Congresso de Operações Policiais reúne autoridades e representantes da segurança pública nacional e de todos os estados brasileiros; Evento é acessível ao público maior de 18 anos e gratuito para agentes e operadores da segurança pública e defesa
Com o objetivo de integrar a sociedade civil junto às forças de segurança, defesa e justiça do Brasil, o Congresso de Operações Policiais acontece entre os dias 16 e 18 de outubro no São Paulo Expo. Em sua terceira edição, o COP Internacional é patrocinado por empresas nacionais e internacionais que são referência no setor de segurança e defesa, como Springfield, Condor e Axon e será o ponto de encontro de autoridades como Mário Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Derrite, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Camila Pintarelli, Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Sandro Avelar, Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e Presidente CONSESP, entre outros, além de representantes de todos os estados brasileiros. Conheça alguns dos temas a serem debatidos e as novidades em termos de soluções tecnológicas e equipamentos a serem apresentados pelos expositores:
Encontros pioneiros em gestão e estruturação da segurança pública no Brasil promovidos pela Rede Interfederativa:
A Rede Interfederativa do Fundo Nacional de Segurança Pública realizará dois encontros inéditos ao longo do COP: O primeiro encontro presencial dos representantes da Rede Interfederativa, espaço institucional criado especialmente para permitir o diálogo e a compreensão das necessidades específicas dos Estados e DF no contexto das transferências fundo a fundo, feitas pelo Fundo Nacional de Segurança Pública e o primeiro encontro presencial dos Grupos de Trabalho Integrado do ComprasSusp, programa de compras eficientes para a segurança pública, que vai reunir representantes de todos os Estados e DF, e de todas as Forças de Segurança para pactuar as necessidades de aquisições para segurança pública para o exercício de 2025.
“O Fundo Nacional de Segurança Pública é o principal instrumento de financiamento da segurança pública no país, com orçamento superior a R$ 3 bilhões para 2024, entre verbas próprias e emendas parlamentares. É uma satisfação poder levar todos esses nossos encontros técnicos para o COP, o que irá, sem sombra de dúvidas, repercutir muito positivamente na integração das equipes, dos entes federativos e, mais que isso, na prestação do serviço de segurança pública”, assinala Camila Pintarelli, Diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, que também será uma das palestrantes do evento.
O COP também será espaço para discussão do projeto Segurança Transparente, iniciativa inédita do Fundo Nacional de Segurança Pública que, pela primeira vez, disponibilizou acesso integral, no portal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a todos os dados sobre os recursos do Fundo, projeto este dividido em 5 etapas, cuja primeira já foi lançada em 24 de setembro.
Comitivas de profissionais de segurança pública participarão de encontros de classes: Além do encontro dos representantes da Rede Interfederativa, também já estão confirmados os Encontros do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública - CONSESP e dos Conselhos Nacionais das forças de segurança do país, entre eles, Conselho Nacional de Comandantes Gerais – CNCG, Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil – CONCPC, e Conselho Nacional das Guardas Municipais – CNGM.
Debate sobre a participação das Forças de Segurança Pública em tragédia no RS: A recente tragédia no Rio Grande do Sul, com enchentes devastadoras, tem exigido respostas rápidas e eficientes no gerenciamento da crise sem precedentes no Estado. Para entender como as forças de segurança lidam com a crise e quais as etapas planejadas, o Inspetor Marcus Vinícius Silva de Almeida, Diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Delegado da Polícia Civil Bolivar Llantada, Coordenador da CORE-RS, levarão suas experiências para o COP Internacional 2024.
Estado mais seguro do país, Santa Catarina, apresentará seu sistema prisional e de segurança pública: O Atlas da Violência 2024 (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA) apontou que Santa Catarina vem se destacando na redução de 40,5% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, considerando o período de 2017 a 2022 e no recorte de jovens entre 15 e 29 anos, com uma queda na taxa de homicídios de 56,3% no mesmo período. Em 2023, Santa Catarina foi classificada em 1º lugar na pesquisa nacional do Ranking de Competitividade dos Estados (Centro de Liderança Política - CLP), por conta dos baixos indicadores criminais em relação aos demais estados. Quanto a municípios com mais de 100 mil habitantes. Jaraguá do Sul, localizada no Norte do Estado, apresentou a menor taxa de homicídios estimados, com apenas 2,2 mortes por 100 mil habitantes em 2022; Tubarão apresentou taxa de 3,6 e Brusque taxa de 4,2. A capital catarinense, Florianópolis, foi apontada como a mais segura entre as capitais brasileiras, com uma taxa de 8,9 homicídios estimados (2022). Em seguida aparecem Brasília (DF) com 13,0, e Cuiabá (MT) com 15,2 homicídios por 100 mil habitantes. Com esse cenário, o COP Internacional trará a palestra do Secretário de Administração Prisional, Carlos Alves, para abordar sobre esses assuntos.
Expansão e conflitos das facções criminosas no Brasil: O COP Internacional trará para debate a atuação das duas principais facções criminosas brasileiras: o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). A palestra de Christian Vianna de Azevedo, atual Subsecretário de Integração e Segurança Pública de Minas Gerais terá como tema os crimes transnacionais, com ênfase na expansão do PCC e principais aspectos do tráfico de drogas e armas no país. A questão da criminalidade organizada no Rio de Janeiro e as respostas de enfrentamento da Polícia e do Estado serão abordados por Alexandre Abrahão, Juiz de Direito titular da 3ª Vara Especializada em Crime Organizado no RJ.
Mudança de nomenclatura será tema de reunião do Conselho das Guardas Municipais: Entre outras atividades, o evento contará com a Reunião do Conselho Nacional das Guardas Municipais. Presidida pelo Comandante Carlos Alexandre Braga, o encontro já tem alguns temas confirmados, como discussão sobre a mudança da nomenclatura de Guardas Municipais para “Polícia Municipal” e suas atribuições. A discussão é antiga e voltou a ser tema de debate após o julgamento do Supremo Tribunal Federal da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 995, que reconheceu formalmente as Guardas Municipais como integrantes do Sistema de Segurança Pública, equiparando-as a uma polícia municipal. De acordo com o Comandante Braga, a mudança seria apenas de nomenclatura. Para a população, a alteração da designação também não teria impacto do ponto de vista prático e para Braga, o efeito seria apenas psicológico.
Principais Palestrantes:
Temas como Ataques Ativos; Cumprimento do dever e as falácias que geram hesitação dos policiais; Aquisição de produtos controlados pelo exército por órgãos de segurança pública; Operações Policiais Aéreas; A evolução das Operações Especiais do Rio Grande do Sul; A relevância institucional dos grupos táticos nas polícias judiciárias; enfrentamento ao crime organizado; Fundo Nacional de de Segurança Pública; entre outros serão tratados no Congresso. O evento contará com a participação de palestrantes relevantes, como Dr. Mário Sarrubbo; Guilherme Derrite; Dra. Camila Pintarelli; Sandro Avelar; Cel PM Cássio Araújo de Freitas; Artur José Dian, Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo; Del. Fabrício Oliveira, Delegado Cooordenador da CORE-RJ; Cel. Maurílio Nunes, Subsecretário de Seg. Pública do RJ; Juiz Alexandre Abrahão, Presidente da 3ª Vara Especializada em Organizações Criminosas; Cel. Uirá Ferreira, Subsecretário de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ); Ten. Cel.Santos Rocha, Comandante do BOPE-RS; entre outros.
Novidades dos Expositores: Soluções inovadoras de marcas, nacionais internacionais, consagradas do mercado de segurança e defesa serão apresentadas nos três dias do evento.
Axon
A empresa global em tecnologia para segurança pública dará destaque às soluções tecnológicas voltadas à minimização do confronto direto. Uma das inovações de destaque será o Axon Fusus, um ecossistema de inteligência em tempo real que oferece à segurança pública uma central equipada com tecnologia avançada e ferramentas de análise de dados, permitindo que agências de segurança monitorem e respondam a incidentes em tempo real. Esses centros podem integrar diversas fontes de dados, como câmeras, sensores, redes sociais e outros sistemas de informação. Já em uso em mais de 250 cidades e condados nos Estados Unidos, o Axon Fusus está sendo introduzido agora no Brasil.
Já no campo das armas menos letais, apresentará a próxima geração do TASER 10, com alcance maior de 13,7 metros e a capacidade de disparar até 10 sondas em comparação com os modelos anteriores. O TASER 10 pode ser complementado pelo treinamento com Realidade Virtual (VR) da Axon para policiais. O Axon VR, que capacita os agentes com habilidades para lidar com cenários complexos do mundo real, poderá ser experimentado pelos participantes da COP.
Grupo PROTECTA
O Grupo PROTECTA, que atua nos segmentos de airbags, blindagem automotiva e coletes e escudos balísticos, destacará as soluções de alta tecnologia utilizada pelas forças de segurança, como coletes leves e flexíveis e com tecnologia que proporcionam aumento de desempenho balístico, ergonomia e alta performance, tudo isso atestado pela Certificação NIJ 0101.06.
Também apresentará os escudos balísticos que garantem proteção individual ou coletiva, certificados conforme NIJ 0108.01, nível III-A e intempéries (NBR1000) com soluções superleves e versáteis.
Ainda na área de proteção balística, destacará um veículo elétrico totalmente blindado com seu novo produto, o PRO-UD, composto em Polietileno de Ultra Peso Molecular, substituindo o aço em blindagens NIII-A, consagrando a união de duas das mais fortes tendências da indústria automobilística atual – motores movidos a energia elétrica e a blindagem automotiva.
SPRINGFIELD ARMORY
Apresentará a metralhadora KUNA, lançamento mundial da empresa que será adotado pela Polícia Militar de São Paulo. A Springfield Armory esteve na vanguarda da produção de armamentos militares por quase dois séculos, em 2024, completa 50 anos e marca seu retorno como fornecedora das forças de segurança e defesa no Brasil e no mundo. Também apresentará outros lançamentos como a 9mm, Pistola ECHELON 9mm e Fuzil HELLION 5,56x45mm, todos modulares.
ORBITAL ENGENHARIA
A Orbital trará para o público do evento um drone de nova geração do tipo e-VTOL (decolagem e aterrissagem vertical com propulsão elétrica), que se destaca por combinar o alcance de grandes áreas com a versatilidade do modo quadricóptero para operações mais específicas e táticas. Esse diferencial permite que o drone seja utilizado tanto em missões de vigilância extensiva quanto em operações policiais de precisão em áreas urbanas ou rurais, proporcionando maior flexibilidade operacional.
Além disso, a empresa revelará seu escudo anti-drone, uma solução que redefine os padrões de defesa contra drones. Diferente das tecnologias tradicionais de neutralização, tal como os canhões, o escudo anti-drone da Orbital oferece cobertura mais ampla e eficiente contra vários drones simultaneamente, criando zonas de proteção seguras. O sistema fornece monitoramento contínuo, permitindo a detecção, identificação e neutralização não apenas do drone, mas também de seu operador, proporcionando às forças policiais consciência situacional aprimorada e um controle efetivo das ameaças.
Um dos grandes destaques da participação da Orbital no COP 2024 será a apresentação do ThunderBullet, um sistema avançado de detecção de tiros que combina sensores ópticos e acústicos para garantir uma detecção precisa e verificada de disparos de armas de fogo.
OUTROS EXPOSITORES
Além desse, estarão expondo: Condor; IWI; Invictus; Berkana; Glágio do Brasil; Gespi; Parabellum, Grupo Inbra; Smart Power; 360 Virtu; Helper Tecnologia; CH Coldres; Protecta; BYRNA; CANIK; F.A.B; Mc Armor; GLOCK; PQ Custom; Orbital Engenharia; Helibras; Guartelá; Funcional Uniformes; Fire Eagle; Black Force; Bembras; Aselsan; Recarga Club; Atech; ABIAMB; DC Shooting; Enforce Tac; Grupo Masa; Lira Max; Museu Policial Automotivo; Ulbrichts; Proarmas; Tag Dynamics; Archangels Group; Hoernecke; Telespazio; entre outros.
EVENTO PARALELO: ENFORCE TAC
Em paralelo ao COP Internacional 2024, será realizado o Enforce Tac, principal evento europeu do setor de Segurança Pública, organizado pela alemã NürnbergMesse. A Enforce Tac acontece tradicionalmente durante o mês de fevereiro, na Alemanha, e é o ponto de encontro para profissionais do setor de segurança pública, agências governamentais e forças armadas da Europa. Com uma programação variada, o evento converge workshops e congresso com temas diversificados a uma feira de negócios de alta qualidade.
Na parceria firmada entre o COP Internacional e a Enforce Tac, várias ações de intercâmbio entre os eventos estão previstas, como a presença de autoridades internacionais, compartilhamento de experiências e estudos de casos, além das ativações comerciais, com um pavilhão exclusivo para expositores estrangeiros na Feira de Negócios do COP Internacional.
Serviço: Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2024
Data: 16 a 18 de outubro de 2024
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo-SP.
Site: https://cop.international/
Nenhum comentário:
Postar um comentário