Marcado para o dia 27 de abril, das 11h às 13h, o encontro trará duas grandes especialistas que conversarão sobre a influência deste clássico na construção do imaginário romântico ao longo dos séculos
No dia 27 de abril (domingo), das 11h às 13h, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano realizará um evento especial dedicado a uma das tramas amorosas mais emblemáticas da literatura mundial. O evento, intitulado “O amor-paixão de Romeu e Julieta: desejo, juventude e destino na icônica obra de Shakespeare”, inaugura a programação da nova série cultural da Fundação, “Relações Amorosas em Pauta”, que reunirá convidados referenciais de diferentes áreas para discutir as inúmeras percepções, expressões e origens do amor em nossa cultura e coletividade.
Na ocasião, a tragédia será analisada por duas grandes especialistas no autor, as professoras Fernanda Medeiros e Liana Leão, que mergulharão nos simbolismos, significados e na influência de Romeu e Julieta na construção do imaginário romântico ao longo dos séculos.
“O público será convidado a refletir sobre as diferentes leituras desse clássico e sua ressonância no mundo atual, em um bate-papo instigante e acessível”, afirma Érico Vital Brazil, curador da série e diretor de produção da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.
Romeu e Julieta
Uma das histórias de amor mais icônicas da literatura mundial, Romeu e Julieta, de William Shakespeare, não apenas consolidou o conceito do amor trágico, mas também influenciou profundamente a cultura ocidental. A partir da trama atemporal, que retrata o amor impossível de dois jovens separados pelo ódio entre suas famílias, a obra popularizou temáticas que continuam a ser referências culturais, como livre-arbítrio e destino. Transcendendo a literatura, o clássico introduziu novas perspectivas sobre a representação do amor, sendo adaptado para inúmeras expressões artísticas no decorrer dos séculos, do teatro e cinema à música e dança.
Relações amorosas em pauta
Entre abril e outubro de 2025, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano convida o público para uma série especial de encontros e reflexões sobre as diversas formas de expressão e compreensão do amor ao longo da história. A cada encontro, convidados renomados trarão abordagens únicas sobre as nuances desse sentimento, explorando suas manifestações em diferentes contextos, seja por meio de biografias, da filosofia, da música ou das artes em geral.
“Será uma oportunidade para conhecer perspectivas instigantes sobre as dinâmicas amorosas que estruturam nossas vidas e sociedades”, conta Érico Vital Brazil. “Mais do que uma série de palestras, este é um convite para um passeio intelectual e sensível nas complexidades do afeto humano”, complementa o curador.
Sobre as palestrantes
Fernanda Medeiros - Professora associada de Literatura Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e doutora em Letras, fez estágio pós-doutoral (UFRJ) sobre o diálogo de ficcionistas brasileiros contemporâneos com a obra de William Shakespeare. Organizou, com Liana Leão,
O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe
(2021)Enquanto vice-presidente do CESh (Centro de Estudos Shakespeareanos), organizou os eventos Shakespeare Leitor, Leitores Brasileiros de Shakespeare (Fundação Biblioteca Nacional) e Noite de Shakespeare no Poeira (Teatro Poeira), ambos em 2016, comemorando os 450 anos desde a morte de Shakespeare.
Liana Leão - Professora titular de Literatura na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Membro da Academia Paranaense de Letras. Tem Doutorado em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo. Organizou ainda como
Shakespeare, época e sua obra
(2008),
Reflexões shakespearianas
(2006) e, junto com Fernanda Medeiros, O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe
(2021). É editora do arquivo digital
Global Shakespeares do MIT e membro do Conselho Consultivo da Enciclopédia Digital de Shakespeare da Universidade de Stanford (2020).
SERVIÇO
Evento: “O amor-paixão de Romeu e Julieta: desejo, juventude e destino na icônica obra de Shakespeare”, com Fernanda Medeiros e Liana Leão
Dia 27/04 (domingo), das 11h às 13h
Ingressos pelo site do Sympla
Av. Morumbi, 4077 - São Paulo (SP)
Reservas pelo telefone: (11) 37420077
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano - Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a organização é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo. Hoje, essa fundação artístico-cultural oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições, cursos e várias atividades culturais, focadas na história do nosso país e nas diversas fases que constituem o Brasil – o objetivo cultural e socioeducativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é o seu legado. Mais informações: https://www.fundacaooscaramericano.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário