"SOBREVIVENTES" RECEBE TRAILER E CARTAZ OFICIAIS |
Último filme de José Barahona, que faleceu em novembro de 2024, estreia nos cinemas brasileiros em abril como homenagem ao diretor |
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Cartaz oficial de Sobreviventes |
Assista ao trailer: |
Nas palavras do diretor, “o tema da escravatura foi muitas vezes esquecido, escondido atrás de uma ‘gloriosa’ epopeia ultramarina”, e é essa invisibilização histórica que ele busca desconstruir. Em suas notas, Barahona lembra que quase 5 milhões de africanos foram levados para serem escravizados no Brasil, e essa memória precisa ser resgatada para que seja possível pensar em novas formas de sociedade. “Como é possível a harmonia e a instauração de uma sociedade igualitária e democrática depois de um passado de tanta violência? Não sabemos até hoje, mas ela é certamente desejável”, reflete. O elenco conta com Miguel Damião, Allex Miranda, Anabela Moreira, Roberto Bomtempo e Zia Soares. A trilha sonora original de Philippe Seabra traz a voz de Milton Nascimento. A produção é da portuguesa David & Golias e da brasileira Refinaria Filmes, com Fernando Vendrell, Luís Alvarães e Carolina Dias na produção executiva. A trajetória de José Barahona inclui documentários e ficções que transitam entre a investigação histórica e questões pós-coloniais. Formado em cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, ele também estudou em Cuba (EICTV) e Nova Iorque (New York Film Academy). Seu primeiro longa de ficção, “Estive em Lisboa e Lembrei de Você” (2016), adaptado do romance de Luiz Ruffato, percorreu festivais internacionais e foi lançado comercialmente no Brasil e em Portugal. Seu documentário “Nheengatu” (2020), rodado na Amazônia, recebeu prêmios como Melhor Documentário no Festival Caminhos do Cinema Português e no CineAmazônia. Além de cineasta, Barahona foi produtor e programador da Mostra Cinema Português Contemporâneo no Brasil e publicou ensaios sobre cinema no jornal Público. Faleceu em novembro de 2024, aos 55 anos, em Lisboa. |
Ficha Técnica |
Sinopse: Meados do século XIX. Um grupo de sobreviventes do naufrágio de um navio negreiro, brancos e negros, dão a uma ilha deserta, perdida algures no Oceano Atlântico. A luta pela sobrevivência e pelo poder vai inverter os valores morais e sociais da época. Isolados, será possível que deixem de lado o passado das relações de poder e subjugação e encontrem uma nova forma de viver em harmonia? |
Refinaria Filmes Criada em 2002, a Refinaria Filmes é uma produtora independente focada em coproduções internacionais de filmes de ficção e documentário, exibidos nacional e internacionalmente. Dentre suas produções recentes estão Sobreviventes (fic, 2024) e Nheengatu (doc, 2020) de José Barahona, A Bela América (fic, 2023) de António Ferrreira, Rua dos Anjos (doc., 2022) de Renata Ferraz e Raiva (fic., 2018) de Sérgio Trefaut, entre outros. |
Pandora Filmes A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica. |
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