Porto Alegre, 19 de fevereiro de 2025 - Mais turistas vão colocar o tênis de corrida na mala e fazer do esporte o motivo de uma viagem. Dados mais recentes apontam que os brasileiros têm viajado mais, em número superior que antes da pandemia, e que valorizam as experiências tanto quanto o destino. Tanto que o dólar acima dos R$ 5,50 há mais de seis meses não é empecilho para que atletas voem em busca de seus objetivos em eventos de corrida ao redor do mundo.
No ano passado, somente a Sub4 Turismo Esportivo, agência brasileira especializada em corridas, levou 2,5 mil turistas para os mais diferentes destinos para correrem alguns quilômetros até uma linha de chegada. Para 2025, a projeção da agência é que o número de atletas atendidos suba em pelo menos 10%.
“A alta do dólar, que influi diretamente no preço das passagens aéreas, por exemplo, não interfere no volume da procura. Isso porque temos percebido cada vez mais atletas que iniciaram na corrida e, também, e o desejo de quem já é corredor de participar de novos circuitos que congregam alguns eventos. Entre estes estão as superhalfs, seis meias maratonas (21 km) na Europa, e o Mega Finisher, com maratonas em capitais de cinco países da América do Sul”, explica Henrique Farias, sócio-diretor da Sub4 Turismo Esportivo.
Os destinos operados pela agência especializada em corridas são os mais diversos. A Maratona Internacional de Porto Alegre e a Maratona do Rio, as maiores do Brasil na atualidade, são as mais procuradas do turismo esportivo doméstico. Neste primeiro trimestre de 2025, fora do país, os destinos mais buscados são Chicago e Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Valência, na Espanha, com maratonas tradicionais, além da espanhola ser reconhecida como uma das melhores do mundo para correr. Já no âmbito continental, os destinos preferidos são Mendoza, na Argentina, e Lima, no Peru, que oferecem experiências que vão além da corrida.
“A Maratona de Mendoza é muito procurada por causa das vinícolas da região, enquanto a maratona na capital do Peru pode ser um ponto de partida para outros tantos lugares do país, como Machu Picchu. Atendemos atleta-turista que fica em média 5 dias no destino, o que exemplifica que a viagem vai além da participação dele no evento esportivo. Ele aproveita o investimento também para fazer turismo”, explica Farias.
Sobre a Sub4 Turismo Esportivo
Com quase 15 anos de experiência, a Sub4 Turismo Esportivo nasceu especializada em levar corredores e turistas aos maiores eventos da modalidade no Brasil e no mundo. Até hoje, mais de 10 mil atletas cruzaram a linha de chegada em algum lugar do planeta com o suporte da agência que tem sede em Porto Alegre e é referência em atendimento de atletas de todo o país.
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