quarta-feira, 19 de junho de 2024

Boa Idéia.

 

 
 


 

Setor de eventos investe em “iniciativas verdes”, firmando compromisso ambiental



Festivais gastronômicos e shows vêm apostando em mesas e cadeiras de papelão, 100% reciclável; Grupo Mazurky, que produz itens, fala sobre o crescente cenário

 


 

Junho de 2024 – Diante das consequências dos eventos climáticos, como o que assolou neste ano o estado do Rio Grande do Sul, a necessidade de ações voltadas à preservação ambiental ganhou ainda mais força. Consumidores vêm se atentando cada vez mais a isso, na hora das compras, por exemplo: pesquisa realizada pela PwC Brasil e Instituto Locomotiva apontou que mais da metade das pessoas deixam de comprar marcas que não mantêm o compromisso sustentável com o meio ambiente.


Em outro levantamento, feito pelo Procon-SP entre abril e maio, 30% dos entrevistados afirmaram que sempre têm interesse em saber se o fabricante apresenta algum tipo de preocupação ambiental.


Setores dos mais variados segmentos estão se readequando para atender a esses consumidores cada vez mais exigentes, seja em seus processos de fabricação, seja nos serviços que oferecem, caso do setor de eventos.


Em alguns festivais gastronômicos e shows, por exemplo, já é possível ver mesas bistrôs totalmente feitas de papelão. O Grupo Mazurky, de Mauá (SP), que fabrica esse tipo de mobiliário, vem sentindo aquecimento na busca pelo produto. Em abril, produziu o item para o Bárbaros (BBQ), considerado um dos maiores festivais de carne, que aconteceu em São Paulo, e, em junho, para uma promotora de eventos que organizou o show da cantora Ana Castela, ficando dispostas na área de alimentação para uso do público. Seu lançamento foi realizado durante o Buteco do Gustavo Lima, em Belo Horizonte.


A chamada “mesinha box” tem 85 cm de altura e tampo com resina de proteção à umidade, composto por duas camadas de papelão sobrepostas, e capacidade de suportar cargas de até 20 quilos. “A base, feita de forma curvada, reduz a área de atrito com o chão e propicia estabilidade e equilíbrio. A impressão digital UV em toda a superfície do tampo mantém sua integridade mesmo em contato com líquidos, gelo e a umidade dos copos”, explica o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz.


Fabricada em chapa de papelão ondulado, sua composição é formada a partir de uma matéria-prima de fonte renovável e compostável, podendo ser reciclada em até oito ciclos. Livre de petroquímicos e aditivos tóxicos, o produto contém certificação socioambiental com selo FSC, dentro dos parâmetros de ESG.


A sadeira de papelão é outro item fabricado pelo grupo, geralmente demandado para palestras, eventos corporativos e festas. A resistência é surpreendente: suporta até 100 quilos.


“Tanto a mesa bistrô como os assentos são itens que, além da iniciativa verde, por serem fabricados 100% com material reciclável, são de fácil manuseio. Portáteis, podem ser transportados sem dificuldade; dobráveis e empilháveis; otimizam o espaço ao serem guardados, além da facilidade de montar”, elenca Mazurkyewistz.

 


Oportunidade de negócio

 

Mais do que um mobiliário ecologicamente correto, essas produções podem, ainda, servir como uma oportunidade de negócio. Por meio de impressão digital, em alta resolução, é possível estampar logotipos diretamente na superfície, permitindo a personalização com imagens em qualidade de fotografia. Dessa forma, a mesinha box e a cadeira de papelão podem se tornar um canal de mídia para divulgação de marcas, eventos, QR Codes com cardápios digitais e ações promocionais.


Para as impressões personalizadas, a Mazurky fez um investimento da ordem de R$ 36 milhões em equipamentos, entre os quais, uma impressora digital importada da Espanha, com tecnologia inédita no setor brasileiro. “Esse equipamento reproduz, na íntegra, as cores de qualquer marca no papelão kraft, coat e branco, um grande diferencial no mercado”, conta o diretor.


Embalagens, displays e PDVs também podem ser contempladas com esse tipo de impressão. No último ano, a Mazurky aumentou quase 10% de suas vendas com esse tipo de personalização. “Grande parte dos consumidores tem se atentado à responsabilidade ambiental das companhias e, sendo o papelão 100% reciclável, a associação da marca a esse compromisso impulsiona sua valorização. Além de a embalagem ser eco-friendly, ela se torna sofisticada”, ressalta Mazurkyewistz. “Esse tipo de impressão é instrumento para um novo modelo de negócio e uma nova fonte de receita com publicidade”, conclui.

 

 

Sobre o Grupo Mazurky


Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado. 

 




Nenhum comentário: