sábado, 25 de janeiro de 2025

Turismo Certo

 

Passeios memoráveis e sustentáveis para conhecer no Mato Grosso do Sul

Conheça os atrativos do Grupo Rio da Prata e descubra como eles combinam experiências transformadoras para os viajantes enquanto auxiliam na conservação do ecossistema e no desenvolvimento regional

Texto escrito por Elaine Villatoro, Jornalista de Turismo - Live More, Travel More

Estacia Mimosa

Crédito: Fundtur - Mato Grosso do Sul

 

(São Paulo,  Janeiro de 2025) – Perfeito para quem busca aventuras e contato íntimo com a natureza do Brasil, o Mato Grosso do Sul é palco de rios de águas cristalinas, fauna exuberante e uma coleção de cachoeiras deslumbrantes. Na região de Bonito, um grupo se destaca por proporcionar experiências que ressignificam a indústria do turismo e transformam a experiência do viajante.


O Grupo Rio da Prata coordena três atrações turísticas em duas propriedades. O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa ficam na Fazenda Cabeceira do Prata, no município de Jardim, e a Estância Mimosa está localizada em Bonito.


Recanto Ecológico Rio da Prata

Crédito: Fundtur - Mato Grosso do Sul

No Recanto Ecológico Rio da Prata é possível flutuar por 1,7 km em águas cristalinas entre cardumes de peixes como piraputangas e dourados. Essa experiência única pode ser combinada com uma caminhada pela mata ciliar, observação de pássaros, ou um passeio a cavalo para apreciar o pôr do sol.


Com sorte, poderá avistar tatus, tamanduás, araras, e muitos outros animais. Há também percursos alternativos curtos, tornando o passeio mais acessível para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.


Lagoa Misteriosa

Crédito: Fundtur - Mato Grosso do Sul

Localizada na mesma propriedade que o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa é conhecida pela incrível transparência das suas águas e pela profundidade indeterminada, com registros de até 220 metros.


São oferecidos passeios de flutuação e mergulho com uma visibilidade de mais de 40 metros, revelando copas de árvores subaquáticas em uma das cavernas submersas mais profundas do Brasil.


Estância Mimosa

Créditos: The Ocean Project Seychelles

Já na Estância Mimosa, a diversão está em explorar 10 cachoeiras de diversos tamanhos durante um percurso de 2.450 metros de trilhas na mata ciliar do Rio Mimoso. Passeios a cavalo são disponibilizados para pequenos grupos de até seis pessoas.


Sustentabilidade e o Grupo Rio da Prata

Passeio no barco sustentável do Recanto Ecológico Rio da Prata - Banco de Imagens Fundtur

Como se as experiências acima já não fossem motivos suficientes para conquistar os visitantes, o Grupo Rio da Prata vai além ao conseguir conciliar o desenvolvimento regional através de atividades agrícolas e pecuárias de suas fazendas com o turismo e práticas sustentáveis. Tudo isso sendo carbono positivo!


Uma das iniciativas mais inspiradoras do grupo é a designação de parte das fazendas como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Esta ação garante a preservação vitalícia do território, sendo 60% da Estância Mimosa e 20% do Recanto Ecológico. Outro ponto marcante é o uso da energia limpa, que é aplicada até mesmo nos barcos movidos a energia solar.


Os visitantes também são impactados positivamente. No início dos passeios, antes de entrar na água, eles são orientados a remover do corpo produtos químicos (ex: protetor solar), devido ao risco de contaminação dos lençois freáticos. Durante as trilhas, são apresentados ao ecossistema local, conhecem os projetos de agrofloresta, horta orgânica e compostagem das propriedades.


Essas e outras iniciativas vêm sendo reconhecidas no Brasil e no mundo. Alguns dos prêmios e certificações conquistados pelo grupo são:


  • Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative
  • Certificação Empreendimento Turístico Sustentável, concedida pela Green Destinations
  • Prêmio Eco Amcham 2024 na categoria Produtos e Serviços
  • Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 na categoria de Gestão e Governança


As práticas do grupo não só enriquecem a experiência turística, mas também estabelecem um padrão de responsabilidade e inovação que pode inspirar empresários a adotar medidas similares para um futuro mais sustentável.

Mais informações

Quer saber mais sobre os atrativos que o Mato Grosso do Sul tem a oferecer? Acesse o site e o Instagram do destino.

Sobre a Global Vision Access

Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA Brasil facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferece serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas, com destaque para as campanhas especiais que desenvolve.


E há dois anos estabelecida nos Estados Unidos, a GVA USA atua da mesma maneira, promovendo destinos brasileiros para o mercado norte-americano e oferecendo os mesmos serviços, com a mesma competência e excelência. Através de estratégias, ações e narrativas baseadas nos pilares do ESG, a empresa ajuda a construir ecossistemas de impacto, promove um turismo mais responsável e impulsiona o empreendedorismo consciente. Sua missão é transformar negócios em agentes de mudança, gerando mais que lucros e retorno sobre o investimento, mas também impactos positivos.


Para mais informações sobre a Global Vision Access, acesse o site globalvisionaccess.com

Nenhum comentário: