quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Sao Paulo Acontece.

 



 


Exposição Passione italiana: l'arte dell'espresso chega ao Museu da Imigração

Após sua passagem pelo Museu do Café, em Santos, a mostra chega à capital paulista, onde será exibida de 21 de fevereiro a 26 de maio de 2025

Em pleno dia 21 de fevereiro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano, a exposição “Passione italiana: l'arte dell'espresso” chega ao Museu da Imigração e promete encantar os amantes da bebida, apresentando a evolução do design e da tecnologia das máquinas de café espresso.


Com um acervo de 60 máquinas e cafeteiras, tanto para uso doméstico quanto profissional, como o modelo moka Pulcina da Alessi para a illycaffè, a exposição que conta com a curadoria de Elisabetta Pisu é dividida em dois núcleos que narram a rica trajetória do café, desde o grão até as sofisticadas máquinas que preparam a bebida. Um dos destaques é um roteiro histórico que explora inovações nas máquinas e os hábitos de consumo do café ao longo do tempo.


Passione italiana: l'arte dell'espresso fica em cartaz de 21 de fevereiro a 26 de maio de 2025, fechando o período que celebra os 150 anos de imigração italiana no Brasil. Organizada pela IMF Foundation e EP Studio, com realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo, do Museu do Café e do Museu da Imigração - instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo - recebe patrocínio da illycaffè, do próprio Consulado e da Cooxupé - Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé.


Outro ponto em destaque é o desenvolvimento tecnológico do setor com históricas máquinas de café, provenientes do acervo do MUMAC - Museo della Macchina per Caffè di Cimbali Group. Hoje, a Itália ocupa a terceira posição na importação de café brasileiro, o que significa que o grão proveniente do Brasil é a base da maioria dos espressos preparados diariamente por mais de mil torrefadores italianos e faz parte do exclusivo blend illycaffè.


“O desenvolvimento da cafeicultura brasileira está intimamente associado ao fenômeno da migração italiana para o Brasil”, explica Domenico Fornara, cônsul-geral da Itália em São Paulo. “Um milhão e meio de italianos desembarcaram em território brasileiro a partir de 1870 e passaram a trabalhar principalmente nas empresas dos produtores de café. Foi graças à contribuição inestimável da mão de obra italiana que o café, símbolo nacional tipicamente italiano, se tornou um elemento de ligação permanente entre dois povos e duas culturas”, finaliza.

A cerimônia de inauguração, aberta ao público, será realizada em 21 de fevereiro às 19h30, e contará com um pocket show da cantora italiana Mafalda Minnozzi.


Programação especial

Em consonância com as celebrações do Dia Nacional do Imigrante Italiano e a inauguração da exposição, o Museu da Imigração (MI) promoverá atividades especiais para o público.

Às 14h do dia 21 de fevereiro, o Núcleo Educativo do MI realizará uma visita temática na Sala da Maquete, explorando a passagem dos migrantes italianos pela antiga Hospedaria de Imigrantes.


Além disso, o Centro de Preparação de Café (CPC) do Museu do Café oferecerá duas sessões, às 15h e às 17h, de um workshop especial sobre o tradicional método italiano de preparo de café, a Moka. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a história e os segredos do método, além de explorar diferentes técnicas para preparar e degustar cafés. As vagas para as atividades são limitadas, e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada no dia do evento.


Por fim, o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) convida o público interessado em genealogia e no registro de imigrantes para um bate-papo, com o intuito de auxiliar nas dúvidas sobre pesquisas de registros. A programação será realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, às 16h e 17h, com vagas limitadas, por ordem de chegada.


Para mais informações e a programação completa, consulte o site do Museu.


Serviço

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Ingressos: R$16 (inteira) | R$ 8 (meia entrada)

Bilheteria: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição | Metrô Bresser-Mooca

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é "made in illy" tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.





Nenhum comentário: