Páginas

Páginas

Páginas

Páginashttps://100fronteiras.com/homenagem/noticia/um-adeus-a-empresaria-elaine-caus/

quarta-feira, 31 de julho de 2024

 



Marcelo Gomes recebe homenagem do Canal Brasil

Serão exibidos quatro filmes do cineasta pernambucano e uma entrevista inédita para o Cinejornal, em que fala sobre sobre o longa “Retrato de um Certo Oriente” e a série spin-off do premiado “Paloma”

Cinejornal com a apresentadora Simone Zuccolotto e cenas de "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", “Era uma Vez Eu, Verônica” “Cinema, Aspirinas e Urubus". Fotos: Divulgação.

Nesta quinta, dia 1º de agosto, a partir das 20h40, o Canal Brasil abre espaço em sua programação para exibir a Sessão Especial Marcelo Gomes. A maratona abre com uma entrevista inédita do diretor para a apresentadora Simone Zuccolotto no Cinejornal e, na sequência, o canal exibe quatro filmes: “Sertão de Acrílico Azul Piscina”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Era uma Vez Eu, Verônica”. O diretor, roteirista e consultor artístico tem mais de 20 anos de carreira e mais de 12 filmes e séries lançados.


No Cinejornal, Marcelo Gomes reforça sobre as relações contrastantes e a memória, características muito presentes em suas obras. Gomes também fala sobre o longa-metragem “Retrato de um Certo Oriente", baseado no livro “Relato de um Certo Oriente”, de Milton Hatoum, previsto para estrear este ano nos cinemas. “O filme trabalha com o fluxo de consciência o tempo inteiro, pois no livro, cada capítulo é um personagem, o que foi um desafio narrativo. Além disso, o longa retrata a chegada dos libaneses na região amazônica no início dos anos 1950. Esse encontro de culturas e estar no lugar do outro me interessam muito”, conta o diretor. 


Gomes também fala sobre a série spin-off de seu premiado filme “Paloma”, com previsão de estreia no Canal Brasil para 2025. “É a continuidade da vida de Paloma, aonde ela vai viver outros obstáculos e começa com a carreira de militante ao entrar na política como uma defensora das mulheres trans do agreste, mas também vai ter muito humor, amor e afeto”, diz Marcelo. A série terá quatro episódios.


A maratona do Canal Brasil começa com o curta-metragem “Sertão de Acrílico Azul Piscina”, às 21h, um documentário de Marcelo Gomes e Karim Ainöuz que viaja pelo sertão nordestino mostrando a diversidade de paisagens, tradições e costumes nas regiões de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Esse estilo de road movie deu origem ao longa-metragem “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, que será exibido em seguida, às 21h30. O drama acompanha José Renato (Irandhir Santos), um geólogo que precisa atravessar o sertão nordestino para realizar uma pesquisa e, à medida em que a viagem passa, a solidão e a sensação de isolamento dificultam a continuação do percurso. O filme foi premiado nas categorias de Melhor Direção e Melhor Fotografia no Festival do Rio de 2009 e no Festival de Cinema Brasileiro em Paris, no ano seguinte, com Melhor Filme e Melhor Ator (Irandhir Santos).


Inspirado nos relatos de seu tio-avô Ranulpho Gomes, Marcelo Gomes junto a Karim Aïnouz e Paulo Caldas escreveram o roteiro de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, que vai ao ar às 22h40. A história se passa no sertão nordestino de 1942, onde um alemão que foge da Segunda Guerra Mundial e um sertanejo que está em busca de uma vida melhor se encontram e começam uma forte amizade. O longa-metragem recebeu sete indicações do Prêmio Grande Otelo e venceu cinco, entre elas a de Melhor Filme e de Melhor Diretor. “Cinema, Aspirinas e Urubus” também conquistou o Prêmio Especial do Júri e o prêmio de Melhor Ator (João Miguel) no Festival do Rio em 2005, além de ter sido o primeiro filme brasileiro a ganhar na categoria de Melhor Longa de Ficção na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no mesmo ano.


A Sessão Especial Marcelo Gomes encerra com o longa-metragem “Era uma Vez Eu, Verônica”, à 0h20. Ao se formar em Medicina, Verônica (Hermila Guedes) inicia sua vida profissional, mas começa a se sentir exausta e questiona suas escolhas desabafando em um gravador de voz.


Sessão Especial Marcelo Gomes

Horário: Quinta, 01/08, a partir das 20h40


Cinejornal com Marcelo Gomes

Horário: Quinta, 01/08, às 20h40


Sertão de Acrílico Azul Piscina (2004) (26’)

Horário: Quinta, 01/08, às 21h

Classificação: 12 anos

Direção: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz

Sinopse: Uma viagem como filme, um filme como devaneio pelo sertão brasileiro. Lugares remotos revelam tradições e costumes de uma paisagem brasileira que é ao mesmo tempo primitiva e contemporânea, regional e globalizada. O road movie que deu origem ao longa Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo.


Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo (2009) (75’)

Horário:  Quinta, 01/08, às 21h30

Classificação: 14 anos

Direção: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz

Sinopse: Um geólogo é enviado a uma região isolada no nordeste do Brasil para inspecionar fontes de água, mas ele começa a sentir uma sensação de abandono e solidão.


Cinema, Aspirinas e Urubus (2005) (99’)

Horário: Quinta, 01/08, às 22h40

Classificação: 14 anos

Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Em 1942, no sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para vender um remédio “milagroso”. Cruzando as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, que marcará suas vidas para sempre.


Era uma Vez, Eu, Verônica (2012) (109’)

Horário:  Quinta, 01/08, à 0h20

Classificação: 16 anos

Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Recém-formada em medicina, Verônica atravessa um momento crucial em sua vida e questiona sua escolha profissional, seus laços afetivos e sua capacidade de lidar com a vida nova.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news