quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Toque especial.

Natal na parede
Para quem quer dar um toque especial à casa para o Natal, uma dica criativa são os adesivos decorativos para a parede. Práticos e modernos, eles estão disponíveis em vários modelos, podem ser aplicados em qualquer ambiente e retirados a qualquer momento sem estragar a superfície. A Stixx tem opções que vão desde Papais Noeis, árvores, guirlandas, frases, até conjuntinho para identificação de taças para a noite da ceia. Os adesivos da Stixx estão à venda pelo site –
www.stixx.com.br – onde é possível fazer a simulação da cor do adesivo com diversos tons de paredes. São 32 opções de cores. 

Noticia da hora ,Leite Quentee News.

APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA CULTURA E  PARKSHOPPINGBARIGÜI, TITANIC: A EXPOSIÇÃO - OBJETOS REAIS, HISTÓRIAS REAIS INAUGURA DIA 27 DE OUTUBRO, EM CURITIBA


Vista por mais de 22 milhões de pessoas em 85 cidades ao
redor do mundo, a exposição apresentará 243 objetos reais

Em 15 de abril de 1912, Titanic, o maior navio do mundo naquela época, afundou depois de colidir com um iceberg, provocando a morte de mais de 1.500 pessoas.  Quase cem anos depois, a TIME FOR FUN e a RMS Titanic, Inc., uma subsidiária da Premier Exhibitions, Inc., trazem pela primeira vez ao Brasil, Titanic: A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais. Apresentado pelo Ministério da Cultura e ParkShoppingBarigüi e com apoio cultural da joalheria Bergerson, a mostra, vista por mais de 22 milhões de pessoas em todo o mundo, será inaugurada em Curitiba, dia 27 de outubro no ParkCultural no próprio shopping  - com abertura para o público no dia 28 de outubro.

Quando chegam à exposição, os visitantes são rapidamente levados de volta a 1912, recebendo logo na entrada uma réplica do cartão de embarque de um passageiro real que esteve a bordo do Titanic. Em seguida entram em uma viagem cronológica da trajetória do navio, deslocando-se através de sua construção, passando pela vida a bordo, pelo naufrágio malfadado até os incríveis esforços de resgate.

A exposição foi projetada com foco no legendário RMS Titanic e nas histórias reais das 2.228 pessoas a bordo. Os 243 objetos originais retirados do fundo do mar provocam uma ligação com toda a história do Titanic. Frascos de perfumes de um fabricante que viajava à Nova York para vender suas amostras, um alfinete de diamantes e uma escotilha verdadeira da embarcação são alguns dos artefatos que estarão expostos no Brasil.

Além disso, a mostra traz a reprodução de um iceberg de 3,5 metros no qual os visitantes poderão colocar as mãos para sentir as baixas temperaturas da noite do naufrágio, belas recriações de ambientes, como as cabines de primeira e terceira classe e a sala das caldeiras, que inspiram os visitantes a lançarem um olhar comovente sobre o trágico naufrágio, uma conexão emocional com as vidas que foram bruscamente interrompidas ou para sempre alteradas.

Montada em ordem cronológica, Titanic: A Exposição tem oito galerias distribuídas em 1.500 que trazem à vida a história do Titanic e dos passageiros a bordo.

1.     Construção

A história de sua concepção e construção é contada nessa galeria. Os visitantes andam no chão de madeira remanescente das docas em Belfast, e são envolvidos pelas imagens e pelos sons da construção do Navio. Objetos desta galeria mostram partes impressionantes da infraestrutura do Titanic.

2.      A Partida

Este segmento traz uma representação de parte do casco do Titanic, onde os passageiros passarão por uma rampa de embarque para entrar no Navio. As imagens do dia de partida também são apresentadas aqui, assim como bagagens e partes de suas etiquetas, recuperadas no local do naufrágio. Além disso, os visitantes aprendem sobre o Capitão Edward J. Smith, o Comandante do White Star Line, que havia planejado se aposentar em 1911, mas foi convencido por J. Bruce Ismay, proprietário da White Star Line a ficar até a chegada do Titanic ao porto de Nova York.

3.     A Vida a Bordo

Nesta seção o público visualiza claramente as amenidades de todas as classes. Recreações das cabines de primeira e terceira classes detalham as diferenças de conforto para os muito ricos e os menos favorecidos. Além disso, a Galeria está repleta de objetos retirados dos destroços do Titanic, incluindo panelas e louças de todas as classes, assim como pertences pessoais de muitos dos passageiros.

4.     Sala das Caldeiras

Esta é a Galeria que conta em detalhes a história do naufrágio do Titanic na noite de 14 de abril de 1912. Os Visitantes experienciam a sensação de estar na sala das caldeiras, onde era feito o trabalho mais difícil do Titanic. Aqui podem ser vistas recriações das caldeiras e de uma porta estanque, que impedia a entrada de água nos compartimentos inferiores.

5.     Iceberg

O ápice da Exposição acontece na Galeria Iceberg, onde os visitantes passam pelos avisos de “iceberg à frente”, recebidos durante todo o dia do naufrágio. Ficam face a face com um muro de gelo de aproximadamente 3,5 metros, concebido a partir de um esboço desenhado pelo vigia do Navio, Frederick Fleet. Este muro refrigerado atrai a umidade do ar e cria gelo real, possibilitando às pessoas que tocam o iceberg com as mãos a sensação das gélidas temperaturas do Atlântico Norte na noite do naufrágio. Dentre os objetos recuperados há aqui equipamento de navegação, bem como partituras que podem ter pertencido à banda do Navio.

6.     O Resgate

Enquanto o Titanic afundava, o seu operador de telégrafo enviava repetidas mensagens de socorro, indicando localização e estado do navio. Apenas um barco estava perto o suficiente para atender ao chamado. Há quatro horas de distância e com um campo de icebergs à frente, o Carphatia começou a acelerar em direção ao Titanic assim que recebeu a chamada. O Capitão Arthur Rostron navegou as águas traiçoeiras em velocidade máxima a fim de alcançar o navio e socorrer os feridos. Quando o Carpathia chegou até o Titanic, tudo o que havia restado no local eram 705 vivas pessoas em 20 botes salvavidas espalhados por todo o mar gelado.

7.     Recuperação

O RMS Titanic afundou às 2h20 do dia 15 de abril de 1912. O Titanic descansa separado em duas sessões a 4 km de profundidade no Atlântico Norte e está rodeado por destroços cheios de objetos pessoais e pedaços do Navio. Por 73 anos o Titanic ficou sozinho e perdido. Desde que os destroços foram encontrados, em 1985, a RMS TITANIC, Inc. fez sete expedições e recuperou mais de 5.500 objetos, os quais foram cuidadosamente catalogados e conservados. A Galeria Recuperação leva os visitantes a se sentirem no local do naufrágio, dando a eles a sensação das condições adversas e do silêncio que circunda o local de descanso do Navio.

8.     Memorial

Apenas poucos dias após o naufrágio do Titanic o mundo soube das notícias trágicas, 1.523 pessoas mortas e 705 sobreviventes. Todos lamentavam a perda, enquanto fundos de ajuda eram coletados para os sobreviventes carentes. Na Galeria Memorial, os visitantes conhecem o destino dos passageiros com nome no cartão de embarque recebido no começo da Exposição. A parede do Memorial a história de todos a bordo do Titanic, onde viveram ou morreram e a classe na qual viajavam.

A RMS Titanic, Inc. é a única empresa autorizada pela Lei para recuperar os objetos do naufrágio. A Companhia conseguiu o Salvor-in-Possession, que é o direito para exploração do local do acidente, por um tribunal dos Estados Unidos em 1994 e realizou sete expedições para pesquisa e recuperação do Titanic, resgatando mais de 5.500 objetos originais. Os objetos são exibidos em compartimentos especialmente desenvolvidos, onde a temperatura, umidade relativa do ar e níveis de luz são controlados, protegendo os objetos contra agentes de deterioração.

As peças exibidas foram conservadas e são continuamente monitoradas para que possam ser exibidas na Exposição, bem como preservadas para o futuro. A Companhia recentemente completou sua oitava e mais ambiciosa missão na área do naufrágio do Titanic no verão de 2010. Pela primeira vez na história, a RMS Titanic, Inc. juntou-se às agências de oceanografia mais importantes do mundo para fazer um mapeamento total do local do naufrágio na esperança de construir-lo virtualmente para as futuras gerações.



Algumas curiosidades sobre Titanic

  • O valor da passagem da primeira classe do Titanic para Nova York custava US$2,500, aproximadamente US$57,000 hoje em dia. As duas suítes mais luxuosas eram localizadas no Deck B do navio e valiam impressionantes US$4,500, aproximadamente US$103,000 hoje.

  • A passagem da terceira classe do Titanic custava US$40, equivalente a US$900 nos dias de hoje. Dormiam mais de 10 pessoas em cada cabine de terceira classe. Essas cabines eram divididas por sexo, o que impedia famílias de dormirem juntas.

  • Os passageiros da primeira classe tinham luxo e pagavam pelo lazer a bordo: o ingresso para a piscina do navio custava US$0,25, enquanto que para a quadra de Squash o valor era US$50.

  • Sessenta chefs de cozinha e seus assistentes trabalhavam nas cinco cozinhas do Titanic. Haviam desde cozinheiros de sopas e assados até confeiteiros e especialistas em comida vegetariana. Tinha também um cozinheiro específico para cozinhar para os judeus da embarcação.

  • O Titanic tinha seu próprio jornal, o Atlantic Daily Bulletin, produzido a bordo do navio. Além de notícias e propagandas, o periódico continha ainda um menu do dia, as promoções, o resultado da corrida de cavalos e fofocas da sociedade.

  • Havia apenas duas banheiras para os mais de 700 passageiros da terceira classe.

  • A parte da frente do convés do navio era o espaço destinado aos passageiros da primeira classe, enquanto que a parte traseira era destinada aos passageiros da segunda classe. Os passageiros destas classes tiveram a melhor chance de entrar em um bote salva-vidas, simplesmente porque eles poderiam alcançá-los rapidamente e facilmente.

  • Mesmo se todos os 20 botes tivessem sido completamente lotados, eles não teriam capacidade para salvar mais de 1.178 pessoas.

  • No início a maioria dos passageiros não acreditava que o navio afundaria realmente. Por isso os botes salva-vidas saíram carregados de 19 passageiros enquanto poderiam levar 65.

  • O Titanic foi um dos primeiros navios em perigo a usar o sinal SOS. Um oficial usou o sinal de SOS depois de usar o tradicional código CQD chamando pelas iniciais do navio.

  • O tenista R. Norris Williams e seu pai, Charles D., sentiram muito frio no convés da embarcação, então foram para a academia fazer exercícios para se aquecerem enquanto o navio afundava.

  • No momento do naufrágio, a temperatura da água era de apenas 28 ° F (-2 ° C). A maioria das pessoas que cairam na água com seus coletes salva-vidas morreram de hiportemia ou ataques cardíacos.



Para mais informações sobre Titanic: A Exposição – Objetos reais, histórias reais, visite o site: www.titanicaexposicao.com.br.




Serviço Curitiba
Titanic: A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais

Realização: TIME FOR FUN
Produção: RMS Titanic, Inc., uma subsidiária da Premier Exhibitions, Inc.
Apresentação: Ministério da Cultura e ParkShoppingBarigüi
Co-patrocínio: Bancorbrás Cultural
Local: ParkShoppingBarigui - ParkCultural
Informações: 4003-6464 (válido para todo país)
Venda a grupos: 11 2846-6232 / Email: grupos@t4f.com.br
Abertura de Vendas – 19 de outubro
Abertura para Convidados: 27 de outubro
Abertura para Público: 28 de outubro
Horários: De segunda a sexta, das 11hs às 22hs (acesso à exposição até às 21hs). Sábados, domingos e feriados, das 10hs às 22hs (acesso à exposição até às 21hs)



Acesso para portadores de necessidades especiais
Ar Condicionado


PREÇOS DOS INGRESSOS
INTEIRA
R$ 30,00
MEIA-ENTRADA
R$ 15,00
DE 0 A 2 ANOS
Grátis

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA

ParkShoppingBarigui - ParkCultural
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê
HORÁRIO DA BILHETERIA
De segunda à sexta das 11hs às 21hs
Sábados, domingos e feriados das 10hs às 21hs
Endereço: ParkShopping -  Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê

LOCAIS DE VENDA - COM TAXA DE CONVENIÊNCIA

Pontos de venda no link:

Central Tickets For Fun: por telefone, entrega em domicílio (taxas de conveniência e de entrega) - 4003-5588 (válido para todo o país), das 9h às 21h - segunda a sábado.

 ________________________________________________________________

 
 
 
--
 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ponto de Apoio em festa.

Uma grandiosa e animada festa promovida pela Associação de Decoração Ponto de Apoio premiou 56 dos maiores escritórios de arquitetura de Curitiba. A dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande foram o 1º lugar do Programa de Marketing de Incentivo da associação, o que lhes rendeu um Mitsubishi 4x4. No segundo e terceiro lugar, os arquitetos Jayme Bernardo e Eduardo Mourão, respectivamente, que também ganharam um carro 0km cada um. Na Momentai Music&Fun, o evento contou com um show da cantora Michele Mara.

: Os premiados da noite, Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande.
: O arquiteto Eduardo Mourão, 3º lugar do programa.:
A engenheira Karin Brenner.
:  Marinice Bettega e Jayme Bernardo.
Presidente da Ponto de Apoio Sr.,Marcos .

fotos GERSON Lima -encaminhada ao blog leite Quentee/News Social

Noticia da hora ,Leite Quentee News.

Semana solidária Na semana de 24 a 30 de outubro, solidariedade será o tema central das atividades no Graciosa Country Club. Para começar, o tradicional Chá da Tarde, que acontece na quarta (26), contará com um desfile exclusivo dos looks da loja Lafort. A  verba arrecada durante o evento será revertida em prol do Lar Hermínia Scheleder e Fundação Iniciativa, que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e situação de risco. Já no sábado (29), todos os departamentos do clube se reúnem em um dia inteiro de atividades também voltadas para a arrecadação de verbas e doações para estas instituições. Este é também o Dia do Ambulante Feliz. -----
 
O hairstylist Ivaldo Lima lança o livro Contraste A obra apresenta fotos artísticas de modelos, completamente transformadas, com um minucioso trabalho de cabelo, maquiagem, fotografia e design   Depois de dois anos de trabalho, o hairstylist Ivaldo Lima, um dos titulares do Stylo Hair Institute, de Curitiba, lança o livro Contraste. O evento será no próximo dia 25 de outubro, no Espaço TIM (Av. Vicente Machado, 520. Centro). Ao todo, 133 páginas apresentam fotos artísticas de 25 modelos. “Todas as modelos tiveram a pele pintada na cor preta numa intenção de contrastar, transformar a realidade em arte. O trabalho incluiu muita pesquisa e dedicação de toda a equipe. Cada sessão de foto levou pelo menos um dia”, conta Ivaldo.

A quinta edição do “Curitibano Comedy Club” promete diversão e muitas risadas aos associados do Clube Curitibano, com a apresentação do ator e comediante Hélio Barbosa. Reconhecido como um dos novos talentos do humor nacional, o comediante que foi vencedor do quadro Pistolão, do Domingão do Faustão, mostra o espetáculo de humor “A Comédia de um Homem Só. A apresentação será no dia 27 de outubro, quinta-feira, a partir das 20 horas, no Salão Rosa (Av. Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde).

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

7th Avenue – Live & Work




Show de Arte no Rebouças

Futuro lançamento da Thá, o complexo multifuncional 7th Avenue Live & Work, tem seu tapume grafitado pela ação denominada “Pintando o 7th no Rebouças”.

Curitiba, 21 de outubro de 2011 – O bairro Rebouças ganhou uma exposição de arte a céu aberto, graças a uma ação assinada pelo Grupo Thá, que teve início nesta semana, com o nome de ‘Pintando o 7th no Rebouças’. Sete artistas que participam do coletivo de arte e design Mucha Tinta foram convidados para colorir o tapume com extensão de 230m do futuro lançamento da Thá, o multifuncional 7th Avenue Live & Work, vizinho da Ponte Preta e do futuro campus da Universidade Federal do Paraná.

O empreendimento será construído entre as vias Sete de Setembro, Conselheiro Laurindo e João Negrão (ao lado da Ponte Preta). O tapume foi preenchido por sete temas escolhidos pela Thá, que destacam os valores do grupo centenário. “Os artistas trabalharam com os temas: sustentabilidade, qualidade, tendência, tradição, confiança, conforto e lar”, afirma Cristiane Kilter, gerente de marketing da Thá.

A pintura conceitual do tapume é a primeira do movimento intitulado ‘Pintando o 7th no Rebouças’. Após o lançamento do produto, previsto para novembro, um calendário de ações de relacionamento com o público e com o entorno será desenvolvido pela Thá. 

Saiba mais sobre o 7th AvenuePara batizar o empreendimento, a Thá buscou inspiração internacional, em Nova York. De uma das principais estações de trem de Manhattan, nasceu o nome 7th Avenue (Seventh Avenue), fazendo alusão ao fato de a sétima avenida de Curitiba ser a Sete de Setembro, uma das vias de acesso ao empreendimento.
O 7th Avenue – Live & Work contempla três torres, sendo uma de uso residencial e outra de uso comercial, sobreposta com a corporativa. No andar térreo, haverá uma galeria comercial com espaços de múltiplo uso.

Sobre o Grupo Thá
Fundado há 116 anos, o Grupo é composto pelas seguintes empresas: Thá Engenharia, com atuação em todo Brasil; Thá Incorporadora, com atuação em Santa Catarina e no Paraná; e a Imobiliária Thá, com sede em Curitiba. Com aproximadamente 6 milhões de metros quadrados construídos a Thá é o maior grupo imobiliário do sul do Brasil. Para mais informações, visite: www.tha.com.br
Diogo Cesar, do coletivo de arte e design Mucha Tinta, escolheu representar o tema conforto nos tapumes do futuro lançamento do Grupo Thá, o 7th Avenue. “Quis criar algo diferente, fora do comum”, define. O artista deu asas à imaginação e desenhou vários passarinhos descansando em nuvens. No meio deles há uma surpresa: um peixe com uma roupa de passarinho, também, descansando em uma nuvem. Para criar a arte, Diogo fez com caneta de grafite e depois finalizou com o famoso spray de grafite. Quem quiser conferir de perto, a obra está na Av. Sete de Setembro, quase esquina com a Rua Conselheiro Laurindo.

Crédito da foto: Justen Jr.

domingo, 23 de outubro de 2011

Leite Quentee da Gente, na pauta.



Esabel Cristina com Novidades..
 Desembarca na capital do Paraná nesta proxima terça Feira dia 25/10,os proprietarios da Jacques Janine Franqueados.a anfitriã de Curitiba,Isabel Cristina recebera os convidados no ( Jacques Janine Batel).para um selecto grupo.

Dica do Blog -Isabel Cristina com as dicas de Beauty ,na Revista Viver Curitiba deste mês.
Sucesso sempre.
_____Foto Waldo Rafael______________________________________________________


Odontológia

  A cirurgiã dentista, Larissa Bertolli Guimarães ,com sua odontológica especializada, em uma das ária, Odontologia para Bebés,focada nas atitudes preventivas,Larissa faz atendimento a crianças e clínica geral, que engloba trabalhos estéticos,ente outros procedimentos. Rua Martim Afonso 705 . Merces fone 32224546.











Larissa B.Guimrães.em foco.

sábado, 22 de outubro de 2011

Noticias da hora 11:42


Exposição Fashion People Summer termina neste domingo


O público tem até domingo (23/10) para conferir a exposição Fashion People Summer, que está no Piso Cinemas do Shopping Mueller desde o dia 4 de outubro. A mostra fotográfica reúne as dez produções vencedoras do concurso realizado no Facebook. Entre as imagens expostas, destacam-se os looks e estilos arrojados criados pelos internautas para a temporada primavera/ verão 2012. 
Por meio do concurso Mueller Fashion People, o Shopping Mueller tornou-se o shopping mais “curtido” do Sul e Sudeste do País.  A Fan Page, página da empresa no Facebook, ultrapassou a marca de 11.300 “curtir”. A ação comprova que ter uma boa estratégia de marketing no universo online pode fazer toda a diferença. No Mueller, as redes sociais são um dos principais elos de comunicação com os consumidores.

Leite Quentee/News Social


Noticias






MABU THERMAS & RESORT RECEBE GRUPO DE JORNALISTAS

Um grupo de jornalistas vindos de três diferentes estados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – esteve de 15/10 (sábado) a 18/10 (terça-feira) participando de um Press Trip no Mabu Thermas & Resort, localizado em Foz do Iguaçu. No hotel, os profissionais foram recebidos pelo presidente do Grupo Mabu, José Maria Abujamra, e também pelo gerente geral do resort, Mario Sergio Pereira Dias. Estavam presentes os veículos Zero Hora (RS), Jornal do Comércio (RS), Correio do Povo (RS), Diário Catarinense (SC), Revista View (PR) e blog Marian Guimarães (PR).

No ano de 2011 o Mabu Thermas & Resort recebeu jornalistas de diferentes veículos, incluindo jornais impressos, revistas e emissoras de televisão com abrangência nacional. Os responsáveis pelos blogs mais acessados do setor de turismo também marcaram presença. O objetivo destes convites, de acordo com José Maria Abujamra, é “estreitar o relacionamento com a imprensa e apresentar as novidades do resort, que está passando por um processo de ampliação da estrutura. Além disso, devido a uma parceria da Rede Mabu com a TV Globo e a empresa VCT&Cia, toda a estrutura de lazer foi adaptada recentemente para lembrar o Sítio do Picapau Amarelo”.

Legenda:
Da esquerda para a direita estão o gerente geral da Chamon Tour Operator, Oclecídio Dias Junior, o gerente geral do Mabu Thermas & Resort, Mario Sergio Pereira Dias, o presidente do Grupo Mabu, José Maria Abujamra, o subgerente do Mabu Thermas & Resort, Márcio Mora, o gerente de atendimento em alimentos e bebidas, Alceu Vieira, e a gerente comercial do Mabu Thermas & Resort, Irianne Holler.

Crédito: Divulgação

-- Gente nova no Clube

CURITIBA, 20/10/2011 – O Clube de Criação do Paraná (CCPR) anuncia a entrada de dois novos diretores. A partir de agora, Bruno Barros e Rodolfo Amaral integram a banca de diretores do Clube, que é composta por nove membros. Bruno Barros, formado pela UFPR, é Diretor de Arte na Heads Propaganda, com passagens pela CCZ e Master. Tem em seu currículo clientes como Oi, Banco do Brasil, Volvo Cars, Ministério da Saúde, Prefeitura de Curitiba e TIM. Rodolfo Amaral é redator da JWT. Possui prêmios no Festival Ibero-Americano de Propaganda - FIAP, no Wave International, sendo o primeiro redator brasileiro premiado no Young Guns International. Short-list em Cannes, foi várias vezes finalista do Profissionais do Ano da Rede Globo, sendo vencedor em duas edições. Ganhou diversas medalhas no Clube de Criação de São Paulo e do Paraná, entre outros festivais. Atendeu clientes como HSBC, Microsoft, Smirnoff, Nestlé Warner Bros, Grupo Positivo, entre outros. Além disso, já foi diretor do CCPR na gestão de Renato Cavalher.

 _______________________________________________________________________
 100 ANOS DO TEATRO MUNICIPAL de SÃO PAULO

Sábado: 22 de outubro, das 12 às 18 horas.
Espaço Paulista de Arte
Rua Francisco Leitão, 190/198 - Pinheiros - São Paulo.

 ___________________________________________________________________________


 Luz na Morar Mais


A badalada marca Grey House Iluminação, presente em 27 ambientes da  Morar Mais, promoveu no espaço “Terraço do Café” da Mostra, um coquetel para arquitetos, designers e imprensa. Os diretores da empresa, Adriana e Marcelo Sypniewski, apresentaram sua linha de luminárias que trazem o conceito de “Iluminação Sustentável”. Na foto,

002 – os anfitriões Marcelo e Adriana Sypniewski ladeados pelas arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn