Como se as experiências acima já não fossem motivos suficientes para conquistar os visitantes, o Grupo Rio da Prata vai além ao conseguir conciliar o desenvolvimento regional através de atividades agrícolas e pecuárias de suas fazendas com o turismo e práticas sustentáveis. Tudo isso sendo carbono positivo!
Uma das iniciativas mais inspiradoras do grupo é a designação de parte das fazendas como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Esta ação garante a preservação vitalícia do território, sendo 60% da Estância Mimosa e 20% do Recanto Ecológico. Outro ponto marcante é o uso da energia limpa, que é aplicada até mesmo nos barcos movidos a energia solar.
Os visitantes também são impactados positivamente. No início dos passeios, antes de entrar na água, eles são orientados a remover do corpo produtos químicos (ex: protetor solar), devido ao risco de contaminação dos lençois freáticos. Durante as trilhas, são apresentados ao ecossistema local, conhecem os projetos de agrofloresta, horta orgânica e compostagem das propriedades.
Essas e outras iniciativas vêm sendo reconhecidas no Brasil e no mundo. Alguns dos prêmios e certificações conquistados pelo grupo são:
- Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative
- Certificação Empreendimento Turístico Sustentável, concedida pela Green Destinations
- Prêmio Eco Amcham 2024 na categoria Produtos e Serviços
- Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 na categoria de Gestão e Governança
As práticas do grupo não só enriquecem a experiência turística, mas também estabelecem um padrão de responsabilidade e inovação que pode inspirar empresários a adotar medidas similares para um futuro mais sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário