segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Tecnologia.

 

Paresi cria plataforma digital para Terceiro Setor medir o retorno dos investimentos sociais recebidos do setor privado.

Geovana Conti.



Mensuração do impacto social é feita pelos padrões da Organização das Nações Unidas e da Global Reporting Initiative

O Terceiro Setor já pode mensurar de forma automática, precisa e segura o impacto social gerado pelos investimentos sociais recebidos do setor privado. A Paresi, startup curitibana de tecnologia, desenvolveu uma plataforma digital para oferecer às organizações não-governamentais, instituições beneficentes, empresas sociais e fundações relatórios com dados concretos sobre o retorno social de toda e qualquer doação recebida. Os relatórios são emitidos de acordo com os padrões globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Global Reporting Initiative (GRI).

 

“A falta de padrão no cálculo do retorno dos investimentos sociais é um dos maiores problemas das ONGs e instituições sociais, no Brasil e no mundo. Muitas não têm critérios de mensuração e acabam perdendo investimentos porque não conseguem apresentar ao setor privado dados concretos sobre o impacto social gerado pelo investimento feito. Nós criamos uma metodologia padrão, acessada por meio de uma plataforma digital, que faz essa mensuração automática do retorno social a partir de informações fornecidas pelas próprias ONGs e instituições. Com poucos cliques, elas conseguem gerar relatórios seguros e robustos para apresentar aos seus apoiadores e investidores”, explica Geovana Conti, CEO da Paresi.

 

Com a metodologia desenvolvida pela Paresi, Terceiro Setor e setor privado conseguem, juntos, responder com segurança a dúvidas como: Estamos mudando a realidade das pessoas? Quanto, como e onde mudou? Esse investimento valeu a pena?

 

A solução da Paresi garante ao Terceiro Setor dados que o mercado investidor exige cada vez mais, especialmente com a profissionalização e crescimento das ações de ESG dentro das empresas, que precisam apresentar aos seus acionistas, conselheiros, colaboradores, clientes e comunidade em geral os resultados dos seus investimentos sociais e ambientais. Com os relatórios gerados pela plataforma, as empresas compreendem qual o retorno desses investimentos para a marca e para o negócio e qual o seu legado social para o mundo.

 

“O cálculo do retorno social de qualquer investimento ficou simples e rápido, como acionar um interruptor para acender a luz. Assim, as entidades do Terceiro Setor conseguem dedicar mais tempo cuidando das pessoas e impactando positivamente as comunidades locais, sem gastar tempo com relatórios e controles. A maioria das ONGs e instituições que realizam projetos sociais relevantes em diferentes partes do Brasil não tem estrutura administrativa suficiente para gerar esse tipo de relatório que o setor privado exige cada vez mais”, destaca Geovana, que atua há mais de dez anos na transformação e melhoria das vidas de milhares de pessoas.

 

Antes da Paresi, Geovana Conti fundou e esteve à frente da Youngers, atendendo empresas e indústrias como a ExxonMobil, Unimed Curitiba, Grupo Marista, Sesi, Governo do Estado do Paraná e SICREDI, onde ajudou a promover o desenvolvimento social por meio do empreendedorismo em comunidades.

 

 

Sobre a Paresi.Social – O impacto que transforma

Empresa global que apoia as organizações não-governamentais, instituições beneficentes, empresas sociais e fundações do Terceiro Setor a gerar dados e produzir relatórios sobre o impacto social gerado pelos investimentos recebidos do setor privado, conforme os padrões globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Global Reporting Initiative (GRI). A Paresi também oferece treinamentos para capacitar as entidades do Terceiro Setor na mensuração de resultados dos investimentos recebidos. Acesse Paresi – A forma eficaz de medir investimentos sociais! e siga @paresi.social nas redes sociais.

Nenhum comentário: