terça-feira, 30 de julho de 2024

 

Paris 2024: entenda os choques culturais de brasileiros na Franças

Plataforma de viagens aponta diferenças que podem surpreender quem está na capital francesa pela primeira vez

Paris é, ano após ano, uma das cidades mais visitadas por turistas. Em 2023 não foi diferente, com a capital francesa sendo a quinta cidade que mais recebeu viajantes, com 15,5 milhões de turistas. Neste ano, apenas durante as duas semanas das Olimpíadas, estima-se que a Cidade Luz receberá novamente 15 milhões de visitantes de, pelo menos, 206 países. Diante da popularidade turística do destino, o Hurb, empresa de tecnologia no mercado de turismo há 13 anos, aponta alguns choques culturais que os brasileiros podem ter ao conhecer a cidade.

Etiqueta social - Brasileiros são reconhecidos pela espontaneidade e calor ao cumprimentar conhecidos. Já os franceses, apesar dos “dois beijinhos”, são mais reservados e formais. Valorizam a pontualidade, o espaço pessoal e costumam falar em volume mais baixo publicamente, evitando incomodar os outros.

Durante as refeições - Os franceses gostam de comer e não costumam demonstrar qualquer pressa nos momentos dedicados à alimentação. Sabe aquele almoço rapidinho de 15 minutos, só para comer e voltar ao que estava fazendo? Isso não acontece na França, principalmente em almoços de fim de semana com a família. É comum que algumas refeições durem até quatro horas. Uma refeição francesa (ou repas français) tradicionalmente possui várias etapas, cada uma igualmente apreciada: aperitivo, entrada, prato principal, queijo, sobremesa e café.

Na França, não há o hábito de repetir os mesmos elementos nas refeições, nem durante o dia, nem ao longo da semana. Ou seja, não há nada equivalente ao “arroz com feijão” ou o “PF parisiense”, por exemplo. Embora a adaptação quanto às refeições seja desafiadora para brasileiros acostumados com a correria do dia a dia, essas experiências induzem à maturidade alimentar. Logo, visitar Paris promove uma evolução na relação com os sabores.

Rachando a conta - Ao dividir contas em restaurantes ou bares, é comum que cada francês pague exatamente o que consumiu ou que a conta seja dividida igualmente entre todos. Essa prática pode ser diferente do que muitos brasileiros estão acostumados. Por aqui, frequentemente uma única pessoa paga a conta e os outros reembolsam depois, ou as pessoas “revezam” os pagamentos dos pedidos. É uma forma de demonstrarmos generosidade, amizade e espontaneidade, que fogem um pouco do conservadorismo francês.

Os valores franceses - Na Cidade Luz, a intelectualidade é mais estimada que a materialidade, o que se reflete em diferentes hábitos. Pessoas mais abastadas não costumam exibir socialmente seus bens e a ostentação é mal vista. Embora considerem a elegância, as pessoas em Paris se vestem modestamente.

Por valorizarem muito a intelectualidade, os parisienses interessam-se profundamente pelo que as pessoas têm a dizer. Cultura, política, geografia e outras áreas do conhecimento são temas comuns nas rodas de amigos. Discussões acaloradas podem acontecer e são vistas como normais. Diante disso, os franceses tendem a ser receptivos e curiosos sobre o que você tem de interessante para compartilhar.

Embora as diferenças culturais possam ser desafiadoras no início, elas são profundamente enriquecedoras. Adaptar-se aos costumes parisienses proporciona uma experiência única de crescimento pessoal e ampliação de horizontes. E para quem deseja vivê-la ao máximo, o Hurb oferece pacotes de viagem para a cidade e para outras regiões da França. Essas interações culturais não só contribuem para um melhor entendimento dos outros, mas também na redescoberta e valorização da própria cultura sob uma nova perspectiva. Viajar para Paris é, portanto, uma oportunidade de aprendizado mútuo e enriquecimento cultural que vai muito além dos pontos turísticos.

Sobre o Hurb

imprensa@hurb.com

Empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos, o Hurb leva brasileiros, todos os dias, para mais de 5 mil destinos nacionais e internacionais. Com sua plataforma online, que recebe mais de 50 mil acessos por dia, a companhia realiza a missão de potencializar viagens através da inovação. Para identificar as melhores oportunidades do mercado, a OTA investe continuamente em engenharia e automação de dados, além do relacionamento com os parceiros do setor. Desde 2022, já fez parte da viagem de mais de 1,6M de pessoas. A marca global, com escritórios em Portugal e no Canadá, escolheu o Rio de Janeiro como sede do negócio.



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