terça-feira, 8 de abril de 2025

ACONTECE .

 

Artefacto Goiânia abre sua Mostra 2025
 "Viver com Arte"


Uma exibição de design ou uma exposição de arte.

O tema da Mostra Artefacto 2025, "Viver com Arte”, propõe uma nova janela para um mundo idílico: a arte, em todas as suas formas - desde que seja a que mais converse com você.

Espaços que integram o melhor do design ao melhor da produção artística contemporânea, com ideias escapistas que estão na cartilha de todo arquiteto. Uma leitura mais intelectual, que se apropria panoramicamente dessas expressões para agregar valor ao mobiliário da marca, de um jeito estético e ergonômico.

Inspirada fortemente pelo histórico Manifesto das Belas Artes, do italiano Ricciotto Canudo (1877-1923), a Mostra Artefacto 2025 conecta essa visão ao tema. Canudo defendia a ideia de que as artes deveriam se unir em uma sinfonia que capturasse a essência da experiência humana: a mostra reflete essa integração, promovendo ambientes em que design e arte contemporânea dialogam de forma harmônica, transcendendo
o utilitarismo e transformando cada peça em uma expressão artística e emocional. 

A Artefacto, com seu compromisso de inovar, dá um passo adiante ao unir a alta decoração ao manifesto das belas artes, transformando cada peça em uma expressão única de criatividade.


MOSTRA ARTEFACTO 2025

Ana Paula, Sanderson & Us, Karine Espírito Santo, Kerley de Melo, Lourenço Milaneze | Clécio Lourenço de Sousa Junior e Gervásio Milaneze Junior, Maurem Françoise, Olivia Pena, Paola Noel, Pedro Ernesto Gualberto e Leandra de Castro Gualberto, Sá|Spessatto Arquitetura por Andréia Spessatto e Náira Sá, TTAD Arquitetura, participam desta edição da Mostra Artefacto.

Mostra Artefacto Goiânia - Ana Paula Sanderson & Us - Crédito Edgar Cesar (7).jpg

Ana Paula, Sanderson & Us (@anapaulaesanderson)

Fundado em 1992, em Goiânia, o escritório é liderado pelos arquitetos Ana Paula de Castro e Sanderson Porto. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC (GO), em 1991, o casal deu o pontapé na trajetória do QG, que hoje também conta com a participação dos filhos Isadora Morais (formada em 2015) e Bruno Morais (formado em 2020) na sociedade. O intercâmbio geracional faz a empresa se manter sólida, colaborativa e com diferentes visões na hora de projetar. Dessa vez, o clã propõe conforto e integração na narrativa “Viver com Arte”, da Mostra Artefacto 2025. “Indicada como a primeira das artes do manifesto, a Arquitetura já é o ponto de partida e a inspiração maior para a criação. A ideia é que cada detalhe se relacione com alguma das demais artes de maneira direta ou indireta de forma sutil e harmônica, compondo um lugar intimista de contemplação e estar", explicam. O mobiliário exerce papel relevante na proposta, caso do sofá Argand, da caixa bar Pietra e das poltronas Greek.

KarineEspiritoSanto_001.jpg

Karine Espírito Santo (@karineespiritosanto.arquiteta)

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 2002, a arquiteta atua há mais de duas décadas no mercado. Seus projetos levam uma assinatura própria e um olhar autoral que garante diferenciação projetual. Em sua concepção espacial para essa edição da Mostra Artefacto passeia pelo Art Déco ao utilizar formas geométricas, materiais luxuosos como mármore ou latão e também pela filosofia modernista ao pensar na funcionalidade, promovendo espaços abertos, integrados e práticos. “Optei por um ambiente intimista, confortável, criando composição visual baseada em cores neutras, tons terrosos, com nuances que remetem às madeiras brasileiras, pedras naturais e móveis elegantes, atemporais, diferentes texturas e mistura de materiais para trazer sofisticação”, revela.  De shape arredondado, o módulo Opus rouba a cena no estar, o que faz dele um ponto focal no conjunto da obra proposta no mote “Viver com Arte".

KerleyDeMelo_001.jpg

Kerley de Melo (@kerleydemelo)

Arquiteta graduada pela Universidade Católica de Goiás em 1994, Kerley construiu uma trajetória sólida no desenvolvimento de residenciais e comerciais, com forte atuação também na arquitetura de interiores. Sua identidade profissional se traduz em propostas confortáveis e convidativas, que oferecem bem-estar e fazem com que as pessoas queiram permanecer ali por mais tempo. Para a edição 2025 da Mostra Artefacto, a profissional traz um ambiente inspirado no conceito “Viver com Arte”, materializado na atmosfera vintage que resgata a nostalgia de Nova York. Seu quarto remete ao universo masculino por meio de cores sóbrias, materiais marcantes como couro, tecidos nobres, e uma curadoria cuidadosa de arte, incluindo pinturas e fotografias. “A arte está em tudo, desde a música que amo, um bom livro e um bom design: sempre estarão na minha vida", revela. Destaques da grife como a cabeceira Piet e a poltrona Coquille, endossam o estilo proposto.

LourençoMilazene_001.jpg

Lourenço Milaneze | Clécio Lourenço de Sousa Junior e Gervásio Milaneze Junior (@lourencomilaneze)

Graduados em Design de Interiores, os sócios atuam há cinco anos no mercado, consolidando-se no segmento de alto padrão. Especializada em residenciais e corporativos, a empresa se destaca pela capacidade de viabilizar projetos com abordagem inovadora para o bem-estar dos usuários. “Propomos para a Mostra Artefacto 2025 traduzir a arte como ponto de encontro. Um formato pensado para receber com elegância, onde o living, o lounge e o bar se conectam em uma atmosfera sofisticada e acolhedora. Cada peça e material foram escolhidos como parte de uma composição artística, refletindo a paixão por design e boas conversas. Aqui, ‘viver com arte’ é compartilhar momentos, brindar histórias e transformar o cotidiano em uma experiência estética e sensorial", dizem. Para um frescor contemporâneo, os criativos incorporaram obras de arte divertidas, livros e objetos, que tornam os espaços dinâmicos e acolhedores, sem perder o glamour.

MauremFrançoise_001.jpg

Maurem Françoise                       

Com formação em Artes Plásticas e Design de Interiores, imprime uma visão única e sensível em seus trabalhos, sempre guiada pela busca da beleza, do conforto e da expressão artística. Sem perfil ativo nas redes sociais, prefere que seu trabalho fale por si só, ao reverberar um radar disruptivo marcado pela dedicação à estética e à função. Para a Mostra Artefacto 2025, cujo tema central é “Viver com Arte”, desenvolveu um ambiente onde a arte se manifesta por meio da luz — elemento essencial que valoriza, destaca e desenha as linhas do mobiliário, transformando cada composição em uma obra. “A minha referência é um conjunto de experiências vividas. Sempre com um olhar apurado, crítico, aberto, porém, filtrado e interessado. Assim as memórias e as pesquisas se fundem criando soluções para cada obra, seja ela qual for”, revela sobre o seu processo criativo. Entre os elementos escolhidos, destaca-se a poltrona Calisto, da Artefacto Beach & Country, peça que atua como a “pincelada artsy” na proposta.

OliviaPena_001.jpg

Olivia Pena (@olivia.pena.design / @nosoficiall)

Movida por seu amor pelas artes, a profissional graduou-se em Design de Interiores pela UNIRV em 2012. Sempre em busca de aprofundar seu conhecimento, concluiu pós-graduação em Projetos de Interiores e Iluminação em 2019 e especializou-se em Neuroarquitetura em 2021. Em 2020, uniu-se ao engenheiro Victor Baldin para criar um modelo de trabalho mais abrangente. Dessa parceria nasceu um novo braço: o escritório Nós. Inspirado no tema “Viver com Arte”, seu espaço para a Mostra Artefacto 2025 convida o visitante a refletir sobre a mais impressionante obra de arte existente: o próprio universo. “Sempre fui uma enorme fã de arte e da natureza, um como expressão do outro; a arte é bela por expressar algo que é mais sutil e profundo na vida", diz. A concepção foi fortemente influenciada pelo não dualismo, princípio que permeia o conceito de ordens filosóficas como budismo, hinduísmo, sufismo e taoismo. Os móveis foram utilizados como volumes únicos no espaço, sem marcenaria ou elementos adicionais, permitindo um jogo livre entre as formas do mobiliário e o "quadro" que os recebe – o próprio ambiente.

PaolaNoel_001.jpg

Paola Noel (@paolanoelarquitetura)

A profissional com pós-graduação em Arquitetura da Saúde atua no mercado há nove anos. A sua especialidade é conceber layouts residenciais, comerciais e hospitalares com uma assinatura voltada à sofisticação e à experiência espacial. Uma varanda como um espaço de conexão e acolhimento, onde a arte se manifesta na relação entre formas, materiais e emoção é a sua entrega da vez para a Mostra Artefacto 2025. “O ponto de partida essencial foi a busca por um espaço que estimulasse a conexão e o acolhimento, permitindo que o visitante se sentisse envolvido e protegido, como em um abraço", revela a arquiteta sobre o conceito do ambiente. Para a sua obra "Simetria do Abraço", a paleta cromática abusa dos tons terrosos e neutros, remetendo à serenidade e à natureza. O amadeirado escuro dos arcos dialoga com a cor do sofá Eos. Na parede curva, foi utilizado um "carpaccio de pedra", que alcança formas orgânicas e enfatiza a fluidez da planta. No grand finale, as obras dos artistas Alexandre Camaleão e Ana Flávia Maru trazem vibração à narrativa.

PedroErnestroGualberto_LeandraGualberto_001.jpg

Pedro Ernesto Gualberto e Leandra de Castro Gualberto (@pedroernestoarquitetura)

Parceiros na vida e no trabalho – Pedro é graduado em Arquitetura pela PUC-GO e Leandra estudou Design de Interiores nos bancos da UFG – o casal comanda o escritório baseado em Goiânia, onde assinam histórias memoráveis como o Centro de Convenções Anápolis ou a Igreja São João Evangelista, participaram das mostras Artefacto, CasaCor GO e Brasília, além de serem contemplados em concursos relevantes do trade, a exemplo do Prêmio Deca “Um Sonho de Banheiro”, nos anos 2004 e 2006. Colecionadores e fãs de artes em todas as escalas, a dupla faz bonito na interpretação do mote "Viver com Arte” nesta edição da Mostra Artefacto. “O que norteou nosso projeto, como também outros, foi prestigiar a arte contemporânea e Siron Franco, artista local de maior expressão no cenário brasileiro", revelam. As esculturas de Bruno Giorgi, outro nomão artsy consagrado, também estão presentes no layout  de grandes dimensões inspirado nos lofts nova iorquinos. Com pé-direito generoso, área de convivência (estar, home e jantar) e quarto de casal de modo reservado, o design dos móveis Artefacto se destaca. O bem-estar é uma premissa recorrente nos trabalhos da trupe, e neste caso, eles não pouparam esforços para materializar uma proposta original, mas que caminha lado a lado do conforto e da funcionalidade.

Sa_SpessatoArquitetura_001.jpg

Sá|Spessatto Arquitetura por Andréia Spessatto e Náira Sá (@saspessattoarquitetura)

As profissionais são formadas em Arquitetura e Urbanismo e têm expertise de sobra para entregar projetos em escalas variadas como espaços corporativos e comerciais light design e arquitetura residencial. A dupla apostou na sofisticação e na sensorialidade ao confabular o  projeto da Mostra  Artefacto 2025. “Inspiramo-nos no Mocha Mousse, cor eleita pela Pantone para 2025, ela evoca a riqueza dos elementos naturais – o café, o chocolate, a terra – trazendo uma atmosfera de aconchego e acolhimento", explicam sobre o espaço.  Para traduzir essa essência dentro do tema “Viver com arte", as profissionais elegeram matérias-primas que dialogam com essa paleta e estimulam os sentidos: palha natural, couro, linho, mármore e cimento queimado. Cada textura contribui para uma experiência tátil e visual envolvente, criando um refúgio elegante e atemporal com highlights como o módulo Getz e a caixa bar Chet. A arte, de Samuel Caixeta, é um fio condutor que fortalece a identidade do espaço.

TTADArquitetura_001.jpg

TTAD Arquitetura (@ttdaarquitetura)

Baseado em Goiânia, o escritório chancela projetos demarcados por um diálogo coeso entre arte, design e funcionalidade. “Nos inspiramos no movimento expressionista, que valoriza a subjetividade e a intensidade das cores, e no desconstrutivismo, que rompe com a rigidez das formas tradicionais. Também buscamos referências no trabalho de artistas contemporâneos que exploram camadas e sobreposições, criando narrativas visuais dinâmicas e inesperadas”, revelam sobre as referências que balizaram o layout da vez na Mostra Artefacto 2025. O espaço é uma celebração da liberdade artística e da expressão individual. A narrativa está materializada no ambiente onde a arte não é apenas uma peça decorativa, mas parte da estrutura espacial, desconstruindo padrões e provocando novas leituras. O papel de parede, com intervenção artística sobreposta, simboliza essa fusão entre o planejado e o espontâneo, o clássico e o disruptivo. A escolha de cores vibrantes e tecidos ousados nos móveis reforça a ideia de que "Viver com Arte” é permitir-se experimentar, ousar e reinventar continuamente.

 

                                           

 

Serviço

Artefacto Goiânia

Av. 136, n 290

www.artefacto.com.br

@artefactooficialbrasil

Nenhum comentário: