Museu do Futebol exibe camisa que Pelé usou em jogo com a presença da Rainha Elizabeth II
Peça histórica foi usada em partida amistosa no Maracanã em 1968 e marca o primeiro encontro entre o rei dos gramados e a monarca britânica;
Museu do Futebol reabre ao público em de 12 de julho, com entrada gratuita;
Camisa de Pelé é uma das novidades da nova exposição de longa duração do Museu do Futebol. Crédito: Nilton Fukuda
São Paulo, julho de 20224 – Não era fim de campeonato, mas a partida de 10 de novembro de 1968, em um Maracanã lotado, entrou para história. No campo, Pelé defendia o time da Federação Paulista de Futebol contra a seleção do Rio de Janeiro. Na tribuna de honra, a Rainha Elizabeth II assistiu ao jogo e viu o Rei do Futebol marcar um dos três gols que garantiram a vitória aos paulistas. A camisa que Pelé usou naquela partida é uma das novidades do acervo do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Governo de São Paulo. O espaço reabre ao público em 12 de julho, com entrada gratuita.
O “Jogo da Rainha”, como noticiaram alguns jornais da época, terminou em 3x2 para os visitantes e, pelo feito, Pelé recebeu os parabéns da monarca britânica. Anos mais tarde, em 1997, ela o condecorou com a Ordem de Cavaleiro do Império Britânico. A camisa foi cedida por Cássio Brandão, fundador da rede de colecionadores Alambrado Futebol e Cultura.
A camisa 10 usada pelo jogador ficará exposta na Sala Pelé, junto a outra camisa histórica, a da final do tricampeonato mundial, em 1970, que já fazia parte do acervo do Museu. Além dessas peças, o visitante também encontra fotos e vídeos da trajetória do esportista e outros nomes importantes da modalidade no Brasil. No Museu do Futebol, Pelé também ocupa outro importante espaço, logo na entrada. Uma tela em tamanho natural projeta um vídeo em que o jogador dá as boas-vindas para os visitantes.
Camisa da final do tricampeonato mundial de 1970 também poderá ser apreciada pelo público. Crédito: Nilton Fukuda
Renovado
O Museu reabre após passar por mudanças significativas em todo o espaço. Algumas salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. A partir da reformulação, o Museu abriu espaço para temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo. A curadoria é de Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A direção artística e o projeto expográfico são assinados por Daniela Thomas e Felipe Tassara e a comunicação visual por Jair de Souza.
O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo. Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema apoiaram a iniciativa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL - Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros no país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
O projeto de renovação é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes dezesseis anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.
Nesses dezesseis anos de funcionamento, o Museu acumula quase cinco milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu - SP
Abertura: 12/07
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h).
Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis para todos às terças-feiras
Entrada gratuita para todos nos dias 12, 13 e 14/7
Saiba mais: www.museudofutebol.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário