sábado, 22 de fevereiro de 2025

Musica News.

 


Carnaval paranaense: Ecad mostra cenário musical eclético na folia do estado
Ecad faz campanha de conscientização para ampliar arrecadação de direitos autorais de música para destinar valores a compositores

 

O Carnaval no Paraná costuma ser diversificado e tem programação para quem quer cair na folia e para quem gosta de descansar. A trilha musical da folia também costuma ser eclética no estado paranaense. Um estudo do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) mostrou como foi o cenário musical do Carnaval no estado em 2024. No ano passado, os foliões curtiram os blocos e eventos com canções que misturaram sucessos atuais e clássicos antigos.



A instituição fez o top 5 do Carnaval do estado paranaense e constatou que o sertanejo, o pagode romântico e a música regional se destacaram. A liderança ficou com “Erro gostoso”, seguida pela música “Lapada dela” e “Boate azul” na segunda e terceira posições. Em quarto lugar, ficou a música “Telefone mudo”, enquanto a quinta colocação foi dividida entre “Evidências” e “Dança de avivamento”.

Arrecadação dos direitos autorais

O estado do Paraná arrecadou um total de R$ 2,6 milhões em direitos autorais na folia de 2024, o que representou 88% de crescimento em comparação com o Carnaval de 2023. No ano passado, o Ecad licenciou no Paraná um total de 259 shows e eventos no período carnavalesco.

“Fizemos um trabalho com muita dedicação para cobrar o licenciamento musical no último Carnaval e obtivemos bons resultados. A expectativa é que, em 2025, tenhamos uma conscientização maior sobre o pagamento de direitos autorais por parte dos organizadores e produtores de shows, trios elétricos e eventos. É importante que todos façam o licenciamento musical para que possamos remunerar os compositores que tiverem suas músicas tocadas nos dias de Carnaval”, disse Augusto Freitas, gerente do Ecad responsável pelo atendimento na Região Sul.

Para garantir que compositores e artistas tenham seus direitos autorais respeitados quando as suas músicas tocarem durante a folia, o Ecad segue com sua campanha nacional de Carnaval "Direito autoral em dia também é um espetáculo!”, com o apresentador e ícone carnavalesco Milton Cunha como garoto-propaganda. A campanha está sendo veiculada nas redes sociais do Ecad e conta com landing page, com informações sobre o licenciamento dos eventos. A ação é direcionada a quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos e deve fazer o pagamento dos direitos autorais, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras, casas de espetáculos e outros.

Paraná – Top 5 das músicas mais tocadas no Carnaval em trios elétricos e shows em 2024
 

Posição

Música

Autores

1

Erro gostoso

Lucas Souza / Flavinho Do Kadet / Felipe Marins / Gabriel Angelo / Eliabe Quexin / Edson Garcia

2

Lapada dela

Ricardus Junior / Matheus Fernandes / Jimmy Luzzo

3

Boate azul

Benedito Seviero / Tomaz

4

Cheia de manias

Luiz Carlos

Telefone mudo

Peao Carreiro / Franco

5

Evidências

Jose Augusto / Paulo Sergio Valle

Dança de avivamento

Diego Fernandes


Nenhum comentário: