sábado, 31 de agosto de 2024

 

Marco Ricca recebe homenagem do Canal Brasil com maratona especial

Entrevista inédita para o Cinejornal e nove longas-metragens estrelados pelo ator fazem parte da programação

Marco Ricca em entrevista inédita para Simone Zuccolotto no Cinejornal. Foto: Divulgação

Canal Brasil abre espaço em sua grade para exibir uma programação especial em homenagem ao ator e diretor paulista Marco Ricca. No domingo, dia 1º de setembro, a partir das 13h, vão ao ar uma entrevista inédita de Ricca para o Cinejornal, apresentado por Simone Zuccolotto, e os longas-metragens “O Que é Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto, “Os Amigos”, de Lina Chamie, “Chatô: O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes, “O Clube dos Anjos”, de Angelo Defanti, “Lamento”, de Claudio Bitencourt e Diego Lopes, “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor, “O Invasor” e “Crime Delicado”, de Beto Brant, e “Morto Não Fala”, de Dennison Ramalho.


Na entrevista inédita do ator para o Cinejornal, Marco Ricca lembra seus papéis mais marcantes em produções como “Olhos de Vampa”, de Walter Rogério, “O Guarani”, de Norma Bengell, com Glória Pires e Márcio Garcia, “Tiradentes”, de Oswaldo Caldeira, ao lado de Adriana Esteves, e “O Que É Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto, com Fernanda Torres e Pedro Cardoso. Marco Ricca também encontrou na direção e produção novas formas de atuar no cinema. Ricca foi diretor do longa-metragem “Cabeça a Prêmio” e produtor dos filmes “O Invasor”, de Beto Brant, e “As Duas Irenes”, de Fabio Meira. Neste mês, está nos cinemas no longa dramático “De Pai para Filho”, dirigido por Paulo Halm.


“Eu já dirigi bastante no teatro e sempre penso em dirigir quando posso fazer este e outros personagens. Fui atrás, dialoguei com diretores e também comecei a produzir. Eu já tinha feito pequenas faculdades nos curtas e longas-metragens em que atuei, ficava muito atrás da câmera, a curiosidade me fez aprender muito. ‘Cabeça a Prêmio’ foi uma faculdade pra mim, além de ter sido um processo muito lindo e encantador”, conta Marco Ricca, que também está produzindo e dirigindo um novo projeto.


O longa-metragem que abre a maratona no Canal Brasil é “O Que é Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto. O filme aborda o contexto da luta armada contra o Ato Institucional nº 5 da ditadura militar no Brasil, no final da década de 1960. Ricca interpreta Henrique, um torturador. No longa, César (Selton Mello) é capturado e seu amigo jornalista Fernando (Pedro Cardoso) planeja salvá-lo a partir do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil. A produção é inspirada no livro homônimo do político e escritor Fernando Gabeira e será exibida às 13h30.


Na sequência, o longa-metragem “Os Amigos”, de Lina Chamie, protagonizado por Marco Ricca e Dira Paes, retrata as fases do luto e memórias passadas. Téo (Ricca) está passando por uma fase difícil, enquanto Majú (Dira Paes) tenta arrumar uma namorada para ele. Téo se vê preso às memórias do passado, principalmente do momento em que ele perdeu seu melhor amigo. Ele tenta enfrentar a realidade em meio aos pensamentos do passado. 


Também integra a maratona o longa “Chatô - O Rei do Brasil”, em que Marco Ricca interpreta o comunicador Assis Chateaubriand. Estrela do programa "O Julgamento do Século", realizado no dia do seu falecimento, Chatô relembra diversos momentos de sua vida, como casamentos, manipulação de notícias dos seus veículos de comunicação, da ligação que tinha com Getúlio Vargas, entre outros. 


A maratona encerra com o longa-metragem “Morto Não Fala”, de Dennison Ramalho, às 2h40. Jaime (Marco Ricca) é dono de uma padaria e tem sua vida ameaçada quando Stênio (Daniel de Oliveira), marido de sua amante, descobre a traição. 


Maratona Marco Ricca

Domingo, 1/09, a partir de 13h


Cinejornal com Simone Zuccolotto

Domingo, 1/09, 13h


O Que é Isso, Companheiro? (1996) (110’)

Horário: Domingo, 1/09, às 13h30

Classificação: 16 anos

Direção: Bruno Barreto

Sinopse: O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.


Os Amigos (2014) (87’)

Horário: Domingo, 1/09, às 15h25

Classificação: 14 anos

Direção: Lina Chamie

Sinopse: Após ir ao funeral de seu melhor amigo de infância, Théo começa a olhar a vida de outra maneira. E Majú, uma amiga por quem tem grande afeição, o ajudará a recuperar as esperanças.


Chatô: O Rei do Brasil (2016) (102’)

Horário: Domingo, 1/09, 16h55

Classificação: 14 anos

Direção: Guilherme Fontes

Sinopse: A história de Assis Chateaubriand, o primeiro magnata da comunicação no Brasil. Devido à sua influência durante o final dos anos 1930 até o início dos anos 1960, ele passou a ser chamado de Cidadão Kane Brasileiro.


O Clube dos Anjos (2020) (101’)

Horário: Domingo, 1/09, às 18h40

Classificação: 16 anos

Direção: Angelo Defanti

Sinopse: Homens fracassados, promessas não cumpridas. Dez amigos veem sua confraria se desmanchar depois de tantos anos. Porém, a descoberta de um novo cozinheiro traz de volta a sede pela boa mesa.


Lamento (2019) (104’)

Horário: Domingo, 1/09, às 20h25

Horário: 16 anos

Direção: Diego Lopes e Claudio Bitencourt

Sinopse: Lamento acompanha Elder (Marco Ricca), um homem de família rica que herdou de seu pai um hotel de luxo. Mas devido a uma vida de excessos e vícios, ele acaba levando o negócio da família à falência. Beirando os cinquenta anos, Elder enfrenta uma grave crise emocional devido aos seus problemas financeiros e isso se reflete em seu casamento, cada dia mais frágil. Enfrentando as consequências de uma vida desordenada, ele vive o período mais difícil de sua vida, atingindo seu limite emocional e sem perspectiva de como continuar.


Aos Teus Olhos (2017) (87’)

Horário: Domingo, 1/09, às 22h10

Classificação: 16 anos

Direção: Carolina Jabor

Sinopse: Querido por todos, Rubens é um professor de natação que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Ele enfrenta problemas quando um de seus alunos diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário.


O Invasor (2001) (97’)

Horário: Domingo, 1/09, às 23h40

Classificação: 18 anos

Direção: Beto Brant

Sinopse: Dois empresários contratam um matador de aluguel para matar seu terceiro sócio e acabam sendo chantageados pelo assassino.


Crime Delicado (2005) (87’)

Horário: Segunda, 2/09, à 1h15

Classificação: 18 anos

Direção: Beto Brant

Sinopse: Antônio Martins, respeitado crítico teatral, é um homem muito racional. Mas um encontro casual com a jovem Inês, uma modelo de pintura nua, vai abalá-lo. Inês mantém um relacionamento com o pintor José Torres Campana, um homem mais velho com uma profunda influência sobre ela. Antônio fica com ciúmes, e os três se tornam personagens de um drama saturado de desejo e perigo.


Morto Não Fala (2018) (110’)

Horário: Segunda, 2/09, às 2h40

Classificação: 16 anos

Direção: Dennison Ramalho

Sinopse: Plantonista de um necrotério, Stênio (Daniel de Oliveira) possui um dom paranormal de se comunicar com os mortos. Trabalhando a noite, ele já está acostumado a ouvir relatos do além. Porém, quando essas conversas revelam segredos sobre sua própria vida, o homem ativa uma maldição perigosa para si e todos à sua volta.



Nenhum comentário: