Depois de receber uma homenagem do Rock & Roll Hall of Fame,Dionne Warwick chegará ao Brasil no mês de outubro, com shows agendados no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No estado do Paraná, a Orquestra Pedagógica realizará uma série de apresentações de duas semanas em Cascavel, a partir de 02/07, no Teatro Municipal Sefrin Filho. Em Curitiba o Coral Canta Junto faz sua primeira apresentação neste próximo fim de semana com show sobre amadurecimento. O concerto gratuito da Orquestra Juvenil Alegria (OJA) marcou o fim de junho de forma grandiosa na capital do Paraná |
Coral estreia neste final de semana com espetáculo sobre crescimento.
“Crescendo” marca o início do grupo musical Canta Junto, formado por cantores e pessoas que nunca tiveram experiências musicais.
Nos dias 6 e 7 de julho, cerca de 30 pessoas, entre profissionais e novatos no mundo musical, apresentam o concerto “Crescendo”, realizado pelo coral Canta Junto. Sob a temática do crescimento pessoal e educativo combinado aos sons de cada música, o novo grupo da capital paranaense inovou ao proporcionar a vivência da música para todos, independente de conhecimento prévio e até mesmo idade. Em dois meses, oito peças para canto-coral foram preparadas pensando no desenvolvimento contínuo dos participantes, motivados pelos concertos a serem realizados na Igreja Presbiteriana de Curitiba (gratuito) e no Guairinha (inteira R$ 35, meia-entrada R$ 17,50).
“Essa vai ser a minha primeira oportunidade de subir em um palco. Desde criança eu gostava de cantar e participar do coro me deixa muito mais segura para aprender e soltar a voz”, conta a coralista Catia Sperka Furlan. Ela e o marido, Luiz Furlan, ingressaram em maio no grupo e se apaixonaram pelos ensaios. “Nós já cantávamos em rodas de viola da família, mas nada muito formal. Nos primeiros ensaios apenas a Catia participava do Canta Junto, porém logo comecei a participar e nesse final de semana apresentaremos juntos”, relembra Luiz.
Orquestra Didática faz temporada de duas semanas em Cascavel, a partir de 02/07 no Teatro Municipal Sefrin Filho
A Orquestra Didática segue com sua série de apresentações pelo Paraná. Depois de temporadas bem sucedidas em Curitiba e Ponta Grossa, chegou a vez de Cascavel receber o projeto, que consiste em uma instalação artística que mostra em telas de TVs e caixas acústicas de alta fidelidade o som de cada instrumento em uma orquestra, separadamente, ao mesmo tempo em que apresenta conteúdos didáticos sobre música orquestrada nas telas. A música executada é a Sinfonia nº 3 de Ludwig van Beethoven, conhecida como Eroica.
O público de Cascavel poderá apreciar a Orquestra Didática entre os dias 02 a 06/07, e de 09 a 13/07 (de terça a sábado) das 10h às 12h e das 13h às 17h no Teatro Municipal Sefrin Filho (Rua Rio de Janeiro, 905, Centro, Cascavel – PR). A entrada é gratuita.
Em suas primeiras etapas de apresentações em Curitiba, a iniciativa recebeu mais de 6.300 visitas, entre turistas, famílias, alunos de escolas públicas e privadas, músicos e demais interessados em aprender mais sobre a música orquestrada de uma forma diferente. A temporada em Cascavel é uma ótima oportunidade para estes públicos e também para alunos durante as férias escolares. Agendamentos de visitas em grupos podem ser feitas pelo telefone 41 98882-1853.
Origem da Orquestra Didática
A vontade de mostrar como é criada a orquestração, com o som individual de cada instrumento durante um sinfonia (música composta para ser tocada por uma grande orquestra) foi a ideia que deu origem ao projeto, segundo o idealizador Samuel Ferrari Lago. “Ao ouvirmos uma sinfonia como a Eroica, temos a ideia da música como um todo. Por meio desta instalação, é possível perceber não só a sonoridade, mas a importância de cada instrumento”, comenta Samuel. Além do conhecimento proporcionado, a Orquestra Didática é também um significativo passo para a valorização da música clássica, formação de público para música instrumental e incentivo ao estudo musical”, completa.
O projeto também é idealizado por Rodrigo Barros Del Rei, que junto de Samuel Ferrari Lago, são responsáveis pelo Radiocaos, programa cultural que está há 26 anos no ar, com atividades que ultrapassaram a esfera radiofônica para se tornar uma central de disseminação de arte, cultura e memória.
Serviço:
Orquestra Didática em Cascavel (PR)
Datas: de 02 a 06/07; e de 09 a 13/07 (de terça a sábado)
Horários: Das 10h às 12h e das 13h às 17h
Local: Teatro Municipal Sefrin Filho
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 905, Centro (Cascavel – PR)
Entrada gratuita
Agendamentos de visitas em grupos podem ser feitas pelo telefone 41 98882-1853
Redes sociais:
www.facebook.com/
www.instagram.com/
O propósito de unir diferentes vozes e experiências formou tanto o grupo quanto o repertório do concerto de estreia. O passo a passo de aprendizado dos integrantes está representado nas dificuldades de cada música, organizadas de acordo com o crescimento das dinâmicas das melodias. “Os arranjos escolhidos passam por diversos graus de dificuldade, com melodias em uníssono, com cânones e, aos poucos, abrindo em várias vozes sobrepostas. Ao que começamos o concerto com todos cantando a mesma melodia, encerramos com oito linhas melódicas diferentes, acontecendo todas ao mesmo tempo e em harmonia”, explica a regente e fundadora do grupo, Ana Spadoni.
|
|
|
Concerto gratuito da Orquestra Infantil Alegro (OIA) encerra junho em grande estilo
Peças de Giuseppe Verdi, Cécile Chaminade, Beethoven e Arturo Márquez serão apresentadas no Teatro UP Experience
A Orquestra Infantil Alegro (OIA) realizou, no dia 30 de junho, um concerto gratuito no Teatro UP Experience (TUX). O programa teve peças de Beethoven, Giuseppe Verdi, Cécile Chaminade e Arturo Márquez . Realizada pela Associação Musical Alegro, a apresentação celebra ou encerramento do primeiro semestre de atividades musicais.
Fazem parte da OIA jovens instrumentistas de Curitiba e região metropolitana. A Alegro trabalha com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário