terça-feira, 30 de julho de 2024

Gastronomia da Hora.

 

Cuscuz paulista x Cuscuz nordestino: a escolha dos ingredientes faz toda a diferença nas receitas.

Temperos naturais ajudam a potencializar o sabor dos alimentos tanto em receitas doces como salgadas


São Paulo, julho de 2024 – A culinária é uma expressão cultural que transcende fronteiras, e uma das suas características que impressiona é a variedade de sabores que cada região oferece. O cuscuz é o exemplo de um prato brasileiro apreciado pela população de diferentes partes do Brasil e sua forma de preparo varia dependendo da cultura local.


O cuscuz paulista é uma receita salgada típica do estado de São Paulo e degustada em outras regiões do sudeste do Brasil também. É feito principalmente com farinha de milho, que pode ser substituída por farinha de tapioca em algumas variações, e é cozido no vapor. A preparação tradicional inclui ingredientes como a pimenta-do-reino, tomate, pimentão, cebola, sardinha, ovos cozidos e azeitonas, que são refogados antes de serem misturados à farinha. Geralmente é servido frio e pode ser consumido como uma refeição completa ou como acompanhamento de outros pratos. 


Já o cuscuz nordestino apresenta traços enraizados da cultura alimentar do nordeste brasileiro. De sabor mais adocicado, é preparado com flocos de milho pré-cozidos e umedecidos, que são moldados em uma cuscuzeira e cozidos no vapor. Após o cozimento, o cuscuz é desinformado e pode ser servido tanto quente quanto frio. Para os ingredientes, a lista contém itens como o coco ralado, o açúcar, o leite de coco e o sal, além de opções como a canela em pó. Pode ser consumido como uma sobremesa ou lanche, sendo bastante popular em festas juninas e outras celebrações típicas da região. 


Para tornar essa experiência ainda mais saborosa, a Kitano, marca brasileira líder no segmento de ervas e especiarias, possui em seu portfólio um mix completo de temperos que não podem faltar na cozinha brasileira. São mais de 30 temperos distribuídos entre ervas, especiarias e pimentas 100% naturais, ideais para agregar sabor e praticidade na culinária.


Não importa qual é a versão do cuscuz escolhida, ambas já conquistaram o paladar dos brasileiros, e até mesmo dos turistas que visitam o país e ficam encantados com a riqueza da gastronomia do Brasil. 


Para saber mais dicas e receitas culinárias, acompanhe o perfil da @kitano.brasil no Instagram ou acesse o site da Kitano.


Receitas


Cuscuz Paulista com Pimenta-do-Reino, Açafrão-da-Terra e Pimenta Calabresa



Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 10 porções


Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

½ colher (sopa) de Pimenta Calabresa Kitano

½ colher (sopa) de Açafrão-da-Terra em pó Kitano

2 latas de sardinha

1 xícara (chá) de molho de tomate

2 xícaras (chá) de água

½ xícara (chá) de palo fatiado

½ xícara (chá) de azeitonas fatiadas

1 lata de milho

1 lata de ervilha

1 pitada de Pimenta-do-Reino Preta em Pó Kitano

Sal a gosto


Para decorar:

Tomate cereja

Ovos de codorna cozidos

Palmito fatiado

Ervilhas


Modo de preparo

Aqueça uma panela em fogo médio com azeite, refogue a cebola e o alho picados. Junte a pimenta calabresa, o açafrão-da-terra, a sardinha, a água e o molho de tomate. Deixe ferver. Junte o palmito, a azeitona, o milho e a ervilha. Tempere com sal a gosto e pimenta-do-reino em pó. Mexa delicadamente e deixe ferver novamente. Desligue o fogo e acrescente aos poucos a farinha de milho flocada. Mexa até incorporar tudo e a farinha absorver todo o líquido. Unte uma forma (de furo no meio) com azeite, decore o fundo com tomatinhos, ovo de codorna, palmito e ervilhas. Acomode a mistura do cuscuz preenchendo a forma decorada. Leve para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de desenformar.


Cuscuz Nordestino


Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 10 porções


Ingredientes

500g de flocão de milho

500ml de leite

100g de coco ralado

1 xícara de açúcar (ou a gosto)

1 colher de chá de canela em pó Kitano

1 pitada de sal

Manteiga ou margarina para untar a forma


Modo de preparo


Massa:

Em uma tigela grande, misture o flocão de milho com o coco ralado, o açúcar, a canela em pó e uma pitada de sal. Após isso, pegue uma leiteira e aqueça o leite até quase ferver. Na sequência, faça a hidratação da massa. Para isso, despeje o leite quente aos poucos sobre a mistura de flocão de milho, mexendo bem com uma colher para incorporar todos os ingredientes e formar uma massa homogênea. Para a etapa de montagem e cozimento, unte uma forma de cuscuz (ou uma forma de pudim) com manteiga ou margarina. Coloque a massa do cuscuz na forma, pressionando levemente para compactar. 


Para o cozimento a vapor, separe uma cuscuzeira ou uma panela grande com água, e coloque a forma do cuscuz sobre a parte que vai ao vapor. Tampe a cuscuzeira ou a panela e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que o cuscuz esteja firme e cozido por completo. Após o tempo de cozimento, retire o cuscuz do fogo e deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar. Desenforme o cuscuz em um prato grande e sirva cortado em fatias.


Sobre a Kitano:

Líder nacional no segmento de temperos naturais e com mais de 60 anos de história no Brasil, a Kitano possui um portfólio completo com mais de 30 tipos entre ervas, especiarias e pimentas 100% naturais. Com ingredientes cuidadosamente selecionados ao longo de toda cadeia de insumos para entregar qualidade e segurança à mesa do brasileiro, a Kitano quer engajar e inspirar os consumidores a comparar e descobrir que tempero não é tudo igual: qualidade pode ser percebida por meio dos seus aromas mais marcantes, sabores mais potentes e cores mais vivas.


Sobre a General Mills:

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie's, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki e Kitano, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.

Nenhum comentário: