Festival Gralha Azul enfatiza papel dos ilustradores na produção de livros infantojuvenis.
Gralha Azul |
Não tem como imaginar um livro direcionado às crianças sem uma ilustração sequer. São as imagens que irão atrair os olhares do público e que irão também contar uma história através de cores, movimentos, texturas e expressões. Os ilustradores, assim, se tornam uma espécie de coautores das obras.
Enfatizar e destacar o papel desses profissionais no mercado literário será um dos motes do Festival Gralha Azul de Vivências Literárias que reunirá em Ponta Grossa 19 autores e 11 ilustradores de livros infantojuvenis, que lançarão as obras durante o evento. O Festival acontece nos dias 7 e 8 de junho. As rodas de conversa acontecerão no auditório do SESC Estação Saudade. A entrada é gratuita.
“Os bons ilustradores não desenham o que está escrito explicitamente no texto, mas, sim, trabalham com a interpretação criativa do texto para trazer o conteúdo não dito por meio de imagens coloridas com movimento e uma boa construção narrativa”, explica o ilustrador e professor Guilherme Bevilaqua, ou como gosta de ser chamado e é conhecido, Laqua. Além de participar nas mesas redondas, ele irá ministrar durante o evento a palestra “O ilustrador de livros infantis no mercado de trabalho: da interpretação do texto à prospecção ativa nas redes sociais”, às 16h30 do dia 07.
Sensibilidade
Ele destaca que nem todo bom desenhista é capaz de fazer um livro infantil. “A produção de um livro infantil não é uma questão puramente técnica. O livro pede uma sensibilidade que entende o leitor, a criança, o pai, os avós e os contadores de história. E traz a melhor solução narrativa por meio da técnica”, destaca.
Para o ilustrador Oscar Reinstein, na literatura infantil a ilustração acaba sendo o primeiro contato da criança com o livro. “É através da ilustração que ela é cativada e convidada a entrar no universo da história, do livro. Claro que o ilustrador deve proporcionar às crianças uma leitura que dialogue com o texto, que aumente o interesse na leitura. O fundamental é trazer a criança ao universo da leitura”, ressalta o profissional que já soma mais de 45 livros infantojuvenis ilustrados.
FESTIVAL
Durante o Festival serão realizadas nove rodas de conversas reunindo autores e ilustradores das obras. As mesas redondas acontecerão no auditório do SESC Estação Saudade, nos dias 7 e 8 de junho, contando com a mediação dos alunos do mestrado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa e monitoria dos alunos do curso de Letras.
O autor paranaense Domingos Pellegrini será o responsável pela palestra magna do Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, no dia 7 de junho, às 19h30, no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o tema “Do Saci ao Super- Homem, da Riqueza à Felicidade”.
O evento foi aprovado pela Lei Municipal de eventos geradores de fluxo turístico (SETUR PG) e conta com patrocínio da Continental Produtos Automotivos do Brasil. É uma realização da ABC Projetos Culturais e conta com o apoio do SESC e da UEPG. A curadoria é da escritora e editora Alessandra Pirroncello Bucholdz.
NO SITE
O projeto Biblioteca Gralha Azul lançou neste ano 20 e-books ilustrados dirigidos ao público infantojuvenil. As obras estão disponibilizadas gratuitamente para leitura e download no site do projeto (https://bibliotecagralhaazul.
A Biblioteca Gralha Azul é uma realização da Editora ABC Projetos Culturais. O projeto foi criado a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio das empresas Paccar Financial, AP Winner, Belgotex do Brasil e Colégio Sepam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news