quarta-feira, 27 de novembro de 2024

 

,



10 curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças.




Este ano o feriado será celebrado no dia 28 de novembro

Dia de Ação de Graças, celebrado nos EUA sempre na quarta quinta-feira de novembro, é uma festividade que combina história, tradições e gratidão. Originado no início do século XVII, quando colonos e nativos americanos se uniram para comemorar uma colheita bem-sucedida, a data evoluiu para um feriado nacional que reúne famílias e amigos em torno de mesas fartas.


Com desfiles espetaculares, como o da Macy's em Nova York, e as tradicionais partidas do campeonato nacional de futebol americano, o Dia de Ação de Graças - que em 2024 cai no dia 28 de novembro - transcende suas raízes religiosas para se tornar um momento de reflexão e agradecimento, marcando o início das celebrações de fim de ano. 


"O Dia de Ação de Graças é um dos períodos de maior movimento nos aeroportos americanos. Além disso, destinos turísticos como Nova York veem um aumento no número de visitantes, especialmente para eventos como a Macy’s Parade, que atrai milhares de turistas", afirma o especialista em imigração e CEO da Viva América, Rodrigo Costa.   


Abaixo, veja 10 curiosidades que a Viva América separou sobre o Dia de Ação de Graças.


Como surgiu o Dia de Ação de Graças?

Em novembro de 1621, após a colheita ter se mostrado bem-sucedida, os colonos ingleses que haviam chegado recentemente aos Estados Unidos convidaram os nativos para um festival celebratório que durou três dias e foi marcado pela fartura da comida e pelo clima de paz. 


E embora não se tenha usado o nome Dia de Ação de Graças naquela época, foi assim que, ao longo do tempo, a data ficou conhecida, passando a ser comemorada praticamente todos os anos.


Em 1863, o então presidente dos EUA, Abraham Lincoln, estabeleceu oficialmente o Dia de Ação de Graças como um feriado nacional. Em 1941, o Congresso aprovou uma lei estabelecendo que o feriado seria celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Essa lei foi sancionada pelo presidente Franklin Roosevelt e passou a valer oficialmente a partir de 1942.


Um feriado em família

Por ser um feriado prolongado, que começa numa quinta-feira, é comum que os americanos viagem para reencontrar suas famílias, com o objetivo de agradecer pelas coisas boas do ano. Por conta disso, é tradicional também que as pessoas façam atos de doação e caridade nesta época do ano, como ser voluntárias em abrigos para moradores em situação de rua, para que eles também tenham a chance de celebrar a data.


Agradecimentos

Dia de Ação de Graças está muito associado à fartura de comida, com o preparo da ceia começando bem cedo ou até mesmo no dia anterior. E a maioria das famílias, antes de comerem, sentadas ao redor da mesa, dizem pelo que são gratas naquele ano.


Comida farta

As comidas tipicamente associadas ao banquete do Dia de Ação de Graça são: peru (assado, recheado ou frito), molhos para carne, milho-doce, purê de batata, batata doce, pão de milho e geleia de mirtilo vermelho (cranberry). Entre as sobremesas, a torta é a mais comum, principalmente com sabores de abóbora, noz-pecã, batata doce ou maçã.


Neste feriado celebrado entre amigos e família é conhecido também como “Dia do Peru”, isso porque os norte-americanos consomem cerca de 46 milhões de perus durante esta data, segundo a (Associação de Aves e Ovos dos EUA) US Poltry & Egg Association.


Ossinho da Sorte

Outra tradição comum do Dia de Ação de Graças é a quebra da fúrcula ou osso da sorte (wishbone, em inglês) – que é um ossinho da região do peito do peru que tem formato de “V”. Depois da refeição, quando o osso já está seco e quebradiço, duas pessoas o seguram, cada uma por uma das extremidades do “V”, fazem um pedido e puxam. Aquela que ficar com a parte maior da fúrcula, acredita-se que terá seu desejo transformado em realidade.


Paradas

No Dia de Ação de Graças também acontecem diversas paradas em todo os EUA, com carros alegóricos, bandinhas e balões gigantes infláveis de personagens de quadrinhos e desenhos. As pessoas vão assistir às paradas na rua ou pela televisão, que costuma transmitir esses eventos. 


Um destaque para o desfile de Ação de Graças da Macy 's, em Nova York, é o mais famoso e icônico dos Estados Unidos. O evento anual é realizado na manhã do Dia de Ação de Graças, e inclui enormes balões de personagens populares, carros alegóricos, bandas marciais e apresentações de celebridades.


Recorde de Viagens

O feriado também proporciona um aumento significativo nas viagens para os EUA. Segundo a AAA, cerca de 80 milhões de americanos devem viajar neste feriado, um novo recorde.


Audiência em alta

Como as pessoas ficam quatro dias em casa, já que o comércio fica fechado ou abre  em esquema limitado, assistir TV é um hábito do Dia de Ação de Graças, em especial jogos de futebol americano. Para quem não gosta, jogos de tabuleiro e, mais recentemente, os serviços de streaming são a melhor opção. 


Para os fanáticos em esportes, a NFL possui uma tradição de transmitir jogos no Dia de Ação de Graças. Neste ano, serão três partidas realizadas no feriado.  


Black Friday

A Black Friday, nos EUA, é sempre a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Portanto, é comum que as pessoas passem esse dia nas lojas, supermercados e shoppings em busca de promoções. 


Imigração

Dia de Ação de Graças é um momento de celebração das diferenças culturais nos Estados Unidos. Com raízes que remontam ao século XVII, quando imigrantes ingleses e nativos americanos se reuniram para compartilhar um banquete em sinal de gratidão, o feriado simboliza a união e a convivência harmoniosa entre diferentes culturas.


A mistura de várias influências culturais é evidente nos pratos tradicionais do Dia de Ação de Graças. Por exemplo, os primeiros imigrantes combinaram abóboras nativas com técnicas inglesas de fazer tortas para criar a famosa torta de abóbora que caracteriza o feriado. E os imigrantes franceses de Nova Orleans adicionaram xarope de milho, ovos e baunilha às nozes locais dos EUA para inventar a tão conhecida torta de nozes.


"Essas adaptações mostram como o Dia de Ação de Graças se tornou um espelho da imigração e da troca cultural nos Estados Unidos", explica Costa, que vive nos Estados Unidos há 10 anos.



.


Nenhum comentário: