A Band exibe com exclusividade os desfiles da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro pelo terceiro ano consecutivo. Nesta sexta-feira (28), JP Vergueiro apresenta o desempenho de Botafogo Samba Clube, Arranco do Engenho de Dentro, Inocentes de Belford Roxo, Unidos da Ponte, Estácio de Sá, União de Maricá, Em Cima da Hora e União da Ilha do Governador a partir das 20h30 para a Band Rio e à 1h para todo o Brasil.
No sábado, na mesma faixa horária, Tradição, União do Parque Acari, Acadêmicos de Vigário Geral, Unidos de Bangu, Unidos do Porto da Pedra, São Clemente, Acadêmicos de Niterói e Império Serrano entram na Marquês de Sapucaí. “Algumas escolas surpreenderam nos ensaios técnicos e tenho certeza de que será um Carnaval extremamente emocionante. Tudo isso com um fato que supera qualquer competitividade: a luta das comunidades após o incêndio no bairro de Ramos, na zona norte. A união dos presidentes e o trabalho de força, alma e superação das agremiações atingidas pelo fogo vão balançar a Sapucaí”, adianta JP Vergueiro.
Por decisão da Liga RJ, Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte não serão julgadas e desfilarão como hors-concours, ou seja, sem possibilidade de rebaixamento ou ascensão ao Grupo Especial devido à tragédia ocorrida em 12 de fevereiro na fábrica de fantasias que comprometeu significativamente a produção.
Os jornalistas Aydano André Motta e Bruno Chateaubriand, e a gestora pública e ex-passista da Mangueira, Rafaela Bastos, irão avaliar cada quesito durante a transmissão, com comentários técnicos de Luis Gustavo Mostof, especialista em gestão de eventos e ex-presidente da Riotur, e participações especiais do repórter Amin Khader e de Wic Tavares, cantora e integrante da atração local Bom Dia Favela. “O compromisso do Grupo Bandeirantes vai além da exibição na TV. Sabemos da nossa responsabilidade na valorização e preservação das raízes do samba - reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro. Por isso, a Band FM é a única emissora de rádio carioca que coloca no ar os enredos da Série Ouro e temos o prêmio Band Folia - que reverencia os segmentos que se destacam”, afirma André Marini, diretor geral da Band Rio.
O tempo para transitar na passarela será entre 45 e 55 minutos, sendo obrigatório duas ou três alegorias e ao menos 900 componentes. Sete equipes estarão dedicadas para registrar todo o espetáculo em 27 câmeras e dois drones. Repórteres posicionados em todos os cantos não vão deixar escapar nenhum detalhe. “Somando os dois dias, teremos quase 30 horas ao vivo na Band Rio. Seguiremos com a proposta de dar protagonismo para os sambistas, que são os principais artistas desse show tão esperado”, explica a diretora artística Paola Novaes.
Em 2025, pela primeira vez, a contagem dos votos será feita na quinta-feira (6) ao vivo, a partir das 17h, na Band Rio, com flashes na programação nacional. “Acompanhamos o trabalho das escolas ao longo dos meses de preparação e, dessa vez, para coroar a disputa em grande estilo, traremos a apuração com exclusividade, mostrando a emoção e a expectativa da revelação das notas”, destaca Marcio Mele, diretor de Jornalismo e Conteúdo da emissora carioca.
As donas das duas menores pontuações serão rebaixadas para a Série Prata, o que tornará a competição eletrizante.
Troféu Band Folia
As 16 agremiações vão concorrer ao Troféu Band Folia. A audiência terá a oportunidade de opinar em nove quesitos – enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, intérprete, samba, bateria, ala de passistas, esquenta e melhor escola – por meio de um QR Code disponibilizado na tela. Ao final, as mais bem avaliadas levam o prêmio. O júri da Band também vai nomear o destaque do ano. O resultado será divulgado na segunda-feira (3) durante o Jornal do Rio.
A Série Ouro vai ao ar nesta sexta-feira e sábado, às 20h30, para a Band Rio, Band FM Rio (91.1) e BandNews FM Rio (90.3), e à 1h da manhã para todo o Brasil em simulcast na íntegra no Bandplay, no Band.com.br e no canal oficial do Band Folia no YouTube.
Sobre os comentaristas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário