quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Design e Personalidade

 

Profissionais revelam 5 tendências para a arquitetura de interiores de projetos residenciais em 2025.


A presença de elementos naturais e outras escolhas que resultem em ambientes aconchegantes e que denotem a personalidade dos moradores são alguns dos apontamentos compartilhados pelas arquitetas Cristiane Schiavoni e Rosangela Pena

A referência ao natural, o equilíbrio entre o minimalismo e maximalismo e a unicidade do design são algumas das referências que devem seguir em alta em 2025, principalmente quando bem harmonizadas com inovações tecnológicas e de automação residencial. Na sala de estar executada pela arquiteta Rosangela Pena, a leveza do amadeirado claro aparece em diferentes elementos trazidos para o décor | FOTO: Sidney Doll


Tanto na moda, como na arquitetura de interiores, o findar de um ano e o início do outro abrem espaço para avaliar quais serão as referências que estarão em alta nos projetos. E não necessariamente essa avaliação está ligada às novidades em si, mas sim sobre uma combinação de elementos, cores, estilos decorativos e outros itens capazes de propiciar as sensações e os desejos buscados pelos moradores.


Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, com mais de 20 anos de carreira, 2025 será marcado por uma continuidade de muitos atributos presentes no ano interior. “Mais do que uma cor ou um determinado material, considero que seguirá em alta a expressão dos sonhos que cada um almeja para suas casas”, analisa ela listando questões sobre a impressão da personalidade e o anseio que temos de nos sentirmos verdadeiramente acolhidos. “Assim, nossas escolhas do projeto derivam dessas prioridades”, complementa.

 

Segundo a arquiteta Rosangela Pena, à frente de seu escritório homônimo, 2025 seguirá com uma busca incessante por soluções que promovam o equilíbrio entre estética, funcionalidade e sustentabilidade. “A tecnologia, com casas inteligentes e automatizadas vem se tornando cada vez mais acessível e estará muito mais presente nos projetos realizados nesse ano”, avalia.

Acompanhe outros apontamentos compartilhados por elas.

 

1. Peças com design demarcado e cheio de personalidade

Seguindo a predisposição de evidenciar o modo de vida dos moradores por meio do décor de interiores, os objetos com designers distintos voltam a ser um dos destaques. “Vejo um movimento em direção às peças marcantes para marcar a personalidade de forma mais assertiva”, observa Cristiane sobre a relevância desses itens e a assinatura de quem as produzem.

Com um balanço suspenso que remete ao formato de uma gota, no dormitório a arquiteta Cristiane Schiavoni também investiu em um tapete que brinca com as formas geométricas, assim como as luminárias na parede. “Esses são exemplos de como objetos práticos podem ganhar um design arrojado e que siga a idealização dos moradores”, revela | FOTO: Carlos Piratininga

2. Mix entre minimalismo e maximalismo

O que estará mais em voga em 2025: minimalismo ou maximalismo? Rosangela observa que a união entre os estilos será o caminho. “A fusão entre os dois estilos seguirá em alta, pois atende as necessidades de funcionalidade e organização, enquanto também se traduz na individualidade e expressividade", pontua.

Com uma base neutra e enfeites minimalistas sobre as superfícies, essa sala de estar projetada pela arquiteta Rosangela Pena ganhou elementos maximalistas com o tapete de grande formato e uma exuberante peça de arte instalada na parede. O design minimalista da lareira também contrasta com as amplas poltronas, resultando em um cômodo que une os dois segmentos estéticos com delicadeza | FOTO: Sidney Doll

3. Iluminação como ponto para criação de ambientes aconchegantes

Acredito que a iluminação está se consolidando como um recurso fundamental para a concepção de ambientes acolhedores”, analisa Cristiane que relaciona o uso da iluminação indireta, por meio de fitas de LED, como um tópico que seguirá presente nos projetos residenciais.

Com fitas de LED no interior da cabeceira e lâmpadas que primeiro emitem sua luz em círculos de madeira antes de se projetarem para o resto do ambiente, o dormitório executado pela arquiteta Cristiane Schiavoni demonstra como a iluminação indireta entrega cenários aprazíveis e relaxantes | FOTO: Carlos Piratininga

4. Tecnologia integrada com o lar

Ano após ano, a automatização do lar vem se firmando como uma realidade através de atividades como a inserção de assistentes para o acionamento de cortinas, sistemas de som e eletrodoméstico, entre outros. Em 2025 não será diferente, como prevê Rosangela: “A inteligência artificial torna as casas muito mais atrativas, eficientes e seguras”.

Nesta varanda que inspira momentos de relaxamento, meditação ou leitura, a arquiteta Rosangela Pena embutiu a TV com o sistema flap dentro do forro. Com acionamento via controle remoto, o espaço se torna ainda mais confortável | FOTO: Sidney Doll

5. Elementos naturais como protagonistas

Mesmo com o avanço da tecnologia, as duas profissionais são categóricas ao afirmar a importância de contar com elementos naturais em prol do bem-estar. “É como um contraponto entre as duas partes”, exemplifica Cristiane.


Ambas afirmam que as inovações tecnológicas têm muito a contribuir na produção sustentável e com energia limpa. Por meio do reuso e do reaproveitamento através da reciclagem, o mercado deve contribuir com a oferta de itens sintéticos que simulem a textura e as cores dos materiais naturais. 

Com a madeira revestindo todo o teto dessa área de convívio, o material ganhou novas nuances ao ser inserido no banco lateral e na mesa de centro. Sem deixar de lado o projeto paisagístico para área interna, a arquiteta Cristiane Schiavoni também trabalhou com a seleção de espécies de plantas para área interna | FOTO: Carlos Piratininga

Com um painel ripado que forma um ‘L’ entre a parede e o teto, a madeira se tornou um destaque na área gourmet assinada pela arquiteta Rosangela Pena. Para completar, ela apostou no visual da madeira de demolição para o piso | FOTO: Sidney Doll

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.



Tel. (11) 3649-4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

 

 

Sobre a arquiteta Rosangela Pena 

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, Rosangela Pena comanda o escritório de arquitetura e interiores em São Paulo; atuando há mais de 20 anos na área, visando integrar sofisticação, funcionalidade e conforto para dar vida a projetos inovadores e contemporâneos com uma qualidade excepcional. A equipe do escritório Rosangela Pena Arquitetura é formada por um time de profissionais bem entrosados e competentes, sendo cada um uma peça fundamental para o funcionamento do escritório como um relógio.

 

Instagram: @rosangelapenaarquitetura

Site: www.rosangelapenaarquitetura.com

Tel.: 11 2251-5889

 

Janeiro/2025



Nenhum comentário: