ESTREIA 01 DE AGOSTO
Um Acidente de Caça (Moy laskovyy i nezhnyy zver)
URSS, 1978, Drama, 105 min
Direção: Emil Loteanu
Elenco: Galina Belyaeva, Oleg Yankovskiy, Kirill Lavrov, Leonid Markov
Sinopse: Adaptado da novela de Anton Chekhov, publicada como folhetim em 1884-85 e considerada precursora do romance policial psicológico, o filme penetra no vazio moral da aristocracia decadente ao narrar o drama da jovem Olga, filha de um servo, cobiçada por três homens de meia-idade.
Curiosidades: O filme fez parte da Seleção Oficial do Festival de Cannes 1978, concorrendo à Palma de Ouro. O ator Grigore Grigoriu foi um dos protagonisatas de "Os Ciganos Vão para o Céu" (1975), também dirigido por Emil Loteanu, e ele estreou no cinema em "Sawa Milchan" (1966), do mesmo diretor. O romance de Anton Chekhov foi publicado originalmente em 1884, na Rússia, em forma de série em um total de 32 capítulos. A obra teve outra famosa adaptação para o cinema, "Summer Storm" (1944), produção hollywoodiana com direção de Douglas Sirk.
O Ballet de Polina (Polina)
França, 2016, Drama, 112 min
Direção: Valérie Müller e Angelin Preljocaj
Elenco: Anastasia Shevtsova; Veronika Zhovnytska; Juliette Binoche
Sinopse: Realizado por Valérie Müller e por um dos maiores coreógrafos franceses contemporâneos, Angelin Preljocaj (que trabalhou com Merce Cunninhgam, entre outros), este filme adapta a cultuada "graphic novel" de Bastien Vivès para mostrar o percurso de uma bailarina russa que, do estudo da dança clássica, parte para França e se reinventa para tornar-se coreógrafa de dança contemporânea.
Curiosidades: Seleção Oficial Festival de Veneza 2016. A talentosa bailarina Anastasia Shevtsova, antes desse filme, fazia parte da renomada Academia Vaganova, em São Petersburgo, e depois foi admitida no famoso balé Mariinsky, também em São Petersburgo. Originalmente de formação clássica, ela praticou dança moderna por até seis meses para o filme. Cerca de 600 bailarinas foram testadas pelos diretores para o principal papel feminino. Jérémie Belingard, presente no elenco, é o primeiro dançarino ("danseur étoile") da ópera de Paris.
Paixões em Fúria (Key largo)
Estados Unidos, 1948, Drama, Suspense, 100 min
Direção: John Huston
Elenco: Lauren Bacall e Humphrey Bogard
Sinopse: Um homem visita o hotel da família de seu companheiro de guerra e encontra um gangster comandando as coisas. Conforme um furacão se aproxima, os dois acabam se confrontando.
Curiosidades: Vencedor do Oscar 1949 de Melhor Atriz Coadjuvante (Claire Trevor). Além das cenas de abertura, o longa foi inteiramente filmado no estúdio Warner Bros. O estúdio ainda estava se recuperando do custo de locação do filme anterior de John Huston, "O Tesouro de Sierra Madre" (1948), e o chefe Jack L. Warner se recusou a aprovar mais filmagens em locação para o diretor. As cenas do píer foram filmadas usando o tanque do estúdio — com barcos em miniatura no fundo para dar uma ilusão de profundidade. As cenas a bordo no final também foram filmadas no tanque do estúdio, com neblina usada para mascarar o artifício.
ESTREIAS 08 DE AGOSTO
Minha Vida é um Inferno (Ma Vie Est Un Enfer)
França, 1991, Comédia, Romance, 106 min
Direção: Josiane Balasko
Elenco: Daniel Auteuil; Josiane Balasko; Richard Berry
Sinopse: Leah Lemonnier leva uma vida monótona e deprimente, entre seu trabalho como secretária de um dentista que passa o tempo gritando com ela; seu psiquiatra que só a vê como fonte de renda; a vizinha obcecada por sexo e amante de festas; e a mãe egoísta, gananciosa, desdenhosa e narcisista. Mas, um dia, Leah involuntariamente invoca um demônio sedutor, Abargadon, que lhe propõe um pacto: colocar-se inteiramente a seu serviço, até sua morte, em troca de sua alma...
Curiosidades: O figurino tem vestidos criados por Jean-Paul Gaultier. Vencedor do Prêmio César de Melhor Roteiro. A música tema foi composta pela famosa dupla francesa Les Rita Mitsouko.
O Ouro de Nápoles (L'oro di Napoli)
Itália, 1954, Comédia, Drama, 138 min
Direção: Vittorio de Sica
Elenco: Toto, Lianella Carell e Sophia Loren
Sinopse: Nesta antologia de histórias ambientadas em Nápoles, maridos e esposas navegam pela fidelidade, traição, uma variedade de vícios e a grande guerra dos sexos. Sophia Loren, aos 20 anos, interpreta a esposa calorosa do pizzaiolo local.
Curiosidades: Seleção Oficial Festival de Cannes 1955. Filme de pré-abertura do 81º Festival de Cinema de Veneza, no 50º aniversário da morte de Vittorio De Sica e no 70º aniversário do filme. O diretor Vittorio De Sica, que também interpreta o papel do Conde Próspero, costumava escolher atores para seus filmes nas ruas. Ele propôs o papel do Conde Próspero ao advogado Alfredo Jelardi, que ele tinha visto em ação em um tribunal em Nápoles, onde era bem conhecido. De Sica o convidou para discutir a proposta e Jelardi estava realmente interessado, apesar de nunca ter atuado, mas no final decidiu recusar a proposta porque o papel lembrava muito alguns aspectos de sua vida privada. O advogado, então, pediu a De Sica para interpretar pessoalmente o papel inspirando-se nele. Quando adulto, Bilancioni se tornou um conhecido e apreciado fabricante de sorvetes e dono de um café de sucesso em Posillipo (Nápoles). Ele recebeu muitos prêmios por sua atividade, em particular por seu creme de avelã.
A Flor de Pedra (Kamennyy tsvetok)
URSS, 1946, Drama, Fantasia, 81 min
Direção: Aleksandr Ptushko
Elenco: Vladimir Druzhnikov; Yekaterina Derevshchikova; Mikhail Troyanovsky; Mikhail Yanshin
Sinopse: Na velha Rússia, um artesão, mestre em talhar a pedra, está ficando velho, doente e fraco, e mesmo assim hesita em adotar um aprendiz. Mas o acaso o leva a abrigar um jovem que vive na floresta observando a natureza e que parece prometido a uma jovem que o ama desde a infância. O jovem possui um raro talento para esculpir a malaquita. Quando o senhor da terra encomenda ao mestre artesão a caixa de pedra mais linda que ele seja capaz de fazer, por ter apostado uns 200 mil rublos com um nobre francês que a sua caixa de malaquita era mais bela que a dele.
Curiosidades: Indicado ao Grande Prêmio do Festival de Cannes 1946, no qual recebeu o prêmio de "Melhor Colorido". Sucesso de bilheteria no ano de 1946 na URSS, visto por 23,17 milhões de espectadores. Adaptação da história homônima escrita por Pavel Bazhov, por sua vez baseada no folclore russo da região dos Urais, porém, o roteiro também incorpora elementos das obras "A Senhora da Montanha de Cobre" e "O Mestre Artesão".
A Via Láctea
Brasil, 2007, Drama, 88 min
Direção: Lina Chamie
Elenco: Marco Ricca, Alice Braga, Fernando Alves Pinto
Sinopse: Heitor e Júlia namoram há algum tempo. É entardecer na cidade de São Paulo e o casal tem uma violenta discussão por telefone. Angustiado, ele pega seu carro e vai em direção à casa da namorada. Durante o trajeto pelas ruas de São Paulo, no rush-hour do início da noite, o trânsito, os engarrafamentos, os pedestres, os meninos nas esquinas, os bares, a paisagem urbana, tudo interage com Heitor e suas digressões amorosas. Nesse espaço indefinível, os limites entre vida e morte, espaço e tempo, são da classe das estrelas e dos sóis: explodem anos luz de distância para brilhar uma noite sobre São Paulo e inspirar um terno beijo de amor. Ou de morte.
Curiosidades: Filmado em película 35 mm, com direção de fotografia de Katia Coelho, vencedora do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pela fotografia de "Tônica Dominante", longa-metragem de estreia da diretora Lina Chamie. "A Via Láctea" foi exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes. Vencedor do prêmio de Melhor Atriz (Alice Braga) no Festival SESC dos Melhores Filmes de 2007.
ESTREIAS 15 DE AGOSTO
A Garota do Trem (La Fille Du Rer)
França, 2009, 105 min, Drama
Direção: André Téchiné
Elenco: Émilie Dequenne; Catherine Deneuve; Michel Blanc
Sinopse: Jeanne é uma garota que não faz muito da vida. Por isso, ela não recebe muito crédito quando alega ter sido vítima de um ataque antissemita. O caso rapidamente ganha grande atenção da mídia e coloca Jeanne no centro de um grande caos.
Curiosidades: Vencedor do prêmio de Melhor Atriz (Émilie Dequenne) no Festival Internacional de Taormina 2009. A trilha musical inclui a canção "Lay Lady Lay", de Bob Dylan. Filme baseado em um caso real que ganhou manchetes na França, em 2004, quando uma jovem judia inventou ter sido vítima de um violento ataque antissemita, que teria ocorrido em um trem, uma farsa que, antes de ser revelada, gerou comoção internacional e manifestações políticas por parte do então presidente francês Jacques Chirac e do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon. O caso inspirou a peça "RER" (2006), de Jean-Marie Besset, que serviu de base para o roteiro deste filme.
Os Amantes Crucificados (Le Libertin)
Japão, 1954, Dama, Romance, 102 min
Direção: Kenzo Mizoguchi
Elenco: Kazuo Hasegawa, Kyôko Kagawa e Eitarô Shindô
Sinopse: Ishun é um rico, mas antipático mestre impressor que acusou injustamente sua esposa e melhor empregado de serem amantes. Para escapar da punição, os acusados fogem juntos, mas Ishun certamente será arruinado se a notícia se espalhar.
Curiosidades: Selecionado para o Festival de Cannes 1955, concorrendo à Palma de Ouro. O diretor Mizoguchi mudou o papel da atriz principal no último minuto: antes, Kyoko Kagawa interpretaria o papel de Otama, e Minamida Yoko interpretaria Osan. A atriz Kyoko Kagawa teve que adotar e aprender o sotaque de Kansai em uma semana, treinada pela também atriz Naniwa Chieko.
Prisioneiro do Passado (Dark Passage)
EUA, 1947, Romance, Noir, 106 min
Direção: Delmer Daves
Elenco: Lauren Bacall e Humphrey Bogard
Sinopse: Um homem condenado por assassinar sua esposa escapa da prisão e passa a trabalha com uma mulher para tentar provar sua inocência.
Curiosidades: O terceiro de quatro filmes atuados pelo casal Humphrey Bogart e Lauren Bacall. Os outros três são "Uma Aventura na Martinica" (1944), "À Beira do Abismo" (1946) e "Paixões em Fúria" (1948). O chefe da Warner Brothers, Jack L. Warner, não ficou nada satisfeito ao descobrir que o rosto de uma de suas maiores estrelas, Humphrey Bogart, ficaria coberto por ataduras em boa parte do começo do filme, mas, quando ele soube disso, as filmagens já estavam muito avançadas para se pensar em alguma alteração. Este foi o segundo filme em que Humphrey Bogart interpretou um homem em apuros com a lei que passou por uma cirurgia plástica para ganhar um novo rosto. O primeiro foi "Beco sem Saída" (1937).
ESTREIAS 22 DE AGOSTO
Uma Época Formidável (Une Epoque Formidable)
França, 1991, 92 min, Comédia, Drama
Direção: Gerard Jugnot
Elenco: Gérard Jugnot; Richard Bohringer; Victoria Abril
Sinopse: De repente, um homem trabalhador perde o emprego e, em decorrência disso, perde também sua esposa. De um instante para outro, ele se vê pobre e é jogado na rua, onde encontrará vagabundos que o ajudarão a recuperar o que perdeu.
Curiosidades: O diretor Gérard Jugnot iniciou sua carreira como ator em um café-teatro, com sua trupe Splendid' que reunia seus amigos do liceu: Christian Clavier, Michel Blanc e Thierry Lhermitte, aos quais rapidamente se juntam Marie-Anne Chazel e Josiane Balasko. Após a separação do grupo, em 1983, ele continuou carreira solo no cinema como roteirista e diretor dos próprios filmes. Como ator, Gérard Jugnot já foi quatro vezes indicado ao prêmio César, o mais importante do cinema francês, uma delas por "A Voz do Coração" (), de Christophe Barratier, produção francesa indicada ao Oscar 2005 de Melhor Filme estrangeiro.
Confusões à Italiana (Miseria e nobiltà)
Itália, 1954, Comédia, 94 min
Direção: Mario Mattoli
Elenco: Toto e Sophia Loren
Sinopse: Esta comédia conta a história das famílias humildes de Felice Pasquale e de um colega seu, que são contratados por um marquês que quer se casar com a filha de um cozinheiro rico, mas simples, então eles se passam por aristocratas.
Curiosidades: Versão cinematográfica de uma peça de 1888, de Edoardo Scarpetta, que já havia sido adaptada para o cinema em um filme mudo de 1914.A atriz Valeria Moriconi (que interpreta Pupella) declarou em uma entrevista que a cena do espaguete foi totalmente improvisada e, além disso, Totó colocou no bolso uma "espiral" (dispositivo quente colocado na comida para fazê-la esfumaçar e parecer bem quente) e a cena teve que ser interrompida porque o paletó dele pegou fogo. Na vida real, o ator Totó era obcecado por nobreza. Adotado por um marquês, ele travou uma longa batalha legal para encontrar sua verdadeira família paterna, reconhecida como nobre (um ramo empobrecido da antiga família De Curtis). Em 1946, foi dada a ele uma impressionante série de títulos, incluindo Príncipe, Duque e Conde, embora as controvérsias sobre a veracidade deles tenham durado anos.
Fugindo do Inferno (The Great Escape)
EUA, 1963, Aventura, Suspense, 172 min
Direção: John Sturges
Elenco: Steve McQueen, James Garner e Richard Attenborough
Sinopse: Prisioneiros de guerra aliados planejam uma fuga maciça de um campo alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
Curiosidades: Indicado ao Oscar 1964 de Melhor Montagem. Um dia, a polícia da cidade alemã onde este filme foi rodado instalou um radar de velocidade perto do set, e vários membros do elenco e da equipe foram pegos, incluindo Steve McQueen, visto como o mais veloz de todos e que chegou a ser brevemente encarcerado pela infração. Vários membros do elenco eram ex-prisioneiros reais da Segunda Guerra Mundial: Donald Pleasence foi mantido no campo alemão Stalag Luft I; Hannes Messemer em um campo russo; Til Kiwe e Hans Reiser foram prisioneiros dos americanos.
ESTREIAS 28 DE AGOSTO
A Felicidade Está no Campo (Mauvaise graine)
França, 1995, 106 min, Comédia
Direção: Etienne Chatiliez
Elenco: Michel Serrault; Eddy Mitchell; Sabine Azéma
Sinopse: A história de um líder empresarial que aproveita sua incrível semelhança com um homem desaparecido há vinte e seis anos para ocupar seu lugar e fugir de seus próprios problemas.
Curiosidades: Originalmente, seria Jean Carmet quem desempenharia o papel principal, mas ele morreu antes do início das filmagens e seu amigo Michel Serrault foi quem o substituiu em cima da hora. Este filme marca a estreia do ex-jogador de futebol Eric Cantona como ator de cinema. Esta foi a terceira vez que a atriz Catherine Jacob trabalhou com o diretor Étienne Chatiliez, depois de "A Vida é um Longo Rio Tranqüilo" (1988) (1988) e "Tia Danielle - Perversa e Perigosa" (1990).
O Vermelho e o Negro (Egg)
França, 1954, Drama, 185 min
Direção: Claude Autant-Lara
Elenco: Gérard Philipe e Danielle Darrieux
Sinopse: No século XIX, em Besançon, ocorreu o julgamento de Julien Sorel, acusado de tentativa de homicídio de Madame de Rénal, de quem foi amante. Enquanto aguarda o veredicto, Julien revive seu passado: filho de um carpinteiro, seu desejo de ascensão social o leva a se tornar tutor dos filhos de Monsieur de Rénal. Após seduzir a esposa dele, Julien se afasta da família para acabar com os boatos e se apaixona por Mathilde, filha do Marquês de la Mole. Madame de Rénal, consumida pelo remorso e pelo ciúme, envia uma carta de confissão ao Marquês para revelar o caso que viveu com seu futuro genro.
Curiosidades: Roteiro adaptado de uma obra do escritor francês Stendhal(1783-1842). O diretor Claude Autant-Lara queria Marlon Brando para o papel principal do filme, e chegou a pagar passagem para o ator encontrá-lo em Paris, mas como os planos para o filme foram adiados, Brando não conseguiu assumir o compromisso e o francês Gérard Philipe entrou em seu lugar. Houve, ainda, um plano engavetado, em 1949, que seria uma adaptação desse mesmo romance de Stendhal feita pelo escritor Norman Mailer, para uma produção hollywoodiana estrelada por Montgomery Clift interpretando Julien Sorel. Este filme marca a estreia da atriz Elsa Martinelli (não creditada).
As Aventuras de Robinson Crusoé (Robinson Crusoe)
México, 1954, Aventura, Drama, 90 min
Direção: Luis Buñuel
Elenco: Dan O'Herlihy, Jaime Fernández e Felipe de Alba
Sinopse: A história clássica de Robinson Crusoé, um homem que é arrastado para uma ilha deserta após um naufrágio.
Curiosidades: Indicado Oscar 1955 de Melhor Ator (Dan O'Herlihy). Os produtores do filme queriam que Luis Buñuel escalasse Orson Welles para o papel-título, mas Buñuel recusou a ideia, dizendo que Welles era muito barulhento e muito gordo. Dan O'Herlihy, Jaime Fernández e Felipe de Alba, os três atores principais, faleceram em 2005. No romance original, publicado em 1719, a localização da ilha de Crusoé é perto de Trinidad.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: SÉRIES
01.08 | Caçando Mariposas - 1ª temporada, episódio 1
Polônia, 2023, 112 min, História, Drama, 16 anos
Direção: Michal Rogalski
Elenco: Sonia Mietielica; Monika Krzywkowska; Daria Polunina
Sinopse: A história da Polónia e dos polacos sob o domínio russo, especialmente o destino de duas mulheres extraordinárias que, à luz dos sentimentos revolucionários e dos acontecimentos turbulentos, querem mudar as suas vidas. SINOPSE DO EPISÓDIO: Uma jovem, envolvida em relacionamentos com ativistas da independência, sai da prisão e é vendida para o bordel exclusivo de Franciszka Szlimakowska. Ela adota o nome de Yvette e, trabalhando como prostituta, decide ganhar dinheiro para ir até a casa de seu amado na Sibéria. Ele quer assumir o controle da vida, esperando uma mudança de destino.
08.08 | Caçando Mariposas - 1ª temporada, episódio 2
Polônia, 2023, 46 min, História, Drama, 16 anos
Direção: Michal Rogalski
Elenco: Sonia Mietielica; Monika Krzywkowska; Daria Polunina
Sinopse: Yvette começa a trabalhar em um bordel. Ela promete trazer a Szczerb informações obtidas de oficiais russos.
15.08 | Caçando Mariposas - 1ª temporada, episódio 3
Polônia, 2023, 46 min, História, Drama, 16 anos
Direção: Michal Rogalski
Elenco: Sonia Mietielica; Monika Krzywkowska; Daria Polunina
Sinopse: Yvette, a pedido de Szczerb, vai ao apartamento do amigo de Marcel, Jakub, para lhe dar informações sobre as caixas de contato PPS ameaçadas de extinção. Ele também se encontra com Hana, que vai se casar em breve.
22.08 |Caçando Mariposas - 1ª temporada, episódio 4
Polônia, 2023, 46 min, História, Drama, 16 anos
Direção: Michal Rogalski
Elenco: Sonia Mietielica; Monika Krzywkowska; Daria Polunina
Sinopse: Jakub pede, sem sucesso, apoio a Szczerba na procura de sua irmã. Yvette tenta avisá-lo sobre Grun. Acontece que uma das prostitutas relata o que está acontecendo na casa de Szlimakowska.
29.08 |Caçando Mariposas - 1ª temporada, episódio 5
Polônia, 2023, 46 min, História, Drama, 16 anos
Direção: Michal Rogalski
Elenco: Sonia Mietielica; Monika Krzywkowska; Daria Polunina
Sinopse: Motins eclodem em Varsóvia. A polícia é ordenada a não intervir. Yvette se afasta de Szczerba. Ele descobre que o marido de Hana está no hospital e a menina está detida com Czarny.
Sobre o À LA CARTE
O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Outros diferenciais do À LA CARTE são as séries e as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, japonesa, espanhola, holandesa, suíça, da Macedônia do Norte e da Geórgia!
Serviço:
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.
Valor assinatura mensal: R$ 12,90 | Valor assinatura anual: R$ 141,00
Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.
Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro:
https://www.belasartesalacarte.com.br/#/assine
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.
Nenhum comentário:
Postar um comentário