Começam as Olimpíadas 2024, em Paris.
Foto :Reprodução jeux Olympiques |
Os Jogos Olímpicos de 2024 foram oficialmente abertos nesta sexta-feira, em Paris. A capital francesa amanheceu tumultuada por causa de ataques às linhas de trem que atendem o país.
Apesar da chuva, a abertura das Olimpíadas Paris 2024 ficará marcada na história. Pela primeira vez, a cerimônia não aconteceu em um estádio, mas ao longo do rio Sena, proporcionando um espetáculo único e inesquecível.
O desfile aquático foi um dos destaques da cerimônia, com atletas de todas as nações desfilando em barcos, navegando pelo rio Sena. Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, e Rachel Kochhann, do rugby sevens, foram os porta-bandeiras da delegação Brasileira.
A abertura dos jogos de Paris celebrou a diversidade cultural do mundo, com referências à arte, à cultura e aos movimentos sociais que moldaram a capital francesa, com shows que homenagearam a igualdade, além da liberdade e da fraternidade, lema da Revolução Francesa.
Durante a festa, equilibristas fizeram performances sobre as pontes na capital francesa. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, destacou em seu discurso a união global promovida pelos Jogos Olímpicos de Paris.
Ao longo da cerimonia, um cavaleiro mascarado transitou por todos os atos, simbolizando o espírito olímpico. Lendas do esporte como o jogador Zidane, o tenista Rafael Nadal carregaram a tocha olímpica que passou pelas mãos também de atletas de ponta franceses até chegar a Marie-josé Perréc, do atletismo, e o judoca Teddy Riner, que acenderam a pira olímpica, encerrando a abertura dos Jogos de Paris 2024. A cerimonia terminou ao som da música Hymne a l'Amour, de Edit Piaf, cantada por Celine Dion.
Reportagem, katia maia.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário