sexta-feira, 26 de julho de 2024

 



Bandplay lança série documental sobre museus do Rio de Janeiro

Em Bastidores da Memória, instituições cariocas ganham novas perspectivas a partir de relatos de profissionais especializados 


Máscara mortuária do ex-presidente Getúlio Vargas é uma demonstração notável do poder da arte. Crédito: Reprodução/Bandplay

Bandplaystreaming gratuito do Grupo Bandeirantes de Comunicação, acaba de lançar a série documental Bastidores da Memóriaque reúne o acervo de cinco instituições importantes do Rio de Janeiro: Museu da República, Museu de Arte do Rio, Theatro Municipal, Museu Nacional de Belas Artes e Casa Museu Eva Klabin. Cada episódio é apresentado por profissionais especializados com o intuito de fornecer perspectivas diferenciadas sobre a arte e a cultura da Cidade Maravilhosa. O objetivo é ajudar os espectadores a apreciar e entender as obras – que vão desde pinturas e esculturas até têxteis e cerâmica – em um patamar mais aprofundado.

 

O seriado foi produzido pelo museólogo e jornalista Rodrigo Manoel, com direção e edição de Lufe Berto. Após o incêndio do Museu Nacional, ocorrido em 2018, eles tiveram a ideia de disseminar as informações e histórias por trás da herança cultural dessas entidades, que carregam um verdadeiro tesouro.

 

No Museu da República, por exemplo, a máscara mortuária de Getúlio Vargas chama a atenção pelos detalhes. O que muita gente não sabe é que os cabelos, as sobrancelhas e os cílios da peça foram retirados do próprio corpo do ex-presidente, proporcionando um elo direto com o político que morreu em 1954. Veja aqui!

 

O material exposto em todas as organizações serve como referência não só para o público interessado em artefatos raros, como também para conservar o patrimônio artístico do Rio de Janeiro e do Brasil. 

 

A primeira temporada de Bastidores da Memória, composta de cinco episódios, está disponível gratuitamente no Bandplay.



Nenhum comentário: