Arquea Arquitetos ganha exposição que exalta a elegância silenciosa de seus projetos.
Fotos e maquetes de empreendimentos da incorporadora IDEE fazem parte da mostra em cartaz na SOMA Galeria
Curitiba, 2024 - A partir do dia 17 de agosto, a rica trajetória do Arquea Arquitetos poderá ser conferida por meio de fotos, maquetes, vídeos e croquis que estarão em exibição na mostra “O que se deixa”, na SOMA Galeria. O escritório curitibano é parceiro de longa data da IDEE Incorporadora, realizando a maior parte dos projetos arquitetônicos de seus empreendimentos, e alguns destes trabalhos em conjunto poderão ser vistos na exposição.
“Essa visibilidade nos oportuniza apresentar um recorte diversificado da produção do escritório em termos de tipologia e de variações técnicas, mas que tem, sim, um fio condutor nesse aspecto da sensibilidade, de querer ser uma arquitetura silenciosa, que gostaria de praticamente não existir, que entra pedindo licença no entorno”, comenta o arquiteto Fernando Caldeira de Lacerda, sócio-fundador da Arquea.
A parceria vitoriosa entre Arquea e IDEE nasceu exatamente desta sinergia entre os ideais de ambas as empresas, que apostam em empreendimentos marcados por um estilo elegante, que parecem “pousar” sobre o terreno e se conectam à cidade de forma fluida. Um luxo discreto e sofisticado que encanta pela simplicidade, sem necessidade de ostentação.
“É cada vez mais raro, e por isso tão precioso - para não dizer preciso -, encontrar arquitetos preocupados com que seus desenhos não se sobressaiam às principais necessidades colocadas. E nas obras aqui selecionadas, o desejo está em não se notar. Está em deixar permanecer apenas o que é essencial. Entender com atenção as necessidades, o programa, o local, para que a intervenção seja calma, silenciosa, certeira”, descreve o diretor da IDEE Incorporadora e fotógrafo André Nacli, que terá alguns de seus trabalhos em imagem junto à Arquea exibidos na exposição.
A poética sensorial e a qualidade da produção da Arquea são destacadas, ainda, pelo fotógrafo André Scarpa, que capturou a essência do escritório curitibano: linhas simples, mas com linguagem plural que acolhe diferentes usos, para diferentes fases e pessoas. “Esta exposição testemunha que o corpo de trabalho da Arquea é plural em técnicas, escalas, materiais e programas. Mas, mesmo diante de tanta variedade, é possível encontrar ao menos um fio condutor em todo este vasto trabalho: a simplicidade - ou a elegância - das soluções aos problemas que foram apresentados à equipe”, avalia.
Serviço:
Mostra Arquea Arquitetos – O que se deixa
Onde: SOMA Galeria
Endereço: Rua Marechal José Bernardino Bormann, 730 - Bigorrilho
Abertura: Dia 17 de agosto, sábado, às 16h
Nenhum comentário:
Postar um comentário