Sebastian Vettel visita Amazônia com Greenpeace Brasil e conhece cacique Raoni
Na ocasião, o ex-piloto também sobrevoou o bioma na companhia do cacique Megaron Txucarramãe e conheceu o trabalho do Instituto Raoni
Sebastian Vettel ao lado do Cacique Raoni Metuktire e do Cacique Megaron Txucarramãe | Foto: Anna Santos / Greenpeace Brasil.
São Paulo, outubro de 2024 - Em uma ação do Greenpeace Brasil, o ex-piloto e tetra campeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, sobrevoou a Amazônia na última segunda-feira (28). À bordo, também estava o cacique Megaron Txucarramãe, liderança do povo Mẽbengôkre (Kayapó), e a diretora do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali.
Durante a visita, que ocorreu no estado do Mato Grosso, Vettel também esteve na aldeia do cacique Raoni Metuktire, reconhecido internacionalmente por sua atuação em prol dos direitos dos povos originários, além de ter acesso ao trabalho do Instituto Raoni e às iniciativas de educação do povo indígena Kayapó.
Em suas redes sociais, o ex-piloto deu detalhes da viagem: “Minha primeira vez na Amazônia para conhecer os guardiões da floresta, os povos indígenas! Cacique Raoni Metuktire, um dos líderes indígenas mais importantes do mundo, e Cacique Megaron Txucarramãe me receberam. Aprendi sobre a importância de proteger seus direitos, sua terra e seu povo. Eles lutam por sua identidade - a floresta amazônica”.
Foi uma agenda intensa, Vettel ficou no território por dois dias. "Ele estava interessado no diálogo com as lideranças kayapó, em entender o que causa o desmatamento e a destruição da floresta e quais são as perspectivas de futuro. Vettel pôde fazer isso da melhor maneira, ouvindo diretamente de lideranças indígenas históricas e mergulhando em seus territórios e em sua luta pela garantia de seus direitos”, destaca Carolina Pasquali, diretora executiva do Greenpeace Brasil.
Sobre o Greenpeace Brasil
O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há mais de 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.
Sobre o Instituto Raoni
O Instituto Raoni foi criado pelo cacique Raoni em 2001 e tem como objetivo defender os territórios, as culturas e os direitos dos povos indígenas. Seus projetos de proteção territorial e bioeconomia apoiam diretamente quatro povos (Mẽbengôkre, Panará, Yudjá e Trumai), e seu trabalho de defesa de direitos é por todos os povos indígenas do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário