| | Frans Krajcberg e Lelli De Orleans e Bragança na Galeria Zilda Fraletti
No dia 14 de setembro, a Galeria Zilda Fraletti apresentará duas importantes exposições voltadas à preservação da natureza, em um momento crítico em que as mudanças climáticas preocupam o mundo inteiro e o Brasil enfrenta desafios severos com secas e queimadas.
"Grito da Terra" de Frans Krajcberg e "Elogio à Natureza" de Lelli De Orleans e Bragança.
Grito da Terra
Frans Krajcberg foi um artista nascido em 1921 na Polônia, naturalizado brasileiro, falecido no Rio de Janeiro em 2017, conhecido por seu profundo engajamento com a natureza e a defesa do meio ambiente. Sua obra é marcada pelo uso de materiais orgânicos, como troncos, raízes e folhas queimadas, muitas vezes recuperados de áreas devastadas pelo desmatamento. Krajcberg transformava esses elementos em esculturas, fotografias e gravuras que denunciam a destruição da natureza, ao mesmo tempo em que celebram sua força e resiliência. Sua arte transcende o estético, funcionando como um manifesto contra a degradação ambiental, e continua a inspirar a conscientização ecológica em todo o mundo.
Elogio à Natureza
Se existe um artifício que arrebata qualquer um que se desafia a olhar uma pintura, é o domínio da expectativa. Ele consegue instigar desde os bem informados até os mais incautos. É perseguido, por diferentes caminhos, ao longo dos episódios da história da arte pelos seus personagens. E talvez seja justamente no campo da paisagem que esta qualidade rara apareça, como força e como mistério. Afinal, como não querer perseguir aquilo que está num horizonte distante demais para o olhar enxergar?
Na pintura de Lelli de Orleans, esse desejo se alimenta por cada centímetro da tela. Os olhos dançam, seduzidos por cada curva de folha, cada textura de tronco, cada vibração de cor. Nos vemos num lugar que parece possível somente no inconsciente, lugar de calma própria de um sonho. Como não querer vagar por essa trilha cheia de vida, descobrir o que se esconde em suas folhagens, sentir o peso do vento que bate na copa das árvores?
Olhar essas telas é se deliciar imaginando para onde mais essas pinceladas precisas e exuberantes podem nos levar. Logo, essa exposição é um convite para apreciar vistas que pareceriam impossíveis. Sinta e aproveite.
Galeria Zilda Fraletti
Celebrando quatro décadas de existência, a Galeria Zilda Fraletti é um local dedicado à promoção das artes e das diversas formas de expressão criativa, oferecendo uma plataforma para que artistas inovadores compartilhem suas visões singulares. Situada na Avenida do Batel, a galeria é um ponto de referência indispensável para apreciadores de arte e colecionadores.
Serviço:
Galeria Zilda Fraletti, Avenida do Batel, 1750, lojas 07, 08, 10 e 12 – Batel.
Data e horário da abertura: 14 de setembro, das 11 às 14 horas.
A exposição permanecerá até dia 05 de outubro. |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news