CAMAROTE DA BRAHMA RESGATA SUA HISTÓRIA EM 2011
Em sua 21ª edição, o espaço mais badalado do carnaval carioca relembra momentos que marcaram sua trajetória na Sapucaí. Luma de Oliveira será a musa desta edição, que tem como tema “Vou morrer de saudade”
Curitiba, 01 de fevereiro de 2011 - Reconhecido como um ícone do carnaval carioca, o Camarote da Brahma celebra sua 21ª edição com uma volta ao tempo e recorda a história que o consolidou como o primeiro e mais importante evento do gênero no País. Com o tema “Vou morrer de saudades”, o espaço mais badalado da Sapucaí reunirá cenografias e atrações que marcaram edições anteriores.
Para coroar este momento, a “rainha das rainhas” do carnaval carioca, Luma de Oliveira, será a musa do Camarote da Brahma 2011. “A Luma tem o carnaval em seu DNA. É a eterna rainha da festa, nada mais natural do que tê-la como a anfitriã e musa do nosso camarote este ano. Ficamos felizes que ela tenha aceitado o convite”, destaca Jean Jereissati, diretor de trade e eventos da Ambev.
“Assim como o Camarote da Brahma chega à sua 21ª edição, eu também chego à 21ª edição de camarote. Estou muito satisfeito e realizado por fazer parte dessa história e de ver que o Camarote da Brahma se tornou uma referência para o carnaval carioca”, afirma Victor Oliva Victor Oliva, presidente da Holding Clube e responsável pela organização do Camarote.
Reconhecido como o local onde as maiores celebridades nacionais e internacionais se reúnem para assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, o camarote convidou o badalado estilista francês Christian Audigier, que veste astros como Madonna e Britney Spears, para desenhar a camiseta-convite do espaço. Responsável pelo mix de rock e tattoos da grife Ed Hardy, o estilista possui duas lojas no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) e mais de 30 espalhadas pela Europa e Estados Unidos. Este será o seu primeiro carnaval no Rio de Janeiro.
Realizado desde 1991 como parte da iniciativa para revigorar o carnaval carioca, o camarote simboliza a forte ligação que a Brahma tem com a festa mais popular do Brasil e com a Sapucaí. “A Brahma nasceu há mais de 120 anos ao lado da Marques da Sapucaí, berço do carnaval carioca, e foi a primeira marca a investir em um camarote no Sambódromo. Hoje, podemos afirmar que o Camarote da Brahma faz parte da história do carnaval não só no Rio de Janeiro, mas tornou-se referência em todo o Brasil”, completa Jean.
O Camarote da Brahma é conhecido por proporcionar aos seus convidados a oportunidade de assistir ao carnaval mais famoso do mundo com vista privilegiada e sofisticação. As atrações musicais nos intervalos dos desfiles das escolas de samba e o serviço de táxi gratuito para voltar para casa estão entre os mimos oferecidos aos presentes no evento este ano.
ATRAÇÕES Nº 1
Os intervalos dos desfiles serão animados por uma lista de atrações número um. Quem faz sua estreia no Camarote da Brahma e na Sapucaí Sapucaí é o cantor e produtor musical Will. I. Am., do Black Eyed Peas. O garoto propaganda da marca Zeca Pagodinho também não poderia deixar de se apresentar na celebração dos melhores momentos do camarote que contará ainda com a participação da banda Moinho.
GASTRONOMIA Nº1
Pelo sétimo ano consecutivo o banqueteiro Viko Tangoda assina o cardápio do Camarote da Brahma. Para esta edição, o chef Viko promete realizar uma releitura dos pratos mais famosos do camarote, como o Arroz de Pato.
CONVITE Nº1
A lista de convidados do camarote é elaborada pelo tradicional time de promoters formado por Ivone Kassu, Alicinha Cavalcanti, Renata Carvalho e Carol Sampaio.
PARCEIROS Nº1
O Camarote contará novamente com parceiros que incrementarão ainda mais o espaço. As empresas Sony, BomBril e L'oreal marcam presença no camarote com ações para os convidados. As “delícias” ficarão por conta da Brasil Cacau e a Sorvetes Rochinha.
CAMAROTE RESPONSÁVEL
Assim como em todos os eventos da Brahma, o Camarote também tem a preocupação de oferecer aos seus convidados opções para que possam curtir o carnaval à vontade sem precisar dirigir. Como nos dois últimos anos, o Camarote da Brahma oferecerá serviço de táxi gratuito para todos os convidados. O serviço estará disponível no ponto de encontro (Porcão Rio´s) para a volta para casa
PROJETO SAMBÓDROMO
Com o projeto de reforma do Sambódromo, que retoma o traçado original desenhado por Oscar Niemeyer, a Ambev cedeu o espaço da antiga fábrica da Brahma para a Prefeitura do Rio de Janeiro para ampliar o espaço – de 60 para 75 mil lugares - que abrigará competições dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.
Realizado há mais de duas décadas, o camarote simboliza a ligação que a Brahma e a Ambev têm com o carnaval carioca e com o estado do Rio de Janeiro. Hoje, a Ambev detém no estado a maior fábrica da companhia na América Latina, a Nova Rio, em Campo Grande, onde também está localizada a fábrica de vidros, além de importantes centros de produção e distribuição em todo o estado. A companhia também realiza inúmeras parceiras com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a exemplo da adoção do bairro da Lapa com a marca Antarctica e o resgate do carnaval de rua.
Desta forma, a Ambev, em conjunto com a prefeitura, está trabalhando para encontrar um novo espaço para o evento na Sapucaí. “No passado fizemos o Camarote da Brahma e hoje ele um dos ícones do carnaval carioca. O Camarote da Brahma é pioneiro e tão representativo para este carnaval, que não nos imaginamos fazendo nada menor do que foi realizado com grandiosidade e orgulho nos últimos 20 anos”, finaliza Jean.
HISTÓRIA Nº 1
Desde a construção do Sambódromo no RJ, em 1984, a Ambev realiza o camarote na Sapucaí. No princípio, não levavam o nome “Camarote Nº1” e apresentavam outro formato: eram organizados pela diretoria, para um grupo seleto de convidados pessoais. Com o passar do tempo, o conceito do camarote da Brahma foi sendo ampliado. Em 91, a Cia realizou pela primeira vez o Camarote Nº1 com o objetivo de associar a marca Brahma a um evento de reconhecimento internacional, aproveitando a boa localização dos escritórios de sua primeira fábrica, que ficam na Av. Marquês de Sapucaí.
A ideia surgiu a duas semanas do carnaval e o Banco de Eventos foi responsável por decorar o espaço e por desenvolver a camiseta-convite. Foi a primeira vez que os convidados tiveram a oportunidade de assistir ao mais famoso carnaval do mundo com uma vista privilegiada, conforto e segurança. O local em que o Camarote da Brahma foi instalado era totalmente inusitado: a fábrica da cervejaria Brahma, que na época ainda estava em atividade.
“Não foi à toa que o Camarote Nº1 ficou conhecido como o mais badalado da Sapucaí. Ao longo das duas décadas, o Camarote da Brahma reuniu amantes do samba, socialites, empresários, esportistas e famosos para assistir aos desfiles do melhor ponto da Sapucaí”, ressalta Zé Victor Oliva.
Em mais de 20 anos de história, o Camarote da Brahma já reuniu nomes como Gisele Bündchen, Ronaldo, Rodrigo Santoro, Arnold Schwarzenegger, Barbara Bush, Linda Lopez, Jacqueline Bisset, Monica Bellucci, Christopher Lambert, Paul Allen, Lucy Lew, Grace Jones, Ron Wood, Diego Maradona, Kevin Spacey, Madonna e Gerard Butler, entre outras tantas personalidades que já prestigiaram o evento.
NÚMEROS DO CAMAROTE 2011:
Empregos indiretos: aproximadamente 1.600
Seguranças: 200
Limpeza: 80 trabalhadores/dia
Motoristas: 80
Micro-ônibus, vans, carros: 60
Profissionais de produção: 114
Geradores: 15 (totalizando 4.500 KVAs)
Área total: 4 mil m2
Refeições: 18 toneladas
Posto médico: 1
Ambulância: 1
Sobre a Sony Brasil
A Sony conta com 2.165 funcionários distribuídos em dois escritórios - São Paulo e Rio de Janeiro - e nas fábricas na Zona Franca de Manaus. Em maio de 2008, a empresa apresentou sua primeira loja própria Sony Style do Brasil e atualmente já conta com seis lojas presentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.A empresa estrutura-se em duas áreas: Consumidor e Profissional. A primeira, voltada para o consumidor final, fabrica e comercializa toda a linha de áudio e vídeo. Já a área Profissional está dividida entre os departamentos de B2B e de Broadcast.
Seus processos, instalações, produtos e serviços são incorporados a um Sistema de Gestão Ambiental, que conta com o envolvimento de todos os colaboradores da empresa. Em respeito ao meio ambiente, tem como boa prática a coleta de pilhas e baterias, através dos postos de Serviço Autorizado Sony, dando a destinação adequada às mesmas.A Sony Corporation é patrocinadora oficial da FIFA até 2014, e seu contrato de US$ 305 milhões prevê a participação em mais de 40 eventos neste período, inclusive as Copas do Mundo FIFA de 2010 e 2014.
Sobre a L’Oreal Paris
Pelo quinto ano consecutivo, L’Oréal Paris está no comando do espaço de maquiagem do camarote da Brahma. O projeto de decoração escolhido pela marca é moderno, clean, high-tech e resgata a linha apresentada no primeiro ano de parceria com o camarote. Assim como o cobiçado espaço na Marques de Sapucaí, L’Oréal Paris é objeto de desejo de milhares de consumidores. Com produtos para pele, maquiagem, cuidados e coloração dos cabelos, L’Oréal Paris está presente em mais de 120 países, é a marca do luxo acessível e se apoia na inovação permanente e criatividade sem-limites, com foco na diversidade da beleza.
No Brasil, a marca investe cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento. Além do Centro de Pesquisa inaugurado em 2008 no Rio de Janeiro, a empresa busca criar produtos específicos para o mercado nacional. Alguns, como a linha Elsève Reparação Total 5, tornaram-se sucessos internacionais.
Sobre a Brasil Cacau
A Brasil Cacau é uma marca do Grupo CRM, que também controla a Kopenhagen e DanTop. Foi lançada em janeiro de 2009 e hoje desponta como uma das mais promissoras redes de lojas especializadas na venda de chocolate. Os produtos Brasil Cacau representam a cultura nacional nas cores das lojas e nos 120 itens com o conceito da brasilidade nos tabletes, bombons, trufas e drageados com sabores típicos do Brasil, como café, banana, beijinho, brigadeiro, limão, canela, pimenta, entre outros. A brasilidade da marca também é manifestada nas embalagens e nos sabores dos produtos que retratam o artesanato, texturas do Brasil e doces que o brasileiro gosta. As lojas, no formato de autosserviço, ficam em pontos de grande circulação de pessoas e, além da bomboniére, contam com café, bebidas quentes preparadas com chocolate Brasil Cacau e fonte de chocolate. A rede atende um público consumidor composto por homens e mulheres, entre 15 e 49 anos, e o investimento inicial de um fraqueado Brasil Cacau é a partir de R$ 100 mil com tempo estimado para o retorno do capital que varia de 18 a 24 meses.
Sobre Sorvetes Rochinha
Há quase três décadas os sorvetes Rochinha fazem parte da história dos frequentadores do litoral norte de São Paulo. Saudável, feito carinhosamente de maneira artesanal, com pedaços generosos de frutas, sabores diversificados e baixa caloria, os picolés viraram uma "coqueluche" nos eventos paulistanos. Com uma producão de 60 mil sorvetes por dia, a fábrica se prepara para um novo desafio: o mercado carioca. O lançamento oficial do Rochinha, no Rio de Janeiro, será feito durante o carnaval, em primeira mão, para os convidados do Camarote da Brahma
CRÉDITO: Marcello Bravo,foto do lançamento 2011