sábado, 8 de março de 2025

 



Dia da Mulher: pesquisadoras são homenageadas por Universidade    

A escolha das pesquisadoras foi baseada nos depósitos de pedidos de patente e na manutenção da política de estímulo à inovação da Universidade  - (MKT UNIUBE/DIVULGAÇÃO)

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Uniube prestou homenagem a pesquisadoras da instituição que têm contribuído para o avanço do conhecimento científico. As homenageadas foram a doutora em Ciência Animal, Joely Ferreira Figueiredo Bittar, a doutora em Clínica Médica, Fernanda Oliveira Magalhães, e a doutora em Odontopediatria, Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira.


A escolha das pesquisadoras foi baseada nos depósitos de pedidos de patente e na manutenção da política de estímulo à inovação da Universidade. A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uniube, Denise Tomazini de Faria, destaca que a homenagem vai além do reconhecimento, sendo um reflexo do compromisso da Universidade com a valorização da presença feminina na ciência, tecnologia e inovação. 


"A participação ativa das mulheres nessas áreas é essencial para o progresso e desenvolvimento da sociedade. Essa homenagem não apenas celebra as contribuições das pesquisadoras, mas também motiva outras mulheres a ocuparem espaços estratégicos na ciência e na tecnologia. Nesse sentido, o NIT também reafirma o compromisso em apoiar e proteger essas inovações, ao garantir que o conhecimento produzido seja aplicado e valorizado”, afirma Denize.


Conheça as pesquisadoras: 


Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira 


Doutora em Odontopediatria, Maria Angélica é detentora da patente de um dispositivo de revestimento de seringa e agulha, criado para reduzir o medo e a ansiedade de crianças durante procedimentos médicos e odontológicos. O produto representa uma solução inovadora na administração de anestesia infantil e já está sendo comercializado no Brasil e no exterior, por meio da transferência de tecnologia. Além da carreira acadêmica, Maria Angélica também é empresária e tem uma empresa incubada na Unitecne.


Joely Ferreira Figueiredo Bittar

 

Doutora em Ciência Animal, Joely Bittar possui vasta experiência em Medicina Veterinária, com ênfase em doenças parasitárias de animais e diagnóstico laboratorial. A atuação da pesquisadora tem como foco bovinos, epidemiologia, diagnóstico e controle de doenças parasitárias, além de estudar imunologia envolvida nas respostas dos animais a agentes parasitários.


Fernanda Oliveira Magalhães


Doutora em Clínica Médica, Fernanda Magalhães foi vencedora da 2ª Edição do Prêmio Euro com o projeto "Desenvolvimento de Fitoterápico para Tratamento de Diabetes Mellitus e Obesidade". Atualmente, Fernanda atua como professora e pesquisadora na Uniube e é membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Com experiência na área de Medicina, Endocrinologia e Epidemiologia, as principais áreas de atuação da doutora incluem diabetes mellitus, obesidade, síndrome metabólica, atividade física e hipertensão arterial.





Nenhum comentário: