quinta-feira, 10 de outubro de 2024

 


 


Produção de azeite na Espanha deve reduzir preço no Brasil.





A produção de azeite na Espanha, maior produtora mundial, deve crescer cerca de 50% nesta temporada, após dois anos de colheitas ruins. A informação é do Ministério de Agricultura espanhol. Essa alta promete aliviar os preços globais do azeite, que dispararam recentemente. No Brasil, onde o consumo depende em grande parte de importações, a redução dos preços internacionais poderá refletir nas prateleiras nos próximos meses, já que o azeite é um produto com contratos negociados antecipadamente.

Enquanto isso, a produção nacional de azeite, concentrada em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, segue crescendo, mas ainda não consegue atender à demanda interna. Mesmo com qualidade reconhecida, os azeites brasileiros são produzidos em pequena escala, sendo uma opção premium que não impacta o preço médio no mercado.

O barateamento do azeite depende, portanto, da estabilização da oferta externa. A previsão é de que o aumento na produção espanhola traga algum alívio para o consumidor brasileiro nos próximos meses, conforme novos lotes de azeite importado chegam ao país com preços mais acessíveis.

Reportagem, Kristine Otaviano 
Foto: Divulgação/Mapa

Nenhum comentário: