Agência assina a criação dos materiais da ação contra o retinoblastoma, tumor ocular com maior incidência durante a infância; novidade é o mascote Flash, um gatinho que mostra um dos sintomas da doença
Mascote Flash estará disponível em materiais informativos da campanha De Olho nos Olhinhos. Crédito: Divulgação.
São Paulo,Setembro de 2024: A Ogilvy Brasil é novamente a agência responsável pela criação da campanha “De Olho nos Olhinhos”, desenvolvida pelo casal de jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert com o objetivo de alertar a população sobre o retinoblastoma, doença ocular que atinge, principalmente, crianças entre o primeiros meses de vida até os 5 anos. Desde a primeira edição, em 2022, a Ogilvy apoia a causa, sendo a responsável pela concepção dos nomes, elementos e cores da campanha.
Nesta terceira edição da “De Olho nos Olhinhos”, a grande novidade é o nascimento do mascote da causa, o Flash, um gatinho que carrega visivelmente um dos primeiros sinais da doença: o chamado olho de gato, um reflexo branco que revela a presença do tumor e pode ser perceptível ao tirar fotos. O vídeo do Flash pode ser visto AQUI.
"É uma grande motivação trabalhar para a campanha “De Olho nos Olhinhos”, acompanhar a trajetória desse trabalho tão lindo e que salva vidas todos os anos por conta de sua mensagem. Neste ano, especialmente, conseguimos fazer algo novo, com a criação do Flash, que traz de forma didática a aparência dos olhos que podem conter o tumor. Isso é o que motiva o time da Ogilvy", explica Claudia Pimenta, Diretora de Criação da Ogilvy Brasil.
Histórico da Campanha
Os criadores da Campanha De Olho nos Olhinhos, Daiana Garbin e Tiago Leifert. Foto: Danilo Borges
A Campanha De Olho nos Olhinhos foi idealizada pelos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert após a filha Lua, aos 11 meses de idade, ter sido diagnosticada com Retinoblastoma nos dois olhos. A doença – um tipo de câncer – era completamente desconhecida para eles e já estava em grau avançado. A fim de alertar outras famílias sobre a ação silenciosa da doença, o casal decidiu tornar pública a história e investir esforços na criação de uma campanha que mobilizasse a sociedade em torno do assunto e levasse informação, permitindo um diagnóstico precoce, a partir de sinais e sintomas, e, portanto, um tratamento mais eficaz. Em 2023, durante a segunda edição da campanha, Daiana e Tiago decidiram transformá-la em uma ONG - batizada com o mesmo nome - para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhar na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.
Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
FICHA TÉCNICA – DE OLHO NOS OLHINHOS
Chief Client Officer - Denise Caruso
Diretora de Contas – Alessandra Koch
Executivo de Contas – Gustavo Dias
Chief Creative Officer – Rafael Donato
Direção de Criação - Claudia Pimenta e Luiz Bagatin
Redação – Iana Couto
Direção de Arte – Tales Shibata e Lucas Lazzaro
VP de Mídia - Vanessa Giannotti
Diretor de Mídia Sr - Thiago Ferraz
Diretor de Mídia – Raoni Oliveira
Analista de Midia Pl – Daniela Sarambeli Analista de Midia Jr – Julia Cardoso Produtor Jr - Marbo Mendonça
Diretora de Produção - Fabiola Thomal
Produtor Gráfico - Samuel Silva
HOGARTH
Broadcast Director: Ricardo Kertesz
Executive Producer: Carolina Sganzerla
Diretor: Hugo Oxe
Coordenacão de Pós: Marlon Barreto
Producer de Pós: Stefano Bitelli
Editor: Fabio Bortoletto
Motion: Wesley Silva e Alexandre Arantes
SAILOR:
Diretor: Luccas Oliveira e Gustavo “GGA” Almeida
Produção: Fernanda Fernandes
Diretor de Arte: Matheus Ventura e Teidy Nakao
Concept Art: Matheus Ventura
Ilustrações: Matheus Ventura, Teidy Nakao, Ana Luiza Primo
Animação: Nathalia Ali, Ana Luiza Primo
Edição: Nathalia Ali
Mix/SFX: Chico Castellano
ARCADE:
Produtora de áudio: Arcade Audio
Diretor de produção: Marco Nannini
Diretor de atendimento: Bruno Antunes
Sobre a Ogilvy Brasil
A Ogilvy Brasil é uma das agências mais premiadas do mundo criativamente. Em sua lista de clientes estão marcas como: Magazine Luiza, Adidas , BMW, Nestlé, Essilor, Leroy Merlin, Coca-Cola, Unilever, Betfair entre outras. A identidade da Ogilvy é baseada em comunicar produtos e serviços que fazem as marcas serem importantes para as pessoas a curto, médio e longo prazos. Por isso, a Ogilvy inspira as marcas e as pessoas, e como consequência, impacta o mundo. Sob o olhar do conceito de David Ogilvy nós continuamos buscando o verdadeiro poder da criação e da cultura publicitária. Com mais de 139 leões nos últimos anos no Festival de Cannes (2010 a 2024) e mais de 28 Awards de D&AD, Wave, Clio, Lia, El Ojo e Wired, possuímos uma bagagem que nos faz olhar para a frente e nos manter criativos. dessa forma, podemos oferecer para as pessoas uma linguagem expressiva e única na publicidade.
Para mais informações sobre a campanha De Olho nos Olhinhos:
Ariane Mondo - arianemondo@pridea.com.br - (84) 99682-4170
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