira loja num bairro nobre de Curitiba, oferecendo mais sete produtos, entre minissanduíches e sobremesas. Cinco motoboys faziam o delivery. O faturamento mensal chegava a R$ 60 mil. Hoje, com quase 10 anos de vida, 102 funcionários trabalham para atender uma carteira de 50 mil clientes. A equipe é dividida nas áreas de marketing, financeiro e gestão, recursos humanos, operações e callcenter. Para 2012, a previsão é de que o Vininha conte com mais de 250 colaboradores.