quinta-feira, 22 de março de 2012

Mefisto vira mulher em Fausto ComPacto
Peça com direção de Marcos Azevedo tem Luiz Damasceno no papel título e Selma Egrei na pele de Lúcifer
O duelo entre dr. Fausto e Mefisto é o foco central no espetáculo Fausto ComPacto, que a companhia Phila7 apresenta no 21.º Festival de Teatro de Curitiba, que acontece de 27 de março a 08 de abril. Trata-se de uma livre adaptação de “The Tragical History of Doctor Faustus”, uma das mais famosas e importantes peças escritas por Christopher Marlowe (1564-1593), assinada pelo também diretor Marcos Azevedo. As apresentações serão nos dias 29 e 30 de março, no Teatro Paiol, com o premiado ator Luiz Damasceno no papel título e Selma Egrei no papel de Mefisto.
O título brinca com o exercício que o grupo fez para compactar a obra original sem perder a essência. “Procuramos uma embocadura mais coloquial mantendo as imagens do autor”, comenta o diretor, que concentrou a trama em torno de quatro personagens. “Trouxe basicamente tudo de importante para discutir a relação entre eles. Mantive a estrutura poética sem me ater às aventuras de Fausto ao redor do mundo e, assim, focar nas questões mais íntimas”, completa. Este foi também um caminho que possibilitou trabalhar mais o mito, já que o desenlace da história é conhecido.  “Quis, de alguma maneira, traçar o perfil psicológico existencial deste ser incansável na busca do autoconhecimento. Ele é o fundador do homem contemporâneo que, para mim, é um constante insatisfeito com seu estágio de conhecimento”, analisa
Para Azevedo, é na subjetividade desse diálogo interno que está o que lhe interessa: uma reflexão do homem consigo mesmo e em relação a seus pactos com a vida. “Adaptei bastante o texto e meu Mefisto surge na forma feminina”.
Atores no centro – O diretor salienta que sua encenação “parte do ator como centro da cena, e tudo para ele converge”. Convidar Selma Egrei para encarnar Mefisto foi uma tentativa de “aproximar a figura da mulher, como representante do que é subversivo dentro das relações humanas”. O diretor lembra que o período da obra, a pós-Idade Média, é o começo de uma era mais humanista, mas ainda sem forte presença feminina. “Achei interessante ter essa força opositora, que funciona como parte de um ser único bipartido. Como Macbeth e Lady Macbeth, que nos estudos contemporâneos é considerada desdobramento dele”, comenta.  
Em 2011, Selma viveu a Consolação, a mãe da mocinha interpretada por Alinne Morais, na nova versão da novela O Astro, da Rede Globo. “Foi um desafio trabalhar com uma atriz tão intuitiva e talentosa. Aprendi a dirigir um pouco mais”, garante Azevedo.
Damasceno foi professor de Azevedo e, depois, parceiro de cena na Cia. de Ópera Seca. “Experimentamos juntos essa relação Fausto-Mefisto em Nowhere Man, que Gerald escreveu para ele”, lembra, citando uma das peças que o trouxe ao Festival de Curitiba.  “Esta foi a chance de oferecer a ele, que foi meu mestre, um espetáculo com envergadura”, completa.
Cenografia - A encenação, ambientada no quarto de Fausto, conta também com um apoio videográfico com a marca da pesquisa do diretor, que usa uma tela negra.  “A tela branca fica gritando quando não usada. No negro, as imagens surgem como o inconsciente do personagem e posso dar vazão ao elemento mágico que é tão presente na obra”, observa ele, que em sintonia com uma das linhas curatoriais, busca chegar a uma outra vertente com o “cruzamento das artes cênicas com novas tecnologia”.

Festival de Teatro de Curitiba - Marcos Azevedo aposta que o evento curitibano trará mais projeção ao trabalho, até agora apresentado apenas no interior paulista. E ele fala isso com base na experiência que tem de Festival de Teatro de Curitiba, do qual participou, calcula, de pelos menos 6 edições, inclusive como integrante da Cia. de Ópera Seca, a companhia criada por Gerald Thomas. E também esteve na primeira edição do Fringe, em 1998, com “Paixão de Cachorra”. No mesmo ano, apresentou na Mostra OficialCaliban, ambas já sem o aparato da companhia.  “Voltar agora para praticamente estrear em Curitiba, portanto, tem uma importância não só midiática. É também uma satisfação afetiva, por aquilo que o Festival de Teatro de Curitiba representa na minha vida”, finaliza ele, que vai reencontrar o antigo diretor, Gerald Thomas e o parceiro de Ópera Seca, Caetano Villela. “O que vai acontecer é que muita gente que sempre passou pelo Festival vai se encontrar outra vez — e isso é o mais importante do Festival de Teatro de Curitiba”.
Patrocinadores – O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Itaú e patrocinado pela Britania, Copel, Heineken, Nissan, Petrobras e Fundação Cultural de Curitiba, com apoio do SESI. A Vivo é a operadora oficial do evento. ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Shopping Palladium são as bilheterias, enquanto a Lúmen é a rádio oficial do Fringe.
Nos eventos associados, a Heineken patrocina o Risorama. Já o Guritiba, que tem parte da renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, é patrocinado por Mili e Denso. O Balaroti é o patrocinador do Mish Mash. E pela segunda vez o Gastronomix trabalha com princípios da Gastronomia Responsável difundidos pela Fundação Grupo Boticário.  O Festival de Teatro de Curitiba tem ainda a contribuição cultural (pela aquisição de ingressos), da Arauco, Brose, Empalux, Furukawa, Neodent, Ouro Verde Transp. E Locação Ltda, Potencial, Totvs, Unimed e Volvo.
História
Ao longo de duas décadas, o Festival de Teatro de Curitiba construiu uma história de sucesso que o consolidou como a grande vitrine para artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior. Mantendo o pé firme no teatro, mas atento às mudanças no mundo das artes, foi abrindo espaço para as diferentes manifestações artísticas. Nessa caminhada, também firmou a cidade como referência no cenário teatral brasileiro e reservou seu espaço na agenda cultural do país.

Há mais de quatro anos, ele é o carro chefe de uma grande reunião de manifestações culturais, ao lado de outros eventos já consagrados como Risorama, Gastronomix e Guritiba, abrigados sob o grande guarda-chuva do Festival de Curitiba.  Desde 1992, estréia que contou com grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, José Celso Martinez Correia e Gabriel Villela, março é o mês em que Curitiba transforma-se em um imenso palco, prestigiado, até agora, por 1,8 milhão de pessoas e que impactou 4 milhões.

Sinopse
Fausto ComPacto
Drama | São Paulo-SP | Teatro Paiol
29 e 30 de março às 21h
Livre adaptação do clássico de Christopher Marolwe. Fausto é um médico erudito que busca a magia negra para atender seus caprichos e sua inata curiosidade científica.  Ele invoca Mefisto para que seja seu servo por duas décadas, ao fim das quais, por contrato de sangue, dará sua alma a Lúcifer. Fausto revela o desejo e a ambição de superioridade, de sabedoria e de poder sobrenatural, além da curiosidade e da angústia em obter conhecimento. A montagem centra suas atenções nas questões éticas e morais do mito.  
Realização: Phila7 | Adaptação e direção: Marcos Azevedo | Elenco: Luiz Damasceno, Selma Egrei, Ricardo Homuth, Thiago Codinhoto | Direção de Arte: Mirella Brandi | Assistente de Direção: Fernanda Moura | Direção de Vídeo e Produção: Débora Gobitta | Trilha Original e Sonorização: Gustavo Pereira e Muepetmo |Cenografia: Marcos Azevedo e Debora Gobitta | Vídeo e Programação Visual: Karina Montenegro e Eduardo Fernandes | Figurino s: Carolina Semiatzh | Fotos: Ricardo Ferreira e Owaldo Righetti | Operador de Luz: Mirella Brandi | Operador de Som: Beto Matos | Operador de vídeo: Fernanda Vinhas | Direção de Produção: Marisa Riccitelli Sant’Ana | Elenco – projeções em vídeos: Beto Matos, Luciane Vitaliano, Bruna Camargo, Daniela Schmitz, Fernanda Moura, David Cejkinski, Paulo Pereira | Edição: Fernanda Vinhas | Maquiagem: Andrea Coimbra | Figurinos da cena do Imperador: Aby Cohen -Acervo do filme Primavera: Notábile Filmes |Classificação: 12 anos | Duração: 75 minutos

Fausto ComPacto
Drama | São Paulo-SP | Teatro Paiol
29 e 30 de março às 21h

MOB , uma das maiores baladas em alto mar do mundo.


Studio Gaea marca presença no MOB

A equipe do Studio Gaea , comandada pelos fotógrafos Ale Carnieri e Fernanda Sanchez, que tem sido a responsável pela cobertura fotográfica dos grandes eventos da Editora Photos [Estúdio Brasil e Wedding Brasil], foi a escolhida para registrar mais uma edição do MOB , uma das maiores baladas em alto mar do mundo. No ano passado, Ale e sua equipe foram também os responsáveis pela cobertura oficial dos três dias de festa.

Em sua sexta edição, o festival acontecerá a bordo do luxuoso navio “Vision of the Seas”, da Royal Caribbean, durante o final de semana (9-12 de março). O embarque foi feito pelo porto de Santos (SP), mas o destino é o Sul do país.  Depois de cinco edições, esta foi primeira vez em que a festa acontecerá em uma ilha. A organização do evento organizou uma festa inesquecível ao som da atração internacional LoveBirds.

A equipe do Studio Gaea foi representada pelos fotógrafos Luciana Aith, Dario Sampaio, Junior Luz, Ana Cariane de Oliveira Grion, Debora Spanhol, Priscila Rodrigues de Castro e Guilherme Tichauer.

MOB , uma das maiores baladas em alto mar do mundo. 
Confira o site e o blog do Studio Gaea – www.studiogaea.com.br

India em turné .


Motto Slow Travel: da Índia à Indochina

Durante os dois últimos meses, Tatiana Perim já passou por muitas experiências durante seu projeto Motto Slow Travel. Foram mais de 5.000km pelas estradas da Índia, 2 semanas entre o norte e o sul do Vietnã, alguns dias de muito sol na Tailândia e 1 semana no Laos.
Na Índia Tatiana viveu um mês intenso e transformador. Descobriu vilarejos desconhecidos, atividades radicais, meios de transporte não convencionais e muitos deuses e figuras místicas. Todos esses materiais entre vídeos, entrevistas e fotos podem ser conferidos no link: http://www.mottoslowtravel.com.br/category/india
Já no Vietnã, a viagem foi outra. Tatiana mergulhou na cultura local através de um curso de culinária aprendendo sobre os extremismos e diferenças gastronômicas e conheceu de perto as artes marciais com os mestres do Kung Fu. Se aventurou de moto pelas estradas pitorescas entre Hanói, Thác Bà e Hà Giang (a 15km da China) e se divertiu de bicicleta e barco entre vales, baías e lagos. Mas o Vietnã foi também uma descoberta dolorida e dura, pois foi através de uma conversa emocionante com veteranos de guerra que ela se aprofundou na triste história dos muitos anos de puro sofrimento dos vietnamitas.
Todas essas experiências estão em vídeo e podem ser vistas no link:http://www.mottoslowtravel.com.br/category/vietna
Neste exato momento, Tatiana está no Camboja, de onde prepara mais histórias surpreendentes para compor o conteúdo singular de seu projeto inovador Motto Slow Travel.


Motto Slow Travel inicia pela Índia uma viagem ao desconhecido

Viajar de uma forma diferente, com uma filosofia de vida. Assim é o Slow Travel, uma forma de conhecer lugares e culturas diferentes sem aquele ritmo frenético, com estadas mais longas, usando transporte público e conversando com os cidadãos das várias partes do mundo. É esse o objetivo da carioca Tatiana Perim com o projeto Motto Slow Travel. Durante um ano, ela percorrerá vários países do mundo, registrando suas experiências em vídeos, fotos e textos que já podem ser conferidos no sitehttp://www.mottoslowtravel.com.br
“Às vezes, seja por pressa, preguiça, desatenção, medo ou desinteresse deixamos de perceber alguns caminhos e possibilidades. Nas viagens, o importante é buscar o diferente, experimentar o característico da região, sair do tradicional para, em meio a tantas descobertas, ganhar a grande chance de se transformar”, conta a viajante.
Publicitária de formação e marketeira por profissão, Tatiana trabalhou durantes os últimos seis anos, de 2005 a 2011, para a rede de canais da Discovery Networks no Brasil. E foi justamente em 2009, durante um curso de Liderança e Inovação realizado na empresa, que ela descobriu que queria viajar o mundo de moto, buscando mais calma e equilíbrio na vida.
Além da forma Slow de viajar, Tatiana ainda acrescentou à viagem uma outra paixão: a moto, que será sua companheira durante vários trajetos. “Sempre que possível vou alugar uma moto, sem deixar, é claro, de experimentar outros meios de transporte, como balão, barco, bicicleta, paraglide ou mesmo a pé… mas sempre com muita calma para não perder de vista a possibilidade de viver experiências marcantes nas viagens”, afirma.
 Tatiana Perim já passou por muitas experiências durante seu projeto Motto Slow Travel. Foram mais de 5.000km pelas estradas da Índia, 

Durante o mês de janeiro, Tatiana esteve na Índia. Os vídeos e fotos já estão no site, entre eles o que mostra o Templo dos Ratos, ou Karni Mata. Os próximos destinos são: Vietnã (fevereiro), Laos e Camboja(março), Malásia e Indonésia (abril), Nova Zelândia (maio), Austrália (junho), Leste Europeu (julho), Brasil (setembro), Butão e Tibet (outubro) e Nepal (novembro).

quarta-feira, 21 de março de 2012

Glamuroso musical da Broadway .

l



Direto da Broadway

Um grande sonho, assim a produtora teatral e sócia da Caradiboi, Almali Zraik define seu atual desafio. Desde que assistiu em 2009 ao musical Priscilla, colocou a peça como um dos objetivos em sua carreira. Há um ano presta consultoria para a Geo Eventos, empresa de entretenimento da Rede Globo, e é a responsável pela produção do tão esperado musical Priscilla - a rainha do deserto no Brasil. E assim, o atual e glamuroso musical da Broadway estreou na capital paulista no último final de semana, no Teatro Bradesco, Shopping Bourbon. Almali divide seu tempo com a empresa Caradiboi da qual é sócia. “Vivo uma fase muito especial, estou realizada com o “Priscilla” e com as grandes conquistas e caminhos que estamos traçando com a Caradiboi. Estou realizando muito mais que um sonho”, comemora. Simultaneamente, a Caradiboi está a todo vapor, com muitas novidades ainda para 2012.
____________________________________
 

Em nome da Geo Eventos através da Caradiboi Arte e Esporte  reforço seu convite para a temporada do Musical: Priscilla - a rainha do deserto. A temporada paulista é de um ano e ficará em cartaz no Teatro Bradesco.

Comedy Club abre a temporada de humor 2012,abre com Miele, um dos maiores ‘showmen’


Luiz Carlos Miele/Foto: Divulgação.




Curitibano Comedy Club abre a temporada de humor 2012
Miele, um dos maiores ‘showmen’ do Brasil apresenta o espetáculo “Humor e música”, nesta quinta-feira, dia 22 de março, no Salão Rosa.
A temporada 2012 do Curitibano Comedy Club abre nesta quinta-feira, dia 22 de março, com um dos maiores “showmen” do Brasil, Luiz Carlos Miele, que apresenta ao público um humor refinado e inteligente com o show “Humor e música”, no palco do Salão Rosa, do Clube Curitibano (Av. Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde).
Com piadas que vão de “picantes” aos “casos da vida real”, Miele, que interpretou o personagem “Drácula” no programa Zorra Total e o senador na minissérie “O Brado Retumbante”, intercala em sua apresentação canções como “Festa do Arromba”, que ganhou uma versão criativa com letra atual, “Garota de Ipanema” e “Samba de uma Nota Só”. O evento voltado para sócios e convidados tem início previsto para às 21 horas.
O Curitibano Comedy Club que teve início em 2011, trazendo para o palco do Clube Curitibano grandes destaques do humor brasileiro, em cinco edições, com Fábio Silvestre, Bruno Motta, Hélio Barbosa, Nany Peaple e Rogerio Morgado.
Os convites já estão à venda no departamento de Cultura do Clube e custam R$ 30 para associados e R$ 50 para convidados dos associados. Informações: 3014-1934.
Serviço:

Local: Clube Curitibano – Salão Rosa
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde
Data: 22 de março(quinta-feira)
Horário: Abertura do salão às 20 horas, com serviço de bar e restaurante e início do evento às 21h.
Preço: R$30,00 (associados) e R$50,00 (convidados dos associados)
Duração: 1h20.
Informações: 3014-1995 / 3014-1935/3014-1934.
Censura: 16 anos.
Ingressos antecipados e na hora.


O 21º Festival de Teatro de Curitiba está cheio de curiosidades .

Peça estuda a cidade e discute “pequenos grandes” acontecimentos cotidianos
Aquilo que Meu Olhar Guardou Para Você tem forte interação com o público
O 21º Festival de Teatro de Curitiba está cheio de curiosidades – entre elas, o inovador espetáculo Aquilo Que Meu Olhar Guardou Para Você. O texto produzido pelo grupo Magiluth faz parte da Mostra e discute os pequenos acontecimentos cotidianos, que muitas vezes produzem efeitos enormes na vida das pessoas.
Seguindo a linha da reflexão contemporânea, a obra explora as contradições dos sentimentos humanos e tem um elemento surpresa de interação com o público, que será conhecido apenas por aqueles que forem ao espetáculo. Essa abordagem, por sinal, varia de cidade para cidade e é o grande diferencial da peça.
O espetáculo foi criado a partir de uma investigação da urbanização das cidades patrocinado pelo Itaú Cultural. O projeto chamava-se Do Concreto Ao Mangue: Aquilo Que Meu Olhar Guardou Para Você e consistia em troca de conteúdos visuais de dois grupos, um de Recife e outro de Brasília.
“O que chamou a atenção [neste trabalho] foi o homem dentro da urbanidade. Por mais que as fotografias trouxessem monumentos e cartões postais, o que interessou foi a figura humana inserida na realidade e sua relação com o espaço com as pessoas. Que molas propulsoras surgiram a partir das imagens?”, diz o ator Pedro Vilela.
No lugar de enquadrar a peça em algum gênero dramático, Pedro prefere citá-la como “celebração da vida”.
O terceiro ato é totalmente voltado à interação com a plateia. Para adequar a peça à audiência, o grupo chega, normalmente, três dias antes da apresentação e pesquisa a cidade: “A ideia é que o público saia do local comum de contemplação, por isso, começamos a desconstruir a quarta parede já no início do espetáculo e, no final, o público se torna personagem, num processo de interação. Está muito presente a filosofia do teatro vivo e pulsante, do aqui e agora. O palco não é só um lugar de exibição de atores e conteúdos”.
Esta é a quarta peça do grupo Magiluth, oriundo do curso de artes cênicas da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).
Patrocinadores – O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Itaú e patrocinado pela Britania, Copel, Heineken, Nissan, Petrobras e Fundação Cultural de Curitiba, com apoio do SESI. A Vivo é a operadora oficial do evento. ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Shopping Palladium são as bilheterias, enquanto a Lúmen é a rádio oficial do Fringe.

Nos eventos associados, a Heineken patrocina o Risorama. Já o Guritiba, que tem parte da renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, é patrocinado por Mili e Denso. O Balaroti é o patrocinador do Mish Mash. E pela segunda vez o Gastronomix trabalha com princípios da Gastronomia Responsável difundidos pela Fundação Grupo Boticário.  

O Festival de Teatro de Curitiba tem ainda a contribuição cultural (pela aquisição de ingressos), da Arauco, Brose, Empalux, Furukawa, Neodent, Ouro Verde Transp. E Locação Ltda, Potencial, Totvs, Unimed e Volvo.

Serviço:
Aquilo Que Meu Olhar Guardou Para Você
Teatro Contemporâneo | Recife-PE | Teatro Paiol
5 e 6 de abril às 21h | R$25 e R$50

Um olhar de fora para as cidades que muitas vezes ficam soterradas pelo banal. A peça trabalha a partir das pequenas coisas, aquelas que volatizam num piscar de olhos deixando marcas mais profundas do que o mais grandioso gesto. O homem contemporâneo: as contradições de seus sentimentos, as formas como vive medindo o quanto se envolve com as coisas, o quanto se protege delas. O Magiluth apresenta um peça totalmente aberta ao publico e à cidade na qual acontece. Radicaliza a experiência teatral dando a plateia um papel ativo, além levantar reflexões sobre a cidade em que vivemos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Mostra do Fringe terá 18 peças.

_______________________________________________________

       
“Seu Nariz” reverencia o circo
Mostra do Fringe terá 18 peças, com apresentações
em teatros e nas ruas

Celebrando a 15ª edição do Fringe, a mostra Seu Nariz reverencia as artes do picadeiro com espetáculos para todas as idades. A mostra é composta por 18 peças que abordam relações interpessoais, têm participação ativa do público e mostram o estilo clown de interpretação. Trata-se de uma reunião de artistas dos mais variados lugares e que se utilizam de diversos tipos de linguagem.  As apresentações acontecem na sede da Cia. dos Palhaços e no pátio da Reitoria da UFPR, com espetáculos do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, além das produções assinadas pela Cia.
 Idealizadora da mostra, a Cia dos Palhaços propõe explorar as múltiplas facetas da arte de se fazer palhaço com uma programação diversificada para crianças e adultos, nos teatros e nas ruas. Em “Circo S/A”, por exemplo, os palhaços Alípio e Sombrinha travam uma disputa sutil pela atenção da plateia, fazendo jogos simples e divertidos. Humildemente, pedem aos espectadores: “Venham, nem que seja por dó”. Este ano, a peça completa oito anos de encenação.
O curador Rafael Barreiros também entra em cena como o Palhaço Alípio. Observa tudo, portanto, bem de perto: do palco e nos bastidores. Segundo ele, a edição do ano passado teve uma ótima repercussão entre os grupos participantes. “Eles se sentiram acolhidos e valorizados”, conta.
Barreiros diz que o desafio de transferir o espetáculo circense para o palco é grande, mas especialmente gratificante, pela diversificação dos espetáculos. “Tem comédia romântica, jogos de improviso, cenas mais tradicionais circenses, dramaturgia e também espetáculos em perspectiva de comédia musical”.
Patrocinadores – O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Itaú e patrocinado pela Britania, Copel, Heineken, Nissan, Petrobras e Fundação Cultural de Curitiba, com apoio do SESI. A Vivo é a operadora oficial do evento. ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Shopping Palladium são as bilheterias, enquanto a Lúmen é a rádio oficial do Fringe.

Nos eventos associados, a Heineken patrocina o Risorama. Já o Guritiba, que tem parte da renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, é patrocinado por Mili e Denso. O Balaroti é o patrocinador do Mish Mash. E pela segunda vez o Gastronomix trabalha com princípios da Gastronomia Responsável difundidos pela Fundação Grupo Boticário.  O Festival de Teatro de Curitiba tem ainda a contribuição cultural (pela aquisição de ingressos), da Arauco, Brose, Empalux, Furukawa, Neodent, Ouro Verde Transp. E Locação Ltda, Potencial, Totvs, Unimed e Volvo.

Serviço:

A Regra É Cômica
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 01/04 às 20h
A Regra é Cômica é um espetáculo de Improvisação de Palhaços. A platéia sugere os temas e as cenas cômicas são criadas na hora. Compõe o espetáculo, além dos jogadores, um Mestre de Cerimônias e um músico improvisador. Um espetáculo inédito a cada apresentação!
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Cia dos Palhaços | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Eliezer Van der Brock, Felipe Ternes, Milene Lopes Dias, Nathalia Luiz, Rafael Barreiros. Censura: Sim - 12 anos | Espaço 26 | Duração: 90 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00

Altos & Baixos
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 31/03 às 20h
A partir de uma pesquisa da poética do palhaço, um casal leva a extremos as dificuldades de relação e comunicação entre homem e mulher. O jogo acontece de forma lúdica nas inúmeras tentativas extra-cotidianas do casal de driblar os obstáculos que são colocados ao longo da cena, seus altos e baixos.
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Felipe Ternes | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Felipe Ternes, Nathalia Luiz. Censura: Sim - 12 anos | Espaço 26 | Duração: 50 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00
Bom Apetite
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 08/04 às 16h
Bom Apetite é um espetáculo em que jogos e cumplicidade marcam o compasso na orquestra formada por público e palhaço. No “cardápio” da peça, música, mágica, malabarismo e muito humor.
Companhia: Pé de Vento Teatro | Direção: Cia Pé de Vento | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Pepe Nunes. Censura: Não | Espaço 26 | Duração: 60 min | Florianópolis / SC | Valor: R$ 20,00

Cabaré dos Palhaços
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 29/03 às 20h
No Cabaré dos Palhaços a idéia é aproximar os artistas da cidade e fazer do espetáculo uma troca de experiências. A variedade de "números" é uma virtude do espetáculo, com várias manifestações artísticas em uma única apresentação: circo, dança, música, stand´Up, teatro e, é claro, muita palhaçada.
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Cia dos Palhaços | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Eliezer Van der Brock, Felipe Ternes, Milene Lopes Dias, Nathalia Luiz, Rafael Barreiros
Censura: Sim - 12 anos | Espaço 26 | Duração: 120 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00

Circo S/A
Comédia | Pátio da Reitoria da UFPR
Dias 31/03 às 17:30h
Alípio e Sombrinha tentam apresentar seu Circo, com uma sutil disputa pela atenção e o amor da platéia. A simplicidade e o jogo do Palhaço com o público permanecem neste espetáculo que completa oito anos em 2012. “Venham, nem que seja por dó!”
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Rafael Barreiros | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Milene Lopes Dias, Rafael Barreiros.  Censura: Não | Espaço 26 | Duração: 50 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00
Concerto em Ri Maior
Comédia
 | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 30/03 às 20h
Wilson Chevchenco é um palhaço músico e maestro russo. Sarrafo é seu fiel amigo e tradutor. Juntos eles apresentam um Concerto misturando música, dança e malabarismo. Espetáculo indicado para todas as idades, que explora a interação com a platéia.
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Felipe Ternes | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Eliezer Van der Brock, Felipe Ternes
Censura: Sim - 12 anos | Espaço 26 | Duração: 70 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00
El General - O Espetáculo mais incrível do Mundo
Comédia | Pátio da Reitoria da UFPR
Dias 06/04 às 17:30h
Quando um palhaço está em apuros ao se preparar para o maior espetáculo da Terra, o espetáculo torna-se outro. O jogo e os imprevistos são partes essenciais dessa nova aventura, onde o impossível se fará possível e o possível se fará ver.
Companhia: Exercito Contra Nada | Direção: Rafael de Barros | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Rafael de Barros. Censura: Não | Espaço 41 | Duração: 40 min | Londrina / PR |R$ 0,00
Gran Circo Internazionale - E a saga dos heróis desconhecidos
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 07/04 às 20h
Apresentamos os heróis desconhecidos mais famosos do mundo, Bisgoio e Napolino. Demonstrando números de destreza, desafiando a lei da gravidade e com muita coragem nossos heróis se entrelaçam entre o público tornando o espetáculo um encontro inesquecível, deixando suas marcas e partindo para a próxima viagem.
Companhia: Grupo Zibaldoni | Direção: Lucas Santarosa | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Lucas Santarosa, Neto Donegá. Censura: Não | Espaço 26 | Duração: 50 min | Ribeirão Preto / SP | Valor: R$ 20,00
No Mundo de Alípio 
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 01/04 às 16h
"No Mundo de Alípio - Histórias de Uma Mente Inquieta" é uma produção da Cia dos Palhaços e primeiro espetáculo solo de Rafael Barreiros, que vive desde 2000 o irreverente palhaço Alípio. Nesta montagem, Alípio, em suas cenas e brincadeiras, mostra um pouco de suas idéias e ideais de um ser palhaço.
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Rafael Barreiros | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Rafael Barreiros. Censura: Não | Espaço 26 | Duração: 45 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00
Noite de Gala
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 08/04 às 20h
A Cia dos Palhaços é a grande anfitriã dessa maravilhosa festa de cenas especialmente selecionadas. Diversas esquetes de Palhaços numa mistura emocionante de linguagens.
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Felipe Ternes | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Eliezer Van der Brock, Felipe Ternes, Milene Lopes Dias, Nathalia Luiz, Rafael Barreiros
Censura: Sim - 12 anos | Espaço 26 | Duração: 90 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00


O Louco Magnético 
Comédia | Pátio da Reitoria da UFPR
Dias 01/04 às 17:30h
Nesta paródia da nossa insensata vida moderna, Amanito Matutino, um palhaço no aperto financeiro, se vê obrigado a pedir empréstimo para o grandioso Honestious International Bank S/A. Graças aos juros, o pobre cidadão jamais consegue pagar sua dívida e se vê escravo do compromisso com o banco.
Companhia: Clã dos Nobres Arteiros | Direção: O Grupo | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Khalid Prestes .Censura: Não | Espaço 41 | Duração: 60 min | Florianópolis / SC | Valor: R$ 0,00

Misterioso Sumiço do Boi de Mamão
Fantoches | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 31/03 às 16h
O enredo descreve a saga de um detetive e seu atrapalhado ajudante em busca do paradeiro do Boi de Mamão. A Bernunça, que é bicho bravo, a bela Maricota, a Rendera, a Bruxa e até o público são investigados nesta divertida aventura. Obra realizada em parceria com a Articulação Cultural - Comunidade Cênica SC.
Companhia: Clã dos Nobres Arteiros | Direção: Khalid Prestes | Autoria de texto: Danielle Coelho | Elenco: Juliana Freitas, Khalid Prestes. Censura: Não | Espaço 26 | Duração: 60 min | Florianópolis / SC | Valor: R$ 20,00

Palhaço - Ou o ato pela sobrevivência
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 06/04 às 20h
Palhaços são perdedores alegres, não se abalam com o fracasso de suas ações ineficazes e desfrutam de cada lição aprendida, com muito humor. Toda a alegria e a tragédia desses fazedores de risada são mostradas no espetáculo.
Companhia: Risologistas | Direção: Jhonatan Mazzo | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Ana Nofke, Jhonatan Mazzo, Tayssa Mazzeto, Valter Mazzo. Censura: Não | Espaço 26 | Duração: 60 min | Cascavel / PR | Valor: R$ 20,00

Palhaços na Noite - Experimentos 
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 04/04 às 20h
O que acontece quando vários palhaços se juntam pra fazer cenas dos mais diversos tipos? Neste espetáculo abrimos espaço para experimentações, novas idéias de cenas individuais ou coletivas exclusivas na linguagem do Palhaço!
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Felipe Ternes | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Felipe Ternes, Rafael Barreiros. Censura: Sim - 12 anos | Espaço 26 | Duração: 90 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00

Pelada na Rua
Comédia | Pátio da Reitoria da UFPR
Dias 07/04 às 17:30h
A proposta do espetáculo é revelar ao mundo uma grande descoberta: o método que irá transformar um cidadão comum num grande fenômeno do futebol. O conflito entre estabelecer o jogo de futebol e demonstrar as técnicas de circo, como malabares, laço, chicote, rola-rola e acrobacia.
Companhia: Alexandre Roit | Direção: Alexandre Roit | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Alexandre Roit. Censura: Não | Espaço 41 | Duração: 50 min | São Paulo / SP | Valor: R$ 0,00

Siricotiando
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 07/04 às 16h
Siricotiando é um espetáculo divertido para todas as idades onde o palhaço Siricotico vem brincar em esquetes criadas em interação total com o público e reserva um final emocionante.
Companhia: Cia de Teatro e Circo Casa do Palhaço | Direção: Cia de Teatro e Circo Casa do Palhaço | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Renato Nadalini Aguiar
Censura: Não | Espaço 26 | Duração: 60 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00

Tem Palhaço na Praça
Comédia | Pátio da Reitoria da UFPR
Dias 08/04 às 17:30
Tem Palhaço na Praça é um espetáculo que traz a cena Augusto Nadalini, um personagem polêmico que, através de suas esquetes e interação com o público, faz uma reflexão sobre nossa existência e nossas atitudes.
Companhia: Cia de Teatro e Circo Casa do Palhaço | Direção: Cia de Teatro e Circo Casa do Palhaço | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Renato Nadalini Aguiar
Censura: Não | Espaço 41 | Duração: 60 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 0,00
Uma Boa Jogada
Comédia | Espaço Cultural Cia dos Palhaços
Dias 05/04 às 20h
Os palhaços Alípio e Sarrafo contam a história do malabarismo numa divertida aula que desvenda mitos e demonstra diversas técnicas. Com muita interação com a platéia, os palhaços usam a linguagem da improvisação e da técnica circense. A saga passa pela antiguidade até chegar aos dias de hoje.
Companhia: Cia dos Palhaços | Direção: Cia dos Palhaços | Autoria de texto: Coletiva | Elenco: Felipe Ternes, Rafael Barreiros. Censura: Não | Espaço 26 | Duração: 50 min | Curitiba / PR | Valor: R$ 20,00

 __________________________________________________________________________________________




Memórias perdidas, inventadas e eternas são matéria-prima de O Jardim, da Cia Hiato
A partir de estudo sobre Alzheimer, Leonardo Moreira traz ao Festival de Teatro de Curitiba um olhar novo sobre as lembranças
A memória é a matéria-prima do espetáculo O Jardim, que a Cia. Hiato apresenta no Festival de Teatro de Curitiba.  Em cena estão três histórias de diferentes épocas. Elas acontecem simultaneamente em uma estrutura dramatúrgica e cenográfica que permite ao espectador acompanhar a história de uma família por um viés diferente, dependendo do lugar onde está acomodado. 
A narrativa fala sobre as memórias perdidas, a partir do estudo da doença de Alzheimer, bem como das memórias que nunca se apagam e das memórias inventadas. “Nossa ideia é jogar um olhar jovem sobre a fragilidade das memórias que inventamos, das histórias que não nos abandonam, daquelas perdidas no caminho e sobre o que colecionamos em nossas caixas mais secretas”, enfatiza o diretor Leonardo Moreira.
 “Tem uma tensão entre realidade e ficção porque todas as histórias são feitas, também, a partir de histórias contadas pelos atores e por mim”, explica o diretor e dramaturgo, sobre a peça na qual os atores emprestam também seus nomes aos personagens. Caixas e objetos que sobraram dessa saga familiar dão forma ao cenário que vai se recriando a cada novo movimento, ambientando cada núcleo dramático em sua época. “Uma das etapas do trabalho foi colecionar referências sobre memória. Vimos muitos filmes, lemos muitos livros que tratam do assunto de maneiras diversas”, explica Moreira.
O Jardim pretende se conectar ao público também por meio de uma narrativa múltipla, reinventada pela reapropriação de episódios clássicos da literatura. Um deles é o trecho de “Em busca do Tempo Perdido”, de Proust, em que a degustação de um simples bolinho, mergulhado em uma xícara de chá, abre as portas para a memória de uma vida inteira. Também serviu como base, a autobiografia do neurologista ganhador do Prêmio Nobel Eric M. Kandel, que descreve os processos biológicos de memória e aprendizado.
Moreira faz questão de ressaltar o perfil colaborativo da criação, marca da Cia. Hiato. Usar o nome e experiência dos atores tem objetivos claros. “É um querer revelar nosso processo de criação. E também cria essa tensão da ficcionalização da realidade. A gente se coloca de uma forma muito pessoal nos nossos trabalhos. Contar a história a partir de nossas vivências revela a presença do ator como criador e, portanto, também dono da obra”, diz.
Em atividade desde 2008, a companhia construiu um processo fluente, que da tempo para experimentação dos textos, sempre muito trabalhados. “O Jardim, especificamente, tem uma encenação muito ligada à dramaturgia, mas o texto não é linear. Se assemelha a um mapa e, por isso, ler o texto é algo difícil, porque ele foi todo pensado cenicamente”, esclarece.
A Cia Hiato foi criada em 2008, a partir da criação do espetáculo “Cachorro Morto”, diversas vezes premiado e que projetou o nome de Leonardo Moreira como um dos autores de destaque da cena paulista. Em 2009, criou “Escuro”, que teve cinco indicações ao Prêmio Shell 2010 e venceu em quatro categorias (Autor, Diretor, Cenário e Figurino). O espetáculo participou do Festival de Teatro de Curitiba naquele ano.
O Jardim, por sua vez, recebeu três indicações ao Prêmio Shell 2011 (Direção, Autor e Cenário), 3 indicações ao APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte (Autor, Diretor e Espetáculo), tendo sido vencedor na categoria Melhor Direção  e 5 indicações ao Prêmio CPT - Cooperativa Paulista de Teatro (Autor, Diretor, Elenco, Espetáculo e Projeto Visual – Iluminação, Cenário e Figurino)
Patrocinadores – O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Itaú e patrocinado pela Britania, Copel, Heineken, Nissan, Petrobras e Fundação Cultural de Curitiba, com apoio do SESI. A Vivo é a operadora oficial do evento. ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Shopping Palladium são as bilheterias, enquanto a Lúmen é a rádio oficial do Fringe.
Nos eventos associados, a Heineken patrocina o Risorama. Já o Guritiba, que tem parte da renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, é patrocinado por Mili e Denso. O Balaroti é o patrocinador do Mish Mash. E pela segunda vez o Gastronomix trabalha com princípios da Gastronomia Responsável difundidos pela Fundação Grupo Boticário. O Festival de Teatro de Curitiba tem ainda a contribuição cultural (pela aquisição de ingressos), da Arauco, Brose, Empalux, Furukawa, Neodent, Ouro Verde Transp. E Locação Ltda, Potencial, Totvs, Unimed e Volvo.
História
Ao longo de duas décadas, o Festival de Teatro de Curitiba construiu uma história de sucesso que o consolidou como a grande vitrine para artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior. Mantendo o pé firme no teatro, mas atento às mudanças no mundo das artes, foi abrindo espaço para as diferentes manifestações artísticas. Nessa caminhada, também firmou a cidade como referência no cenário teatral brasileiro e reservou seu espaço na agenda cultural do país.
Há mais de quatro anos, ele é o carro chefe de uma grande reunião de manifestações culturais, ao lado de outros eventos já consagrados como Risorama, Gastronomix e Guritiba, abrigados sob o grande guarda-chuva do Festival de Curitiba.  Desde 1992, estréia que contou com grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, José Celso Martinez Correia e Gabriel Villela, março é o mês em que Curitiba transforma-se em um imenso palco, prestigiado, até agora, por 1,8 milhão de pessoas e que impactou 4 milhões.
Sinopse
O Jardim
Drama | São Paulo-SP | Cietep - Horácio Coimbra
5 a 7 de abril às 21h | R$25 e R$50
Três histórias pertencentes a lugares e espaços diferentes se cruzam, se sobrepõem e se chocam para formar uma paisagem a ser contemplada pelo espectador. Um jardim que une as memórias perdidas, as que não podem ser apagadas e as memórias imaginadas. A montagem propõe um jogo com a própria memória do público. O novo espetáculo da Cia Hiato trata das memórias submergidas (o estudo da doença de Alzheimer e as perdas de memória relacionadas ao envelhecimento); das memórias perenes (o não-esquecimento); e das memórias inventadas (os cadernos de um esquizofrênico como material poético para a criação).

Realização: Cia. Hiato | Dramaturgia e Direção: Leonardo Moreira | Elenco: Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Mariah Amélia Farah, Paula Picarelli, Thiago Amaral | Ator Convidado: Edison Simão | Cenário: Marisa Bentivegna |Assistente de Cenografia: Ayèlen Gastaldi | Desenho de Luz: Marisa Bentivegna | Operação de Luz:  Ayèlen  Gastaldi |Música Original: Marcelo Pellegrini | Figurinos: Theodoro Cochrane | Assistência de Direção: Amanda Lyra | Fotos e vídeos: Otávio Dantas | Criação Gráfica: Cassiano Tosta – DGRAUS | Gestão de Projeto: Aura Cunha | Produção Executiva: João Victor D’Alves | Classificação: 14 anos | Duração: 90 minutos.

/www.cinemark.com.br/royal-opera-house/romeu-e-julieta.

 Óperas e Ballets do ROYAL ÓPERA HOUSE de Londres, exclusivo na rede Cinemark. 
Faltam 2 dias para a próxima exibição no ParkShoppingBarigüi da Temporada de Óperas e Ballets do ROYAL ÓPERA HOUSE de Londres, exclusivo na rede Cinemark.

No dia 22 de março, acontece o incrível e tão esperado Ballet ROMEU E JULIETA – Ao Vivo.

As vendas antecipadas de convites já estão disponíveis na bilheteria do cinema no ParkShoppingBarigüi ou pelo site:http://www.cinemark.com.br/royal-opera-house/romeu-e-julieta
Não deixe de conferir todos os detalhes de ROMEU E JULIETA – Ao Vivo, na página do Cinemark