domingo, 13 de outubro de 2024

 



Educação inclusiva é discutida no Festival Regional Sesi de Educação

Evento teve debates importantes, com profissionais de educação e autoridades ligadas à temática

José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, foi o palestrante do painel sobre Educação Inclusiva | Foto: Inove

Festival Regional Sesi de Educação 2024 trouxe discussões importantes para o cenário educacional paranaense. Além de tecnologia, inovação, ciência e cultura, o evento deu luz à necessidade de uma educação verdadeiramente inclusiva nas instituições de ensino públicas e privadas.


Para a gerente sênior de Educação Básica e Cultura do Sesi ParanáRaquel do Nascimento, a inclusão precisa ser feita em todos os momentos. “O Festival Regional Sesi de Educação é o momento de incluir e integrar. Os times de robótica e de iniciação científica têm muitos estudantes com altas habilidades ou autistas, que participam efetivamente dessas equipes. Essa discussão é para que, com as diferenças, possamos fazer uma educação efetiva, de qualidade e alicerçada nos princípios de humanidade, relacionamento e equidade”, afirma.


No primeiro dia de evento, realizado no Expotrade, em Pinhais, profissionais de educação de diversas instituições de ensino participaram do painel “Educação Inclusiva: desafios e possibilidades para a equidade na escola”, que teve palestra de José Pacheco, educador conhecido como o idealizador da Escola da Ponte. Uma das principais mensagens deixadas por Pacheco é sobre os vínculos necessários para a aprendizagem. “O aprendiz é um sujeito de aprendizagem. O centro não é o professor, mas também não é o estudante. Não há centro: há relação humana. E nessa relação humana há criação de vínculos afetivos, emocionais, cognitivos, éticos, estéticos e espirituais, porque o ser humano é multidimensional.”


Ainda durante o painel, as estudantes do Sesi de União da Vitória, Bethina Albani Gaiovicz e Ariane Paula Walczak, apresentaram o projeto Athena Literae, que discute a importância de adaptar livros infanto-juvenis para crianças com dislexia. “Nossa proposta é trazer uma linguagem mais simples para esses livros e adaptar a fonte com um tamanho maior e sem serifa”, explicam.



Lançamento do Guia de Orientações sobre Inclusão


Na ultima  sexta-feira, 11, o Sesi Paraná lançou o Guia de Orientações sobre Inclusão, um documento voltado aos profissionais de educação da instituição. As orientações vão desde a receptividade dos estudantes nos colégios Sesi até a elaboração de relatórios específicos de acompanhamento.


O evento teve a presença do senador Flávio Arns, relator do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). “É importante falarmos de inclusão em toda a sociedade, sem deixar populações de lado. Esse trabalho, articulado pelo Sesi, com orientações de como fazer, a partir da legislação e formação de professores, é muito importante para o Paraná e, com certeza, para o Brasil.”


Representando o Departamento Nacional do SESI, a gerente do Centro SESI de Formação em Educação, Kátia Aparecida Marangon Barbosa, falou sobre as ações do Sesi em todo o país no incentivo da inclusão na educação. “O Departamento Nacional destina, para cada regional, recursos para a organização do Atendimento Educacional Especializado necessário a estudantes do Sesi. O investimento, em 2024, chega a R$ 38 milhões, impactando positivamente no atendimento de 5 mil a 6 mil estudantes do Sesi em todo o país”, conta.


A coordenadora de Educação do Sesi Portão, Debora Carvalho Seehagen Domiciano, comentou sobre as oportunidades que a inclusão proporciona no ambiente escolar. “Quando incluímos todos da forma correta, todos os estudantes aprendem. Essa é a primeira experiência em sociedade. Para nós, educadores, é preciso uma renovação contínua da nossa prática. Vale lembrar que esse Guia é um norteador, mas não um manual para ser apenas replicado.”


O Guia de Orientações sobre Inclusão do Sesi Paraná será distribuído para todas as unidades de Educação Básica do Sesi no estado. O documento contempla os marcos legais e os papéis dos diferentes atores na inclusão escolar.







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