terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Esporte

 

Paranaenses buscam medalha na 1ª Etapa do Nacional de Badminton, em Maringá

Rafael Faria e Willian Guimarães, que representam a Associação Amigos Badminton Toledo (PR), almejam pódio nas duplas masculinas jogando em casa

Crédito das fotos: Badminton e Parabadminton - Aabt - Prati Donaduzzi

Começa nesta quarta-feira (19), em Maringá, no Paraná, o Campeonato Brasileiro Interclubes - CBI® de Badminton – 1ª Etapa do Circuito Nacional 2025, com jogos até dia 23 de fevereiro. As partidas do evento, organizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), ocorrerão no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica. Dentre os 455 atletas inscritos, dois deles pretendem ter boas campanhas em casa. Rafael Faria e Willian Guimarães, que representam a Associação Amigos Badminton Toledo (PR), almejam o pódio nas duplas masculinas.

 

Para Rafael, a competição ser em Maringá é um ponto positivo, uma vez que sua família poderá torcer de perto. "Vai facilitar um pouquinho para nós. E também os nossos familiares podem vir e assistir, assim fica mais fácil, por ser perto. Talvez o meu pai e meu irmão conseguirão vir. Aí faz diferença", comentou o atleta que, ao lado de Willian, foi campeão nas duplas masculinas na 1ª Etapa do Circuito Estadual de Badminton e Parabadminton 2025, realizada também na cidade de Maringá.

 

Rafael e Willian participaram do torneio paranaense, que ocorreu entre 14 e 16 de fevereiro. Para Willian Guimarães, o estadual serviu de treino para estar melhor preparado para o campeonato nacional, que ocorre na sequência. "Foi muito importante esse torneio ser em Maringá, porque a gente já teve a competição estadual aqui, onde a gente teve a oportunidade de treinar antes mesmo dos jogadores de fora. Então isso é o mais importante, ter essa chance de treinar na quadra de competição", analisou o jogador.

 

Duplistas colocam pódio como meta nas parcerias

 

Sobre a 1ª Etapa do Circuito Nacional 2025, Rafael Faria contou que almeja chegar ao pódio, principalmente nas duplas. "Minha meta é seguir no pódio. Na simples masculina, que também vou jogar, é mais difícil. Mas nas duplas, com o Willian, e nas mistas, com uma atleta do Piauí, nós temos chances", explicou o atleta. "Então vamos buscar o pódio, buscar a final, e ser campeões", complementou o otimista jogador paranaense.

 

Já para Willian Guimarães, o foco nas duplas é primordial, uma vez que o atleta passou por cirurgia e passou a se dedicar mais que na disputa individual. "Ano passado eu precisei fazer uma cirurgia, então agora eu deixei um pouco a categoria de simples de lado. Mas eu estou participando de duas duplas, com o Rafael na masculino, e jogo a mista com uma atleta de Santa Catarina chamada Bianca", contou o atleta.

 

Willian conta que o torneio significa ainda mais, já que pode encaminhar vaga sul-americana. "Eu vou ter mais foco nas duplas nesse campeonato. Até porque precisamos muito do resultado positivo, principalmente na dupla masculina, porque quero buscar classificação no Sul-Americano. Ano passado, eu fiquei de fora por conta de lesão", explicou a atleta.

 

Os jogos da 1ª Etapa Nacional de Badminton começam a partir de quarta-feira (19) com jogos a partir das 9h (horário de Brasília). A competição será disputada em Séries A e B nas categorias Principal, Sub-19 e Sub-17. Já nas Sub-23, Sub-15, Sub-13, o torneio ocorrerá em série única. A CBBd transmite ao vivo, em seu canal no YouTube, todas as partidas, com placar ao vivo. Todas as principais informações estão no site e nas redes sociais da CBBd. 

Sobre a CBBd

A CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) é a entidade responsável por administrar, dirigir, controlar, incentivar e difundir em todos os estados brasileiros a prática de badminton, parabadminton e airbadminton. Fundada em 1993, a CBBd tem sede no Rio de Janeiro e um Centro de Treinamento em Piracicaba, no interior de São Paulo. A entidade é filiada à Confederação Sul-Americana (CONSUBAD), Confederação Pan-Americana (BPAC) e Federação Mundial (BWF) da modalidade e tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro, parcerias com o Ministério do Esporte, Universidade Federal do Piauí, CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e Comitê Brasileiro de Clubes e patrocínio de Loterias CAIXA e DAIANOX. Siga a CBBd nas redes sociais: Xinstagram e facebook.



Nenhum comentário: