sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

TV Aberta

 

Band apresenta desfiles da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro e apuração com

exclusividade na TV aberta

Sete equipes estarão dedicadas para registrar todo o espetáculo em 27 câmeras e dois drones


O apresentador JP Vergueiro entre os comentaristas da Série Ouro do Rio de Janeiro Bruno Chateaubriand, Rafaela Bastos e Aydano André Motta. Crédito: Wagner Rodrigues.


IMPORTANTE: Fotos de divulgação estão disponíveis em nossa conta no Flickr, basta acessar este link.

 


A Band exibe com exclusividade os desfiles da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro pelo terceiro ano consecutivo. Nesta sexta-feira (28), JP Vergueiro apresenta o desempenho de Botafogo Samba Clube, Arranco do Engenho de Dentro, Inocentes de Belford Roxo, Unidos da Ponte, Estácio de Sá, União de Maricá, Em Cima da Hora e União da Ilha do Governador a partir das 20h30 para a Band Rio e à 1h para todo o Brasil.

 

No sábado, na mesma faixa horária, Tradição, União do Parque Acari, Acadêmicos de Vigário Geral, Unidos de Bangu, Unidos do Porto da Pedra, São Clemente, Acadêmicos de Niterói e Império Serrano entram na Marquês de Sapucaí. “Algumas escolas surpreenderam nos ensaios técnicos e tenho certeza de que será um Carnaval extremamente emocionante. Tudo isso com um fato que supera qualquer competitividade: a luta das comunidades após o incêndio no bairro de Ramos, na zona norte. A união dos presidentes e o trabalho de força, alma e superação das agremiações atingidas pelo fogo vão balançar a Sapucaí”, adianta JP Vergueiro.

 

Por decisão da Liga RJ, Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte não serão julgadas e desfilarão como hors-concours, ou seja, sem possibilidade de rebaixamento ou ascensão ao Grupo Especial devido à tragédia ocorrida em 12 de fevereiro na fábrica de fantasias que comprometeu significativamente a produção.

 

Os jornalistas Aydano André Motta e Bruno Chateaubriand, e a gestora pública e ex-passista da Mangueira, Rafaela Bastos, irão avaliar cada quesito durante a transmissão, com comentários técnicos de Luis Gustavo Mostof, especialista em gestão de eventos e ex-presidente da Riotur, e participações especiais do repórter Amin Khader e de Wic Tavares, cantora e integrante da atração local Bom Dia Favela. “O compromisso do Grupo Bandeirantes vai além da exibição na TV. Sabemos da nossa responsabilidade na valorização e preservação das raízes do samba - reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro. Por isso, a Band FM é a única emissora de rádio carioca que coloca no ar os enredos da Série Ouro e temos o prêmio Band Folia - que reverencia os segmentos que se destacam”, afirma André Marini, diretor geral da Band Rio.

 

O tempo para transitar na passarela será entre 45 e 55 minutos, sendo obrigatório duas ou três alegorias e ao menos 900 componentes. Sete equipes estarão dedicadas para registrar todo o espetáculo em 27 câmeras e dois drones. Repórteres posicionados em todos os cantos não vão deixar escapar nenhum detalhe. “Somando os dois dias, teremos quase 30 horas ao vivo na Band Rio. Seguiremos com a proposta de dar protagonismo para os sambistas, que são os principais artistas desse show tão esperado”, explica a diretora artística Paola Novaes

 

Em 2025, pela primeira vez, a contagem dos votos será feita na quinta-feira (6) ao vivo, a partir das 17h, na Band Rio, com flashes na programação nacional. “Acompanhamos o trabalho das escolas ao longo dos meses de preparação e, dessa vez, para coroar a disputa em grande estilo, traremos a apuração com exclusividade, mostrando a emoção e a expectativa da revelação das notas”, destaca Marcio Mele, diretor de Jornalismo e Conteúdo da emissora carioca. 

 

As donas das duas menores pontuações serão rebaixadas para a Série Prata, o que tornará a competição eletrizante.

 

Troféu Band Folia

 

As 16 agremiações vão concorrer ao Troféu Band Folia. A audiência terá a oportunidade de opinar em nove quesitos – enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, intérprete, samba, bateria, ala de passistas, esquenta e melhor escola – por meio de um QR Code disponibilizado na tela. Ao final, as mais bem avaliadas levam o prêmio. O júri da Band também vai nomear o destaque do ano. O resultado será divulgado na segunda-feira (3) durante o Jornal do Rio.


A Série Ouro vai ao ar nesta sexta-feira e sábado, às 20h30, para a Band Rio, Band FM Rio (91.1) e BandNews FM Rio (90.3), e à 1h da manhã para todo o Brasil em simulcast na íntegra no Bandplay, no Band.com.br e no canal oficial do Band Folia no YouTube. 


Sobre os comentaristas:

Aydano André Motta

Nascido em Niterói, é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1986. Começou a carreira na editoria de Esportes, mas especializou-se na cobertura de Cidade em veículos como O DiaJornal do BrasilVejaIstoÉ O Globo. Conquistou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2012. Pesquisador de Carnaval, é autor de vários livros, como “Troféus da Mangueira”; “Maravilhosa e Soberana – Histórias da Beija-Flor”; “Onze Mulheres Incríveis do Carnaval Carioca”; “Blocos de Rua do Carnaval do Rio de Janeiro”; “Da Minha Porta, Vejo o Mundo”; “Guardiões da Alma Carioca” e “Tijolo por Tijolo: Meio Século de História do Pessoal da Caixa”. Cobre os desfiles cariocas ininterruptamente desde 1988.

Bruno Chateaubriand

É jornalista, colunista da Veja Rio há 14 anos e desde 2015 integra o júri do Estandarte de Ouro do jornal O Globo. Foi jurado oficial da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), no quesito alegorias e adereços, entre os anos de 2007 e 2014. Em janeiro de 2023, realizou o primeiro simpósio de casais de mestre-sala e porta-bandeira do Carnaval do Rio de Janeiro e finalizou a obra “Mestre-Sala e Porta-Bandeira, uma Arte Essencialmente Nossa”, que acaba de ser lançada pela editora ACE. Como comunicador, apresentador e ator teve passagens pelo SBT, RedeTV!, TV Globo e Record. Em rádio, trabalhou na Tupi, Nativa e Mix. É autor do livro “Como Usar o WhatsApp a Seu Favor” e conhecido pela produção de eventos sociais e culturais. Na área esportiva, foi presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro de 2017 a 2023.

Rafaela Bastos

Contabiliza 28 Carnavais pela Estação Primeira de Mangueira, sendo 23 deles como passista, musa da comunidade e atualmente é vice-presidente de Projetos Especiais. Filha de dois integrantes da Velha Guarda da agremiação, é uma das organizadoras do relatório “Carnaval de Dados”, da prefeitura do Rio de Janeiro. É geógrafa, especialista em gerenciamento de branding e economia comportamental, e mestranda em Análise e Gestão de Políticas Internacionais. Atua como gestora pública há mais de 18 anos, é presidente do Instituto Fundação João Goulart, diretora de Marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) e conselheira de Administração da Câmara de Comércio França-Brasil, além de atuar como membro da ForbesBLK Community. Em 2016, foi condecorada com a medalha Rui Barbosa pelo seu estudo autodidata sobre a objetificação sexual das passistas.


Veja a ordem dos desfiles

 

Sexta-feira


Botafogo Samba Clube

Arranco do Engenho de Dentro

Inocentes de Belford Roxo

Unidos da Ponte

Estácio de Sá

União de Maricá

Em Cima da Hora

União da Ilha do Governador

 

Sábado

 

Tradição

União do Parque Acari

Acadêmicos de Vigário Geral

Unidos de Bangu

Unidos do Porto da Pedra

São Clemente

Acadêmicos de Niterói

Império Serrano

 

 



Nenhum comentário: